Prefeitura abre o ‘Boa Vista Junina 2015’ inaugurando um espaço permanente para eventos

Compartilhe nosso conteúdo!
uuuuu
A Praça Fabinho Paracat foi inaugurada pela prefeita Teresa, no sábado.

A coluna desta segunda, 15.

ffff
O campeonato de quadrilhas teve início ontem, no Boa Vista Junino.

Pai, mãe, irmão, tios, primos e amigos aguardavam ansiosos pelo início da solenidade que homenagearia o Fabinho, com balões amarrados nos braços. No peito, carregavam a imagem do sorriso de Fábio Marques Paracat. Foi assim, neste cenário de emoção e alegria que ocorreu a inauguração da praça com o nome do jovem. O ato marcou o início na noite de sábado, 13, da abertura do Boa Vista Junina 2015. A praça que acolhe o São João, será também palco permanente par festas, shows, desfiles e eventos diversos.

Aproximadamente 1.500 pessoas acompanharam o momento, marcado pelo branco nas roupas, nos balões e na decoração. A emoção foi externada, por meio de lágrimas e aplausos, quando o Coral ArtCanto, em parte vestido com uma camiseta de Homer Simpson, cantou Bachianas Brasileiras Nº 5Amigos para sempre, Gostava tanto de você e Primavera – essa última, com direito a um rap especialmente para o homenageado.

O local conta com uma extensão de 600 metros, que se inicia no palco Velia Coutinho e se encerra na quadra do antigo Mundo das Crianças. São 13 mil metros quadrados com capacidade para receber 30 mil pessoas. O espaço é reservado para grandes eventos da cidade, como o Boa Vista Junina, o carnaval, festivais, entre outros.

O arraial do governo

arraialsuely
A governadora Suely Campos inspeciona as reformas no Parque Anauá.

Os preparativos para a festa junina do Governo, o Arraial Macuxi, que este ano vai de 24 deste mês a julho, estão a todo vapor. A governadora Suely Campos visitou o local do evento, o Parque Anauá, onde verificou os serviços que estão sendo realizados no local, que deverá receber o público de cerca 150 mil pessoas, durante as 10 noites de festa.

Estão sendo feitos os reparos na parte elétrica, hidráulica, sanitária de toda a estrutura do local para receber a população com conforto e segurança. A festa terá diversos espaços para atender ao público, dentre eles, a praça de alimentação, onde haverá tendas com comidas regionais e um palco menor para apresentação de grupos folclóricos. O palco principal, destinado à apresentação das bandas já está sendo preparado.

Com o tema ‘A força da Sinhá na terra de Makunaima’, o Arraial Macuxi será realizado sempre a partir das 17 horas e toda a estrutura do Parque Anauá será utilizada para sediar o evento. Haverá participação de 24 quadrilhas e 15 grupos folclóricos locais, além de duas quadrilhas de Manaus.

A corrida 9 de julho

corrida9djulho
Corrida 9 de Julho deste ano terá mais de 6 mil correddores.

As inscrições para a 15ª edição da Corrida Internacional 9 de Julho já foram encerradas. A competição atingiu número recorde de inscritos, quase seis mil, entre eles, 36 idosos. É necessário que as pessoas fiquem atentas quanto ao pagamento do boleto bancário, o prazo termina na segunda-feira, 15. Após esta data, o documento perderá a validade.

A tradicional corrida, que ocorre sempre em comemoração ao aniversário de Boa Vista, é única da região norte reconhecida oficialmente pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), integrando o Calendário Nacional de Corrida de Rua da Caixa/CBAt.

A Corrida 9 de Julho terá percurso de 5km e 10km, com saída e chegada da Praça Velia Coutinho, centro de Boa Vista. A prova faz parte do calendário municipal de eventos em comemoração ao aniversário de Boa Vista, que este ano completa 125 anos

Os kits para a corrida  vão ser entregues nos dias 4 e 5 de julho. Para a retirada, o atleta deve apresentar o RG, CPF, comprovante original de pagamento da taxa de inscrição e, se for atleta local, comprovante de residência. Quem não apresentar esta documentação, não consegue pegar o kit.

Todos os anos, o evento recebe atletas de todo o Brasil e de países vizinhos. Para valorizar os corredores locais, sempre é feita a premiação geral  da corrida e a premiação local.

Acabou o drama na bola do Ibama

DCIM100GOPRO
A retirada do bloco de concreto da rotatória deixou o  trânsito mais ágil e sem traumas no cruzamento.

Conforme planejado, a Prefeitura de Boa Vista finalizou o serviço de readequação do cruzamento das avenidas Venezuela com Brigadeiro Eduardo Gomes na última sexta-feira. O trabalho consistiu em retirar o canteiro central, onde antes se localizava a sinaleira e instalar semáforos mais modernos nas laterais da pista. Com isso, os condutores possuem mais espaço para a passagem dos veículos no cruzamento. Os semáforos estão em fase de teste até a próxima semana, para ajustar o tempo correto de cada um. Para implantar a sinalização horizontal é preciso esperar o tempo de cura do asfalto, que deverá acontecer nos próximos dias.

Já foram instalados novos semáforos nos cruzamentos das avenidas Laura Pinheiro Maia com Nazaré Filgueiras; Izídio Galdino da Silva com Nazaré Filgueiras, no bairro Sílvio Botelho; da Via das Flores com Avenida dos Bandeirantes, bairro Pricumã e na Ville Roy com Santos Dumont, no São Francisco.

O desfio da integração

hhh
Eduardo Braga quer Roraima urgentemente interligado ao Sistema.

O ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, disse durante palestra n 19ª Conferência da Unale, diante de vários deputados roraimenses, que o desafio de hoje é interligar Boa Vista ao Sistema Nacional Elétrico, por meio do Linhão de Tucuruí. O Brasil está interligado desde o Macapá, na região Norte, até Chuí, na região Sul e o Governo Federal está concluindo a interligação até Manaus.

Há quase dois anos trava-se uma luta para a Funai aprovar a licença da Carta de Anuência para que seja feita essa interligação, liberando de uma vez o Estado da dependência da geração térmica de óleo diesel, que custa caro, ou de “uma ligação não muito confiável com a Venezuela, em função da escassez de geração energia hidrelétrica no momento”.

A obra para interligação da energia até Boa Vista estaria toda licitada e contextualizada no Ministério do Meio Ambiente, faltando apenas a liberação pela Funai. “Todos sabem que é a Funai, e somente a Funai, que ainda não deu a carta de anuência para iniciarmos a obra. Nós esperamos nos próximos dias ter boas notícias nesse aspecto para que possamos anunciar ao povo de Roraima”, comentou.

Turismo na terra dos índios

rrr
Reunião para definir os critérios de permissão para o turismo em terra indígena.

Os secretários estaduais do Índio, Ozélio Macuxi, e do Planejamento, Alexandre Henklain, além de representantes da Funai , do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Ministério Público Federal e de organizações indígenas se reuniram para discutir o desenvolvimento da atividade turística em terras indígenas. Foram apresentadas propostas de criação de projetos-piloto na região do Lago Caracaranã, na Terra Indígena Raposa, município de Normandia, no Sítio Arqueológico da Pedra Pintada e em trilha ecológica na comunidade Nova Esperança, ambos na reserva São Marcos, município de Pacaraima.A partir de julho, o Departamento de Turismo já poderá receber demandas das organizações indígenas para formação técnica, por meio do Programa Bem Receber, feito em parceria pelo Ministério do Turismo, Apex Brasil, Sebrae e Bando Interamericano de Desenvolvimento.

 

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts