Prefeitura de Boa Vista aciona a justiça para ter de volta profissionais do Mais Médicos.

A Coluna de Hoje | Publicada 00:10

Programa mais médico foi extinto por Bolsonaro.

A Prefeitura de Boa Vista entrou com uma ação judicial em desfavor da União para ter de volta os 22 profissionais que perdeu do programa Mais Médicos desde o início do ano. A medida tem como objetivo amenizar o impacto no atendimento de saúde do município, que aumentou devido à crise migratória.

Boa Vista tem hoje 79 médicos na atenção básica, 48 são do programa Mais Médicos. Essa quantidade é insuficiente para atender a demanda. De janeiro a setembro deste ano, já foram desligados 22 profissionais do programa e agora em outubro perderá mais um.

No início do ano, o executivo municipal pediu ao Ministério da Saúde a revisão da classificação de prioridade de Boa Vista no programa, mas não teve retorno. O MS classifica as cidades de acordo a vulnerabilidade socioeconômica para definir o número de médicos do Mais Médicos.

Os níveis são: 1 a 3 “menos vulnerável” e de 4 a 8 “mais vulnerável”. Boa Vista foi classificada com nível 3. Com isso, não há como renovar os contratos que se encerram.

“Nós enviamos relatórios ao Ministério da Saúde mostrando nossa situação, que é diferenciada em função da crise migratória, que é conhecida no país todo, e nós não tivemos um retorno até hoje. E não tem como esperar mais”, alertou a prefeita Teresa Surita.

‘Necessitamos de médicos’, diz Teresa

Teresa: temos carência de mais médicos em Boa Vista.

A prefeita Teresa Surita ressaltou que todos os esforços foram feitos para amenizar a situação, incluindo a abertura de unidades de saúde até meia-noite, construção e reforma de outras unidades e ampliação do espaço para atendimento.

Mas, segundo ela, não tem como resolver o problema sem os médicos, por isso, a única saída foi acionar a justiça.

“A forma que nós encontramos foi ‘judicializar’, pedir uma liminar para que seja reposto o que a gente perdeu e que não seja suspenso mais nenhum contrato. Porque os contratos continuam sendo encerrados e a gente perdendo o atendimento dos médicos”, disse a prefeita.

Desembargador se declara ‘suspeito’

Cupello se declarou suspeito nas ações.

Os processos que podem ou não cassar o mandato de Antônio Denarium por compra de votos na eleição de 2019 tiveram novo contratempo, afora a demora por conta de protelações.

O relator no TRE, desembargador Leonardo Cupello, se manifestou num incidente de suspeição movido pelo governador e disse ser suspeito para julgar as ações.

“Por motivo íntimo superveniente à instauração do Incidente de Suspeição, venho me declarar suspeito no[s] processo [s]”, escreveu Cupello em despachos recentes. O magistrado alegou ‘foro íntimo’.

Com a saída do desembargador, a tramitação dos processos fica suspensa até que haja uma decisão do juiz Francisco Guimarães, responsável pelo incidente de suspeição.

PL terá candidatura própria

Édio: candidatura própria para prefeito de Boa Vista.

O deputado federal Édio Lopes está deixando, nas entrelinhas de seus discursos, que o PL terá candidato a prefeito de Boa Vista, em 2019.

E tudo indica que o nome a ser trabalhado é do ex-deputado federal Luciano Castro, que só não será candidato se realmente não quiser.

 “O PL tem um novo momento no país, e em Roraima não será diferente. Estamos fortalecendo o partido em todo o Estado e teremos candidaturas próprias em alguns municípios e composições em outros”, disse Édio.

Joner ganha apoio de peso

Joner com caciques do PL: apoio de peso.

O prefeito de Bonfim, Joner Chagas – irmão do deputado estadual Coronel Chagas – ganhou apoio de peso para tentar a reeleição no ano que vem.

Agora filiado ao Republicanos – do senador Mecias de Jesus –, Joner terá a força do PL, comandando pelo deputado Édio Lopes e pelo ex-deputado Luciano Castro.

O anúncio da parceria ocorreu e reunião realizada no último sábado. Joner agradeceu o apoio do PL e disse que será de grande importância para as eleições já que são os dois principais grupos políticos do município. “Agora temos grandes chances de ganhar a eleição”, afirmou Joner.

Jalser na reunião da Unale

Jalser participou ontem de reunião na UNALE.

O presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (SD), participou ontem de uma reunião da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) em Brasília, onde foram tratados de temas em torno do fortalecimento das Casas Legislativas Estaduais, como a Lei de Abuso de Autoridade e os desafios futuros do Parlamento.

Foi discutido também o Pacto Federativo, que prevê a ampliação da atuação das Assembleias no parâmetro constitucional, e a aplicação da Lei de Abuso de Autoridade.

As Assembleias estão se mobilizando, assim como o Senado, a Câmara dos Deputados, juntamente com a Unale, para discutir o cumprimento e as eventuais PECs [propostas de emenda à Constituição] que surgirão ao longo desse ano ainda para tratar do fortalecimento das Assembleias Legislativas.

De acordo com Jalser Renier, as Assembleias têm encontrado dificuldades em elaborar projetos de leis devido a inconstitucionalidade de algumas proposições.

Governadores em novo encontro

Denarium participa de mais uma reunião de governadores.

Com o propósito de discutir as mudanças e avanços necessários ao Brasil com a presença dos chefes do Executivo de todas as unidades da federação, o VII Fórum Nacional de Governadores, acontece nesta terça-feira (8) em Brasília (DF), a partir das 9h, na sede do Banco do Brasil (Asa Norte).

Entre os assuntos em pauta estão o pacto federativo, a reforma tributária, a securitização e o Plano de Equilíbrio Fiscal.

Outros temas, como a reforma da Previdência, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o pacote anticrime estão no radar dos governantes, bem como o Fundo Nacional de Segurança Pública e a Cessão Onerosa, que garante a divisão dos recursos do leilão do pré-sal entre União, Estados e Municípios.

O governador Antônio Denarium, que adora Brasília, confirmou presença, claro. Denarium tem ido com demasiada frequência a Brasília: quase todas as semanas ele põe os pés na capital do País.

Documento do caro digital

O Detran de Roraima já fornece o CRLV digital.

O DetranRR, em parceria com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e o Denatran, lança, nesta terça-feira, dia 08, a versão eletrônica do documento do veículo no estado.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) está disponível juntamente à CNH Digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito.

Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico.

Para ter o documento digital, o proprietário tem que ter pago o licenciamento do veículo de 2018. O acesso ao CRLV Digital é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store.

O poeta indígena do Truarú

O menino Marcel, poeta da Serra do Truarú.

Representando a regionalidade dos povos indígenas de Roraima, o aluno wapichana Marcel Aleixo da Silva, da Escola Municipal Francisca Gomes da Silva (comunidade Serra do Truarú), está entre os classificados para a semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Na categoria Poema, ele representará o estado e concorrerá com todos os finalistas do Norte do Brasil na etapa regional.

Seu texto intitulado “Serra do Truarú” retratou um pouco da história de sua comunidade e seus costumes. Como índio wapichana, o pequeno poeta buscou conhecer um pouco mais de seu povoado, buscando a inspiração necessária para escrever os versos e, segundo ele, nem imaginava que chegaria tão longe.

“Eu me dediquei para construir esse poema. Pedi ajuda dos meus parentes, da minha professora. Eu fiquei muito feliz com isso. A minha comunidade me inspirou”, disse o menino.

Vagas para o camelódromo – A Prefeitura de Boa Vista publicou um novo Edital de Chamamento Público para os interessados em comercializar no Centro Comercial Popular do município. Para isso, os interessados devem estar munidos dos documentos exigidos e fazer as inscrições de 9 a 11 de outubro, no Centro de Ciências, Tecnologia e Inovação (CCTI), na avenida Surumú, n˚ 2128, Mecejana. Serão disponibilizados 39 espaços para a comercialização de materiais diversos (Eletrônicos, Assessórios, Papelaria, Vestuário e similares), em espaço de tamanho único de até 1,55 x 1,85 m. E três espaços serão destinados para a venda de alimentos e bebidas (lanchonete, casa de chá, cafeterias e similares), em espaço de tamanho único de até 2,35 x 2,55m. A seleção dos comerciantes será feita mediante sorteio público no dia 17 deste mês, no Teatro Municipal de Boa Vista.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: