Prefeitura de Boa Vista reforça a importância das medidas prevenção contra a covid-19.

 Prefeitura de Boa Vista reforça a importância das medidas prevenção contra a covid-19.
Compartilhe este artigo

There is no ads to display, Please add some

A Prefeitura de Boa Vista reforça a importância das medidas de prevenção contra o novo coronavírus diante da situação alarmante no Amazonas e a superlotação das unidades de saúde de responsabilidade do Governo do Estado, com a falta de funcionamento do Hospital de Campanha.

A atenção do Comitê de Monitoramento da Covid-19 do município está voltada para os indicadores de assistência, que é a capacidade de atendimento das unidades de saúde.

Em entrevista a uma emissora de rádio, a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Roberta Calandrini, enfatizou que o Hospital Geral de Roraima (HGR), por exemplo, está com sua capacidade no vermelho. Ela reforçou, que diante dessa situação, as medidas de prevenção são essenciais.

“O monitoramento epidemiológico mostra índices acima do limite. O nosso trabalho se baseia na busca por medidas que evitem ações mais drásticas. Precisamos do apoio de toda a população. Importante ressaltar que mesmo que as pessoas não acreditem que medidas como máscara, álcool em gel e distanciamento sejam suficientes, devem pensar na família, pois ao sair, a pessoa se expõe e volta pra casa e expõe a família”, frisou.

A Prefeitura de Boa Vista trabalha desde o início da pandemia do novo coronavírus em ações de monitoramento dos índices, atendimento à população nas unidades básicas de saúde e Hospital da Criança Santo Antônio, com oferecimento de medicamentos e testagem.

Oito unidades básicas de saúde da capital são destinadas ao atendimento exclusivo de pacientes com suspeitas ou casos leves de covid-19. São elas: UBS Dr. Silvio Botelho – Paraviana, UBS São Vicente, UBS Equatorial, UBS Lupércio Lima – Pintolândia, UBS Aygara Motta – Cidade Satélite, UBS Mariano de Andrade – Caranã, UBS Olenka Macellaro – Caimbé e UBS Délio Tupinambá – Nova Cidade.

Prefeitura instituiu protocolo

Além de destinar unidades básicas de saúde para o atendimento de pacientes com covid-19, a Prefeitura de Boa Vista fez aquisição de medicamentos e testes para diagnosticar a doença. Os casos são identificados precocemente, avaliados e o paciente já sai da unidade com os medicamentos indicados para o tratamento inicial.

Mais de 60% dos atendimentos nas unidades básicas de saúde do município são exclusivos de covid-19. São atendidas pessoas de Boa Vista e de todos os municípios de Roraima. Em 2020, foram realizados mais de 90 mil testes para a doença. Só na primeira quinzena de 2021, já foram feitos mais de 3 mil. Mesmo com a redução do número de médicos que impactou a rede básica, as unidades continuam atendendo.

Quanto mais cedo a doença for controlada, melhor. Por isso, é importante procurar uma UBS caso sinta sintomas leves. O apelo é para que a população colabore e siga as recomendações sanitárias, evitando sair de casa, principalmente as pessoas que são de grupos de risco.

É importante também que ao retornar de viagens, as pessoas tomem as medidas de precaução para minimizar a transmissão da doença e procurar uma um posto de saúde em caso de apresentar sintomas.

Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária está fazendo um trabalho de orientação junto ao comércio e às empresas para o cumprimento das regras sanitárias para maior segurança de todos. Existe um comitê que monitora os índices e toma as decisões de flexibilização ou regressão, de acordo com o Plano de Retomada do Comércio.

O diretor da Vigilância Sanitária, Fernando Matos, enfatizou que essa é uma nova fase de responsabilidade social. “Todos nós precisamos fazer a nossa parte. Existe uma preocupação, não só com a saúde física, mas também com a saúde financeira de todos que precisam trabalhar. A vigilância criou regras como precaução para minimizar os impactos da disseminação do vírus e vamos fiscalizar o cumprimento dessas regras”, concluiu.

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: