Presa por envolvimento em esquema de desvio milionário, Yonny Pedroso toma posse na Assembleia.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h07

Yonny discursa após ser empossa pelo presidente Jalser Renier.

A deputada Yonny Pedroso (SD), presa pela Polícia Federal por suspeita de integrar um esquema de desvio milionário em contratos de transporte escolar, por fim foi empossada ontem, depois que o juiz federal Helder Girão acolheu o pedido de reconsideração e substituiu a prisão domiciliar por acolhimento noturno. Yonny agora pode sair de casa, trabalhar normalmente e se recolher em sua residência ao final do dia e nos dias de folga.

A decisão de Girão foi publicada ontem á tarde em resposta a um pedido da defesa. “Ressalvo, para não haver dúvidas, que estas considerações se referem ao exercício do mandato parlamentar, situação que não se comunica aos demais investigados”, disse o juiz no despacho.

Para a Justiça Eleitoral ela é considerada ficha limpa, tendo em vista que quando concorreu ao pleito não havia qualquer condenação que impedisse a então candidata à concorrer ao cargo. Esse entendimento foi reforçado pelo juiz.

“Por fim, no presente caso não encontrei qualquer decisão da Justiça Eleitoral, qualquer decisão suspendendo os direitos políticos nem tampouco sentença criminal transitada em julgado. Ou seja: até o presente momento existe apenas uma decisão cautelar em procedimento preparatório de ação penal cuja denúncia foi recebida em 11/1/2019”, justificou o juiz.

Yonny é suspeita de envolvimento em desvios do transporte escolar, algo em torno de R$ 58 milhões e foi presa no dia 14 de dezembro, durante a Operação Zaragata. Ela teve 5,8 mil votos, sendo a terceira mais votada. O marido dela, empresário José Wallace Barbosa, continua preso na Polícia Federal de São Paulo. Ele é acusado de comandar o esquema.

Redes sociais repercutem

Yonny foi presa pela PF junto com o marido José Wallace.

A decisão do juiz Helder Girão repercutiu negativamente nas redes sociais. Não houve um comentário sequer favorável ao magistrado que pôs em liberdade (mesmo que limitada) alguém que responde por um crime tão grave.

“Será que em seu juramento de posse, ela prometeu fiscalizar os recursos públicos? Será que prometeu fiscalizar a aplicação dos recursos do transporte escolar? Só falta agora nomearem a Yonny, membro da Comissão de Educação”.

Essas postagens e centenas de outras colhidas no Facebook. Instagram, Twitter e grupos de WhatsApp reprovaram a posse de Yonny.

“De que que adianta investigar, provar que cometeram o crime, prender os meliantes, ai vem um juiz e põe os criminosos na rua?”, questionaram os internautas, enfurecidos.

Um desgaste a menos

Denarium demitiu a irmã e o sobrinho de cargos comissionados.

Antes que causasse um estrago maior, o governador Antônio Denaium (PSL) cuidou de exonerar – 13 dias após tomar posse – uma irmã e um sobrinho de cargos comissionados.

Mesmo assim as nomeações provocaram um certo desconforto em Denarium a remontaram ao caso de Suely Campos que nomeou 19 parentes no primeiro ato de governo.

A irmã do governador, Vanda Garcia de Almeida, e o filho, Samuel Garcia de Oliveira, foram exonerados dos cargos nas secretarias de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes) e Cultura (Secult), ambas geridas por cunhadas do governador.

Nas redes sociais os roraimenses republicaram vídeos de campanha em que Denarium prometia não contratar parentes para o governo, nem aceitar interferência ou indicações políticas para nomear assessores.

Mas parece que Denarium não está cumprindo o que disse.

Prefeitura convoca professores

Mais professores serão contratados pela Prefeitura.

Os 550 professores licenciados em pedagogia e 80 professores de Educação Física aprovados no Concurso Público da Educação de 2018 são convocados a apresentar toda a documentação necessária para a posse que começou ontem e vai até o dia 23 deste mês. A lista oficial foi publicada no Diário Oficial.  

Os novos profissionais vão trabalhar nas 120 escolas e creches do município. O concurso surge para atender a demanda crescente da rede municipal de ensino que desde 2013, vem sendo ampliada com a construção e inauguração de 32 unidades.  

Apesar da crise financeira em todo o país, a prefeita Teresa Surita tem conseguido gerar emprego e criar novos postos de trabalho, honrando os compromissos com os servidores e com a população. Na última quarta-feira, 9, por exemplo, a prefeitura empossou 342 cuidadores, deste mesmo concurso, que ofertou um total de 1 mil vagas.

ALE escolhe conselheiro

Jalser criou comissão especial para acompanhar o processo.

Um ano depois da morte do conselheiro do TCE Essen Pinheiro Filho – ocorrida no dia 18 de janeiro de 2018 – a Assembleia Legislativa abriu oficialmente o prazo para apresentação de requerimento pelos interessados em ocupar a vaga. Já houve duas tentativas de instalação do processo, ambas barradas na Justiça. Agora a tramitação dessa primeira etapa vai até o dia 14 de fevereiro.

O requerimento dos interessados deverá ser endereçado ao presidente da Comissão Especial, deputado Jalser Renier (SD), via protocolo-geral da Assembleia Legislativa, das 8h às 18h. Após o prazo, os requerimentos serão divulgados no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, na Imprensa Oficial do Estado de Roraima e em jornal de grande circulação local.

Posteriormente, será feita a análise das credenciais e do preenchimento dos requisitos exigidos no edital pela Comissão Especial, composta ainda por Lenir Rodrigues (PPS), Evangelista Siqueira (PT), Neto Loureiro (PMB) e Betânia Medeiros (PV).

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa apresentará um projeto de Decreto Legislativo com os nomes dos candidatos que atendam aos requisitos, para serem apreciados em plenário. Conforme disposto no edital, as últimas etapas consistirão na escolha do nome do próximo conselheiro e publicação em forma de Decreto Legislativo encaminhado para o Poder Executivo para nomeação.

A íntegra do edital 001/2019 pode ser consultada na edição 2909 do Diário Oficial do Poder Legislativo (http://diarios.al.rr.leg.br/diarios-2019/2019-jan/summary/341-janeiro/5651-edicao-2909-11-01). Todos os atos do processo de indicação serão publicados na imprensa oficial da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado e em jornal de grande circulação.

A volta de Alan do Povão

Alan do Povão foi empossado ontem na Câmara de Boa Vista.

Alan do Povão (SD) foi empossado vereador ontem na Câmara de Boa Vista.

Assumiu a vaga de Wagner Feitosa (SD), preso por suposto envolvimento com facção criminosa e desvio de dinheiro público em março de 2018 na operação Soturno do Ministério Público Estadual.

Alan do Povão já havia sido empossado no dia 28 de março, após recorrer à Justiça. Mas a Câmara Municipal apelou ao judiciário, que suspendeu a admissão.

Mas a Justiça entendeu que a vacância estava causando prejuízo nas decisões da Câmara. Daí resolveu empossar o suplente.

Vai derrubar o veto

Xingu promete fazer frente para derrubar o veto de Denarium.

Quando o recesso acabar na Assembleia Legislativa, em fevereiro, o governador Antônio Denarium (PSL) vai enfrentar o primeiro embate em Plenário. E pela quantidade de aliados, conhecerá sua primeira derrota.

É que o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Jânio Xingu (PSB), afirmou ontem que a Casa vai trabalhar para derrubar o veto do Governo do Estado ao projeto que facilita o processo de reposição florestal, favorecendo o setor produtivo.

O projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, mas vetada pelo Governo do Estado, ao alegar que “a proposição contraria o interesse público, não alcançando a finalidade pretendida”.

O parlamentar assegurou que todos os esforços serão envidados para que o veto seja apreciado no início dos trabalhos legislativos. “Esse veto será derrubado, tão logo voltem os trabalhos da Assembleia, em fevereiro”, reforçou, ao salientar que um dos dois autores será o relator do veto.

O pagamento na conta

Os professores protestaram ontem contra o atraso.

Por meio de nota o Governo do Estado informou ontem que o pagamento dos salários do mês de dezembro das secretarias remanescentes será creditado hoje na conta dos servidores.

No mesmo comunicado é informado que o momento é delicado para o Governo, que enfrenta uma grave crise financeira, mesmo “é cumprida a responsabilidade com os servidores estaduais”, diz a nota.

Até ontem os servidores da Secretaria de Educação se mantinham em vigília, na porta da Secretaria da Fazenda, em busca de informações sobre o pagamento.

O movimento só será desfeito quando o crédito de fato ‘cair’ na conta.

A volta do general

O general Franklimberg estará de volta à Funai.

A Funai informou ontem que o presidente do órgão, Wallace Bastos, pediu exoneração. Nomeado por Michel Temer, Bastos estava no cargo desde maio do ano passado.

E para não fugir a regra, o Governo de Jair Bolsonaro terá mais um militar de alta patente em cargo de destaque.

Ontem a ministra Damares Alves decidiu reconduzir à Fundação dos Índios o general Franklimberg de Freitas, exonerado na gestão Temer.

Prefeitura abre vagas | A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), abriu ontem, 14, o período de novas matrículas para as modalidades esportivas e físicas que contemplam a Escolinha de Esportes da Vila Olímpica Roberto Marinho.  Serão disponibilizadas 607 vagas distribuídas para todas as modalidades, como: Futebol de Campo, Ginástica Rítmica, Judô, Jiu – jitsu, vôlei e recreação infantil. A inclusão de novas matrículas representa a visão da prefeita Teresa Surita em apoiar, incentivar e valorizar a prática esportiva em Boa Vista. De acordo com o administrador da Vila Olímpica, Josiel Matos, esta será uma grande oportunidade para muitos jovens desenvolverem seus talentos e melhorarem a qualidade de vida através do esporte. As matrículas podem ser feitas até o dia 24, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala da administração da Vila Olímpica. Para se inscrever o responsável pela criança precisa levar copias do Cartão do SUS, do responsável e do aluno e ainda, RG, CPF, comprovante de residência originais.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: