PSD decide disputar Prefeitura de Boa Vista. E Haroldo Cathedral pode ser o candidato.

A Coluna de Hoje | Publicada 00:05

Kassab: ‘Haroldo é quem vai decidir’. Foto | Assesoria

Disputar a Prefeitura de Boa Vista com candidatura própria, será o grande objetivo do Partido Social Democrático (PSD) nas eleições de 2020. O anúncio foi feito pelo próprio presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab e pelo presidente estadual, deputado federal Haroldo Cathedral, em evento realizado ontem para as mulheres do Partido, no auditório do Instituto Sion, em Boa Vista.

“Boa Vista será nosso grande objetivo na eleição de 2020. E já temos até o nome certo para essa empreitada: o deputado federal Haroldo Cathedral”, disse Gilberto Kassab sob aplausos da multidão que lotou o auditório.

Grande parte do discurso de Gilberto Kassab foi usada para enaltecer a figura política do deputado Haroldo Cathedral. Sobre a candidatura em Boa Vista, Kassab foi bem claro:

“Haroldo não será candidato só se ele não quiser”, disse Kassab e afirmou que o parlamentar está preparado para ocupar qualquer cargo público a nível nacional. “É qualificado para ser prefeito, governador ou senador em Roraima. Tudo vai depender do interesse dele. O que ele escolher, o Partido apoia”, afirmou Kassab.

Haroldo, no entanto, foi mais moderado sobre as afirmações do presidente Gilberto Kassab sobre se vai ou não se candidatar a prefeito de Boa Vista, mas fez questão de garantir que o PSD terá sim um nome disputando a sucessão da prefeita Teresa Surita (MDB).

“Nós estamos preparando o futuro do PSD em Roraima. Já definimos com a Executiva Nacional que teremos candidaturas a prefeito e vereador em todos os municípios. Quanto a Boa Vista, é nosso grande objetivo em 2020. Mas é algo a ser pensado e amadurecido mais calmamente e planejado porque não queremos ser apenas figurantes na eleição. Vamos entrar para ser protagonistas e a escolha do nome se dará mais na frente quando consolidarmos nosso projeto político para Boa Vista. O Partido vai decidir. Se a escolha for pelo meu nome, serrei eu o candidato”, afirmou.

– Se for uma determinação do Partido, se for uma orientação e partindo do pressuposto que modéstia parte tenho uma construção de vida em Roraima e muito forte, como fugir de um convite como esse? Esse é apenas o primeiro momento. Todos os partidos já estão colocando suas pretensões e a nossa é colocar uma proposta para Roraima. Queremos conversar com o povo de Boa Vista para depois decidirmos que será nosso representante na eleição. Essa é uma oportunidade muito importante”, afirmou Haroldo.

Garimpo, nem pensar…

Garimpar de ouro em terra indígena e ilegal.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que arquivará um projeto de legalização de garimpos em terras indígenas caso ele seja enviado ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro.

Maia disse que não se pode legalizar o garimpo em terras indígenas sob o argumento de que a atividade já ocorre atualmente.

“Recebo e arquivo. A gente não pode usar o argumento de que está tendo mineração ilegal para liberar. Vamos acabar com mineração ilegal, com garimpo ilegal. Coibir atos ilícitos. Primeiro, o governo cumpre seu papel de fiscal, de coibir o ilegal, o desmatamento, os garimpos. Depois disso, vamos discutir em que condições pode-se avançar”, disse Maia.

O envio de um projeto de liberação do garimpo em terras indígenas tem sido uma promessa constante de Bolsonaro, inclusive em conversa recente que teve com garimpeiros em frente ao Palácio da Alvorada.

Cana de açúcar no lavrado

Haroldo trabalhou em Brasília para liberar o plantio.

Plantar cana de açúcar na Amazônia era algo proibitivo. Era. Foi publicado no Diário Oficial da União a revogação do Decreto nº 6.961/2009, que restringia o cultivo e beneficiamento na Amazônia e no Pantanal.

Alguns projetos programados para seriam implantados em Roraima para o beneficiamento da cana para efeito de produção de açúcar e etanol, foram abortados há mais menos uma década, pela política ambientalista equivocada do Governo do PT.

Mas a revogação do decreto, que contou com uma forte gestão empreendida pelo deputado Haroldo Cathedral (PSD) junto ao Ministério da Agricultura, o sonho de plantar cana de açúcar em nossos lavrados pode se tornar realidade.

De acordo com o parlamentar, a decisão simplifica e desburocratiza o zoneamento de plantio de cana-de-açúcar na Amazônia. O deputado Haroldo defende que esta decisão vem ao encontro de um pleito antigo do setor produtivo e vai gerar muitos empregos e inúmeros benefícios para o desenvolvimento da região Norte, especialmente, ao estado de Roraima. 

600 militares para Roraima

Solenidade de apronto dos militares que virão para Roraima.

O Comando do Exército está enviando um contingente volumoso de militares do Exército, do Rio de Janeiro, par atuarem na Operação Acolhida aos venezuelanos, em Roraima. Eles começam a embarcar no dia 20, na Base Aérea do Galeão.

Os 600 homens e mulheres da área do Comando Militar do Leste estão em preparação há duas semanas para exercer diversas funções, como segurança de fronteira, ordenamento dos acampamentos, emissão de documentos e auxílio às agências internacionais humanitárias que trabalham no local. 

O chefe do estado maior desta fase da operação, coronel Carlos Cinelli, explicou que o objetivo da missão é “atenuar o sofrimento dessas pessoas” e, na medida do possível, “inseri-las no ordenamento jurídico e laboral brasileiro”.

A Operação Acolhida começou em março de 2018, com um rodízio do contingente de militares entre os comandos regionais do Exército para trabalhar em Pacaraima e Boa Vista, e em Manaus, recebendo os imigrantes venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira norte devido à crise humanitária vivida pelo país vizinho. 

BR-174 é liberada

O tráfego na BR-174 foi normalizado ontem à tarde.

Finalmente os garimpeiros decidiram abandonar o bloqueio que faziam na BR-174, na saída para Manaus, em protesto pela não liberação dos garimpos em Roraima.

A reabertura ocorreu após uma negociação entre os manifestantes e representantes do Ministério de Minas e Energias (MME) e do governo do estado que foram ao local.

Segundo o comandante Jefferson de Souza Oliveira, do MME, a pasta garantiu duas reuniões entre o ministério e os representantes do movimento.

Uma delas será na próxima quarta-feira (13) com o ministro Bento Albuquerque, em Brasília.

A paralisação já começava a afetar o abastecimento de combustíveis em Boa Vista.

Mesmo com duas decisões judiciais que determinavam o desbloqueio da rodovia, os garimpeiros insistiam em manter o protesto.

Regularização fundiária: agora sai

Denarium com Naban: regularização agora sai.

O governador Antonio Denarium esteve em Brasília com o secretário Especial de Assuntos Fundiários, Naban Garcia.

Foi tratar de detalhes técnicos para regularização fundiária de Roraima, que se dará através de um Decreto, que o presidente da República, Jair Bolsonaro, deverá assinar na próxima quarta-feira, dia 13.

É provável que Bolsonaro acerte com Denarium a vinda dele a Roraima para anunciar a tão sonhada de terras da União para o domínio do Estado.

Ônibus para o IBVM

Ônibus foi recebido em solenidade no Teatro Municipal.

O Instituto Boa Vista de Música (IBVM) recebeu ontem, 7, um micro-ônibus, por meio do Projeto Criança Esperança, uma parceria entre a Rede Globo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A solenidade de entrega aconteceu em frente ao Teatro Municipal de Boa Vista.

O veículo vai atender os programas culturais e artísticos desenvolvidos na capital pelo IBVM, em parceria com a Prefeitura de Boa Vista.

Com isso, serão beneficiadas cerca de 1.200 pessoas atendidas pelos projetos, entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de jovens e adultos.

O Instituto Boa Vista de Música tem como finalidade o ensino gratuito de música, através de inclusão social, promoção da cidadania, desenvolvimento artístico e cultural de crianças e adolescentes.

Capitão Clóvis novinha | A população de Boa Vista receberá nesta sexta-feira, 8, as 18 horas, uma área de lazer totalmente revitalizada. Desta vez, a prefeita Teresa Surita entrega a Praça Capitão Clóvis, uma das praças mais importantes da cidade, localizada no Centro. O novo espaço conta com novidades para adultos e crianças, por isso, a prefeita convida todos a prestigiarem esse momento especial. A praça passou por uma reforma completa (foto acima).

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: