‘Pulverizando os gafanhotos’: PF pretende cinco. Mas a esposa de senador ‘vasou’.

Compartilhe nosso conteúdo!
Coluna do sábado ||||| publicada 00h15
lll
Sede da Polícia Federal, em Roraima, para onde foram levados os condenados do “Caso Gafanhoto”.

Em um novo desdobramento do rumoroso caso “Escândalo dos Gafanhotos”, a Polícia Federal conseguiu cumprir ontem cinco mandados de prisões (de um total de seis expeditos), levando para a prisão os ex-deputados estaduais Homero de Souza Cruz Neto e Vera Regina Guedes da Silveira, além de Carlos Vitor Vilhena, Lucia Stock Medina e Nair Araújo Gomes. Na mesma decisão, determinou a designação de audiência para a aplicação de penas restritivas de direito a Gustavo Abilheira de Castro, condenado a dois anos e onze meses de reclusão, o que lhe confere o direito de cumprir penas alternativas, como prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária.

Além destes, a polícia tentou cumprir o mandado de prisão contra a médica Suzete Macedo de Oliveira, esposa do senador Telmário Mota, porém, ela não foi encontrada. As buscas foram feitas no endereço da acusada, locais de trabalho e em uma fazenda no Murupu, zona Rural de Boa Vista. Segundo o MPF, Suzete já é considerada foragida da Justiça. A acusada é condenada a seis anos e oito meses de reclusão e teve um pedido de habeas corpus preventivo negado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

No caso de Vera Regina Guedes e Lúcia Stock Medina, o pedido de prisão se fundamentou na mudança de entendimento do TRF da 1ª Região, que recentemente denegou habeas corpus a Neudo Campos e Suzete Macedo, entendendo ser do juiz federal de primeira instância a competência para determinar a execução provisória da pena daquelas pessoas que já possuem condenação em segunda instância. Vera Regina foi condenada a sete anos, um mês e dez dias de reclusão, Lúcia Stock a quatro anos e oito meses e Nair Araújo a quatro anos e oito meses de reclusão.

Entenda o caso 
lll
O “Caso Gafanhoto” é o maior escândalo de desvio de dinheiro da história de RR.

A prisão dos condenados no escândalo dos gafanhotos segue a nova jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em decisão proferida em fevereiro, admitiu a execução da pena criminal após a decisão de segunda instância, independentemente da pendência de recursos direcionados aos Tribunais Superiores.

Os réus foram condenados por envolvimento no esquema de desvio de verbas públicas conhecido como “Escândalo dos Gafanhotos”, que consistia no cadastramento de funcionários “fantasmas” na folha de pagamento do Estado e do Departamento de Estradas e Rodagem de Roraima (DER), para distribuição dos salários a deputados estaduais e outras autoridades em troca de apoio político.

Ninguém sabe, ninguém viu
lll
Policiais federais continuam as buscas ao ex-governador Neudo Campos, que está foragido.

A Polícia Federal também faz buscas pelo ex-governador de Roraima Neudo Campos (PP). Ele teve a prisão decretada após o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1) revogar a liminar de fevereiro deste ano que mantinha Campos em liberdade.

Segundo a PF, na manhã desta sexta as equipes tiveram em vários locais nas buscas pelo ex-governador, porém, o mandado de prisão contra ele segue em aberto. Todos os órgãos policiais foram informados do pedido de prisão de Neudo Campos e o nome dele pode ser incluso na lista de procurados da Interpol.

“A determinação judicial já foi registrada nos sistemas de informação, inclusive através da Interpol, o que possibilita o cumprimento da ordem judicial em qualquer parte do país ou do mundo”, informou a PF em nota.

Receita pra dormir 
llll
Sheridan no Programa do Jô: só amenidades e a revelação de que não está mais casa com o ex-governador Zé Anchieta.

Aconselhamento para quem sofre de insônia aguda: assistir a uma entrevista de Shéridan Esterfany no programa do gordo Jô soares. É o mesmo que a melatonina, o elixir do sono. Já era madrugada de ontem quando transferi a programação de minha TV do canal fechado para a Rede Globo. E pela gritaria logo descobri de cara que aquele som agudo e esganiçado era familiar. Pois era: tratava-se da ‘musa do congresso’ sendo entrevistada no Programa do Jô.

A entrevista durou 16m29s. Mas pela ausência total de conteúdo, acabei dormindo sem ter visto o final. Shéridan não disse em momento algum qual significado de ter sido eleita deputada federal. De novidade, mas nem tanto, a revelação de que sua relação com Zé Anchieta não passa de uma ‘ boa amizade’.

Não falou nada de interessante. Absolutamente nada. Mas quem tiver sofrendo de insônia, a entrevista pode ser vista em: www.globo.com.vr/programadojo.

Um rombo histórico
ll
Ministros Meirelles e Romero Jucá anunciaram o rombo ontem, em entrevista coletiva.

Henrique Meirelles detalhou o rombo nas contas deixado por Dilma Rousseff: R$ 170.496.000.000,00. É inacreditável.

Mas  ministro Romero Jucá explicou que o objetivo do governo é aprovar a nova meta fiscal na Comissão de Orçamento já na segunda-feira, para ser levada a plenário no dia seguinte.

“Renan vai colaborar e os líderes vão ajudar, pois sabem da importância disso”, disse Jucá.

Por que tanto alarido?
ll
Jucá confessa tranquilidade porque, segundo ele, são denuncias sem a menor consistência.

O ministro do Planejamento, Romero Jucá disse, na coletiva de ontem quando anunciava o rombo fiscal do Governo, que não está preocupado com a quebra do seu sigilo bancário e fiscal, autorizado por Marco Aurélio Mello. E por que deveria? O inquérito está no STF há doze anos e até hoje nada foi provado.

Em nota, o ministro Jucá informou que já colocou à disposição da Justiça todas as informações pertinentes ao processo.

Ao falar sobre o assunto, ontem, Jucá disse estar tranquilo quanto a essas questões. E afirmou que numa democracia qualquer cidadão pode e deve ser investigado. O demérito, segundo ele, é ser condenado.

Nova missão para Marquinhos

lll
Marcos Jorge (D) participa de reunião com a cúpula do Ministério d ao lado do ministro Marcos Pereira.

Depois da passagem bem sucedida na função de secretário executivo do Ministério do Esporte, o roraimense Marcos Jorge de Lima, o Marquinho, assumiu nova missão igualmente importante na Esplanada dos Ministérios: a Chefe de gabinete do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial da União – DOU -, edição de ontem, e traz a assinatura do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Marquinho será o braço direito do ministro Marcos Pereira, presidente nacional do PRB. E sua indicação é da cota do deputado roraimense Jhonatan de Jesus.

Banquete pós-Impreachment
lll
Senadores e deputados do PT se refestelando em um tradicional restaurante de Lisboa.

Enquanto Dilma Rousseff amarga exílio no Palácio da Alvorada, parlamentares do PT resolveram tirar férias depois do desgastante combate ao impeachment.

Em animadas fotos nas redes sociais, com a hashtag #vaiterluta, os combativos congressistas aparecem sorridentes na Taberna das Flores, em Lisboa, após um belo jantar português.

Se estavam preocupados com o golpe em curso no Brasil, disfarçaram bem na hora do clique. Fonte/Revista veja.

llll
A escola inaugurada no residencial irá atender cercade 800 alunos e conta com 35 salas de aulas.

Escola no Vila JardimA rotina das mais de três mil famílias que têm filhos em idade escolar no Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, terá ainda mais comodidade. É que o Governo do Estado inaugurou ontem, no local, a Escola Estadual Irmã Maria Teresa Parodi, que atenderá cerca de 800 alunos, divididos entre turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio. Construída com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, em parceria com a Caixa Econômica Federal, a escola possui 12 salas de aula com capacidade para 35 alunos cada, laboratório de informática e biblioteca, sala de professores, miniauditório, refeitório, sala multifuncional, pátio e ginásio coberto. A governadora Suely Campos fez questão de homenagear a memória da irmã Maria Teresa, uma educadora que deixou um legado na educação do Estado e reconheceu o maior desafio que os professores têm hoje em dia: a disciplina dentro da sala de aula

Mãos à obra
ll
Campbell anunciou que Governo retomará reformas de escolas já a partir do mês de junho. 

Ao participar da inauguração da escola no Vila Jardim, o secretário Estadual de Educação, Marcelo Campbell revelou que a meta do governo é entregar também mais escolas revitalizadas e reformadas.

“Queremos entregar uma escola a cada 15 dias, mostrando o trabalho de recuperação da educação do nosso Estado. Essa é uma meta a ser perseguida nos próximos meses”, disse Campbell.

Já no mês de junho, nós iniciaremos o trabalho em 22 escolas para que possamos cumprir esse calendário até o fim do ano”, destacou.

lll
Campanha de vacinação da Prefeitura vai atender a partir das 8 horas de hoje em 31 postos na cidade.

Vacinando o bichinho | Tendo em vista a exposição de um jovem de 14 anos ao vírus da raiva, a Prefeitura de Boa Vista realiza neste sábado, 21, a Campanha de Vacinação Antirrábica. No total, serão 31 postos de vacinação distribuídos na cidade. Na última campanha, a Secretaria Municipal de Saúde imunizou 56% dos animais da capital. Por isso, a meta é vacinar o restante que não receberam a dose antirrábica. A campanha ocorrerá das 8h às 12h, com intervalo para o almoço e retornará às 14h até 18h. A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e que leva a óbito a maior parte dos pacientes acometidos por ela. Todos os mamíferos podem transmitir ao homem o vírus da raiva, mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts