Quando o deslumbramento atropela a razão

Compartilhe nosso conteúdo!

A coluna de hoje | publicada ooh25

 

musas sheridan
Shéridan, entre as colegas Clarissa e Brunny: o time das beldades que está encantando os corredores do Congresso Nacional

 A deputada Shéridan ganhou de vez a simpatia da grande imprensa. E sua beleza exótica e a forma agradável como se expressa em público encantaram os coleguinhas que batem ponto nos corredores do Congresso Nacional.

Se não há aquele tapete vermelho por onde desfilam as estrelas de Hollywood, na Academia de Artes Cênicas de Los Angeles, o carpete mágico do Salão Verde da Câmara serve de passarela para o caminhar extasiado e deslumbrado da nova musa do Congresso.

Shéridan Estérfany (PSDB) e as colegas deputadas, Clarissa Garotinho (PR) – filha do ex-governador do Rio de Janeiro, Antony Garotinho e Brunny Gomes (PTC), esposa do milionário mineiro Hélio Gomes, que é deputado estadual, são as personagens de página inteira – do último domingo – no jornal carioca O Globo.

Como não quero assumir paternidade de filho dos outros, vou aqui resumir o que prediz o texto no periódico da família Marinho, para que depois não me acusem de ser injurioso ou ser inventor de histórias. Com o título ‘Calouras’ causam comoção entre veteranos na Câmara, o jornal faz uma narrativa da biografia das musas como num conto de fadas:

1ª Parte – Em fase de adequação de vestimentas e desconhecidas dos seguranças da Casa, elas já foram barradas no plenário e provocam comentários por onde quer que passem. Em comum, têm uma alta votação em seus estados e as unhas grandes e bem pintadas.

sheridanbracosabertos
“Ainda bem que nasci de cabelos lisos”, diz ela.

2ª Parte – Aos 30 anos, Shéridan Estérfany chama a atenção no Congresso. Alta, cabelos longos e negros e sempre produzida, é extrovertida e desenvolta. Shéridan foi mãe aos 15 anos e começou a carreira política depois de se casar com o ex-governador de Roraima, José de Anchieta (PSDB). Foi secretária de Promoção Humana, uma pasta criada pelo marido especialmente para ela. A campanha para deputada, no entanto, teve de ser feita a certa distância de Anchieta, que deixou o governo com mais de 70% de avaliação negativa.

3ª Parte – Foi acusada por opositores de investir dinheiro do estado em eventos de reduzido interesse público, como uma festa de aniversário para a cachorrinha da família e a viagem do Rio a Boa Vista, em jatinho, do cantor de funk MC Sapão, para uma das festas em sua residência. Ela nega. “Isso foi maldade de campanha. Eu até gosto de animais, mas tenho asma”.

4ª Parte – Shéridan diz ter “a felicidade de ter nascido com cabelo liso” e, por isso, pouco frequenta salões. A bordo de uma calça justa tigrada e camisa preta translúcida, afirma que investirá em produções confortáveis na Câmara. Conta ser vaidosa, mas sem exagero. Apesar disso, ameaçou o fotógrafo na entrevista: Se me deixar gorda e feia, vai ser nossa primeira e última foto – sentenciou.

E sendo assim…

Nossa deputada federal que virou musa, está desobrigada de perder o penteado apresentando projetos em gabinetes ou de fazer calo em busca de emendas.

Seu caminho de sucesso, como num roteiro de filme, já está no diagrama de Brasília.

Nesse papo vem papo vai, Sheridan, a nova celebridade instantânea, terá uma agenda cheia com entrevistas e conferencias de moda e beleza. E o sucesso estará garantido.

Questão de educação 

Se liga tem pedestre na faixa”! Essa musiquinha cantarolada na propaganda institucional da Prefeitura de Boa Vista tem o objetivo de instruir o condutor de veículos a observar a presença de pessoas que querem atravessar a rua sob a faixa de pedestres.

Assim tem que ser sempre. Primeiro sinaliza, quando o carro parar, continua a caminhada.
Assim tem que ser sempre. Primeiro sinaliza, quando o carro parar, continua a caminhada.

Ocorre que o transeunte, deseducado, acha que só tem direitos. E deixa de lado o dever de observar se o veículo parou ou não para lhe dar a devida passagem.

Então devemos rebatizar a musiquinha com a seguinte letrinha: “se liga pedestre, não se jogue na faixa”!.

Aliás…

A Prefeitura de Boa Vista peca por ausência total de responsabilidade sobre a sinalização horizontal de nossas vias públicas.

A maioria das avenidas com mais de uma faixa de direção não tem marcação nenhuma, então o cara fica ziguezagueando de um lado para o outro.

Ademais algumas faixas para pedestres se acham em locais impróprios, porque são colocadas nas saídas das curvas o que torna difícil a frenagem e a observação de quem está passando. E em outros locais existe só a placa vertical de identificação, mas sem tinta no asfalto.

O homem pássaro

Luig está em Boa Vista para mais uma de suas aventuras malucas.
Luig Cani está em Boa Vista para mais uma de suas aventuras malucas.

O paraquedista Luig Cani – o homem pássaro – desembarcou em solo macuxi. Veio a Boa Vista trazido pela prefeita Teresa Surita – também amante de esportes radicais – para uma série de demonstrações de suas loucuras no ar.

Luig é reconhecido mundialmente por suas aventuras extravagantes, que são veiculadas no canal fechado TNT. Ele vive por ai saltando e se arriscando em peripécias fantásticas.

Não descobri onde será o palco de sua nova experiência. Mas como está na Terra de Macunaima, seu novo destino deve ser o nosso Monte Roraima, a morada do herói. 

Martelo batido

Remídio e Luciano: PR fechou questão emm torno do DNIT.
Remídio e Luciano: PR fechou questão em torno do DNIT.

O prego foi fincado. Falta só a ponta ser virada pela presidente Dilma.

É que o Partido da República – PR – cerrou fileiras e deliberou em massa, ou seja, todo mundo assinou um documento, em que deputados e senadores defendem a nomeação do ex-deputado federal Luciano Castro para a presidência do DNIT – Departamento  Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Segundo o deputado Remídio Monai, além do PR, outros partidos da base aliada também se afetaram no encaminhamento de Castro.

Remídio acha que logo após o carnaval, saberemos com quem ficará o comando do poderoso órgão, uma espécie de ministério paralelo com orçamento para este ano que ultrapassa os R$ 8 bilhões.

Jalser e o novo ciclo

Sob a batuta do deputado Jalser Renier Padilha, a Assembleia Legislativa retoma suas atividades regulares na manhã de quinta-feira, 19.

Jalser preside a Assembleia e comanda um grupo de 16 deputados.
Jalser preside a Assembleia e comanda um grupo de 16 deputados.

O início dos trabalhos dessa legislatura – que tem 9 deputados de primeiro mandato – marca também o princípio de novos conceitos, que testemunharemos a partir de agora. Será o começo de um novo ciclo com certeza.

O presidente Jalser já proclamou que não exercerá pirraça nenhuma contra o governo de dona Suely. Porém, como agrupou 16 deputados em seu entorno, fica claro que será ele o enxadrista principal do tabuleiro.

Telmário e os macacos sábios

Corre nas redes sociais comentário sobre o silencio do senador Telmário diante das medidas impopulares de sua aliada Suely Campos.

Antes tagarela, o homem do “pianinho” parece ter ensacado a partitura e foi tocar noutro lugar.

A charge das redes sociais...
A charge das redes sociais…

E ganhou uma charge que faz menção aos três macacos sábios uma representação originária da China que foi introduzida no Japão, no século VIII, por um monge budista. Depois adotada por Gandhi, que levava sempre consigo os três macaquinhos, o cego, o surdo e o mudo – Mizaru, Kikazaru e Iwazaru.

... e os três macaquinhos sábios. Sátira ao silêncio do senador.
… e os três macaquinhos sábios. Sátira ao silêncio do senador.

Os macaquinhos ensinam a não enxergar tudo o que vemos, não escutar tudo o que ouvimos e não dizer tudo o que sabemos.

Isenção coisa nenhuma

Aqui em Roraima tudo pode. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Roraima, e comerciante de material de construção, é também o todo poderoso presidente da Rádio e Televisão Difusora de Roraima – Radiororaima.

Só quero saber quando houver uma rebelião popular com críticas aos comerciantes, de que lado vai estar o presidente e a emissora chapa branca.

Vazio, o Boa Vista Shopping caminha para a bancarrota.
Vazio, o Boa Vista Shopping caminha para a bancarrota.

A morte do Boa Vista Shopping – É o ciclo natural da vida: enquanto uns vivem, outros se vão.  Um exemplo de quando a “Oferta” é maior do que a “procura”, conforme atesta nosso coleguinha Francisco Cândido, o Homem das Medalhas.

O antigo e primeiro “Shopping”, com o nome de “Shopping Boa Vista”, situado na Avenida capitão Júlio Bezerra, esquina com a Rua Alcemir de Souza Mota, no Bairro 31 de Março, está passando por dificuldades, aliás a um passo da bancarrota.

Não consegue mais atrair clientes para suas Lojas, depois da inauguração dos dois grandes Shoppings em Boa Vista  – o Pátio Roraima e o Garden Shopping.

Construído pelo velho brigadeiro Ottomar, teve o seu tempo de gloria. Agora está condenado a ir a óbito.

Mãos ao alto

O governo vai reajustar os preços dos combustíveis pela segunda vez este ano.

Desta vez a majoração será de 0,7%, que incidirá sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias – ICMS.

E passa a vigorar logo após o carnaval.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – whatsapp: 98122-3345 – Facebook: Peronnico Expedito

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts