Queimadas avançam sobre Roraima, destruindo pontes, pastagens, plantações e matando animais.

 Queimadas avançam sobre Roraima, destruindo pontes, pastagens, plantações e matando animais.

llllll

Compartilhe este artigo

There is no ads to display, Please add some

A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h20

llllll
TRISTEZA | A paca até tentou escapar do fogo, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morta na estrada.

As queimadas, a maioria originada em atos criminosos, avançam nas savanas secas roraimenses, causando prejuízos, matado animais e castigando a vida da população que reside no interior de Roraima. A fumaça já pode ser sentida aqui na capital também elevando substancialmente o número de pessoas levadas aos hospitais, principalmente crianças, com problemas respiratórios. Ontem uma foto exibida nas redes sociais causou choque e comoção: uma paca arrastando-se pelas cinzas, toda chamuscada, com os olhos sangrando, tentou se livrar do fogo, mas acabou morta.

O fogo destrói pontes e residências, consome as pastagens e está dizimando a produção de bananas no sul do Estado, a principal fonte de renda de produtores de Roraima na região. As queimadas deste ano preocupam porque a estiagem é mais intensa em relação aos anos anteriores por conta do ‘el niño’, um fenômeno climático, de caráter atmosférico-oceânico, em que ocorre o aquecimento fora do normal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, provocando secas prolongadas em algumas regiões e tempestades em outras. 

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira, além dos animais silvestres, as pessoas também sofrem com a maior estiagem registrada em Roraima nos últimos 20 anos. “Nos últimos dias tivemos vários registros de animais mortos. No caso de incêndios florestais, os animais silvestres são os mais atingidos, essa situação é mais comum e eles acabam morrendo ou devido à queimada ou à fumaça”, relata.

Prioridades do PMBD Nacional
lllll
QUINTO MANDATO | PMDB nacional tem como prioridade a reeleição de Teresa.

O maior Partido da Nação decidiu que terá candidaturas próprias em todas as capitais do País. Óbvio, o PMDB tem um projeto de governo para 2018 que começa a ser calçado agora com as eleições municipais.

Mas a prioridade é manter no cargo a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita – que disputará seu quinto mandato – e lutar pela eleição no Rio de Janeiro do substituto de Eduardo Paes, tem terá o segundo mandato encerrado em dezembro.

Segundo o presidente da sigla, Michel temer o foco do PMDB em 2016 é conquistar o maior número de prefeituras de grandes cidades e principalmente das capitais.

Oleno na Casa Civil
lllll
OLENO | Deputado foi convidado e aceitou substituir Danielle Campos na Casa Civil.

O noticiário da ‘rádio cipó’ – aquele que de vez em quando acerta aquilo que divulga – diz o seguinte: o deputado Oleno Matos (ainda no PDT) substituirá Danielle Campos na Casa Civil. O martelo foi batido e a ponta do prego virada. Só resta esperar uma ocasião mais apropriada para que o anuncio oficial seja feito.

Essa engenharia toda tem um único objetivo: deixar Oleno mais junto de Suely para adquirir visibilidade governista (chapa branca), pois será ele o candidato palaciano que vai enfrentar a prefeita Teresa Surita na eleição municipal deste ano..

Chicão assume na ALE
lll
CHICAO DA SILVEIRA | O suplente que pode virar titular ou presidente do Detran

O suplente de Oleno, Chicão da Silveira, está ansioso para retornar ao batente do Plenário.

Chicão reuniu-se com Oleno na tarde de quarta-feira, no gabinete do deputado, na Assembleia, para alinhar a troca.

A ansiedade de Chicão é perceptível. E tapinhas no lombo é o que não faltam, todos felicitando-o pelo retorno.

O retorno de Flamarion
lllll
FLAMARION | Possível retorno à ALE como novo líder do Governo de Suely. 

Mas o mesmo manejo que levará Oleno para a Casa Civil pode colocar Flamarion Portela na Assembleia.

Chicão da Silveira, mesmo inquieto para retornar ao posto de deputado, pode ceder a vaga para Flamarion, atual secretário de Infraestrutura.

Assumiria a condição de líder do Governo, isolando Brito Bezerra, cujo desempenho no primeiro ano não agradou as hostes palacianas. E quanto a Chicão, será abrigado na presidência do Detran.

Boa Vista na era das ciclovias
lll Fotos: Diego Dantas/PMBV
NOVA ERA | Ciclovias modernizam o trânsito em Boa Vista. Fotos: Diego Dantas/PMBV

O primeiro trecho da ciclovia que vai ligar a Zona Oeste à Leste de Boa Vista já está liberado para os ciclistas. São cerca de 900 metros entre as ruas Carmelo e Rosa Oliveira, próximo ao Parque Germano Augusto Sampaio, bairro Pintolândia.

A inauguração ocorreu quarta-feira à noite com um passeio que reuniu grupos de ciclismo da capital. Eles saíram da praça Fábio Marques Paracat, no Centro, e seguiram até o bairro Pintolândia, onde puderam testar a pista. A prefeita Teresa Surita participou da pedalada. 

50 quilômetros no total
lllll
TERESA CICLISTA | A prefeita comandou um grupo de pessoas que pedalou na ciclovia.

No total serão construídos cerca de 50 km de ciclovias, que vão passar por vários bairros da cidade. O trecho inaugurado possui sinalização horizontal e vertical para garantir maior segurança para os ciclistas. Ao entregar a ciclovia para a população, a prefeita Teresa Surita citou a importância da obra. 

Hoje nós estamos inaugurando a primeira etapa e vamos chegar até o bairro Caçari. A bicicleta é um meio de transporte que você usa para trabalhar, para se divertir, você usa na periferia e no Centro. Então, nada mais justo do que você andar com segurança. Nós estamos sinalizando as ruas, fazendo as ciclovias e ciclofaixas e dando condições para que as pessoas possam usar a bicicleta sem a preocupação de acidentes”, ressaltou Teresa. 

Quem testou, aprovou… 
llll
TRANQUILIDADE | As pessoas ouvidas e que testaram a ciclovia, aprovaram o projeto.

Quem testou o primeiro pedaço da ciclovia, aprovou. A bicicleta é o meio de transporte que muita gente usa em Boa Vista para ir ao trabalho, muitas vezes, do outro lado da cidade. Além da tranquilidade e comodidade, a ciclovia eleva o nível de segurança dos ciclistas.

Só em 2015, foram registrados 156 acidentes envolvendo ciclistas em Boa Vista, segundo dados do Detran. Um deles morreu após ser atingido por um carro. As ciclovias vão reduzir este índice.

Modernidade urbana
llll
MOBILIDADE | As ciclovias integram o grande projeto de mobilidade urbana da PMBV.

A ciclovia faz parte do maior Projeto de Mobilidade Urbana que Boa Vista já teve. A previsão é que a obra seja concluída até dezembro deste ano.

Os recursos para a construção foram viabilizados pelo senador Romero Jucá que esteve presente na inauguração do primeiro trecho. 

Foi um esforço muito grande, mas nós conseguimos o recurso e a prefeitura está aplicando muito bem. Esse Projeto de Mobilidade Urbana é muito importante, porque além da ciclovia, contempla o asfaltamento, a acessibilidade e os pontos de ônibus. Tudo isso vai melhorar a qualidade de vida da população”, declarou Jucá 
Sem energia por 1 hora

Que não se assustem os boa-vistenses: a energia elétrica na cidade será cortada hoje por pelo menos 1 hora, tempo para que a Eletrobrás realize testes na usina termelétrica do Monte Cristo, entre 5 e 6 da manhã.

A empresa informou que outros municípios serão afetados: Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Rorainópolis, São Luís e São João da Baliza, que são interligados à linha de transmissão de Guri.

Empossados no Iteraima
lllll
ITERAIMA | A governadora Suely deu posse aos servidores do Instiuto de Terras.

O Instituto de Terras de Roraima – Iteraima – recebeu ontem 25 novos servidores aprovados no concurso público. A posse foi comandada pela governadora Suely Campos.

Apesar de esfacelado por sucessivos escândalos na titulação e distribuição de lotes públicos, o Iteraima elevou seu quadro de pessoal para 125 servidores.

Esta é a segunda convocação do concurso realizado no ano de 2013, que foi prorrogado por mais dois anos, tendo validade até dezembro de 2017. Os servidores empossados terão 15 dias para entrar em exercício.

lllll
BENEFÍCIOS | O cartão da Prefeitura dá ao servidor a oportunidade de antecipar o salário do mês e outros benefícios.

Antecipação salarial | Os servidores municipais de Boa Vista já podem antecipar 20% de seus salários. Isso mesmo! Se trata do Cartão Avancard, um meio de antecipação salarial disponibilizado a todos os servidores ativos da prefeitura. A novidade foi apresentada ontem pela prefeita Teresa Surita. Esta é mais uma iniciativa do Programa Servidor de Valor, e fruto da parceria firmada com a empresa Prover Cartões, da cidade de Manaus. Com o cartão, o servidor pode antecipar até 20% do seu salário bruto em compras no débito automático nas empresas conveniadas com a Prover Cartões. O desconto será efetuado direto na folha de Pagamento, sem juros, taxas e sem anuidade.

Quem pode?
lllll
O CARTÃO | Todos os servidores do município podem adquirir o Cartão Avancard.

Podem adquirir o cartão todos os estatutários, comissionados, seletivados, celetistas e demais vínculos, exceto aposentados e pensionistas do município.

Com o Avancard é dinheiro no caixa, sem inadimplência e o valor disponível é renovado todo mês automaticamente. Se o servidor fizer compras no período de 1º a 31 de um determinado mês, o desconto será efetuado somente no mês seguinte. 

O atendimento para a aquisição do cartão terá início a partir desta sexta-feira, 28, na Fenix Soft, localizado na Avenida Benjamin Constant, 1683, Centro, nas proximidades do Hotel Aipana Plaza. Para dúvidas, o telefone para contato é 3624-6475. A rede de empresas credenciadas será atualizada e estará disponível no sitewww.provercartoes.com.br. 


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: