Quem será o ungido? Teresa anuncia hoje quem vai apoiar para o Governo nas eleições deste ano.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h10

Depois que desistiu da candidatura, Teresa anuncia hoje, em entrevista, de que lado estará na eleição deste ano.

A prefeita Teresa Surita (MDB) anuncia hoje, em entrevista coletiva no Eco Hotel, às 10h30, seu posicionamento político em torno das eleições ao Governo do Estado. Desde que desistiu de ser candidata, cujo anúncio foi feito no dia 5 de abril, Teresa manteve-se em silêncio público sobre quem apoiaria, porém, seguiu em conversações com lideranças estaduais, grupos organizados e partidos políticos para enfim se manifestar, o que fará hoje.

Qualquer que seja a posição, o candidato que auferir o apoio de Teresa estará dando um passo largo em relação aos demais que disputarão o Palácio Senador Hélio Campos. A prefeita de Boa Vista saiu de cena, ao abandonar a candidatura, mas não abandonou o espetáculo, e para o lado que pender seu aporte, o designado estará granjeando um ativo eleitoral expressivo, certamente o apoio mais consistente nessa eleição, visto que Teresa se consagra hoje como a figura mais proeminente da política local e certamente será protagonista nas eleições.

Se não vir de candidatura extraída de seu Partido, o MDB, ou do PSD, outra sigla agregada ao seu grupo político, Teresa deve aderir ao que parece mais óbvio, consumando o que o mundo especulativo, em alvoroço, já vem propagando: uma aliança com o ex-governador José Anchieta Júnior (PSDB) de quem já foi aliada recentemente.

Por invalidação Teresa não tem interesse em coligação com Suely Campos (PP), nem com Telmário Mota (PTB) tampouco com Antônio Denarium. Logo, como já entendimento que ruma para um possível entendimento entre MDB e PSDB, capitaneado pelo senador Romero Jucá, estima-se o óbvio, uma junção entre esses interesses políticos para a formação de um grupão forte, espesso e consistente.

De qualquer forma, como não houve aprofundamento na notificação feita aos meios de comunicação do Estado para o anúncio de Teresa, aguardaremos ansiosos para finalmente podermos conhecer com quem a prefeita marchará nessas eleições. Mas uma pergunta há que se fazer: ‘quem entre os postulantes ao posto de governador será capaz de atrair o eleitorado dela?’.

Jucá vai com Anchieta 

Anchieta ganha hoje oficialmente o apoio do MDB e do PSD, comandados por Jucá.

Na mesma reunião de hoje, no Eco Hotel, outra revelação importante será feita na entrevista coletiva.

O senador Romero Jucá, presidente nacional do MDB, formalizará, oficialmente, sua aliança com José Anchieta Júnior, candidato do PSDB ao Governo.

Jucá será anunciado também com o candidato da aliança majoritária ao Senado e como contrapartida leva com ele todo o apoio do MDB e PSD, aliados, filiados e agregados das duas agremiações políticas.

Essa aliança, que será materializada hoje, põe fim a boataria enlouquecida e histérica sobre a formação dessa chama, unindo Jucá e Anchieta. Os dois, aliás, já foram aliados não faz muito tempo.

Ah, o deputado federal Abel Galinha, presidente local do DEM, deve fechar a chapa majoritária como vice de Anchieta. O anunciou, porém, não será feito hoje, mas em data posterior.

Chico aguarda posição do DEM

Chico deve ser anunciado como o segundo candidato ao Senado na chapa de Anchieta.

O ex-governador Chico Rodrigues deverá ser anunciado como o segundo candidato da chapa majoritária Anchieta/Jucá ao Senado. A pré-candidatura de Chico no grupo já foi inclusive apalavrada pelo próprio Jucá, contudo ainda carece de confirmação oficial.

Ontem na boca da noite, depois de um périplo pelo baixo rio banco, Chico regressou a Boa Vista e ao inteirar-se da movimentação de logo mais, da consolidação da aliança de Romero Jucá com Anchieta, disse que aguarda apenas um posicionamento do presidente do seu partido, o DEM, para afirmar-se como o segundo candidato ao Senado.

Já há uma indicação nesse sentido. Quero afirmar que não sou e jamais serei empecilho aos acordos naturais para a formação de alianças. Eu confio na posição já assumida pelo deputado Abel Galinha e tenho plena convicção que ele [Abel] junto com Anchieta e o senador Romero saberão conduzir o fechamento da chapa com sabedoria e coerência”, disse Chico.

Passagem de bastão

Weber deixa a Secretaria mas continua no time da prefeita Teresa.

O publicitário Weber Negreiros entrega hoje o comando da Secretaria de Comunicação Municipal para Ana Florêncio, assessora de Teresa há décadas.

Weber sai da Secretaria mas permanece no time de Teresa, onde terá missão estratégica importante na pavimentação do futuro político da prefeita.

Ele estava no cargo desde o começo de 2013 quando Teresa reassumiu a Prefeitura.

Ao se referir a Weber, Teresa foi objetiva: ‘um grande e excelente profissional. E continuará com importante missão no nosso grupo’.

Mecias e Denarium juntos 

Denarium e Mecias formalizaram a aliança entre seus partidos (PRB e PSL) para a campanha.

A aliança política entre o deputado estadual, Mecias de Jesus, pré-candidato a senador, e o empresário Antônio Denarium, pré-candidato a governador, foi materializada ontem e tornada público, em reunião na sede do PRB.

O evento contou com a presença de lideranças políticas da capital e do interior, como prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de vários municípios e ainda com o discurso de apoio de muitos pré-candidatos a deputado estadual e federal.

O deputado Mecias disse que antes de anunciar a aliança com Denarium, ouviu todas as lideranças e correligionários do PRB nos municípios e obteve o seu aval positivo para o acordo.

“Nós estamos abraçando uma nova ideia, um novo futuro para Roraima. Denarium, nós estamos com você porque acreditamos que você é o melhor nome para ser governador do nosso estado”, disse.

O consignado vai ‘pegar’ ela

Suely é acusada de recolher a parcela do empréstimo do salário do servidor e não repassa aos bancos.

A governadora Suely Campos deverá ter uma surpresa nada agradável nesta semana. É capaz que a Justiça se posicione em relação à apropriação indébita do dinheiro do servidor público que deveria ter sido usado para pagar as prestações dos empréstimos consignados.

Suely fez o dinheiro desaparecer e agora vai ter que dar conta disso. Dois bancos conveniados ingressaram com ações na Vara da Fazenda Pública requerendo a reposição das parcelas tomadas dos salários dos servidores e que não foram repassadas.

A atitude criminosa do Governo está causando problemas seríssimos na vida do servidor estadual. Porque o Governo aplica o calote e o servidor é que acaba penalizado como caloteiro.

Roubaram a Codesaima

A Codesaima guardava R$ 117 mil em um cofre na tesouraria. Tudo foi levado pelos bandidos.

Era só que faltava: com dificuldades financeiras onde não consegue prover nem a folha de pessoal, pois num é que a Codesaima estava com o cofre cheio!

Pois bem, ontem à tarde os ladrões ‘visitaram’ a sede da companhia e levaram R$ 117 mil que estavam guardados na tesouraria.

O assalto ocorreu por volta das 15h. A dupla de criminosos, segundo a Polícia, entrou pela lateral, onde há um estacionamento, e rendou seis servidores que estavam dentro do prédio. Os dois estavam de moto e fugiram em seguida.

Uma pergunta: ‘como essas larápios sabiam da existência da dinheirama no cofre?’  alguém lá de dentro só pode ter informado.

Venezuela fora da OEA

Maduro é acusado de cometer crime contra a humanidade e pode ser castigado.

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, disse ontem (4) que a Venezuela pode ser suspensa da Organização dos Estados Americanos (OEA), se descumprir os princípios baseados no respeito à democracia e à liberdade. Tais princípios estão na carta democrática da organização.

“A Venezuela subscreveu esse compromisso. Ela tem um engajamento. E subscreveu livremente, assim como o Brasil. Então, isso não pode ficar letra morta. Na medida em que a Venezuela descumpre esse compromisso, que é fundamental, não há alternativa a não ser a suspensão”, afirmou.

Para o ministro, a libertação dos 79 presos políticos da Venezuela diminui a pressão sobre o país na organização, mas não pode ser uma “porta giratória”, ou seja, “um sai da cadeia e outro entra”. Ele se referiu a uma espécie de substituição de nomes entre presos.

Segundo ele, a expectativa é que a “decisão do governo Maduro seja a indicação de uma tendência permanente no rumo da descompressão politica e de um estabelecimento de uma proposta efetiva de boa-fé de entendimento para o restabelecimento da democracia”.

Academia aberta | Os adeptos de atividades físicas e hábitos saudáveis do bairro Dr. Airton Rocha já têm um novo ponto de encontro. A partir de hoje, 5, começam as atividades do Programa Academia Aberta, no Polo Pérola, localizado na Praça Turística Genésio da Costa Aguiar. As aulas acontecerão as terças e quintas, das 18h30 às 19h30. A iniciativa do programa é da Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec) e tem sido um incentivo a prática de esportes e hábitos saudáveis nas praças da cidade. A prática contribui ainda para a saúde e bem-estar da população. Este ano, o Polo da Orla Taumanan entra em recesso mais cedo. A partir desta semana as aulas já estão suspensas, com retorno previsto para o dia 17/07. As atividades dos demais polos se encerram no próximo dia 13/06 e retornam também no dia 17/07, junto as atividades do novo polo que abrirá na Praça Germano Sampaio, onde as aulas acontecerão as terças e quintas, das 19h30 às 20h30. As aulas da Academia Aberta são feitas ao ar livre, de forma gratuita, com atividades diversificadas como: ginástica aeróbica, localizada, step, dança e alongamento. Todas as atividades são realizadas por profissionais capacitados. As aulas têm uma hora de duração. Quem tiver interesse em participar é só comparecer a um dos locais onde as atividades ocorrem. Não é necessário fazer nenhum tipo de cadastro ou inscrição.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta