Reboliço na Câmara: Edilberto anuncia suspensão de diárias, diminuição da verba e gabinete e demissão de comissionados.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna do sábado ????? Publicada 00h12
lll
Edilberto anunciou as medidas, segundo ele, para adequar ao momento de crise vivido pelo município. Foto |Ascon/CMBV.

Quatro medidas adotadas pelo presidente da Câmara de Vereadores de Boa Vista, anunciadas ontem, desabou como uma bomba na Casa, causando perplexidade entre servidores e controvérsia entre vereadores. 1) Redução do número de cargos comissionados. 2) Suspensão de todos os contratos vigentes. 3) Suspensão de diárias. 4) Redução da verba de gabinete (em fase de estudo para ser levada ao Plenário) são esses os ajustes propostos por Edilberto Veras, informados ontem à imprensa por meio de nota.

Segundo ele o país passa neste momento por uma crise poucas vezes presenciada e como empresário disse ser testemunha da capacidade de devastação que essa conjuntura está causando nas estruturas públicas, principalmente no município de Boa Vista e no Estado de Roraima. “Por isso, como político e gestor, tenho o dever de fazer o que está ao meu alcance para amenizar seus efeitos”, diz.

Edilberto pondera que é de conhecimento de todos que o município também passa por problemas na questão orçamentária, com cortes nos repasses mensais à Prefeitura de Boa Vista pelo Governo Federal e a diminuição da arrecadação própria do Município o que acarretou de forma instantânea na redução do repasse duodecimal da Câmara de Vereadores, diminuído em cerca de R$ 4,5 milhões.

Mas deixa claro que não se cogita qualquer redução na remuneração dos servidores efetivos ou qualquer outra forma de retroceder as conquistas de seus direitos. E finaliza enfatizando que sua gestão prima pela transparência das ações e o respeito aos princípios constitucionais da Administração Pública não podendo deixar de tomar todas as medidas necessárias para resguardar o patrimônio público.

No comando das articulações
Por onde passa Jucá é cercado pela imprensa. Entrevistas diárias e manchetes nos jornais.
Por onde passa Jucá é cercado pela imprensa. Entrevistas diárias e manchetes nos jornais.

 

Além de assumir o comando do PMDB no lugar do vice-presidente da República, Michel Temer, Romero Jucá assumiu também as funções de porta-voz e de articulador político de uma eventual gestão do peemedebista.

O parlamentar roraimense tem sido o principal operador do Partido na busca pelos 342 votos necessários para a aprovação do pedido de impeachment da petista no plenário da Câmara.

Segundo a Revista Veja, Jucá negocia com partidos como PP, PR, PSD e PTB – não por acaso os mesmos que são alvo das investidas do Palácio do Planalto para evitar o afastamento de Dilma.

Expulsão de Kátia Abreu
lll
A senadora Kátia Abreu (ministra da Agricultura) sofrerá processo de expulsão do PMDB.

Encarregado de elevar o tom do partido contra o governo Dilma, o senador Romero Jucá encaminhou à Comissão de Ética e Disciplina do Partido os pedidos de expulsão dos ministros Kátia Abreu (Agricultura) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) dos quadros da sigla.

O pedido de expulsão dos dois leva em conta a decisão do PMDB de deixar a base aliada do governo Dilma Rousseff. Agora cabe ao presidente da Comissão de Ética, Eduardo Krause, designar relatores para analisar o caso dos filiados do partido.

Dos sete ministros do PMDB, apenas o do Turismo, Henrique Eduardo Alves, aliado do vice-presidente Michel Temer, deixou o governo depois da decisão da sigla de abandonar a base aliada.

Roraimenses no Impeachment
llll
Impeachment: Movimento “Vem Pra Rua” exibiu mural com fotos dos roraimenses contra e indecisos.

Com o voto declarado do deputado Jhonatan de Jesus (PRB) a favor do impeachment de Dilma, a maioria da bancada roraimense na Câmara Federal firmou posição pela saída da presidenta.

Jhonatan aparecia até ontem no placar dos indecisos. Mas antes de começarem os debates na Comissão do Impeachment, fez questão de declarar “eu sou favor do processo”.

Então até ontem Roraima se posicionava assim: Abel Mesquita, Shéridan, Jhonatan de Jesus, Carlos Andrade e Maria Helena (a favor do Impeachment). Édio Lopes (contrário) e Remídio Monai e Hiran Gonçalves continuam no time dos indecisos.

No 1º ou no 2º turno?
Foto | Orib Ziedson
O TRE mantém a mobilização para cadastrar mais eleitores em Boa Vista. Foto | Orib Ziedson

A notícia de que o colégio eleitoral boa-vistense ultrapassou os 200 mil votantes, o que possibilita um segundo turno nas eleições deste ano, foi festejada. Mas a festa só tem berço naqueles que são crédulos de que a parada não possa ser resolvida de uma vez só, ou seja, já no primeiro turno.

E ainda tem a versão dos deslumbrados cujo cálculo absolutamente inábil, prevê, num eventual segundo turno, que os derrotados se juntarão contra o primeiro colocado do turno inicial.

A verdade é que neste ano tudo caminha para uma polarização inusitada, coisa jamais vista: Teresa Surita contra todos. Ou vice-versa. O certo também até agora é que nenhum grupo político tem um nome de peso para enfrentá-la nas eleições de outubro.

Devolvendo o ICMS
xxxx
Secretários reunidos na Assembleia do Confaz, em Manaus: créditos devolvidos aos postos.

Secretários de Fazenda de todo o país se reuniram ontem em Manaus. O assunto em pauta: o pedido de apoio ao projeto de alongamento da dívida dos Estados com a União.

Mas na reunião veio a boa notícia para donos de postos de gasolina: os secretários de Fazenda deliberaram pela a restituição de créditos de ICMS dos combustíveis aos donos de postos. Desde 2013, os valores estavam retidos e não eram repassados pela Petrobras.

A sugestão, aprovada por unanimidade pelo Confaz, é dos secretários roraimenses Shiská Palamitshchece (Fazenda) e Alexandre Henklain (Planejamento).

Situação de emergência
lll
Suely assinou o decreto e cobrou da comissão um plano rápido para solucionar os problemas.

A governadora Suely Campos (PP) baixou novo decreto de declaração de situação especial de emergência no Sistema Prisional por mais 180 dias. Ela considera que as condições físicas dos presídios roraimenses são precárias.

Fica instituído também, no âmbito da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania – SEJUC, o Grupo de Trabalho Multissetorial – GTM para elaboração de Plano Emergencial que garanta o funcionamento pleno do Sistema Penitenciário Estadual

Esse grupo tem 15 dias para apresentação de um plano que estanque as sucessivas fugas e a reestruturação total do sistema.

Abel contesta Funai
x
Abel denunciou que os direitos de que tinha terras na região de Raposa não foram respeitados.

O deputado Abel Mesquita (DEM) engrossou o tom de voz ao debater questões que envolvem Roraima na questão indígena e suas indesejadas demarcações, na CPI da Funai.

Abel ouviu do ex-presidente da Funai Mércio Pereira Gomes que não houve laudos fraudulentos em demarcações de terras indígenas, entre elas, da Raposa Serra do Sol.

O parlamentou contestou a afirmação e defendeu os direitos daqueles que foram enxotados da área sem o devido reconhecimento, como o atual vice-governador Paulo Cesar Quartieiro. “Muitos foram prejudicados, não quero que sejam feitas mais injustiças contra nosso povo”, disse Abel.

Caravana do povo
Suely esteve presente em Caracarai, na passagem da Caravana do Povo pelo Municiio.
Suely esteve presente em Caracaraí na passagem da Caravana do Povo pelo ontem de manhã.

A governadora Suely Campos acompanhou, na manhã de ontem, a Caravana do Povo no município de Caracaraí, que oferece 70 serviços disponibilizados por 24 secretarias estaduais. O atendimento com médicos de diversas especialidades é o mais procurado. A Caravana segue até às 17h, na sede da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), com a meta de beneficiar diretamente duas mil pessoas.

São disponibilizadas consultas com neurologistas, urologistas, dermatologistas, pediatras, oftalmologistas, ginecologistas e cardiologistas. Os moradores dispõem ainda de exames como o PSA (próstata), ultrassom, ecocardiograma e eletrocardiograma, serviço de enfermagem e farmácia, com dispensação de medicamentos.

Suely  visitou todos os consultórios e inspecionou o trabalho dos médicos, que utilizam aparelhos portáteis de ultrassonografia e eletrocardiograma durante o atendimento.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts