Referência internacional: Teresa abre hoje o Fórum Nacional da 1ª Infância.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h05

O cuidado com a 1ª infância é prioridade na gestão de Teresa.

O cuidado nos primeiros anos de vida estará no centro dos debates em Boa Vista esta semana. Nesta quarta-feira (12) e na quinta-feira (13), a prefeitura promove o Fórum Nacional da Primeira Infância, no Teatro Municipal, a partir das 8 horas. Mais de mil pessoas, entre autoridades, profissionais e estudantes de diversas áreas participarão do evento.

O fórum tem o objetivo de sensibilizar, compartilhar as melhores práticas na promoção em diversas áreas de atuação e estimular a sociedade a atuar na promoção contínua e responsável do desenvolvimento da primeira infância, fase que vai da gestação aos seis anos de vida.

Especialistas nacionais e internacionais das áreas de saúde, educação, social, urbanismo, tecnologia e comunicação falarão sobre a necessidade de investir na fase considerada a mais importante para o desenvolvimento humano, além de mostrarem resultados obtidos em estudos sobre o tema.

Nós, como prefeitura, temos um trabalho muito sério voltado aos cuidados nos primeiros anos de vida, porque sabemos que dessa forma podemos oferecer oportunidades melhores de desenvolvimento às nossas crianças. O nosso objetivo agora é fazer com que a sociedade entenda e abrace essa causa e que essa política pública continue. O fórum é fundamental porque coloca o tema em debate e apresenta resultados práticos”, disse Teresa.

Boa Vista, capital da Primeira infância

Boa Vista tornou-se a capital da 1ª Infância no Brasil.

Para a prefeita Teresa Surita, o fórum é uma oportunidade de destacar a importância dos cuidados com as crianças e discutir políticas públicas voltadas à primeira infância, algo que já é marca de sua gestão desde 2013.

A prefeitura iniciou a política de cuidados com a primeira infância em 2013, ao criar o programa Família que Acolhe (FQA), hoje referência no Brasil e no exterior.

Com foco no desenvolvimento infantil, o FQA integrou os serviços nas áreas de saúde, educação, gestão social e comunicação para mulheres e crianças, da gestação até os seis primeiros anos de vida.

Essas ações visam o desenvolvimento integral dos pequenos cidadãos de Boa Vista e oferecer mais oportunidades à futura geração. Em seis anos, o FQA atendeu 14.490 famílias e atualmente são 4.398 participando ativamente do programa.

Os beneficiários têm acesso a serviços de saúde, vagas garantidas em creches e escolas, além de receberem orientações sobre os cuidados corretos com os filhos e a importância do fortalecimento dos vínculos afetivos para o desenvolvimento integral da criança.

O foco do programa é o acompanhamento de crianças da gestação aos 3 anos de idade.

Sérgio Moro vem ai!

Denarium mostrou a Moo um vídeo sobre a reforma na PAMC.

Cumprindo agenda em Brasília, ontem, o governador Antônio Denarium foi ao Ministério da Justiça para se encontrar Sérgio Moro. A Pauta foi manter em Roraima a Força Nacional, assim como a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária.

Denarium falou a respeito das dificuldades de governar o Estado, da crise venezuelana, mostrou ao ministro o vídeo das obras do presídio e solicitou a permanência da equipe até o fim das obras.

Moro fez um compromisso de ajudar o Governo em outros assuntos e de visitar o Estado de Roraima para a inauguração do bloco A da Penitenciária que está sendo reformada e que será entregue até o final deste ano. Fonte | Secom/RR

Chove chuva, chove sem parar!

Corredores da maternidade completamente alagados.

As chuvas caridosas não têm molhado apenas os pés de quem está internado ou acompanhando pacientes no HGR – batizado de ‘h Já Era’.

A água tem caído também com abundância também sobre o texto e nos corredores e enfermarias da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth.

E como hoje nada fica imune aos olhares dos internautas e seus smartfhones, tudo foi devidamente fotografado.

E o espetáculo de horrores está documentado nas fotografias enviadas ao Blog, exibindo os corredores que dão acesso ao Centro Cirúrgico da maternidade completamente alagados.

‘É tudo mentira’, diz deputado

Evangelista acusa o governo de fazer propaganda enganosa .

O deputado Evangelista Siqueira (PT) voltou suas baterias na direção do Palácio do Governo, a quem acusa de ‘propaganda enganosa’ sobre a educação estadual.

Ele disse que a divulgação pelo governo de que está tudo regularizado com as aulas e o suprimento de merenda escolar no interior, ‘é tudo mentira’.

“As aulas não estão ocorrendo 100% em toda a rede de ensino como vem afirmando o Governo. Falta merenda, falta professor, falta transporte escolar, as escolas estão caindo aos pedaços, ou seja, falta quase tudo”, disse.

Denarium e a reforma

Denarium participou da 5ª reunião do Fórum de Governadores, em Brasília.

A 5ª Reunião do Fórum dos governadores aconteceu na sede do Banco do Brasil na manhã de ontem, 11, em Brasília, onde os chefes dos executivos estaduais discutiram a manutenção dos municípios e Estados na Reforma da Previdência.

O evento foi pautado na reforma da Previdência e contou com a presença do deputado federal Samuel Moreira (PSDB-SP), relator do projeto.

O governador Antonio Denarium destacou a importância do consenso entre os governadores a respeito da aprovação da reforma.

“É importante o consenso dos governadores sobre a necessidade de aprovação da reforma da Previdência e que tenha inclusão das prefeituras, dos municípios e dos Estados, para que tenhamos uma Previdência igual para todos os brasileiros”, explicou. Fonte | Secom/RR

Exonerado o presidente da Funai

O general Franklimberg foi demitido mais uma vez da Funai.

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), general Franklimberg Ribeiro de Freitas, foi exonerado do cargo. A informação foi confirmada pela assessoria do órgão na noite desta terça-feira (11). 

Também conforme a assessoria, em seu lugar deverá ser nomeado, de forma interina, o general Fernando Melo. Ele ocupa o cargo de assessor da Presidência, com funções semelhantes a de um secretário-executivo. A assessoria não informou se já houve decisão de quem será o substituto definitivo. 

general Franklimberg foi nomeado em janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele havia dirigido o órgão entre 2017 e 201

Derrubado mais um veto

Aurelina é a autora do projeto vetado pelo Governo.

O governador Antônio Denarium não tem tido êxito nas mensagens de veto encaminhadas ao Poder Legislativo.

E ontem perdeu mais uma: os deputados rejeitaram por 13 votos o veto do Governo do Estado ao projeto de lei apresentado pela deputada Aurelina Medeiros (Pode), sobre combate ao abuso sexual de mulheres em transportes coletivos.

A justificativa do Governo do Estado é que a Casa não poderia legislar sobre transporte coletivo, o que na avaliação da autora da proposição, é um argumento equivocado.

“O projeto não versa em legislar sobre transportes, não fala de contratos, de destinação. A gente fala de outra coisa, de criarmos campanha de conscientização no transporte coletivo”, disse Aurelina.

Venezuelanos ‘invadem’ Europa

Venezuelanos estão se refugiando também em países europeus.

O número de novos requerentes de refúgio na União Europeia voltou a aumentar.

Desde o início de janeiro até o final de abril, um total de 206.500 pedidos de refúgio foi registrado pela Agência Europeia de Apoio ao Asilo (Easo, na sigla em inglês). No mesmo período de 2018, eles contabilizaram cerca de 179 mil.

A Venezuela, que entrou recentemente em grave crise política e econômica, está em segundo lugar, depois da Síria, entre os países de origem dos maiores grupos de solicitantes de refúgio. O Afeganistão ocupa a terceira posição.

O número de requerentes de refúgio da Venezuela aumentou em 121%, para 14.257, nos primeiros quatro meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2017.

Pista de bicicross no Ayrton  Senna

Nova e moderna, a pisa de bicicross já está em funcionamento.

A Prefeita de Boa Vista Teresa Surita entregou a pista de bicicross do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna totalmente revitalizada. O espaço ficou mais moderno, com arquibancada, pódio, gate de largada e área de chegada. A pista de aproximadamente 300 metros conta agora com seis curvas pavimentadas com asfalto e seis tipos diferentes de obstáculos.

O local também recebeu iluminação LED e irrigação. A obra faz parte da terceira etapa da reforma do Complexo Ayrton Senna e reforça o compromisso e apoio da prefeita Teresa Surita com o esporte local.

“O trabalho é desenvolver e atingir todas às áreas. E a pista oficial de bicicross é a melhor da região norte. Agora podemos fazer competições nacionais, além de estimular os jovens à prática de esporte, de forma saudável e dentro de um espaço público. Nosso objetivo é deixar a cidade mais humana, trazer as pessoas para as praças, fazer com que elas ocupem os espaços com segurança e qualidade”, disse prefeita.

Criançada ganha ‘selvinha’ | Mais uma vez reforçando o cuidado e a atenção da gestão com a Primeira Infância em Boa Vista, a prefeita Teresa Surita inaugurou um novo espaço no Complexo Ayrton Senna voltado à diversão das crianças. É a “Selvinha Amazônica”, que simula uma minifloresta, com exemplares de animais característicos da fauna amazônica. Os animais estão dispostos na praça em tamanho gigante, porém com características infantis, como se fossem filhotes. O projeto está dentro das diretrizes da política pública da primeira infância, linha prioritária da gestão municipal. A prefeita Teresa Surita destacou que a intenção é incorporar noções de meio ambiente, biodiversidade na formação escolar e familiar das crianças, além de estimular a ocupação de praças e parques, oferecendo às famílias atrações interativas e com acessibilidade.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: