Rodrigo Janot denuncia Telmário Mota no STF por torturar amante.

Compartilhe nosso conteúdo!
Coluna de Hoje | Publicada 00h23
lll
Telmário terá que responder a um inquérito no STF por agressão a uma jovem estudante. Pedido foi feito por Rodrigo Janot. 

Agora que Telmário Mota foi denunciado no Supremo Tribunal federal (STF) por agressões à estudante Maria Aparecida Nery de Melo (com quem tem relacionamento amoroso), será que o senador do povo vai creditar mais essa acusação na conta do senador Romero Jucá? Porque tudo que acontece de ruim na vida de Telmário – e olha que não é pouca coisa não – a culpa sempre é dirigida ao adversário político com o fim, claro, de tirar o foco de seu verdadeiro pecado. Ocorre que dessa vez Telmário está ferrado. Ontem procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito contra Telmário. A intenção é investigar o parlamentar que agrediu Maria Aparecida no réveillon do ano passado. Consta na denúncia inicial que Telmário torturou a jovem até ela perder a consciência. No pedido de abertura de inquérito, o procurador-geral destacou ainda que a Lei Maria da Penha transformou os casos de lesão corporal em situação de violência doméstica em crime que dispensa a representação da vítima.

Maria Aparecida Nery de Melo registrou boletim de ocorrência em 31 de dezembro de 2015 na qual acusa Telmário, com quem disse manter relacionamento amoroso, de agredi-la com socos e chutes em sua casa. O exame de corpo de delito constatou lesões na cabeça, boca, orelha, dorso, braço e joelho. Ela também relatou ameaças de morte por parte do senador para que não houvesse uma denúncia dos episódios de agressão. Depois do relato inicial, Maria Aparecida mudou a versão e negou ter sido agredida. No segundo depoimento à polícia, ela afirmou que disparou socos e pontapés contra o namorado, que somente a segurou para evitar as agressões. No final de julho, após a divulgação do caso pela imprensa, Maria Aparecida gravou um vídeo no qual afirma que não sofreu agressões do senador.

Só que Rodrigo Janot entendeu que existem elementos suficientes para instalar uma investigação contra o parlamentar. “Apesar da diversidade de versões, a verossímil é a primeira, porquanto o exame de corpo de delito efetivado em Maria Aparecida Nery de Melo apontou lesões em diversas partes do corpo (…). Com efeito, se Telmário Mota a tivesse tão somente segurado para fazer cessar injusta agressão, Maria Aparecida não apresentaria lesões na face e no corpo”, escreveu o procurador-geral. No pedido de abertura de inquérito o procurador-geral pede que o senador e a estudante sejam ouvidos, bem como o advogado que a acompanhou quando foi feito o registro do boletim de ocorrência.

O pedido de Janot foi enviado na terça-feira (9). Para o procurador, há elementos suficientes para a instauração de inquérito. “Ou havia coabitação – pois a vítima afirmou, primeiramente, que vivia maritalmente com Telmário Mota há cerca de três anos e meio -, ou havia relação íntima de afeto, pois a vítima afirmou posteriormente que considerava-se namorada do congressista”, afirma na manifestação ao STF.

Barco à deriva
lll
Telmário e Ângela mantém o argumento de que a presidente afastada Dilma Rousseff é inocente.

Os senadores roraimenses Ângela Portela (PT) e Telmário Mota (PDT) deram na madrugada de ontem uma prova de lealdade à presidente afastada Dilma Roussef.

Na votação do relatório que tornou a presidente réu no processo de Impeachment por 59 a 21, os macuxis mantiveram o voto inicial pró-Dilma. Ou seja, vão naufragar juntos, abraçados.

Telmário certamente não tem nada a perder. Quanto a Ângela seu futuro político em relação a 2018 estará comprometido.

Roraimense no fogo cruzado

llll
O soldado Hélio Vieira [da PM de Roraima] foi ferido com um tiro no rosto.
O risco de se fazer os Jogos Olímpicos sem ocupar um território dominado por traficantes – como havia sido prometido – era evidente. Mesmo assim, a secretaria de segurança do Rio de Janeiro, alegando falta de recursos financeiros, resolveu arriscar.

O resultado trágico disso veio na tarde de ontem. Um carro da Força Nacional de Segurança foi atacado. Três agentes ficaram feridos, um deles está na Unidade de Tratamento Intensivo em estado gravíssimo, no hospital Salgado Filho, na Zona Norte do Rio.

Trata-se do soldado Hélio Vieira Andrade, da Polícia Militar de Roraima. Ele foi atingido no rosto pro um disparo de arma de fogo. Seu estado de saúde é gravíssimo, conforme confirmou o comandante geral da PM roraimense, o coronel Dagoberto Gonçalves.

Hélio ingressou na PMRR no ano de 2003 e integra a Força Nacional desde o ano de 2014. As instituições estão unidas neste momento dando suporte necessário, tanto no atendimento ao policial quanto aos seus familiares.

 Mais poder aos vereadores
jjjj
Vereadores de Boa Vista agora terão mais poderes para apreciar a julgar as contas da Prefeitura.

Em placar apertado, a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) 6 a 5 – decidiu ontem no início da noite que a apreciação final das contas de prefeitos em todo o país deve ser feita pelo Poder Legislativo, ou seja, pela Câmara de Vereadores.

Aos tribunais de contas, caberá elaborar parecer prévio. Mas o voto final é do Plenário o que valoriza mais ainda a função do parlamentar.

Chama o Guarda Alexandre 
lll
A vereadora Mirian Reis é autora do requerimento para a realização da Audiência Pública na Câmara.

Na sessão de ontem os vereadores de Boa Vista aprovaram requerimento da vice presidente da Casa, Mirian Reis para realização de audiência pública para discutir os caminhos que promovam os instrumentos de combate a violência contra a mulher, em razão dos 10 anos de criação da Lei Maria da Penha.

A vereadora defendeu que desde que a lei foi implementada o volume de denúncias vêm aumentando, e por isso é faz necessário promover debates que ressaltem para comunidade os meios para denunciar e as implicações severas aplicadas nos infratores.

Uma oportunidade para enquadrar o Guarda Alexandre que se revelou um machista incurável ao agredis as mulheres física e moralmente.

Salário atrasado na conta

lll
Agencias do Banco do Brasil [ontem a tarde] com a notícia de que o salário do servidor foi creditado.
Somente ontem, 10, é que os servidores públicos estaduais viram a cor do dinheiro dos salários de julho. A grana foi creditada após as 14 horas e a correria aos caixas de auto-atendimento foi frenética.

O salário estava atrasado desde o dia 1º deste mês e havia um temor de que o pagamento fosse feito de forma parcelado.

No dia primeiro, os professores foram pagos com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Carmem Lúcia assume STF 
llll
Carmem Lúcia vai substituir Ricardo Lewandowisk na presidência do STF a partir de setembro.

A ministra Cármen Lúcia afirmou ontem, durante sessão do Supremo Tribunal Federal, que prefere ser chamada de “presidente” do STF em vez de “presidenta”, como fazia questão a presidente da República afastada Dilma Rousseff.

Ela foi eleita presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), cargo que ocupará pelos próximos dois anos a partir do dia 10 de setembro, quando substitui Ricardo Lewandowski. A eleição foi simbólica porque a ministra já ocupa o cargo de vice-presidente da Corte.

Cármen Lúcia Antunes Rocha foi indicada para o Supremo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tomou posse em 2006. Ela será a segunda mulher a assumir o cargo. A primeira foi a ex-ministra Ellen Gracie.Com a posse da ministra, marcada para o dia 12 de setembro, o vice-presidente da Corte será o ministro Dias Toffoli.

 “CPI já”, pede Izaias
lll
Izaias quer que a Assembleia apresse a formação da CPI para investigar o Sistema Prisional.

O deputado Izaías Maia (PT do B) pediu ontem para que a Assembleia evoluísse com a instalação e os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Prisional.

A justificativa do pedido se deu pelo registro de mais uma fuga em massa da Penitenciária Agrícola de Roraima (PAMC), na madrugada da última segunda-feira (8) onde 24 presos escaparam por intermédio de escadas improvisadas.

– São presos de alta periculosidade, praticando todos os tipos de crime em nossa sociedade”, disse.

jjj
Atribuições do programa do Governo foram debatidas ontem na Secretaria Estadual de Planejamento.
RR cria o Progredirr | O Governo do Estado vai instituir, por meio de Decreto, o Progredirr, um Fórum de Desenvolvimento Sustentável, Geração de Empregos e Renda de Roraima, que é uma instância de caráter consultivo, composta por representantes do poder público e da sociedade civil, objetivando apoiar formulação e execução de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, com ênfase na geração de empregos e de renda.O Fórum será composto por 40 integrantes, sendo 20 do governo estadual, com a governadora Suely Campos como presidente, e titulares de 19 órgãos realizadores de ações do Progredirr. E mais 20 da sociedade civil, sendo cinco representantes de regiões, eleitos pelos participantes dos Fóruns Regionais do “Planejando com o Povo”, durante elaboração do PPA (Plano Plurianual) 2016-2019, e 15 representantes do setor produtivo a serem convidados pelo Poder Executivo. Eles terão mandato de dois anos, com possibilidade de recondução. 

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.
Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts