Romero Jucá e Michel Temer comandarão o PMDB Nacional.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Publicada 00h11

llll
Na convenção nacional, realizada sábado em Brasília, o PMDB elegeu Michel Temer e Romero Jucá como presidente e vice. 

O vice-presidente da República, Michel Temer (SP), foi reconduzido à presidência nacional do PMDB com 537 votos (96% do total de 559 votos). Ao todo, 11 votaram não, seis votaram em branco e cinco votos foram nulos. Os peemedebistas aprovaram também por aclamação na convenção de sábado, 12, o nome do senador roraimense Romero Jucá como o vice-presidente da Executiva Nacional do partido. Os dois comandarão o maior Partido da Nação pelos próximos dois anos.

O senador Jucá explicou aos jornalistas, já como vice-presidente, que não houve votação formal de nenhuma moção mas uma decisão política de não aceitar nenhum cargo no atual governo pelo prazo de 30 dias. “Montamos a unidade de comando e agora vamos definir as posições programáticas. O PMDB vai se colocar claramente sobre vários assuntos que se debatem no País”, explicou. Ele disse que não há como sair efetivamente do governo pois ainda há Estados que tem dúvidas nesse posicionamento.

O ex-ministro Eliseu Padilha que é um dos nomes mais respeitados do partido elogiou a aprovação do nome de Romero Jucá para o cargo de vice-presidente. “O senador Romero é um homem de alta qualificação pessoal e seguramente tem todas as condições de desempenhar bem essa função. Romero Jucá, em cada missão que é chamado, tem um desempenho melhor que na anterior. Será um grande 1º vice-presidente”, elogiou.

É uma nova direção e um novo posicionamento do PMDB. Hoje, com as eleições do Diretório Nacional com 96% dos votos e com 100% de aclamação para a Executiva, estamos prontos para marcar o posicionamento do partido e enfrentar desafio que vive atualmente o País”, afirmou Jucá.

Outra fuga em massa na PAMC
afuga
PMs recolhem escadas improvisadas utilizadas pelos detentos na fuga de fevereiro.

Enquanto o secretário Josué Filho (Justiça e Cidadania) prepara-se para viajar para Brasília com uma turma festiva para a Conferencia Nacional de Direitos Humanos, aqui o clima é de inferno na Penitenciária de Monte de Cristo – PAMC – com nova fuga em massa.

Ontem menos de um mês da grande fuga de fevereiro – a maior já verificada no Presídio – novo gruo de detentos conseguiu escapar. Segundo os agentes o número pode chegar a 100. O Governo estima em 30.

A fuga ocorreu depois de um princípio de rebelião por conta de um preso ferido durante uma tentativa de contenção da Polícia Militar. Os presidiários teriam usado escadas e jogado pedras nas guaritas para conseguir fugir.

Alta voltagem
ll
George Melo garante que os vetos serão rejeitados integralmente.

O clima de tensão será amplificado a partir de hoje na Assembleia Legislativa quando terá início o período de apreciação dos vetos que a governadora Suely Campos impôs ao Orçamento Estadual. Ao todo são 71 rejeições.

O líder do grupo majoritário na Assembleia, George Melo, já avisou que vai trabalhar para robustecer o relatório do deputado Jorge Everton que propõe a derrubada integral dos vetos e pede que a governadora seja responsabilizada criminalmente por ter adulterado o texto original que foi aprovado em dezembro em plenário.

Por outro lado o líder Brito Bezerra acredita em entendimentos porque se houver aquecimento no enfrentamento, segundo ele, todos saem perdendo: Legislativo, Executivo e o povo.

O Brasil parece que acordou
llll
Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte: grandes concentrações nas maiores cidades do Brasil contra o governo de Dilma.

O que se viu ontem nas ruas das maiores cidades brasileiras foi a manifestação de quem almeja por mudanças. Nunca antes na história deste país tanta gente manifestou-se no mesmo dia para gritar as mesmas palavras: ‘fora Dilma, fora Lula’, ‘fora corrupção’.

O coro das ruas sepultou em cova rasa esse governo petista que acabou com o país nos últimos 13 anos.

Agora a bola está com o Congresso Nacional que tem que redescobrir ‘que todo poder emana do povo’ e cumpra a ordem ressoada em quase 500 pontos do território nacional: Fora Dilma! E chega de PT.

O boa-vistense no ‘Fora Dilma’
O boa-vistense se vestiu de verde e amarelo e saiu para protestar contra Dilma e o PT.
O boa-vistense se vestiu de verde e amarelo e saiu para protestar contra Dilma e o PT.

Diferente das vezes anteriores o boa-vistense compareceu em maior número ontem na Praça do Centro Cívico no protesto que pede o fim do governo malacafento do Partido dos Trabalhadores, encarregado de destruir o Brasil nos últimos 13 anos.

Claro que a manifestação de Boa Vista não causa o sobressalto das grandes aglomerações Brasil afora, mas ontem havia bem mais pessoas protestando, o que denota que aqui o roraimense também está embravecido com os desmandos do governo petista.

Além do “Fora Dilma” o apelo reforça o desejo do roraimense de que as instituições sejam preservadas e protegidas e foi declarado apoio total ao juiz federal Sérgio Moro, o responsável por essas mudanças que o Brasil assiste no momento. A organização informou que mais de 5 mil pessoas participaram do movimento.

Uma causa sem pai

llll
O Linhão de Tucuruí vai ligar Roraima ao sistema de distribuição nacional a partir de Manaus.

É bom que fique bem claro agora que a obra do “Linhão de Tucuruí” é uma causa sem pai. Temos que acabar com essas manifestações amaneiradas em que todos assumem a ‘paternidade’ de uma ação quando ela é favorável.

A partir da decisão do desembargador federal Cândido Ribeiro, a União Federal assume seu abarcamento jurídico e administrativo no processo. O magistrado não só derrubou a liminar de uma juíza do Amazonas como definiu que se trata de uma obra de caráter puramente técnico, sem ideologia, e que deve ser executada em prol do desenvolvimento e do bem estar das populações do Norte do País.

Parece que, finalmente, uma sombra de bom senso e a fumaça do Bom Direito voltaram a pairar sobre a justiça brasileira no que tange a Roraima. A sentença foi dada em atendimento a um requerimento da União Federal, impetrado pela Advocacia Geral da União. Portanto sem o caráter ‘politiqueiro’.

Suely aciona o STF 

lll
A governadora Suely ingressou com ação cautelar no Supremo Tribunal Federal.

A suspensão da liminar pelo TRF na questão do ‘Linhão de Tucuruí’ não esvazia a ação cautelar proposta pelo governo de Roraima.

Por isso ainda na tarde desta sexta-feira, a governadora Suely Campos ingressou com uma ação cautelar com pedido de liminar junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo o reconhecimento da incompetência da Justiça Federal do Amazonas para julgar qualquer causa que tenha por objeto a construção do Linha de Transmissão.

A Procuradoria-Geral do Estado argumenta que o isolamento no sistema atual condena o estado de Roraima a uma matriz energética ineficiente que tem por consequencia não ser atrativo para captar grandes investidores.

A trégua de Quartieiro
ll
Quartieiro na entrevista coletiva em que anunciou o rompimento, no ano passado.

O vice Paulo Cesar Quartieiro não esteou o isolamento e já cuidou de diminuir o distanciamento da governadora Suely Campos, proclamado por ele mesmo em abril do ano passado.

O resmungão Quartieiro ‘chutou o balde’ alegando desprezo e que não tinha serventia nenhuma no Governo do Povo.

Mas na semana passada parece que a relação amigável foi restabelecida. A trégua se deu porque Quatieiro e a governadora Suely são defensores de uma mesma causa: evitar que a população de Pacaraima, no norte de Roraima, seja desintrusada, ou seja, expulsa do município por conta de uma ação da Funai.

lllll
A Prefeitura conseguiu vacinar mais de 4.200 animais. a meta é atingir 28 mil com a segunda etapa.

O sucesso da vacinação | Embora a raiva seja uma doença incomum, ela ainda preocupa os donos de cães e gatos. Por isso, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses realizou no sábado, 12, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. Cerca de 4.200 animais foram vacinados em 14 postos distribuídos na capital. De acordo com o diretor da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, Rogério Lima, a segunda etapa ocorrerá no próximo sábado, 19. A meta é vacinar mais de 28 mil animais com idade acima dos três meses.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts