Romero Jucá pede desculpas por uso de expressão ‘suruba selecionada’. Diz que se referia a música dos Mamonas

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h15
Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Romero Jucá, concede entrevista. Foto:Jane de Araújo/Agência Senado
Romero Jucá disse ontem que foi mal interpretado e que se referia ao grupo Manonas, ao citar a expressão “suruba”.

O senador Romero Jucá – presidente do PMDB e líder do Governo no Congresso – pediu desculpas por usar o termo “suruba selecionada” ao se referir a proposta de restringir o foro privilegiado para processos envolvendo agentes públicos. — Numa conversa com um jornalista amigo sobre o fim do foro, eu disse que não podia valer só para o Legislativo. Eu brinquei que assim não dá, senão vira a música dos Mamonas (Assassinas), a suruba portuguesa. Em tom de brincadeira segundo ele – que “se acabar o foro, é para todo mundo. Suruba é suruba. Aí é todo mundo na suruba, não uma suruba selecionada”.

Ontem diante da repercussão negativa e da controvérsia que a expressão causou no Brasil inteiro, Jucá disse ter citado a música “Vira-vira”, da banda Mamonas Assassinas, em uma conversa informal, mas afirma que foi mal interpretado intencionalmente pelo repórter.

A afirmação de Jucá teria sido uma reação à proposta em debate no Supremo Tribunal Federal (STF) de restringir o alcance da prerrogativa dos políticos ao mandato em exercício. Caso a medida avance, o peemedebista defende abranger integrantes do Judiciário e do Ministério Público. A proposta em discussão é que o direito só valha para denúncias de crimes praticados durante o exercício do mandato.

Ontem, porém, o senador repetiu que a redução do foro não poderia valer só para o Legislativo. Mas, afirmou que ontem sua declaração fora retirada de contexto. Depois, ressaltou que o Supremo ainda vai decidir se caberá à própria Corte alterar a interpretação do foro ou apenas por meio de uma mudança na Constituição pelo Legislativo. “Não é coisa de curto prazo, para amanhã”, disse.

 “Madeira que não quebra”
ll
“Quero dizer aos meus adversários: eu não me entrego e nem quebro”, disse Romero Jucá.

Jucá afirmou que os profissionais da imprensa “choram defuntos ainda vivos”, citando nomes de alguns colunistas. “Quero dizer com muita tranquilidade, aos meus adversários e a quem quer me marcar com uma estrela no peito: eu não vou morrer de véspera, eu não me entrego, eu sei o que eu defendo, eu sei o que eu fiz, e eu sei o que vou fazer”.

O peemedebista assegurou que continuará apresentando propostas polêmicas. “Jucá é sinônimo de uma madeira que não quebra e não se enverga”

líder do Governo voltou a explicar os motivos que o levaram a apresentar a PEC que iria impedir a eventual investigação e o julgamento dos presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele disse que o objetivo era garantir a independência entre os poderes e negou que tenha por objetivo atrapalhar a Operação Lava Jato.

Jules Rimet conseguiu… Finalmente!
kkk
Jules Rimet deixou de ser secretário adjunto de Educação. Foi efetivado ontem por Suely.

Principal parceiro de Selma Mullinari na Educação – ela ainda continua mandando no recinto – o adjunto ad-eternum Jules Rimet de Souza Cruz Soares conseguiu finalmente realizar o sonho de ser efetivado na função.

Ele conquistou a vaga de secretário Estadual de Educação. O decreto de nomeação está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), de ontem (com data do dia 17).

No mesmo DOE vem a exoneração de Emanoel Alves de Moura e a nomeação do novo adjunto Fernando Henrique de Souza Ferreira.

Jésus: agora desembargador 
Jésus foi escolhido desembargador ontem no Pleo no tJ e a posse será na próxima quarta
Jésus foi escolhido desembargador para substituir Alcir Gursen: a posse será hoje às 10 horas no TJ.

O juiz Jésus Rodrigues Nascimento entronizado hoje no posto de desembargador. Foi escolhido pelo critério de antiguidade para substituir Alcir Gursen de Miranda, aposentado pelo CNJ.

A solenidade de posse acontece hoje, às 10 horas, no Pleno do Tribunal.  Ele foi promovido ao cargo no último dia 15.

Jésus Rodrigues foi o único magistrado inscrito para a vaga e preenche os requisitos para a referida promoção, tendo em vista ser o juiz mais antigo, não possuir processos retidos além dos prazos legais, nem responder a processo administrativo.

Izaias ‘energia’ Maia
lll
Para o deputado Izaias Maia, a energia em Roraima não é confiável e a ameaça é constante. 

O deputado Izaias Maia (PT do B) ocupou a Tribuna da ALE em praticamente todas as sessões do ano passado para alertar sobre ‘as trevas que rondam o povo de Roraima’ com a ameaça de faltar luz definitivamente, uma vez que não temos energia confiável.

E ontem, para que o tema não morra, Izaias votou a descarregar sua inquietação para o mesmo problema – já na primeira Sessão Ordinária de 2017 – porque, segundo ele, tudo continua como antes.  Ele destaca que o pronunciamento, é uma forma de alertar autoridades, principalmente as federais, para que possam agir de alguma maneira e evitar que Roraima “fique no escuro”.

Izaias está seguro que esperar pelo Linhão de Tucuruí (que vai interligar Roraima ao sistema nacional de energia) é tempo perdido. Podem esquecer. É a tal coisa, como diz o ditado: ‘água mole em pedra dura, tanto bate até que fura’. Izaias tem razão se a situação está ruim agora, pode ficar pior se o assunto cair no esquecimento.

O fim do IPVA para família com deficiente
lll
Para Jalser o projeto vai beneficiar muitos pais de famílias que têm um deficiente na família.

O deputado JalserRenier (SD), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, apresentou projeto de lei que prevê a isenção do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para um veículo por família com deficientes físicos.  O benefício vai atender o deficiente por meio do pai, mãe ou da pessoa responsável pela manutenção e aquisição do transporte, cujo uso seja em prol do deficiente.

Caso aprovada, a medida vai valer para veículos novos ou usados. O contribuinte terá que requerer a isenção junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), mediante a apresentação dos documentos que comprovem a dependência do deficiente.

Elaboramos esse projeto por entendermos que têm muitos pais com filhos deficientes em casa e que precisam de uma atenção especial, porque não é fácil. Quando apontamos situações que podem atenuar a vida financeira dessa família, fica muito mais fácil”, disse Jalser.

A PEC 199: não deu quorum
kk
Abel (centro) com o deputado Remídio Monai e sindicalistas roraimenses na mobilização pela PEC 199.

O deputado federal Abel Galinha (DEM) informou ontem que por ausência de quorum qualificado, a PEC 199 que possibilita o ingresso de ex-servidores do ex-território de Federal de Roraima na Folha de Pagamento da União, não foi votada ontem na Câmara dos Deputados.

Segundo Abel ficou acordado com o presidente Rodrigo Maia (DEM), que a matéria será novamente colocada em pauta de votação após o carnaval. “Por motivo de quórum baixo, achamos melhor não arriscarmos”, disse Abel.

O parlamentar afirmou que a bancada roraimense está unida e trabalhando forte para marcar na história de Roraima com a aprovação da PEC 199. “Com muita articulação e a participação de alguns membros do sindicato dos servidores do ex-Território, iremos conseguir o apoio da maioria dos deputados para aprovarmos essa PEC”, afirmou.

Socorro a estados
mm
Falida a CERR não poder entrar nas garantias para o  projeto do Governo de ajudar os Estados.

O projeto de lei que permitirá o socorro da União aos estados falidos prevê também a suspensão de concursos públicos e de aumentos salariais.

Além da privatização de pelo menos uma estatal (do setor financeiro, de energia ou de saneamento), os governos estaduais também terão de reduzir em pelo menos 20% dos incentivos fiscais concedidos a empresas privadas. As regras serão as mesmas para todos os estados que fecharem acordo com a União.

No caso de concurso, beleza, Roraima não carece mais de mão de obra pois a folha de pessoal se encontra entupida até o talo. Sobre privatizações só resta a CAER. Porque a CERR já foi a óbito e a Codesaima não interessa a ninguém.

Boa Vista bem avaliada 
ll
Obras de saneamento básico deixam Boa Vista bem avaliada pelo Instituto Trata Brasil. 

Após 10 anos de criação da Lei de Saneamento, Boa Vista ocupa posição privilegiada, se comparada aos demais municípios brasileiros. O Instituto Trata Brasil divulgou o Ranking do Saneamento Básico das 100 maiores cidades do país e Boa Vista ocupa a 50ª posição na pesquisa, ficando à frente de capitais como, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza e Natal.

Em 2014, a capital roraimense ocupava a posição de número 64. O ranking avalia a evolução dos indicadores de água, esgotos, investimentos e perdas de água nas maiores cidades e com foco nas capitais brasileiras.

Em Boa Vista, a cobertura de esgoto chega a 64% e a meta até 2018 é atender 93% das residências. Já a distribuição de água atinge uma cobertura de 98%, dados que levaram a capital a atingir o primeiro lugar na região Norte.

Um fórum permanente
ll
O secretário Gustavo Abreu participa, em Brasília, da formação do Fórum pela Amazônia.

Foi formalizada ontem, em Brasília, a criação do Fórum Permanente das Secretarias de Comunicação dos Estados da Amazônia Legal. O grupo de comunicadores foi idealizado durante o 13º Encontro de Governadores da Amazônia Legal, realizado em Macapá (AP), no início do ano.

Por aclamação, foi definido que a coordenação neste primeiro ano ficará com secretário de Comunicação do Pará, Daniel Nardin, a vice-coordenação com Andréa Zílio, do Acre e a secretaria-executiva com Amaral Augusto, do Amazonas. Também participaram da reunião de trabalho os secretários de comunicação do Tocantins, Kenia Borges, e de Roraima, Gustavo Abreu.

Hoje os representantes do Fórum estarão reunidos, em conjunto com os secretários de Turismo dos Estados, em nova reunião no Ministério do Turismo, em Brasília, para o primeiro desdobramento de uma audiência realizada há cerca de um mês, com o Ministro Marx Beltrão.

Vamos mostrar ao Brasil e ao mundo que temos uma Amazônia de belezas, de saberes tradicionais dos nossos povos e oportunidades diversas em negócios sustentáveis. O nosso desafio é ressaltar a diversidade da Amazônia e contribuir para sermos a vanguarda econômica, social, cultural e ambiental do planeta”, destacou o secretário de Roraima, Gustavo Abreu. 

kkk
A campanha de prevenção a acidentes de trânsito no Carnaval teve início ontem nas ruas de Boa Vista.

Carnaval: Preocupação com a segurança | Para evitar acidentes ou infrações no trânsito durante o carnaval, a Superintendência Municipal do Trânsito (Smtran) iniciou ontem várias ações educativas com a finalidade de alertar os condutores de Boa Vista sobre os perigos da combinação de álcool e direção no trânsito, prevenindo-os para o carnaval. A ação aconteceu na avenida Cap. Ene Garcez (em frente à Embratel) e teve a participação dos jovens da oficina de trânsito do Projeto Crescer, que entregaram leques ilustrados com informações, além de dar instruções sobre temas como limites de velocidade, álcool e direção, direção defensiva, respeito à sinalização, importância de conduzir veículos devidamente habilitado e com as documentações em dia.

 Há vagas no CCTI da PMBV 
llç
No CCTI da Prefeitura, as inscrições já estão abertas para para vários cursos de informática.

A Prefeitura de Boa Vista está oferecendo novas vagas para cursos no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). As inscrições para os cursos de Robótica, Angular JS, Inforkids, Inforks Junior e Blender (modelagem de personagens) já estão abertas.

O minicurso de Robótica será destinado só para as crianças que participaram do Torneio Municipal de Robótica em 2016 no CCTI.  As inscrições são gratuitos e devem ser feitas no site ccti.boavista.rr.gov.br até serem preenchidas todas as vagas. As aulas estão previstas para iniciar a partir de 6 de março.

O projeto Cursos Estalos incorpora ampla gama de atividades de curta duração, que visam despertar o interesse pela área digital. Alguns minicursos são voltados para crianças que ainda não têm nenhuma noção de informática.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.
Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts