Roraima é considerado um Estado violento por conta do assassinato frequente de jovens.

Compartilhe nosso conteúdo!

A  Coluna de Hoje | Publicada 00h20

ddd
CASTILHO: dados apresentados na CPI do Senado

Roraima é considerado o quinto Estado, quando se trata de violência contra jovens e adolescentes, conforme o Mapa da Violência do Brasil de 2013. Pelos dados do Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal – Neac – da Secretaria Estadual de Segurança Pública nesse mesmo ano, três jovens, entre 12 e 17 anos, foram assassinados. Doze sofreram tentativa de homicídio enquanto um tirou a própria vida. O número de adolescentes mortos no ano seguinte dobrou. Foram registrados seis assassinatos, 11 tentativas e o número de suicídios aumentou para cinco casos.

A Secretaria de Segurança está em busca de otimizar o setor de estatísticas e ofereceu dados de 2005 até 2014, sobre mortes de jovens dos 12 até 29 anos. Entre eles, de acordo com a Sesp, foram 55 jovens assassinados em 2014 em todo estado. Nos seis primeiros meses de 2015, de acordo com a SSP, dois adolescentes, com idades até 17 anos, foram assassinados.

A revelação é do secretário-adjunto da Secretaria de Segurança, Eduardo Castilho, durante audiência na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Assassinato de Jovens no Brasil, na Assembleia Legislativa, ocorrida na última sexta-feira.

Por conta própria 

ccc
ALAGAÇÕES: cidadãos abrem valas para escoamento da água.

A ausência do poder público leva o cidadão comum a agir por contra própria, realizando aquilo que é obrigação dos governantes.

É o que está acontecendo bairros de Boa Vista da periferia onde a falta de drenagem em algumas ruas tem causado muitos problema para a população. O cumulo de água é incômodo e contribui para a proliferação de moesquitos transmissores de doenças.

Cansados de esperar por uma resposta do poder público, moradores do bairro Nova Cidade e Jóquei Clube, ambos na zona Oeste da capital, resolveram arregaçar as mangas e tentar resolver o problema das alagações por conta própria.

Com a água acumulada em frente as casas e dentro dos quintais, os moradores da rua Maceió, no Nova Cidade, tentaram bloquear a passagem com barro e muretas de concreto, sem sucesso. Na via, a água não tem por onde escoar e as pessoas precisam passar pela lama. Ai cavam valas improvisadas, o que diminui o sofrimento até o próximo alagamento.

Título definitivo

hhhh
PREFEITURA: Teresa entrega tíitulos definitivos.

O título definitivo traz segurança aos moradores, além de valorizar ainda mais o imóvel. A prefeita Teresa Surita recebeu moradores de de Boa Vista para receberem seus títulos definitivos, no Palácio 9 de Julho. Dentre os títulos, oito tiveram a baixa da cláusula resolutiva, que impedia a venda ou transferência das terras.  Segundo o presidente da Emhur, Sérgio Pillon, a PMBV trabalha muito para solucionar o problema fundiário.

A nossa prioridade é fazer um grande mutirão para regularizar a propriedade de terras em Boa Vista. É uma forma de resgatar a dignidade dessas pessoas. Estamos fazendo um grande esforço para que esses cidadãos tenham o título definitivo sem nenhum custo e registrado em cartório”, disse a prefeita Teresa Surita.

anchietaconvenção
EM BRASÍLIA: Anchieta participou da convenção do PSDB.

Ninho tucano

O ex-governador José de Anchieta e a deputada federal Sheridan se encontraram ontem em Brasília. Foi durante a Convenção Nacional do PSDB que manteve o senador Aécio Neves no comando do Partido.

E pela forma afável do encontro, fica claro que não há aversão nenhuma entre ambos – ex-marido e mulher.

Sheridan inclusive foi áspera contra o PT: “Vamos fazer uma bela Convenção!  Chega de mentira, chega de corrupção, chega de PT e todos que desconstroem o país”, disse.

Tudo em paz no Arraial

fffff
SEGURANÇA: A Polícia Esteve presente em todos os dias do Arraial.

A festa de São João, promovida pelo Governo de Roraima e encerrada na última sexta, dia 3, foi absolutamente tranquila.

Os dados das forças de segurança apontam há muitos anos a população de Roraima não tinha uma festa junina tão tranquila.  O resultado foi obtido mediante muito planejamento e integração de todas as instituições envolvidas, que resultou na presença maciça das instituições de segurança, o que inibiu a ação de criminosos durante a festa.

Até as 23h40 da sexta-feira, dia 3, última noite do Arraial Macuxi, nenhuma ocorrência grave foi registrada no evento ou motivada pelas festas.

200 mil visitantes

rrr
MULTIDÃO: Governo anuncia mais de 200 mil visitantes no Arraial.

E como passou todo o Arraial Macuxi contando gente, preocupado com o volume de visitantes na festa do Parque Anauá, o Governo informou que por lá passaram mais de 200 mil pessoas. Além disso, o festival contribuiu para geração de emprego e renda, e ofereceu entretenimento à população. A governadora Suely lembrou que a festa passou dois anos sem ser realizada, e para ela, o resgate deste evento foi proveitoso.

Lá vem bomba

fff
DESESPERO: Dilma deve ser denunciada no esquema da Petrobrás.

O TSE se prepara para um dos julgamentos mais importantes da história. Trata-se da denúncia de que a campanha de reeleição da presidente Dilma foi financiada com dinheiro ilegal, fruto da corrupção. Será decisivo o depoimento do delator Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC e coordenador do cartel que roubou a Petrobras. Seu testemunho será nitroglicerina pura.

Kits da 9 de julho

fff
9 DE JULHO: corrida acontece na próxima quinta-feira.

A Prefeitura de Boa Vista esclarece que uma empresa aérea atrasou na entrega de 1/3 dos kits da 15ª edição da Corrida Internacional 9 de Julho.

Por este motivo, alguns participantes ainda não puderam retirar seu material. A Prefeitura de Boa Vista se compromete a entregar os kits a essas pessoas na terça e quarta-feira, dia 7 e 8 de julho, no stand do Pátio Roraima Shopping, das 10h às 22h. Portanto, os participantes que não puderam receber neste final de semana, vão receber nos dias indicados.

Os atletas inscritos na Corrida 9 de Julho podem receber os kits de participação até o dia 8 de julho, no Pátio Roraima Shopping, véspera do evento,

Aécio de novo

eeee
NINHO TUCANO: Aécio continua  mandando no PSDB.

O senador Aécio Neves foi reconduzido à presidência nacional do PSDB, ontem, em convenção, realizada em Brasília. O tucano recebeu 99,34% dos votos para cumprir mais um mandato de dois anos.

Em discurso após ser reeleito presidente do PSDB, o senador Aécio Neves apostou que a presidente Dilma Rousseff não concluirá seu mandato. O tucano disse em Brasília que os atuais escândalos de corrupção mostram que há um “vale tudo” para se manter no poder; e voltou a afirmar que perdeu as eleições presidenciais para “uma organização criminosa”, e não para um partido político. Preocupado com a disputa interna pela candidatura à Presidência da República em 2018, Aécio aproveitou para fazer um apelo pela unidade no partido.
O presidente de honra do partido é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Vovô garoto

ffff
PAULO RODRIGUES: 85 anos e em plena forma física.

Ele tem 85 anos e uma vitalidade de um jovem de 20. A idade não o impediu de fazer o que mais gosta: correr. Paulo Rodrigues deixa a preguiça de lado e mostra que é possível superar limites. Pela quinta vez ele participa da Corrida Internacional 9 de Julho. Desde que começou a competir, o carioca de coração roraimense, já participou de 75 maratonas, três delas fora do Brasil.

Minas Gerais, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo foram alguns dos muitos roteiros que Paulo percorreu. Até a famosa Corrida de São Silvestre ele já encarou. Segundo ele, com o passar dos anos é preciso ter certa técnica para não se prejudicar durante o percurso.

Quando perguntado por que escolheu a corrida como esporte favorito, com um largo sorriso no rosto ele respondeu: “Para não ficar barrigudo”, brincou. Paulo conta que correr diminui o stress e faz bem a saúde.

Boa Vista, 125 anos.

boavista1
125 ANOS: o aniversário de Boa Vista será comemorado com extensa programação, na quinta-feira.

Boa Vista celebra na próxima quinta-feira (9) 125 anos de existência. Para comemorar o aniversário da cidade mais ao norte do Brasil, a prefeitura preparou uma vasta programação que reunirá shows, mostra fotográfica e a tradicional corrida internacional 9 de Julho. A partir das 8h será realizada a corridinha, destinada às crianças e adolescentes de 4 a 15 anos de idade. Haverá a disputa dos percursos de 100, 200, 300, 600 metros ou um quilômetro, de acordo com a idade. Mais de 600 pessoas vão participar desta categoria. A largada será da Praça Velia Coutinho, localizada na avenida Ene Garcez.

Por volta das 15h30, os amantes da fotografia poderão conferir as imagens que compõem a Mostra Fotográfica 2015. Com o tema “Boa Vista por todas as lentes, 125 anos de história”, 20 fotografias que expressam tudo que a cidade oferece de melhor aos cidadãos serão expostas. Às 16h30 será dada a largada para às corridas de 5km e 10km, a única da região Norte reconhecida oficialmente pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), segundo informou na prefeitura de Boa Vista, integrando o Calendário Nacional de Corrida de Rua da Caixa/CBAt. O início do percurso também será da Praça Velia Coutinho.

 

jotaquestettJota Quest é o show | Para encerrar a programação festiva dos 125 anos de Boa Vista, comemorado na próxima quinta-feira, dia 9, a banda mineira Jota Quest se apresentará na Praça de Eventos Fábio Marques Paracat, a partir das 22 horas. Com a turnê do álbum “Funcky Funcky Boom Boom”, o Jota Quest sobe ao palco, montado especialmente para a festa, após a premiação da tradicional Corrida Internacional 9 de Julho. O repertório do show deve reunir releituras de sucessos, como “Só Hoje”, “Encontrar Alguém” e “Mais uma Vez”, além das músicas recentes, como “Waiting For You” e “Dentro de Um Abraço”

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

 

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts