Roraima na rota do tráfico: em 24 horas dois aviões são apreendidos com cocaína e ouro.

A Coluna desta segunda | Publicada 00h05

Professor da escola naval dos Estados Unidos, John Polga-Hecimovich afirmou, em relatório, na semana passada, que a migração venezuelana estava abrindo caminho na fronteira de Roraima para o tráfico de drogas, armas e minerais nobres.

O renomado professor sustenta haver evidências de que o PCC (Primeiro Comando da Capital) em Boa Vista pode estar envolvido no tráfico de cocaína e armas da Venezuela através da fronteira em Roraima: a tese de Polga-Hecimenvich acaba de ser confirmada.

Em menos de 24 horas duas ocorrências relacionadas com o que falou o professor americano foram verificadas em terras roraimenses. Na manhã de sexta um avião monomotor foi obrigado a fazer um pouco forçado em plena BR-174m, nas proximidades de Iracema, sul de Roraima. No interior do Cessna 206 algo ‘precioso’: um carregamento com 450 quilos de pura cocaína.

A droga, segundo relatos da PF, foi carregada nas proximidades de Pacaraima, adquirida de grupos criminosos venezuelanos que repassaram para entrega em outras regiões do Brasil, o que atesta o relatório do professor Polga.

E ontem de manhã outra surpresa: um outro avião, também Cessna, foi apreendido depois que capotou em uma pista de pouso clandestina no município de Caroebe, também sul do Estado. A aeronave pousou para reabastecer e quando tentou decola, caiu. E no interior do pequeno monomotor, a polícia encontrou barras de ouro.

Os dois casos certificam com clareza que Roraima virou caminho de organizações criminosas poderosas e de contrabandistas de ouro, metal que é explorado de forma ilegal e em larga escala aqui nas reservas indígenas e em áreas não autorizadas na Venezuela e na Guiana.

Boa Vista: a mais bela capital do norte do Brasil.

Boa Vista: 129 anos | Única capital brasileira localizada no Hemisfério Norte, Boa Vista é conhecida por sua beleza, suas ruas largas e pavimentadas e também pelos belos cartões portais que são motivos de orgulho tanto aos seus moradores nativos quanto aos que escolheram essa cidade para viver. E amanhã, 9 de julho, esta exuberante cidade completa 129 anos de muito amor envolvido entre sua gente e os que passam por aqui. Que tal conhecer um pouco sobre alguns de seus pontos turísticos mais conhecidos e mais visitados? A cerimônia de comemoração do aniversário de 129 anos da cidade ocorrerá amanhã, a partir das 9h30 no Teatro Municipal. A comemoração inclui apresentação musical e homenagem a moradores que contribuem para uma cidade cada vez melhor.

O que funciona no ‘feriadão’

Frota de ônibus será reduzida no feriadão.

A Prefeitura de Boa Vista informa que neste feriado prolongado, por conta do aniversário de Boa Vista, as repartições públicas municipais e as unidades básicas de saúde não funcionarão.

Serão mantidos apenas os serviços essenciais de coleta de lixo domiciliar, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio, serviços da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e a Central de Atendimento 156.

Hoje, ponto facultativo, os ônibus circularão com 85% dos veículos e o táxi lotação das 6h às 20h. E na terça-feira 9, aniversário de Boa Vista, os ônibus circularão com 85% da frota e o táxi lotação das 8h às 12h.  

Havendo aumento da demanda, a prefeitura disponibilizará ônibus extra.

IPTU: Prazo acaba na quarta-feira

Os boletos do IPTU já estão disponíveis no site da Prefeitura.

Termina na próxima quarta-feira, 10, o prazo para pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Coleta de Lixo (TLC) com desconto. Quem pagar em parcela única terá redução de 10% no valor dos tributos.

Também nesta quarta-feira vence a 1ª parcela para quem optar por pagar o IPTU em até seis parcelas, sendo que a última deverá ser paga em 10 de dezembro. Da mesma forma, quem optar pelo parcelamento da TCL poderá saldar o débito em até quatro parcelas, a 1ª parcela também vence nesta quarta e a última no dia 10 de outubro.

Este ano, a prefeitura alterou o Calendário Tributário Municipal (Catrim), transferindo as datas dos pagamentos do IPTU e TCL, para o segundo semestre do ano. O objetivo de dar mais condições para o contribuinte quitar seus débitos com a prefeitura, tendo em vista que o primeiro semestre de cada ano é um período conturbado para as finanças.

Os boletos foram enviados para a residência do contribuinte, mas, o contribuinte tem a opção de acessar: https://boavista.saatri.com.br/ caso não tenha recebido o boleto em sua casa. Ou se preferir, pegá-los na Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, rua Cel. Pinto, 188 – Centro, das 8h às 13h30.

Cirurgias retomadas no HGR

O HGR não realiza cirurgia ortopédica há mais de um ano.

Cirurgias ortopédicas que estavam paradas há quase um ano em Roraima serão retomadas pelo HGR. A espera de 800 pacientes termina logo após o feriado de 9 de julho.

Os pacientes internados no Hospital Geral serão os primeiros atendidos. Já os que estão na lista de espera, serão contatados pelo setor ortopédico do Hospital, que marcará as cirurgias de acordo com a necessidade ortopédica.

A autorização partiu da Secretária Cecília Lorenzom, após tomar conhecimento de que o Hospital seguia as normativas da Anvisa para a realização dos procedimentos.

Cubanos: governo pode flexibilizar

Cubanos que ficaram no Brasil podem ser beneficiados.

O governo estuda flexibilizar a validação do diploma de médicos cubanos que ficaram no Brasil.

A mesma medida não seria estendida a profissionais de outras nacionalidades, diz o Estadão.

“Uma alternativa tratada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, é dar aos cubanos as condições dos refugiados, dispensados de taxas e de apresentar parte dos documentos”.

Migração: Nicoletti apresenta relatório

Nicoletti, Eduardo e Girão: integrantes da comissão externa.

Coordenador da comissão externa da Câmara dos Deputados criada para investigar a migração venezuelana, o deputado federal Nicoletti (PSL) apresentou seu relatório com dados colhidos durante a visita feita a Roraima entre os dias 29 e 30 de abril deste ano.

O documento expõe um panorama da situação no Estado e uma série de recomendações para sanar as principais demandas em áreas críticas como Saúde, Segurança e Educação.

O próximo passo será a apresentação do relatório ao presidente Jair Bolsonaro com o objetivo de cobrar maior aporte de recursos e ações federais voltados para o estado e municípios atingidos pela imigração. 

“A exposição desses dados é imprescindível para que possamos chamar a atenção do Governo Federal e de toda a sociedade para as profundas dificuldades enfrentadas por Roraima em razão do intenso fluxo migratório. À frente dessa importante comissão, meu maior objetivo é conseguir recursos e ações, em caráter emergencial, para que possamos dar uma resposta efetiva às demandas do estado”, disse Nicoletti.

Além de Nicoletti, integram a comissão os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), Coronel Chrisóstomo (PSL/RO), Delegado Pablo (PSL/AM), Delegado Waldir (PSL/GO), General Girão (PSL/RN), José Medeiros (PODE/MT) e Roberto Pessoa (PSDB/CE).

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: