Rota do crime: Migração venezuelana eleva índice de violência em Roraima, aponta anuário da segurança.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h06

A invasão de venezuelanos em Roraima elevou nível de violência.

Pela primeira vez na história das medições de homicídios no país, um estado do Norte chegou à liderança no ranking de assassinatos no país. Segundo o 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado ontem pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Roraima terminou 2018 com 348 crimes violentos letais intencionais, ou 66,6 mortes para cada 100 mil habitantes — a média nacional foi de 27,5 por 100 mil.

A explosão da violência é um fenômeno recente no estado e que coincide com um outro fenômeno que mudou a rotina de Roraima: a migração e massa de venezuelanos que invadiram o Estado, sobretudo Boa Vista, a partir de 2016. Para tornar a situação ainda mais problemática, o local ainda é rota de tráfico internacional de armas e drogas.

Além disso Roraima é mais um Estado que sofre com a disputa de facções criminosas – e as maiores do país têm membros aqui: PCC (Primeiro Comando da Capital), CV (Comando Vermelho) e FDN (Família do Norte). Para tornar a situação ainda mais problemática, o local ainda é rota de tráfico internacional de armas e drogas.

Desde 2011, Roraima viu a taxa de homicídios crescer 410%. A explosão começou em 2016, quando a taxa mais que dobrou. Entre 2017 e 2018, uma nova grande alta: 65%, na contramão do país, onde houve queda de 10,8%. Nessas duas vezes, o estado foi o líder em alta de homicídios.

Em 2018, a violência policial também saltou, com salto de 8 para 25 mortes por intervenção policial —o que dá uma média de 4,3 para cada 100 mil habitantes, quando a média nacional no ano passado ficou em 3.

Em maio, o governador de Roraima, Antônio Denarium (PSL), foi ao Senado apresentar dados e disse que cerca de 200 mil venezuelanos chegaram ao estado e causaram um grande impacto em serviços essenciais do estado. De acordo com dados apresentados: dos 2.700 detentos no estado, 300 eram venezuelanos. Fonte | Anuário da Segurança Pública.

A prova do crime

O fuzil e a munição apreendidos pela PM. Foto | PM Divulgação

A prova de que o crime organizado instalou-se definitivamente em Roraima foi encontrada ontem, pela Polícia Militar no Conjunto Cidadão.

Um homem foi preso com um fuzil AR-15, 75 cartuchos, dinheiro e drogas. Ainda conforme a polícia, o homem já tinha passagem pela polícia pelo crime de furto.

O fuzil AR-15 é uma arma de fabricação americana com capacidade de fazer disparos em rajadas.

No Brasil, somente as forças armadas têm autorização para usar armamentos do mesmo calibre.

Xingu promete bombardeio

Xingú promete promete dar nome aos bois, hoje. Foto | SupCom/ALE

Ao apartear o colega Nilton do Sindpol, o 1º vice-presidente da Assembleia, Jânio Xingu, escancarou sua aversão ao governo de Antônio Denarium.

“Governo impopular, sem resultados. Não tem defesa. Ademais te uma Casa Civil ocupada por mentirosos”, disparou o deputado, aparentemente furioso.

E prometeu para hoje se manifestar na Tribuna da Casa onde promete investir contra tudo o que ele enxerga de errado no Governo de Denarium.

“Vou abrir o jogo inclusive dando nome aos bois”, disse.

‘Tem que melhorar’, diz Sampaio

Sampaio, o líder: ‘para melhorar, tem que mudar’. Foto | Arquivo/ALE

Meio que acuado na função de líder, diante do bombardeio cada vez mais intenso da oposição, o deputado Soldado Sampaio reconheceu ontem a fragilidade do Governo Denarium.

“Para está cada dia melhor – é esse o slogan com Governo – terá que melhorar bastante”, disse Sampaio. Para ele a postura precisa mudar diante da descrença popular.

O líder observou ainda que Denarium necessita restaurar o discurso da campanha e acabar urgentemente o rótulo de que se voltou para o agronegócio, sobretudo favorecendo empresários de fora, em detrimento dos locais.

O petróleo jorra na Guiana

Chico apresentou relatório sobre a Guiana. Foto | Agência Senado

A Guiana descobriu em 2018 imensas jazidas de petróleo, cuja produção deverá começar já́ a partir de 2020, com potencial de gerar um grande crescimento econômico e desenvolvimento social para aquele país.

A informação faz parte do relatório apresentado pelo senador Chico Rodrigues (DEM) à Comissão de Relações Exteriores, apresentado ontem.

— Tenho certeza que a descoberta do petróleo e o início da exploração na costa guianense farão as relações comerciais entre Brasil e Guiana se intensificar muito. Vão explodir”, disse o senador.

O senador revelou que se encontrou duas vezes recentemente com o embaixador da Guiana no Brasil, George Talbot, para tratar da pavimentação da estrada que liga Georgetown ao Brasil. Talbot confirmou que o objetivo do governo guianense é asfaltar mais 120 km da estrada ainda este ano.

Telmário deu pra trás

Telmário não sabe se assinará a CPI da Toga.

O senador Telmário Mota (Pros) reluta em assinar o novo requerimento para instalação da CPI da Lava Toga.

Ele assinou os dois primeiros requerimentos — ambos arquivados —, mas agora diz que “vamos ver”.

“Vamos ver, eu te falo. Não quero ser moeda de troca. Já assinei duas vezes e o negócio não andou. Vamos ver se mais alguém vai tirar a assinatura”, disse ele. Fonte | Antagonista

Mais uma CPI na ALE

Renato quer investigar sonegação de impostos. Foto | SupCom/ALE

O objetivo é claro: investigar um grupo de empresários ligados ao governador Antônio que, segundo a falação, é quem mais sonega impostos no Estado.

Com esse desejo o deputado Renato Silva disse ontem que pretende investigar a conduta de empresários locais que não recolhem tributos há anos.

O assim como fez com a saúde, Renato disse que pretende ingressar com um requerimento para abertura de uma CPI com o intuito de apurar o comportamento financeiro dos empreendimentos locais.

“Muitos empresários começam com mercadinho na feira e depois de dois, três anos estão com vários supermercados, distribuidoras”, pontuou.

Prefeitura retoma obras

Obras estruturais no Parque do Rio Branco. Fotos | Secom/PMBV

Com o fim do inverno, a Prefeitura de Boa Vista retomou as obras de infraestrutura que diminuíram o ritmo por conta do período chuvoso – que impedia a execução de todos os serviços. 

Cerca de 90 obras, que vão de asfalto, passando por reformas de unidades de saúde até o Parque do Rio Branco, estão em execução. Uma das prioridades do município é acelerar e entregar estes espaços para a população desfrutar dos benefícios.

A prefeita de Boa Vista Teresa Surita destacou que o volume de entrega das obras pela prefeitura sempre foi alto e positivo. Para ela, acompanhar e fiscalizar as empresas que ganham as licitações faz toda diferença.

“É necessário planejamento e eficiência. Agora que o inverno terminou vamos aproveitar para colocar as obras em dia e concluir obras importantes, como a avenida Carlos Pereira de Melo, que ficará tão bonita quanto a Ville Roy e a João Alencar”, enfatizou a prefeita.

Obras de asfalto se destacam

Várias avenidas estão recebendo asfalto totalmente novo.

42 km de pavimentação, 45 km de recapeamento e 20 km drenagem estão em andamento. A prefeitura também dá continuidade na construção de calçadas, sarjetas e meios-fios.

Os serviços se concentram principalmente nos bairros mais afastados como Professora Araceli, Nova Cidade, Bela Vista e Centenário.

Esses investimentos contribuem com a melhoria na qualidade de vida da população e o desenvolvimento do município.

A avenida Carlos Pereira de Melo, uma das vias mais movimentadas da cidade, também passa por obras de reconstrução e modernização.

A avenida está recebendo um novo asfalto, e ainda ganhará calçada, sinalização e substituição de rotatórias por semáforos. Alguns trechos também receberão drenagem.

A avenida Nossa Senhora da Consolata também está ganhando asfalto novo. O antigo está sendo retirado para dar lugar a um novo pavimento.

Em média, a vida útil da pavimentação asfáltica é de 15 anos. Passado esse período, é importante fazer o recapeamento do local.

Concurso da PM anda

Denarium anunciou as etapas ontem, no Palácio. Foto |Secom/RR

O governador Antonio Denarium anunciou ontem, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos o cronograma com as próximas etapas do concurso da Polícia Militar de Roraima.

A Universidade Estadual de Roraima vai lançar amanhã, 12, o edital específico de convocação para a realização dos exames médicos, odontológicos e toxicológicos. 

Cumprindo todas as etapas, até o início de abril de 2020 serão convocados novos 400 policiais militares.

A primeira fase do concurso foi aplicada em dezembro de 2018. Com a grave crise financeira Antonio Denarium suspendeu o concurso em janeiro.

Em julho o governo revogou a suspensão e agora anunciou as próximas fases.

Vale ressaltar que a continuidade do Concurso só foi possível porque houve um esforço coletivo dos deputados estaduais que aprovaram um recurso de R$ 1 milhão que foi remanejado do Orçamento especificamente para este fim.

Jalser freia proibição de pesca

Jalser se reuniu ontem com pescadores. Foto | SupCom/ALE

O presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (SD), garantiu que o Projeto de Lei 115/2019, que pretende restringir a pesca de tucunarés, não será votado sem consenso com os pescadores.

A informação foi dada ontem em resposta aos representantes que protestavam na Casa contra a medida proposta pelo Governo do Estado. Ele disse que tem ciência da dificuldade enfrentada pela classe, e que a Assembleia não aprovará um projeto que traga problemas para os pescadores. 

“Queremos deixar claro que esse projeto só será votado quando houver um consenso. Esta Casa não votará nada contra o pescador, e entendemos que da forma como está, este projeto prejudica muito a vida dos pescadores”, disse Jalser. 

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: