Secretário manda derrubar o ‘favelão’ que abrigava presos na Penitenciária do Monte Cristo.

Compartilhe nosso conteúdo!
*** A Coluna de Hoje ||| Publicada 00h23 ***
Todos os barracos que abrigavam presos na parte externa, fora das alas, foram derrubados na PAMC e os detentos transferidos.

Finalmente alguém de pulso firme capaz de enfrentar o crime organizado dentro da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo – PAMC. O secretário de Justiça e Cidadania, Ronan Marinho, nomeado na semana passada, mandou varrer uma favela que ocupava parte da área externa dos pavilhões e transferiu de lá os presos que ocupavam os barracos como se fosse suas residências em uma cidade de sem lei. A destruição dos barracos começou na noite de sábado e os 348 detentos que cumpriam pena nessa área do presídio foram levados para a Cadeia Pública durante a madrugada de ontem.

A favela existia ali há pelo menos 15 anos e nunca nesse período houve alguem com coragem suficiente para peitar a situação. Eram barracos e não celas, montados pelos próprios presos com materiais improvisados como lonas e até embalagens de marmitex. Foi nessa ‘Ala da Cozinha’ que diversos buracos, túneis, e até corpos já foram achados enterrados após um massacre deixar mais de 30 presos mortos na unidade.

Na avaliação de Marinho, os detentos que estavam cumprindo pena na ‘favela’ viviam em condições subumanas e que a existência do local “feria a dignidade dos presos”. Ele afirmou que agora na Cadeia Pública onde a situação deles “é muito melhor”.

“Aqueles presos estavam lá massacrados, subjugados. As condições eram as piores possíveis. Quer dizer, eles estavam sendo duplamente castigados, primeiro por estarem presos e depois por viverem em condições deletérias”, declarou Marinho.

O secretário informou que a medida vai possibilitar a implementação do projeto de reforma da PAMC, a partir desta semana. Segundo ele “é possível fazermos gestão do sistema e nos tornamos uma referência, um modelo, um padrão”.

Guerra declarada ao o mosquito
A Prefeitura firmou parceria com o Exército para ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika continuam em Boa Vista. A partir de hoje a Prefeitura inicia uma ação nos bairros em parceria com o Exército. O trabalho terá início às 9h, na 1a Brigada de Infantaria de Selva, no bairro 13 de setembro. Cerca de 230 militares estarão em campo, em alguns bairros selecionados.

Eles farão visitas domiciliares com o objetivo de orientar os moradores sobre medidas de prevenção de combate ao mosquito Aedes aegypti, da importância da eliminação mecânica de criadouros e ainda o controle larvário.

Será realizado também o tratamento químico em depósitos não passíveis de remoção ou onde não foi possível outra medida física.  Estão programados cinco dias de ação, com visita nos bairros Aparecida, Caimbé, Cauamé, Jardim Primavera e Santa Luzia. A meta é alcançar 13.700 imóveis.

Teresa pede paciência 

Diante do rigor das chuvas que caem diariamente sobre Boa Vista e consequentemente pelos estragos que elas causam nas ruas, avenidas e nos bairros da cidade, a prefeita Teresa Surita postou em sua conta no Facebook um apelo para que as pessoas tenham paciência. E pede que os moradores procurem a Prefeitura para relatar as demandas nas localidades afetadas, porque foi criada uma equipe para atender as demandas mais urgentes.

Pessoal, tenho recebido algumas reclamações em minhas redes sociais por conta do inverno. Eu e minha esquipe estamos averiguando cada demanda e solucionando o maior número possível, mas peço paciência. Temos registrado um número elevado de chuva para um curto período. Em Boa Vista, a média de maio é de 213 milímetros e só do dia primeiro a oito já foram acumulados 222 milímetros de chuva. Por ser uma cidade plana e com nível do lençol freático de 10 metros a água empossa rapidamente nas ruas, mas em duas horas elas secam. Por conta da chuva volumosa e intensa, algumas ruas e avenidas da cidade acabam precisando de serviço de tapa buraco, mas nossa equipe do Patrulha na Chuva só pode realizar este trabalho quando a chuva der uma trégua. Vocês podem acioná-los pelo telefone 156, eles vão encaminhar a sua demanda para a Secretaria responsável para solucionar o problema o mais breve possível”, escreveu Teresa no Facebook.

Ministro garante que Linhão vem
O deputado Jhonatan recebeu o ministro Fernando Coelho na Comissão de Minas e Energia da Câmara.

Em reunião ocorrida na última quarta-feira no Plenário 14 da Câmara dos Deputados, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filo, prometeu ao deputado Jhonatan de Jesus (PRB), presidente da Comissão de Minas e Energia, que o projeto do Linhão Tucuruí, que vai trazer a energia de Manaus até Boa Vista, sairá do papel este ano, como prometeu o presidente Michel Temer.

O ministro reconheceu a carência energética de Roraima, reconheceu que o serviço hoje prestado é caro, de péssima qualidade, e que o fornecimento energético via Venezuela tem se tornado um desafio de difícil viabilidade.

“A situação em que a Venezuela se encontra dificulta todo o processo, a linha de Guri fornece hoje menos energia do que deveria, e isso vem causando uma instabilidade no sistema. Integrar Roraima ao sistema de distribuição nacional é uma obrigação nossa. E nós vamos concluir o projeto”, apontou o ministro.

Vândalos atacam novamente
O veículo que servia ao programa Braços Abertos foi queimado no pátio da Secretaria.

Um dos carros de serviços do Programa Braços Abertos, da Secretaria Municipal de Gestão Social, foi alvo de um incêndio criminoso na madrugada de sábado, 13.

O ataque ocorreu na sede do Programa, localizado na Rua Major Manoel Correa, próximo a Prefeitura de Boa Vista. Pelo menos 50% da área interna do veículo foi danificada.

A secretária municipal de Gestão Social, Simone Queiroz, acredita que este ato de vandalismo não é uma ação isolada. “Acompanhei nos últimos dias, através das redes sociais, um ataque semelhante a este em outro bairro da capital. Estamos passando por tempos difíceis e já não nos sentimos mais protegidos como antes”, destacou.

Títulos definitivos para produtores
A governadora Suely fez questão de assinar cada um dos títulos distribuídos aos produtores de Campos Novos.

A governadora Suely Campos fez a entrega de títulos definitivos de lotes rurais para produtores da região de Campos Novos. O documento era aguardado há décadas.

Suely destacou que fez questão de colocar a sua assinatura nos títulos definitivos, por se tratar de escrituras legítimas, dentro da legalidade e segurança jurídica.

É fruto de um trabalho muito sério, muito dedicado, buscando resolver de forma técnica, inclusive com parcerias com o Governo Federal e com todos os órgãos afins. Foram avanços que obtivemos para chegar até aqui, nesse resultado positivo de entregar os títulos definitivos no maior programa de regularização fundiária do Estado, que é o Título Legal”, falou Suely.

Água tratada 100% 
O prefeito Joner Chagas recebeu o ministro da Saúde e a governadora na solenidade da última sexta-feira.

Os moradores do município de Bonfim, distante 125 quilômetros de Boa Vista, contam a partir de agora com ampliação da rede de abastecimento de água.

Essa é uma conquista para as famílias que vivem na região que terão 100% da demanda de abastecimento atendida. A obra é resultado de um convênio entre o Governo de Roraima e a Funasa.

Essa obra vai atender à demanda de abastecimento de água no município. São mais de 900 mil litros de água que teremos. Esse é o resultado do esforço e da parceria entre os governos federal e estadual, que beneficiará especialmente os moradores de Bonfim. Por isso, só temos a agradecer e dizer que estamos abertos a fazer nova parceria com os governos estadual e federal, para que possamos atender a todas as necessidades do povo”, disse Joner Chagas, prefeito municipal.

Multa moral: cobrando respeito | O Código de Trânsito Brasileiro prevê penas severas para quem estaciona em vagas destinadas para deficientes e idosos sem a credencial. As penas já foram leves, graves, mas atualmente esse tipo de infração é gravíssima, com aplicação de multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na carteira, sujeito a remoção do veículo. Para alertar os motoristas quanto a esta nova regra do Código é que a Superintendência Municipal de Trânsito e os idosos do Cabelos de Prata (foto acima) se uniram numa ação de conscientização no estacionamento do Roraima Garden Shopping. Com a Multa Moral não se cobrou dinheiro, mas atitude do motorista. Eles deixaram orientações importantes para quem estacionou errado e parabenizaram os que estavam dentro da legalidade. O uso da credencial é obrigatório durante o período em que o veículo estiver estacionado na vaga e o idoso ou deficiente deve estar presente. A credencial deve ser colocada sobre o painel do carro, com a frente voltada para cima. O Roraima Garden Shopping dispõe de 1.734 vagas no estacionamento, 10% delas estão reservadas para o público prioritário, o que representa 174 espaços para deficientes, idosos, gestantes e pais com crianças de colo.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.
Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts