Selma é demitida da Secretaria de Educação. Suely empossa amazonense em seu lugar.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h12

lll
‘IMPORTADO’ | Suely demitiu a própria irmã, Selma Mulinari. E em seu lugar empossou o amazonenses Marcelo Campbell.

Só falta fechar a porteira, porque chiqueiro do Amazonas já somos. Não bastasse a sangria de dinheiro que abastece em grande quantidade contas de firmas manauaras, o Governo do Povo contraria o axioma mais secular – ‘primeiro os meus’ – e numa clara demonstração de zombaria aos profissionais locais, importou do Amazonas – claro – o novo secretário de Educação cuja trajetória na gestão pública não passa de um insignificante cargo de subsecretário de infraestrutura e logística da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O suplicante empossado ontem atende pelo nome de Marcelo Henrique Campbell da Fonseca e ascendeu ao cargo de secretário de Estado da Educação por uma imposição do ex-governador Neudo Campos, obrigando a governadora Suely a demitir sem dó nem piedade a irmã Selma Maria de Souza e Silva Mulinari, causando constrangimento na equipe de assistentes mais graduados e, certamente, trauma na família. Evidente que o desgaste já havia mortificado a então secretária Selma, resultante de suas atitudes nada democráticas onde tratava a todos na base da chibata. Mas permutá-la por um desconhecido ainda mais ‘importado’, enseja, claro, descontentamento.

Essa linha de ajuntamento com os amazonenses – pois para lá já está migrando a maioria dos grandes contratos do Governo de Roraima – suscita ainda mais forte os ruídos de que não interessa aliança nenhuma com os roraimenses, nem com as empresas locais, tampouco com os profissionais daqui. Na entrevista para justificar a escolha de Campbell, Suely foi absolutamente inconsistente. Meio que divagando, disse: “ele [Campbell] está chegando para ajudar a reconstruir a educação, carreando recursos para nosso Estado, principalmente para o custeio, pois estamos enfrentando dificuldades financeiras”.

A questão da falência na Educação Estadual é de falta de gestão do Governo, porque um ano já foi consumido da administração de Suely e não há um plano de gerenciamento para o setor, porque tudo é feito na base do improviso. Sobre recursos, a governadora parece desconhecer o sinônimo de ‘transferências constitucionais’. Dinheiro na Educação há, e muito. Porque 25% de todas as receitas do Estado – um 4º de todo o orçamento – é obrigatoriamente destinado por lei à Educação.

Ameaças no Puraquequara

Mas aquela aparência franciscana e meio recatada, exibida ontem por Marcelo Campbell durante a posse, não condiz com sua real personalidade. Em Manaus é conhecido por ser incivil e agressivo.

Consta em um Boletim de Ocorrência (BO), no 28º Distrito Integrado de Polícia, em Manaus, uma queixa por ameaça, no mês de junho deste ano, a senhora Neuza França, moradora da Comunidade Bela Vista. Ela e mais seis pessoas registraram queixa contra o agora secretário roraimense, por ameaça e intimidação a pessoas.

Aconteceu quando ele [Campbell] participava de reunião na escola municipal Francisco Nunes. Ao perceber que estava sendo filmado, avisou em voz alta: ‘se sair alguma imagem dele em meios de comunicação, que ela iria se ver com ele’. E Neuza então perguntou se aquilo era uma ameaça e ele respondeu que “Sim”. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

secretariodcultura
JUNIOR NO PODER | O novo secretário de Cultura tem ligações com a família Campos.

Cultura tem novo titular

Em solenidade no Palácio Senador Hélio Campos, a governadora Suely deu posse também ao novo secretário de Cultura, José Alcione Almeida Júnior. Alcione é roraimense, bacharelando em Direito, músico polivalente, prestou 7 anos de serviço como analista municipal no setor de recursos humanos da prefeitura de Boa Vista e mais 3 anos na controladoria geral da assembleia legislativa de Roraima.

O novo secretário tem a missão de dar continuidade ao excelente trabalho do antecessor Marcos Jorge – hoje secretário Executivo do Ministério do Esporte – a começar pela restauração d Casa da Cultura e a reforma do Teatro Carlos Gomes.

Mas, para não perder o costume, Suely empossa mais um agregado à sua família. Júnior é esposo da cunhada de Danielle Campos e sua sogra dá expediente na Codesaima como diretora financeira.

‘Eu quero é lonjura’

lll
TÔ NEM AI | Jucá alegou que tem votações importantes em Brasília e não fará sala para Dilma, amanhã, aqui em Boa Vista.

Eu perguntei ao senador Romero Jucá – PMDB – se não iria recepcionar a presidente Dilma Rousseff, amanhã, em sua segunda visita a Boa Vista este ano para entregar os apartamentos do residencial Vila Jardim. Jucá pulou longe:

– Não vou poder receber a presidente. Tenho votações importantes no Congresso. Ademais já fiz minha boa ação neste caso, que foi conseguir os recursos para a construção dos 2.992 apartamentos do Conjunto.

Claro, no mar de lama em que está atolada a nau governista, Jucá num é nem besta de se aproximar. Pois correria o risco de afundar também.

Visão equivocada

lll
ATACADÃO | Novo empreendimento gera renda e cria empregos para os roraimenses.

Tenho visto comentários absolutamente equivocados, injustos por sinal, sobre a instalação em Boa Vista do empreendimento ‘Atacadão’, um grande centro de vendas no atacado e varejo, da rede francesa Carreffour.

Ora quem regula o mercado é a oferta e os comerciantes boa-vistenses não podem ficar se lamentando com a concorrência. Eles têm mais é que se modernizar diante de um mundo cada vez mais globalizado, senão definham e vão a pique.

Ademais aquele negócio gera centenas de empresas e gira milhões de reais na economia local. Deveriam reclamar do Governo do Povo, isso sim, que manda milhões do nosso dinheiro para empresas do Amazonas.

A derrota de Maduro

llllll
VENEZUELA | Oposição ganhou a eleição e país terá um novo rumo democrático.

A oposição venezuelana conquistou a maioria dos lugares da Assembleia Nacional nas eleições legislativas de domingo, dia 6. O resultado representa uma grande derrota para o partido socialista, que comanda o país há quase 17 anos, desde a chegada de Hugo Chávez à liderança do governo nacional.

A oposição está próxima de garantir dois terços do Congresso na Assembleia Nacional, numa derrota retumbante do chavismo. Segundo fontes que acompanham a apuração, já são 111 deputados oposicionistas eleitos.

É necessário apenas mais um para alcançar a marca, importante por constituir base para demitir ministros, por exemplo. A situação garantiu 49 assentos e outros sete ainda estão em aberto.

Enfim, o Vila Jardim

lllll
VILA JARDIM | Os 2.992 apartamentos serão entregues amanhã por Dilma Rousseff.

Os 187 edifícios do residencial Vila Jardim – apartamentos com 39 m² – finalmente serão ocupados amanhã quando as chaves serão entregues às 2.992 famílias, pela presidente Dilma Rousserff. A solenidade está marcada para as 11 horas, dessa quarta-feira.

A novidade é que o Vila Jardim foi escolhido para sediar a cerimônia da Presidência da República, que entregará simultaneamente residências em mais sete municípios espalhados pelo Brasil: Rio Largo (AL), Luís Eduardo Magalhães (BA), Caxias (MA), Capitão Poço (PA), Itupiranga (PA), Tomé-Açu (PA) e São Gonçalo (RJ).

Ao todo, serão entregues mais de 10 mil moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida, no momento da solenidade presidida por Dilma. A entrega das chaves, fora de Roraima, será feita através de uma transmissão, ao vivo, para os demais estados, via satélite.

Suely e o impeachemnt

lll
SUELY | A governadora não respondeu ao questionário do jornal paulistano.

A maioria dos governadores é contra o pedido de abertura de processo de impeachment da presidente Dilma iniciado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, 15 dos 27 governadores são contrários à abertura do processo e nove preferem não se manifestar com clareza. Pedro Taques (PSDB), de Mato Grosso, são a favor, e os governadores de Rondônia e Roraima não responderam.

Mas aqui entre nós, a opinião da governadora Suely teria algum valimento nessa questão? Claro que não. Pois não exerce ascensão nenhuma sobre nossos 8 representantes na Câmara Federal.

Foto: Rodney Machado
SÓ GENTE | A Expoferr atraiu milhares de pessoas em suas seis noites. Negócio que é bom, quase nada. Foto: Rodney Machado

Expoferr foi um sucesso de púbico | Tirando aqueles 700 bois e cavalos vendidos em um leilão pífio – não há outro registro oficial dos negócios fechados na 39ª Expoferr. Mas o Governo soleniza o evento como um grande acontecimento de público. Óbvio, gastou mais de R$ 10 milhões para transformar o Parque Dandâezinho em uma grande praça de entretenimentos. Na verdade, um parque de diversões. Divertimento e recreação, aliás, grassava em abundância por lá. E a festa de encerramento reuniu mais de 40 mil pessoas no show da dupla brega/sertaneja César Menotti e Fabiano, no domingo dia 6. Trazidos por um ‘cachêzinho’ bem módico: R$ 300 mil.

Famílias em falta

llll
CADASTRO | Cerca de 10 mil famílias estão com os dados irregulares no programa.

A Prefeitura de Boa Vista realizou em todas as Unidades Básicas de Saúde um mutirão para atender os beneficiários do programa Bolsa Família. Mais de 1.500 beneficiários atualizaram os dados do programa.

Mas de acordo com a coordenação do Bolsa Família, da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 10 mil famílias faltaram a última oportunidade de atualização.
Os requisitos do Bolsa Família são compromissos assumidos pelos beneficiários, que garantem o recebimento do auxílio. Além de estar com os filhos matriculados na escola, a família precisa estar com o cartão de vacinas em dia, além de acompanhar o desenvolvimento das crianças.

Para o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Jucá, o número de pessoas que falta atualizar ainda é muito grande, para um programa tão importante.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts