Sem dinheiro Governo do Povo não distribui brinquedos no Dia da Criança.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h14

lll
SEM BRINQUEDOS | Na falta de presentes para as crianças, o Governo montou uma programação cultural no Parque Anauá. 

Introduzida pelo primeiro governador eleito de Roraima, Ottomar Pinto, uma tradição regular das últimas décadas foi quebrada este ano pelo Governo de Roraima: a distribuição de brinquedos no Parque Anauá no Dia da Criança não aconteceu sob alegação de falta de dinheiro. Sem os presentes o Governo do Povo remediou a festa e montou uma programação cultural para divertir a petizada. Mas o costume fez com que centenas de mães se deslocassem ao Parque Anauá em busca do sonho dos filhos. E todo mundo voltou frustrado porque não havia brinquedos.

Diante da crise a secretaria do Trabalho e Bem-estar Social, Emília Campos, disse que a atual condição orçamentária em que o Estado se encontra, em que estão sendo priorizadas ações de primeira necessidade, como equilíbrio financeiro, saúde, segurança e educação, a gestão estadual entendeu que nesse ano não seria possível a compra de brinquedos para distribuição no Dia das Crianças, evento que ao deixou de ser realizado mesmo em época de dificuldades como nos anos de adversidades do Governo de José de Anchieta.

Esse desconforto financeiro demonstra que Governo perdeu o equilíbrio de suas contas, porque apesar de todas as contenções anunciadas no início da atual administração, Roraima vai arrecadar R$ 1 bilhão a mais ao final do atual exercício, em relação ao ano financeiro anterior, conforme revela números apurados pelo Ministério Público de Contas. Resta claro que dinheiro existe. O que não existe é racionalidade na gastança. O Governo do Estado precisa entender que não é mais possível continuar com o atual nível de gastos públicos, pois a receita arrecadada pelo Estado chegou ao seu limite. Ou tomam-se medidas drásticas de contenção e reformas, ou a situação só irá piorar. E tem acabar com esse negócio de ficar o temo todo olhando para o retrovisor.

Enfim, uma agência: e de Manaus…

Quase dez meses se passaram e somente agora o Governo de Roraima anuncia, através da Comissão Permanente de Licitação – CPL –  que está finalizando o processo para a contratação de uma agência de publicidade para servi-lo com criação, produção e veiculação de suas campanhas institucionais.

A Concorrência 001/2015 foi anunciada ontem, porém, a publicação se deu no Diário Oficial do Estado do último dia 1º, e duas empresas de Manaus foram selecionadas para a etapa final do julgamento. Mas como esse povo tem fixação por empresas de Manaus, né?

A primeira, uma desconhecida de nome Sacada Publicidade Ltda., com 96 pontos. E a segunda, uma velha conhecida nossa: Saga Publicidade, com 76 pontos. As duas continuam no certame até o final do julgamento das propostas técnicas.

Mais uma batalha 

lll
RATACHESKI | Uma nova votação hoje define o futuro do defensor púbico.

Uma nova votação se dará hoje no Plenário da Assembleia para definir se será aprovado ou não o nome do defensor Fabrício Ratacheski para o cargo de defensor-chefe da Defensoria Pública do Estado.

Derrotado na votação passada, Ratacheski ganhou uma sobrevida porque a questão foi judicializada e por uma liminar concedida pela desembargadora Tânia Vasconcelos, a rejeição foi anulada.

O presidente Jalser ainda colocou o nome dele para ser apreciado na última sessão. Mas não havia quorum porque os deputados da situação abandonaram o plenário. Mas de hoje não passa.

De pires na mão

lll
SEM DINHEIRO | Quartieiro apelou para que as contas da vice sejam pagas.

O vice-governador Paulo César Quartieiro – algoz do Palácio Senador Hélio Campos – está de pires na mão. E pedindo.

Enviou vários ofícios ao secretário da Fazenda, Kardec Jackson, apelando que sejam liberados – pelo amor de todos o santos – os pagamentos referentes aos gastos da vice-governadoria.

Estão carentes de quitação faturas referentes ao pagamento de meses de alugueis atrasados e gastos com passagens aéreas, emitidas pela MR Turismo.

A CNH Cidadã vive 

lll
CNH CIDADÃ | Para Chagas, haverá redução de acidentes de trânsito no Estado.

A Lei 1011 de 8 de setembro deste ano, que institui a Carteira de Habilitação Cidadã, foi republicada no Diário da Assembleia Legislativa de Roraima, no último dia 2.

Assegura no âmbito do Poder Executivo, o Projeto Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores, com a finalidade de possibilitar, gratuitamente, o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo à obtenção da 1ª CNH nas categorias A, B, AB e renovação para os condutores profissionais. Inclui ainda a dispensa no pagamento dos custos na realização de provas teóricas e práticas e dos cursos técnico e prático.

A lei em vigor é resultado do projeto de lei de autoria dos deputados Coronel Chagas, Marcelo Cabral e Jorge Everton.

A partir do momento que esse programa entrar em vigor em Roraima, tenho certeza que vamos reduzir o número de acidentes com vítimas fatais”, ressalta Chagas.

Investimento na saúde 

lll
TERESA | Mais investimento na saúde pública do município de Boa Vista.

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita recebe a imprensa em entrevista coletiva, hoje a partir das 10 horas, para anunciar investimentos que fortalecerão os serviços de saúde na capital.

Estão na pauta: implantação dos Postos de Saúde 24 horas, reestruturação das unidades de saúde e reforma do Hospital da Criança Santo Antônio.

A coletiva será no Posto de Saúde Olenka, na avenida Mario Homem de Melo, bairro Caimbé, às 10h.

O retorno do DOE

Sem dar as caras por mais de uma semana, o Diário Oficial do Estado voltou a ser disponibilizado na Web.

E o governo ajuntou na dose: disponibilizou lodo três edições de uma só vez, com centenas de atos, todos com datas atrasadas.

Os números liberados são referentes aos dias 1,2 e 6 deste mês.

llll
Adeus pioneiros | Com público estimado em cerca de quatro mil pessoas, a última noite do Festival dos Pioneiros, no domingo, na Praça Germano Augusto Sampaio, teve uma mistura de estilos musicais no Malocão Cultural. Quem participou do evento não teve dúvidas de que a cultura amazônica é forte e contagiante. Nesta primeira edição, foi dada uma ênfase aos migrantes do Rio Grande do Sul, Ceará, Pará, Maranhão e a Paraíba, que segundos dados estatísticos, foram estados que mais contribuíram para a formação diversificada da população. Cada um desses estados foi representado por ilhas gastronômicas, bancas de comidas típicas. No entanto, a festa foi dedicada a todo brasileiro que deu sua parcela para que Roraima crescesse, não apenas em números, mais também em desenvolvimento.

Segurança garantida

ll
TRANQUILIDADE | A Guarda Municipal cuido da segurança durante o evento.

Durante as quatro noites do Festival dos Pioneiros, a Guarda Civil Municipal esteve presente com um efetivo de 75 homens e mulheres por dia, inclusive alunos do curso de formação.

A segurança foi reforçada para garantir a tranquilidade dos participantes que estiveram no Parque Germano Augusto Sampaio para comemorar a cultura e as tradições dos povos que ajudaram a construir Roraima.

As equipes da GCM estiveram espalhadas por todo o parque, não apenas nas áreas de grande concentração de pessoas, mas também em áreas mais afastadas. Ao menor sinal de atitudes suspeitas, os guardas civis agiam conforme determinam suas diretrizes.

O impeachment de Dilma

llll
EDUARDO CUNHA | Seguiremos com o rito conforme manda o regimento.

Apesar da pressão pelo seu afastamento do cargo, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha disse que sua atuação será “normal” na volta à Câmara após a divulgação de que contas secretas na Suíça eram usadas por ele para pagar despesas pessoais da família.

Cunha informou que decidirá hoje a sobre o pedido de impeachment elaborado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior e apoiado pelo PSDB.

Cunha defendeu o rito estipulado por ele sobre o processo. Ele definiu que, em caso de rejeição de um pedido de impeachment, cabe recurso ao plenário da Câmara. E entendeu que bastaria a aprovação do recurso por maioria simples dos presentes à sessão.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts