Senado aprova exclusão de Pacaraima da terra indígena São Marcos.

 Senado aprova exclusão de Pacaraima da terra indígena São Marcos.
Compartilhe este artigo

There is no ads to display, Please add some

A Coluna de Hoje |Publicada 00:08

Mecias conseguiu aprovar o projeto no Senado. Foto | Agência Senado

O Senado aprovou ontem (16) a exclusão do município de Pacaraima da Terra Indígena São Marcos, ambos em Roraima. O Projeto de Decreto Legislativo tem objetivo de dar fim a restrições ao município.

Trata-se de uma pendência que, segundo os senadores de Roraima, impacta a vida da população. O texto ainda será analisado pela Câmara dos Deputados.

Autor do projeto, o senador Mecias de Jesus (Republicanos), disse que a demarcação que delimitou a terra indígena,violou a integridade do município, o que contraria a Constituição. Segundo o autor, a ocupação já existia à época da edição do decreto. Para ele, cabe ao Senado resolver a controvérsia.

— O município de Pacaraima se encontra numa situação difícil. É fronteira com a Venezuela, é a porta de entrada da imigração venezuelana. E esse decreto legislativo nada mais seria do que para conceder a base física, uma área geográfica de mil hectares, para ser a sede de Pacaraima. Excluiria da reserva São Marcos, que são 650 mil hectares — disse Mecias.

Segundo Mecias, por estar em uma área demarcada, o município está impedido de emitir licenças para a construção de postos de saúde, escolas, e outros estabelecimentos, o que prejudica a população. O decreto, de acordo com o senador, apenas corrige um erro que transformou Pacaraima em um “município virtual”.

A terra indígena São Marcos foi demarcada em 1991, pelo então presidente Fernando Collor, com superfície de 654 mil hectares. Fonte |Agência Senado

Linhão: obras até dezembro

O linhão, que não saiu do papel, ligará Roraima ao SIN.

Começou a contar um novo prazo para o início das obras do Linhão de Tucurui, que vai ligar Roraima ao Sistema Integrado Nacional (SIN).

A Eletronorte anunciou ontem que as sócias do projeto estariam próximas de um acordo, restando apenas a emissão da licença do Ibama, prevista para sair em novembro.

O trajeto entre Manaus e Boa Vista, de pouco mais de 700 Km, foi licitado em 2011 e deveria ter sido entregue em 2015, mas as obras não saíram do papel devido ao impasse da passagem do Linhão no território indígena Waimiri-Atroari, localizado entre os dois estados.

Em fevereiro, o governo federal declarou a obra como sendo de interesse nacional, e esperava que as licenças fossem expedidas até maio.

Com o atraso, as obras que seriam iniciadas no fim de junho foram adiadas para agosto e agora para dezembro.

Venezuelanos removidos de escola

Venezuelanos foram retirados ontem da escola. Foto | Edinado Morais

Um grupo de mais de 200 venezuelanos que ocupava a quadra de esportes da escola estadual Maria das Dores Brasil, no bairro São Vicente, foi removido do local por uma operação conjunta do Exército e da Fora Nacional de Segurança.

A operação foi motivada após denúncias de moradores sobre tráfico de drogas e aumento da criminalidade. Após a ação, a quadra da escola foi trancada pelos militares.

De acordo com uma das lideranças do grupo, os venezuelanos seguiriam para o Caetano Filho, no Centro de Boa Vista, mas parte deles já ocupa a calçada de uma igreja em frente à quadra.

A equipe do Cras fará um diagnóstico da situação do grupo e encaminhará os dados para a Prefeitura de Boa Vista.

Sem atividades e luto

Plenário vazio na ALE: a sessão de ontem foi suspensa.

A tragédia que vitimou fatalmente quatro pessoas, na explosão de uma distribuidora de oxigênio e gás, motivou a Assembleia Legislativa não realizar sessão ordinária na manhã de ontem.

O presidente Jalser Renier acompanhou o Governo e a Prefeitura e decretou luto oficial por três dias. É provável que hoje também não haja sessão.

E não havendo atividades em plenário, os debates acalorados sobre os dois projetos de interesse do Governo – o que cria 52 cargos comissionados para a Seinf e o que institui o Fundo Estado de Segurança Púbica – ficam para a semana que vem.

E com isso o deputado Jânio Xingu ganha merecida folga, já que tem apanhado tanto da base por não colocar as matérias na ordem do dia.

Seis por meia dúzia

A pinguela construída pelo Governo na RR-325.

O Blog recebeu fotos de uma ponte de 30 metros – na verdade uma pinguela muito mal construída – na RR-325, montada pelo governo de Denarium.

A “obra”, no igarapé mucajá, substitui uma outra igualmente de madeira, mas pelo aspecto físico, fica claro que a construção não demorará muito a ruir.

A estrada, conhecida como Vicinal Tronco, liga os municípios de Alto Alegre a Mucajai, conhecida também como rodovia da produção, portanto importante para o desenvolvimento da região.

Mas o governo de agora comete o mesmo pecado do anterior. Este tipo de ponte não serve, porque não tem durabilidade e não chega a durar um ano em pé.

CPI da Saúde avança

CPI da Saúde fará inspeção de unidades hospitalares.

A CPI da Saúde visitará nesta quinta-feira (17), unidades hospitalares de competência estadual. Os locais foram deliberados em reunião ocorrida na tarde de ontem.

Será mais uma etapa da investigação que pretende levantar informações a respeito de processos ligados da Secretaria Estadual de Saúde e as condições dos atendimentos prestados à população em 38 unidades de saúde em 14 municípios do Interior e na Capital.

Enquanto isso, todos os parlamentares estão envolvidos nas análises dos 14 processos solicitados à Sesau para elaboração de relatório preliminar.

Durante a reunião de ontem, mais uma testemunha foi arguida pelo grupo a respeito da qualidade e da prestação da alimentação fornecida as pacientes, acompanhantes e servidores lotados na maternidade estadual.

Os questionamentos se referiram a situação da comida, valor nutricional, condições, rotina e detalhes sobre a empresa contratada.

Recepcionando o ministro | O deputado federal Haroldo Cathedral (PSD) recebeu ontem (foto acima), junto com a bancada do seu partido, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, na sede do PSD Nacional em Brasília. A reunião foi conduzida pelo presidente do Partido, Gilberto Kassab. Na ocasião, tivemos a oportunidade de conversar sobre agenda de Governo e discutir proposições relevantes para o desenvolvimento do país, que estão tramitando no Congresso Nacional.

Édio com Onyx, no Planalto

Édio foi recebido por Lorenzoni no Palácio do Planalto.

O deputado federal Edio Lopes (PL) esteve ontem no Palácio do Planalto, em reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Édio solicitou a liberação de recursos de emendas em diversos Ministérios, especialmente no do Esporte, e também para a continuidade de obras nos municípios de Mucajaí, Iracema, Pacaraima e Rorainópolis.

Quem participou também do encontro foi o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Aproveitando a oportunidade, o deputado Edio tratou sobre algumas ações e projetos importantes na área.

Édio informou também que o Ministério do Desenvolvimento Regional empenhou recursos de mais de R$ 3,5 milhões destinados para a recuperação de vicinais da Vila Samaúma, em Mucajaí. O investimento é voltado para obras nas estradas rurais 02, 03, 04, 05, 06, 07 e Cara de Onça, todas na localidade.

Escola recepciona ganhadores

Os três alunos (camisas vermelhas) são recebidos na escola.

A alegria marcou a chegada dos estudantes da Escola Municipal Menino Jesus de Praga, localizada no bairro Jóquei Clube.

Eles conquistaram o 1º lugar na 15ª edição da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), que aconteceu em Olinda, Pernambuco.

Toda a comunidade escolar se reuniu no pátio da escola para assistir o vídeo preparado com todo carinho pela gestão da escola, com os melhores momentos da apresentação dos vencedores na Fenecit.

O estudante Kauã Gomes falou da emoção em conquistar a medalha junto com os amigos Ádryan Souza e Pablo Guilherme. 

Os alunos levaram para Fenecit o projeto “Construção Ecológica – Usando a cabeça: construindo casas”, que garantiu medalha de ouro e o direito de participar da Milset Expo – Sciences Asia, uma feira científica que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 2020.

O evento reuniu projetos de 14 estados brasileiros e cinco países da América Latina – Paraguai, Chile, México, Colômbia e Argentina, apresentando 160 trabalhos de estudantes da rede pública e particular de ensino.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: