Senado aprova mais R$16 bilhões de auxílio a estados e municípios.

 Senado aprova mais R$16 bilhões de auxílio a estados e municípios.
Compartilhe este artigo

O Senado aprovou hoje (29) a Medida Provisória 938, que prevê um auxílio financeiro da União, de até 16 bilhões de reais, a Estados, Distrito Federal e municípios para amenizar os impactos econômicos aos entes regionais em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A proposta segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro. A MP havia sido editada pelo governo em abril e o socorro aos Estados, DF e municípios valeria até junho, mas teve prazo estendido para os repasses até novembro.

Inicialmente o socorro dizia respeito a perdas de arrecadação dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM) entre os meses de março e junho de 2020, numa comparação a igual período do ano passado.

“O combate à pandemia do novo coronavírus implica pesado ônus financeiros para os entes subnacionais, explicado pela queda de arrecadação dos tributos federais que alimentam o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o Fundo Participação dos Municípios (FPM)”, disse o senador Cid Gomes (PDT-CE), relator da MP, durante votação virtual no Senado.

Segundo o senador, dos 16 bilhões de reais previstos, 9,86 bilhões já foram repassados a Estados e municípios até o dia 18 de julho.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: