Senado tem 81 membros, mas pagamos a 91. Roraima protagonizou anomalia política.

Compartilhe nosso conteúdo!
Publicado 18h38

A Constituição prevê apenas três senadores por Estado, mas a farra do troca-troca de cargos faz com que, na prática, paguemos por 91 senadores.

Além dos ministros Aloysio Nunes (Itamaraty) e Blairo Maggi (Agricultura) e do Secretário de Educação da Bahia, Walter Pinheiro (PT), que recebem seus salários pelo Senado, há mais sete parlamentares andando por aí com status de “senador licenciado”.

Roraima protagonizou uma situação hilária porque em oito dias figurou no Painel Eletrônico do Senado com as inscrições de cinco senadores quando todos sabem que para cada Estado são destinadas apenas três cadeiras. O fato foi verificado por uma dessas doidices costumeiras do senador Telmário Mota (PTB).

Ele pediu licença-saúde para possibilitar a ascensão do 2° suplente Rudson Leite, mas o afastamento exigiu que o 1º suplente Thiéres Pinto assumisse a vaga mediatamente, tendo que licenciar-se em seguida.

O rodízio de senadores na vaga de Telmário juntou-se aos dois outros senadores, Romero Jucá (MDB) e Ângela Portela (PDT) causando a anomalia que ficou conhecida em Brasília e na Polícia Nacional como a vez em que Roraima teve cinco senadores em oito dias.

No caso de Telmário a prática exige um pouco mais de atenção pela forma como se procedeu o afastamento. A justificativa para a licença (por questões médicas) na verdade esconde o verdadeiro motivo do afastamento: cuidar de sua campanha ao Governo nos próximos 120 dias.

Os 30 suplentes que assumiram mandatos (entre eles Thiéres Pinto e Rudson Leite) receberam dois salários de R$ 33,7 mil a título de “ajuda de custo” de início e fim de mandato. Essas brincadeiras com nosso dinheiro ainda são permitidas. Fala sério!


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts