Senador Mecias de Jesus pede assistência e atenção aos indígenas contra covid-19.

Compartilhe nosso conteúdo!

O senador Mecias de Jesus (Republicanos) alertou para a condição vulnerável das populações indígenas diante da pandemia de covid-19. Ele espera que o primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus nessas comunidades sirva de alerta para o governo federal tomar medidas preventivas a fim de evitar a rápida disseminação da doença entre indígenas.

O caso, de uma mulher de 19 anos de idade, da etnia kokama, moradora da aldeia São José, foi registrado em Santo Antônio do Iça, no interior do Amazonas, próximo à fronteira com a Colômbia.

O senador enfatizou a necessidade de a população de Roraima, onde já foram confirmados 22 casos de covid-19, manter o isolamento social até que a expansão da doença seja reduzida.

Mecias também apoiou o fechamento das fronteiras do Brasil com os países vizinhos, defendida pela médica sanitarista, pesquisadora e coordenadora do projeto Xingu da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Sofia Mendonça.

— Em Roraima, possuímos várias reservas indígenas e as fronteiras do estado com a Venezuela e a Guiana são sempre motivo de grande preocupação para todos nós. Como bem lembrou a sanitarista, os grupos indígenas são muito vulneráveis a problemas respiratórios e cabe às autoridades brasileiras envidar esforços no sentido de lhes garantir a incolumidade física através de medidas preventivas.

Fonte: Agência Senado

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts