Senadora Ângela quer que o dinheiro do povo financie campanhas políticas.

 Senadora Ângela quer que o dinheiro do povo financie campanhas políticas.

hhhhhhhhhhhhh

Compartilhe este artigo

There is no ads to display, Please add some

A Coluna de Hoje | Publicada 00h12

hhhhhhhhhhhhh
A senadora Ângela Portela defende que o dinheiro do orçamento seja utilizado para a criação do Fundo de Financiamento de Campanhas.

Não bastasse a sangria do nosso dinheiro, que escapa pelo ralo da corrupção, a senadora Ângela Portela – PT – apareceu com uma proposta salvadora para ajudar nas campanhas políticas: ela simplesmente defendeu ontem, no plenário do Senado Federal, projeto de sua autoria que cria o Fundo de Financiamento das Campanhas Eleitorais, constituído de dinheiro do Orçamento da União e de doações de pessoas físicas e empresas, para custear as eleições.

Pela proposta da senadora, 30% do total do fundo será distribuído igualmente entre todos os partidos. O restante será destinado aos partidos em valores proporcionais ao número de votos que cada um obteve para a Câmara dos Deputados na eleição anterior. Para ela, a adoção do financiamento exclusivamente público de campanha vai acabar com o abuso do poder econômico nas eleições.

Ângela disse que as empresas, especialmente as dos setores financeiro e de construção civil, financiam os candidatos com mais chances e esperam algum benefício em troca, após o resultado das eleições. A senadora reconhece que a proposição não é aceita pela população, que desconfia cada vez mais dos políticos e dos partidos. Mas é somente assim, a seu ver, que será possível tornar o sistema eleitoral mais justo, sem a interferência do poder econômico na definição dos representantes da população.

Só Neudo fala

Meudo no programa do PP.: só ela fala.
Neudo no programa do PP: só ele fala.

Na propaganda do PP – partido do qual é o dono aqui em Roraima, pois só ele tem voz – Neudo fala de quanto é maravilhoso o surgimento de uma nova vida. Realmente. Só que seu governo não está fazendo ressurgir absolutamente nada de novo, mas acabando com o que restou do catastrófico governo de José de Anchieta.

O novo de Neudo é o governo do improviso, perdulário, irresponsável com contrações, atos atrapalhados, um flagrante contraste com o que foi difundido na campanha.

A propaganda do PP de Neudo é um embuste. Ela acha que está falando para extra-terrestres e não para os roraimenses que o conhecem muito bem.

jucaserrapacto
Jucá, ao lado de Serra, coordena a comissão do Pacto.

Pacto federativo 

Até o fim do ano, o país deverá ter uma nova configuração do pacto federativo. A previsão foi feita pelo senador Romero Jucá, um dos integrantes da comissão instituída pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, com o objetivo de identificar propostas e soluções para retirar estados e municípios da grave crise em que se encontram.

Jucá reconhece que não é fácil mudar um quadro econômico com essa complexidade, mas afirmou que a comissão – integrada também pelo senador José Serra (PSDB-SP) e pelos deputados federais Danilo Forte (PMDB-CE) e André Moura (PSC-SE) – vai trabalhar muito para mudar essa realidade. Ele destacou o acerto de Renan ao realizar a reunião com os governadores e criar o grupo de trabalho misto, integrado por deputados e senadores.

A ação do Parlamento não pode restringir-se aos assuntos da União. É necessário ajudar estados e municípios com medidas que corrijam os desequilíbrios”, acrescentou Romero Jucá.

Diretrizes básicas

Jucá citou as duas principais diretrizes para o trabalho da comissão: afastar a possibilidade de novos custos, vedando a transferência de encargos para estados e municípios, e criar oportunidades de investimentos nesses entes federativos.

Para atender à primeira diretriz, o senador recomendou a aprovação da PEC 172/2012, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE). Essa proposta de emenda à Constituição estabelece que a lei não imporá nem transferirá qualquer encargo ou prestação de serviços a estados, Distrito Federal ou municípios sem a previsão dos repasses financeiros necessários ao seu custeio.

Desagravo na OAB 

ddd
Advogados se reuniram ontem para ato de desagravo.

O advogado Kairo Ícario, covardemente agredido por policiais militares no dia 19 de março, enquanto exercia seu direito de atender a um cliente no 5º Distrito Policial, recebeu ontem formalmente o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Roraima.

Foi durante desagravo que contou com toda a advocacia roraimense, realizado na sede da instituição. Estava presente também o procurador de Prerrogativas do Conselho Federal, José Luiz Wasner.

Para os advogados, prerrogativas não são um privilégio, mas um direito constitucional. Eles defendem uma Polícia Militar mais preparada e que o desagravo de ontem não significa afronta e sim um ato de reflexão para que outros episódios não se repitam.

Da série, acorrentado

ggg
Pierry acorrentado em Curitiba.

Lembram do professor Pierry Pinto? O debilóide que se acorrentou no poste em frente ao prédio da Câmara de Boa Vista para protestar contra o pagamento das verbas dos vereadores, foi fazer greve de fome em outra freguesia.

Flagrado aqui tomando sopinha quente em pleno “horário de trabalho” – a tal greve de fome, claro – foi amarrar seus pés em outro poste, agora na calçada do Palácio do Governo do Paraná, para fazer greve de fome em Curitiba. Está cobrando aumento salarial os professores paranaenses e a punição do governador Beto Richa pelo massacre contra os docentes.

E como diz o meu amigo Izaias Maia: ‘É brincadeira, meu patrão!’.

Identidade visual

Prefeita Teresa tem que cuidar urgentemente de promover uma ação de governo para dar identidade às ruas e aos bairros da capital, com placas de identificação.

Boa vista não recebe uma roupagem nova nesse sentido há anos. E o que mais causa transtorno é que a maioria das ruas dos bairros mais distantes estão sem a placa e sem o número da casa.

O certo seriam a colocação da placa, contendo o nome da rua, númeração seqüencial das casas e CEP.

Tensão para prefeitos 

rrr
Teresa Surita disputará um quinto mandato no ano que vem.

Prefeitos que ainda podem renovar o mandato pela via da reeleição, como é o caso de Teresa Surita, viverão uma semana tensa. É que hoje a Câmara dos Deputados começa a votar as propostas da reforma política e um dos itens acaba agora com o projeto de quem quer se reeleger no ano que vem.

A ideia é pôr fim à reeleição para prefeitos, governadores e presidente já a partir de 2016. O tema surgiu na semana passada e agitou o meio político em todo o País. 

Pela proposta apresentada na reforma, quem fará festa, caso o texto seja aprovado, serão aqueles que se candidatarão a prefeito em 2016. Isso porque os eleitos poderão ter mandato de seis anos, já que a ideia da mudança é coincidir eleições a todos cargos em 2022.

Guerra sem quartel 

Já ambientado na Secretaria de Segurança, o secretário João Campelo revelou que o combate ao tráfico de drogas será sua principal bandeira.

Segundo ele Boa Vista vem sofrendo uma acentuada incursão de traficantes de drogas pesadas, pela sua proximidades com duas fronteiras internacionais.

E isso ocasiona uma atividade criminosa em evolução, contaminando a sociedade e as famílias. “Nossa determinação é combater o tráfico numa guerra sem quartel”, disse.

Folha da União

Ultimo dia de atendimento: 7 mil solicitações.
Ultimo dia de atendimento: mais de 7 mil solicitações.

Encerrou ontem o prazo legal para o recolhimento de documentos de pessoas que prestaram serviço ao ex-territorio de Roraima e ao Estado de Roraima, naquele período de implantação.

A partir de hoje, a União tem 180 dias – prazo determinado na Emenda Provisória 660 – para deferir ou rejeitar os nomes daqueles que terão direito ao paraíso, estabilidade e todos os benefícios oferecidos pela folha de pagamento da União.

Segundo Josias Licata – coordenador do movimento de enquadramento – aqueles nomes que forem indeferidos ainda podem recorrer. Ontem, após o encerramento do prazo – 18 horas – ele informou que mais de 7 mil pessoas solicitaram o enquadramento.

Cota feminina

Shéridan: mais mulheres no Congresso.
Shéridan: mais mulheres no Congresso.

A bancada feminina, na Câmara e no Senado, ameaça obstruir votação da reforma política caso não seja prevista reserva de 30% das vagas para mulheres. Parlamentares de 17 partidos aderiram ao movimento “Mulheres na Política: a Reforma que o Brasil Precisa”.

A deputada Shéridan – ex-anchieta – é uma das mais fervorosas defensoras da proposta.

“O Brasil tem mais da metade de eleitores mulheres, precisamos ser igualmente representadas no Congresso e ter o apoio dos homens que defendem essa igualdade para que a ideia se propague”, disse a parlamentar roraimense.

O Prefeito no sal

Um grupo de vereadores protocolou no Ministério Público de Roraima uma denúncia por improbidade administrativa contra o prefeito de Caracarai, a segunda maior cidade de Roraima, Enildo Júnior.

Segundo o texto da denúncia, o gestor da cidade ‘claramente superfaturou’ um contrato de R$ 67 mil para a instalação de hortas nas cinco escolas do município.

Os vereadores são da turma da oposição e relatam na denúncia que apesar de irregular, a obra não foi concluída um ano após a contratação da empresa.

Maioridade em discussão

A Câmara Municipal de Boa Vista realiza audiência pública nesta terça-feira, 26, para discutir a redução da maioridade penal no Brasil. A audiência será a partir das 9 horas.

Para integrar as discussões, foram convidadas instituições como a Prefeitura Municipal de Boa Vista, Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Diocese de Roraima, Tribunal de Justiça e Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: