‘Sensação de segurança’ uma pinóia. Queremos é segurança de verdade.

Coluna da segunda //// Publicada 00h14
lllll

Não adianta investir na compra de viaturas e colocar homens nas ruas se não há resultado eficaz.

 Absolutamente inapropriada a expressão “sensação de segurança”, empregada demasiadamente pela cúpula da Polícia Militar e Secretaria de Segurança para ditar as medidas que estão sendo tomadas para estancar a violência galopante que testemunhamos em Boa Vista. Sensação de segurança uma pinóia. Queremos segurança de verdade. O vocábulo denota uma impressão apenas de que algo está sendo feito precariamente, de forma provisória. O povo quer ações efetivas que não tragam apenas sensações, mas segurança plena. A segurança está sob controle, dizem os chefes das polícias. Mas o que vemos é que a segurança está entrincheirada, porque grande parte das pessoas tem medo de sair de casa.

Portanto aos ilustres Dagoberto Gonçalves, comandante geral da PM e Paulo César Costa, secretário de Segurança, recomenda-se que mudem urgentemente o rumo do colóquio e da prosa e ajam com iniciativas fundamentadas em planejamento. Os assaltos, roubos, furtos, invasões de residência, de comércios, residências de prefeitos e delegado e até hospitais ocorrem diariamente em Boa Vista. Não interessa a “sensação de tranquilidade pública”, como pronunciou o secretário Paulo César, na última entrevista coletiva.

Exige-se garantias de que estaremos seguros em nossas casas, nas ruas, no supermercado, nas farmácias, no hospital, na porta das escolas de nossos filhos. Segurança pública não é nada simples. Nada. Exige muito mais que esforço ou vontade ou boas ideias. Segurança pública é a arena do paradoxo, não é ciência exata, mas só se consolida com resultados. E os resultados efetivamente não existem, apesar dos altos investimentos anunciados como carros, armas e homens.

A polícia tem protegido aqueles que são e querem ser objeto de proteção, ou seja, a maioria esmagadora da sociedade? Não. A violência desestrutura sim nossos sentimentos, sobretudo o sentimento daqueles que acreditam na polícia e temem passar por episódios graves, mas a polícia, por sua vez, tem que dar a resposta pretendida impedindo que as pessoas de bem sejam molestadas, ameaçadas, assassinadas, enfim, que venham a sofrer: os cidadãos querem ser protegidos. Só isso.

Sem candidato não vai
lll

Hiran e Suely ainda não encontraram o nome do grupo para disputar a Prefeitura de Boa Vista.

O Partido Progressista (PP), que tem a governadora Suely Campos como a figura mais expoente em seus quadros, não tem candidato à Prefeitura de Boa Vista. Pelo menos até ontem esse nome não existia.

Por conta disso achou-se por bem o cancelamento da convenção municipal que aconteceria ontem no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), em Boa Vista.

O presidente regional do PP, deputado federal Hiran Gonçalves, explicou que até o momento ainda não foi escolhido o candidato do partido que vai concorrer às eleições municipais em Boa Vista e a nova data da convenção só será anunciada no decorrer desta semana.

Decidimos adiar a convenção que seria domingo, pois estamos construindo uma coligação forte para candidato a vereador e a prefeito”, explicou.

Porta dos desesperados
lll

Shéridan já conversou com a cúpula palaciana e espera o convite de “braços abertos”.

Esse mar de incertezas nas hostes palacianas certa causa desespero no grupo governistas.

A ponto de – reparem bem – discutir-se a possibilidade de uma aliança com a deputada Shéridan, do PSDB, que junto com o ex-marido Zé Anchieta rivalizaram com o grupo da governadora Suely Campos em 2014.

Segundo o líder Brito Bezerra há também possibilidades viáveis com as candidaturas de Abel Galinha (DEM), Mozarildo Cavalcanti (PTB) e Hiran Gonçalves (PP).

O PP, porém, está bem magrinho na mesa das alianças: até agora só confirmou os inexpressivos PEN e PC do B.

Esperando no altar
llll

A vereadora Aline Rezende já foi convidada para ser vice na chapa apoiada pelo grupo governista.

A vereadora Aline Rezende (PRTB), 1ª Secretária da Câmara de Boa Vista, é a “noiva” pretendida pelo Governo do Estado para formação da chapa, apoiada pelo Palácio Senador Hélio Campos. Não importa o cabeça, na disputa pela Prefeitura de Boa Vista.

O PP da governadora Suely não tem candidato a prefeito definido. Ontem falava-se em três nomes prováveis: Hiran Gonçalves (PP), Abel Galinha (DEM) e até Shéridan (PSDB).

Ainda tem muitos acertos até o dia final para as convenções, 5 de agosto. Mas o certo é que todos querem Aline como vice, embora ela esteja mesmo determinada a tentar um novo mandato na Câmara.

Excesso de otimismo
lll

O Governo nem tem candidato a prefeito de Boa Vista, mas Brito e Chicão acreditam em vitória.

Se depender da empolgação e do otimismo dos aliados de Suely, a candidatura governista pode ser bem sucedida.

Ontem, em Bonfim – durante a convenção do candidato Joner Chagas (PRTB) – os deputados Brito Bezerra e Chicão da Silveira cantavam de galo.

“Se nós entrarmos na disputa vamos entrar para ganhar. E temos time para isso”, diziam os dois parlamentares do PP. Brandimento exagerado porque nem candidato o Governo tem.

Prefeita apoia o vice
lll

Lisete discursa na convenção onde declarou apoio á candidatura de Joner Chagas (direita).

Em Bonfim a prefeita Lisete Sipies (PR) abriu mão da candidatura à reeleição para apoiar o vice, Joner Chagas (PRTB).

A convenção que confirmou a candidatura aconteceu no último sábado, 23, onde, amparado por um verdadeiro arco de alianças, Joner formou chapa com Roberto da Cer, do PP e mais outros nove partidos.

A coligação do PRTB junta outras siglas expressivas e Joner tem o apoio declarado da prefeita. A sintonia entre ambos constitui o forte da parceria entre prefeita e candidato para a campanha.

O dinamismo da política
llll

Antagonistas na Assembleia, mas do mesmo lado no apoio a Joner Chagas em Bonfim.

Antagonistas na Assembleia em dia de embates em Plenário, mas parceiros quando se trata de parcerias políticas nos municípios.

Em Bonfim estão lado-a-lado os partidos do deputado Coronel Chagas, George Melo, Zé Galeto e Jânio Xingu (oposição) com as siglas de Brito Bezerra, Chicão da Silveira e Soldado Sampaio (governistas).

É o dinamismo da política que permite essas alianças.

lll

A governadora Suely Campos participou da abertura dos Jogos Escolares de Roraima, sábado, no Ginásio Hélio Campos.

Jogos Escolares |Alunos atletas de 14 municípios participaram da solenidade de abertura da 45º edição dos Jogos Escolares de Roraima 2016, que ocorreu na noite de sábado,23, no ginásio Hélio Campos, bairro Canarinho. A governadora Suely Campos acompanhou o desfile das delegações das 104 escolas participantes, o acendimento da pira Olímpica e uma apresentação de ginástica rítmica pelo Clube de ginástica rítmica Instituto Batista de Roraima. Trata-se do maior evento esportivo-social escolar de Roraima, realizado desde 1968. A competição já foi um dos acontecimentos mais importantes do Estado e revelou talentos em competições nacionais. “Estamos resgatando um dos maiores eventos do nosso Estado, que é a abertura dos Jogos Escolares”, disse Suely.

Pé de página

Continuam os apagões em Boa Vista. Três apenas ontem.  Irritante é que não ouvimos ninguém falar nada.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: