Sentindo-se traído, Mecias deve anunciar hoje o rumo de sua aliança política com Suely.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h11

Mecias aliou-se ao Governo de Suely depois que ele se elegeu no 1° turno em 2014.

Mecias de Jesus deve anunciar hoje, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, se pretende manter ou não sua relação política com o governo de Suely Campos. ‘Chutar o balde’ parece ser a saída mais honrosa para quem foi traído dentro de sua própria casa. O deputado foi esnobado pela governadora que para evitar uma indigestão política no seu próprio Partido, o PP, foi capaz de aceitar outra candidatura ao Senado quando já havia a definição para os dois nomes do palanque [Mecias de Jesus e Ângela Portela].

Suely foi capaz, em um gesto de extrema incivilidade, desencorajar Mecias a disputar uma das duas vagas ao Senado, oferecendo-lhe a vaga de vice ou em último caso, buscar de novo uma vaga na Assembleia. Como já amarou a outra vaga do grupo para a aliada Ângela Portela, Suely tenta enterrar o desejo antigo de Mecias de ser senador, algo que já deveria ter ocorrido desde 2010 quando o PR negou-lhe a vaga.

Suely que tirar Mecias do caminho para faze sala para o ex-governador Chico Rodrigues, contribuindo para descarrilar a locomotiva de Mecias, nos trilhos do caminho de Brasília há meses. Óbvio que a grosseria de Suely soou como um desacato para Mecias, um dos mais proeminentes aliados dela. A reação de Mecias foi ríspida: “me sinto traído”, disse ele.

“Me convidaram a ficar no grupo para ser vice-governador ou concorrer novamente a deputado estadual indicando quem seria o vice da chapa. Estou me sentindo de certa forma traído, pois não imaginava que dentro do grupo houvesse essa possibilidade de alguém me chamar para não concorrer ao Senado. Não esperava que, depois de ser traído em 2010, fosse agora ser chamado para compor uma chapa de vice”, disse o parlamentar.

Mecias disse que vai dar uma resposta pública ao insulto de Suely na sessão de hoje quando fará pronunciamento na Tribuna da Assembleia. Deve anunciar seu desligamento do grupo. Se o fizer, estará se livrando de fardo ultra pesado, pois união com o governo desgastado de Suely certamente só lhe causará prejuízos. E como resultado quebrará a aliança que nos últimos rendeu frutos para ambos os lados.

Opinião | Espetáculo vergonhoso. Por general Augusto Heleno*

O teatro, a palhaçada e a pantomima, que se estenderam por cerca de 48 horas [na semana que assou] nos permitem chegar a uma dura conclusão: quem se deixou impressionar, principalmente pelo discurso antidemocrático e desafiador do condenado, deve providenciar um tratamento psicológico.

Quem julga virtuosos os políticos que se amontoaram naquele palanque (que mais parecia um contêiner de lixo), ou sofre de obturação mental ou de cegueira crônica.

Quem esquece que o PT e seus comparsas são os maiores culpados pela falência moral e econômica, pela crise na educação e na saúde, e pelo derretimento da maioria das instituições nacionais, é um cretino doentio ou cultiva uma amnésia profunda.

A proclamação totalitária do criminoso ex-presidente, pregando, inclusive, o controle da imprensa, foi digna das que ocorreram às vésperas da Revolução Comunista de 1917.  Só que em péssimo português.

Sinto profunda vergonha por haver presenciado um espetáculo desse nível, cujo ponto alto foi preconizar o desrespeito às instituições e debochar do estudo formal. Tudo no bojo dos desmandos gerenciais e da desenfreada corrupção que acometem o país há quase 16 anos. Fonte | Diário do Poder.

* Augusto Heleno é general-de-exército do Exército Brasileiro da reserva. Foi comandante militar da Amazônia, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia e primeiro comandante militar da missão da ONU no Haiti.

Alan do Povão ‘dançou’

Alan do Povão não é mais vereador por força de uma decisão da desembargadora Elaine Bianchi.

Demorou pouco a alegria de Alan de Souza Andrade (o Alan do Povão) na Câmara de Boa Vista. Alan havia assumido a vaga de Wagner Feitosa que se encontra preso por envolvimento com facções criminosas.

Na semana passada, por uma decisão judicial, Alan ocupou a cadeira de vereador mas ontem a desembargadora Elaine Bianchi casou-lhe o direito de permanecer na Casa Legislativa.

Elaine atendeu a um recurso interposto pelo próprio presidente da Casa, Mauricélio Fernandes, sob o entendimento de Wagner Feitosa continua vereador apesar de estar preso.

A desembargadora considerou que o pagamento de dois parlamentares geraria “grave lesão à economia pública” uma vez que Câmara “foi autorizada pela Constituição Federal a pagar a remuneração para, no máximo, 21 (vinte e um) vereadores”.

Troca-troca insignificante

Apenas quatro deputados (Xingu, Masamy, Joaquim e Ângela) trocaram de partidos.

Insignificante a troca de legendas na janela partidária, que se encerrou no sábado. Pela norma eleitoral detentores de mandatos podiam troca de partido sem a ameaça de sofrer algum tipo de punição.

No plano federal apenas a deputado Maria Helena Veronese trocou o PSB pelo MDB do senador Romero Jucá. E Remído Monai, do PR, decidiu encerar sua careira política, com a desistência de concorrer a um outro mandato de deputado federal.

Aqui, na parte de baixo, apenas 4 deputados estaduais mudaram de endereço: Ângela Portela trocou o PSC pelo PP. Jânio Xingu saiu do PSL e ingressou no PSB. Masamy Eda trocou o MDB pelo PSD, do mesmo grupo. E Joaquim Ruiz deixou o Podemos pelo PDT.

Os demais deputados permanecem onde estão, excetuando Izaias Maia que continua sem partido e Zé Galeto estava negociando seu ingresso em outra sigla.

O sarampo segue avançando

A vacinação contra o sarampo continua a fim de evitar que a doença espalha-se ainda mais.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que, até o momento ontem que já foram notificados em Roraima 234 casos de sarampo. Desses, 59 foram confirmados, 166 permanecem em investigação e 9 foram descartados.

Dentre os casos confirmados, 45 são de venezuelanos e 14 são brasileiros, sendo 46 casos em Boa Vista, 12 em Pacaraima e um em Uiramutã, todos com o mesmo genótipo identificado na Venezuela em 2017.

Além do aumento do número de brasileiros entre os casos confirmados, mais um município – Mucajaí – passa a integrar o boletim com casos notificados, somando um total de 10 municípios.

Boa Vista continua sendo o município com o maior número de casos notificados, 156 no total, seguido por Pacaraima com 51 registros, Cantá com 10, Amajari com 9, Rorainópolis e Alto Alegre com dois casos cada e Caroebe, Mucajaí, São João da Baliza e Uiramutã com um caso cada.

Marcos Jorge toma posse

Marcos Jorge será efetivado hoje no Ministério em solenidade no Palácio do Planalto.

O presidente Michel Temer dará posse nesta terça-feira, 10/4, a pelo menos nove novos ministros em cerimônia que será realizada no Palácio do Planalto, às 15 horas.

O roraimense Marcos Jorge de Lima (Marquinhos), que está interinamente no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), também será efetivado na cerimônia de hoje.

Marquinhos, uma indicação do PRB, tendia a deixar Ministério para se candidatar a deputado estadual nas eleições de outubro. Mas resolver aceitar o convite do presidente para permanecer no cargo.

IPTU já pode ser pago em maio

A Prefeitura já definiu o calendário para início do pagamento do IPTU: a partir de 10 de maio.

O pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e Taxa de Coleta de Lixo (TLC) pelo contribuinte boa-vistense terá início no dia 10 do próximo mês, conforme o Calendário Tributário Municipal.

O contribuinte poderá pagar o IPTU em parcela única ou em até seis parcelas, com a última vencendo em 10 de outubro.

Já a TLC, se o contribuinte não optar pelo pagamento em parcela única, poderá saldar o débito em até quatro parcelas, com a última vencendo no dia 10 de agosto.

Estão isentos do pagamento do IPTU todos os aposentados e pensionistas que comprovem dispor de renda mensal de até 1.220 unidades fiscais do município (UFMs) – ou R$ 3.513,60.

O valor atualizado da UFM é de R$ 2,88. Para obter o benefício, o aposentado ou pensionista precisa comprovar que é dono de um único imóvel, usado como residência própria.

Eleitor: acabando o prazo

A Justiça Eleitoral deu um prazo de 30 dias para quem quer tirar o transferir o título.

O eleitor tem até o próximo dia 9 de maio para requerer a sua inscrição eleitoral, alterar dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral para estar apto a votar nas eleições de outubro. A data também será o último dia para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade.

Ainda de acordo com o calendário eleitoral, 9 de maio será o prazo final para que os presos provisórios e os adolescentes internados que não tiverem inscrição eleitoral regular sejam alistados ou requeiram a regularização de sua situação para votar nas eleições de 2018. Os prazos constam da Resolução 23.555/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem perder esse prazo só poderá fazer a alteração após as eleições, para os próximos pleitos.

Hoje (10), a 180 dias das eleições, é o último dia para o órgão de direção nacional do partido político publicar, no Diário Oficial da União, as normas para a escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações. Também hoje é a data a partir da qual, até a posse dos eleitos, os servidores públicos não poderão receber reajuste salarial.

Enfim, um destino para uma piscina | O Corpo de Bombeiros de Roraima iniciou ontem a gestão da Piscina do Totozão, que estava abandonada desse o governo de José Anchieta. Agora o local passa a funcionar como Centro de Educação Física e Desporto Bombeiro Militar. A corporação irá fazer a revitalização e posteriormente lançará, juntamente com a Setrabes, um projeto para atender crianças e adolescentes em treinamentos aquáticos e de consciência ambiental. Serão feitas parcerias, também, com entidades de esportes aquáticos para que, em horários controlados, possam fazer uso das instalações.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: