Serra da Mocidade: expedição científica ou invasão camuflada?

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h12

lllll
SERRA DA MOCIDADE | Parque Nacional roraimense foi visitado por cientistas em busca de vidas desconhecidas.

Roraima é realmente surpreendente. Uma terra que nem mesmo os roraimenses a conhecem em sua plenitude. Ontem o programa Fantástico, da Rede Globo, expôs essa máxima exibindo uma extensa e interessante reportagem sobre o extraordinário mundo (desconhecido dos macuxis) da Serra da Mocidade, uma área de preservação ambiental fincada no extremo norte Brasil. Foram mostrados detalhes de uma expedição científica realizada na Serra da Mocidade, anunciada como uma das maravilhas do mundo. Mais de 70 pessoas, entre cientistas nacionais e estrangeiros e pessoal de apoio, participaram da caravana, com apoio da Força Aérea Brasileira.  

Um lugar fantástico certamente visitado por poucos roraimenses, agora do conhecimento da comunidade científica internacional. A sua floresta é composta por vegetação amazônica e dentre as espécies de plantas e animais se encontram muitas que são típicas apenas nesta região, dando um valor ainda maior para o parque nacional. Então vem a pergunta: ‘os roraimenses sabiam dessa expedição’?. Outra pergunta: ‘a maioria dos moradores locais conhece ou já esteve na Serra da Mocidade?’ Aposto que não… O próprio texto da Globo diz: ‘jamais alguém pôs os pés aqui’.

A exposição positiva de Roraima na mídia, não resta dúvida, pode ser contabilizado como algo bom para imagem do Estado. Mas fica a anfibologia, ou seja, a suspeição sobre os verdadeiros fins dessa investigação científica. Afinal de contas há muito que nossos lavrados e florestas sofrem irrupção por estrangeiros a pretexto de perquisições da ciência, na verdade, invasões camufladas do nosso território. Todo o material colhido fará parte de um banco de imagens para pesquisas futuras. E vai virar filme, produzido pela Globo Filmes, empresa das Organizações Globo.

A Gol vai embora
lll
VOO CANCELADO | A Gol vai retirar seus aviões na rota de Boa Vista, em Maio.

Vai ficar mais difícil o deslocamento do boa-vistense, via aérea, para a cidade de Manaus. Depois que a TAM informou que em meados deste mês não fará mais a ligação entre as duas capitais, agora foi a vez da Gol.

Devido a reestruturação de sua malha aérea em todo o Brasil a Gol Linhas Aéreas vai cancelar de forma definitiva sua operação em Roraima.

O voo Gol 1362 que era operado diariamente de segunda a sábado, de 2h40 às 4 horas não funcionará mais a partir de 1º de maio.

68,8% não votariam em lula
lll
EM CAMPANHA | Lula assume um discurso de ‘vitimizado’ e já faz comícios.

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, um dos mais acreditados do País, indica que 68,8% dos eleitores não votariam “de jeito nenhum” em Lula para presidente, nas eleições de 2018, contra 16,2% que “sim, com certeza” o escolheriam novamente.

A pesquisa, fechada nesta quarta-feira (2 de março), é anterior à condução coercitiva de Lula e à revelação da devastadora delação premiada de Delcídio do Amar

A pesquisa apurou que 66,3% consideram as investigações da Lava Jato positivas, contra 24,8%. São indiferentes para 7,3% do total.

Telmário é uma vergonha
lllll
ABILOLADO | Telmário mota foi o único senador aliado a sair em defesa de Lula.

Enquanto o Brasil pega fogo com o cerco a Lula e o desmonte do PT, Telmário Mota põe-se na contra mão dos acontecimentos.

Foi o único senador a infundir uma defesa do ex-presidente, alegando que Lula não pode ser execrado em praça pública porque  ‘se trata de um senhor de idade e um ser humano frágil’. Considera insignificantes as denúncias impostas Lula apesar das evidências encontradas pelo Ministério Público sobre seu envolvimento em crimes diversos.

“É uma disputa de poder e não uma preocupação com os rumos da nação brasileira”, disse. O senador roraimense é o relator da representação que pede a cassação de Delcídio do Amaral no Conselho de Ética.

Levando conhecimento
llllll
CURSOS | Jucá está no comando das atividades da Fundação Ulysses Guimarães.

A Fundação Ulysses Guimarães – braço cultural do PMDB, o maior partido da Nação – continua distribuindo conhecimento nos municípios roraimenses.

Sob a batuta do senador Romero Jucá a FUG promoveu os cursos preparatórios de Dicção e Oratória e Eleições Municipais – Saber para Vender, aos moradores de Bonfim, no último final de semana.

De acordo com o diretor Nacional da Fundação Ulysses Guimarães, senador Romero Jucá, os cursos oferecidos vão dar a oportunidade para as pessoas que desejam ingressar na vida pública melhorar seu desempenho.

É fundamental o trabalho de formação política. O PMDB quer formar novos quadros porque a política é feita de renovação. Queremos passar as informações para conhecer bem o trabalho de um gestor público e incentivar a comunidade para o debate político”, explicou Jucá.

Festa para Édio na quinta
lll
NO PR | Édio já se encontrou com Luciano Castro e com o ministro Antônio Carlos Rodrigues.

O ingresso do deputado federal Édio Lopes no Partido da República – PR – será feito em grande estilo na quinta-feira (10), aqui em Boa Vista, com a presença do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.

Édio deixa o PMDB depois de 17 anos de militância no Partido, liderado em Roraima pelo senador Romero Jucá. Aproveita a janela partidária que permite a troca de sigla sem a ameaça de perda do mandato por infidelidade.

Foram 17 anos de vida pública no PMDB e faço um reconhecimento de quanto o partido teve influência na minha vida política, que iniciou como deputado estadual e já estamos no terceiro mandato de deputado federal”, disse Édio.

Caminhos de Macunaima
lllll
TURISMO | Reunião que definiu o formato de visitações nas reservas indígenas.

A Terra Indígena Reserva São Marcos vai receber atenção especial do Governo do Estado para o desenvolvimento do projeto turístico ‘Caminhos de Macunaima’, que tem o objetivo estimular a visita às terras indígenas demarcadas.

O projeto foi votado por lideranças indígenas durante Assembleia Geral realizada na comunidade Boca da Mata, em Pacaraima, e a execução será administrado pelos próprios índios.

Segundo o de secretário de Planejamento do Estado Alexandre Henklain, o Estado dará o suporte necessário para que a gestão do projeto possa caminhar. O projeto será submetido à apreciação da Funai antes de ser aberto para visitações.

lllll
ILUMINAÇÃO DE LED | A Praça do Cento Cívico ganhou luzes ultra modernas deixando o ambiente mais seguro e charmoso.

A cidade luz | Uma cidade mais iluminada é garantia de segurança e a Prefeitura de Boa Vista está revitalizando a iluminação pública do município por meio do programa Cidade Luz. E o Centro Cívico é um dos pontos que receberam a nova iluminação mais moderna e potente.

O Monumento do Garimpeiro e seu entorno também ganharam uma nova iluminação de Led. Para a prefeita Teresa Surita, este é mais um passo importante do programa Cidade Luz.

Sem dúvidas essa revitalização da nossa iluminação, que está acontecendo em toda a cidade vai proporcionar segurança aos moradores e também garantir economia de energia. Estamos trabalhando junto com o senador Romero Jucá para conseguir recursos para iluminar toda a cidade”, disse Teresa.

Eleição no Bonfim
llll
PRÉ-CANDIDATO | O professor Newton Figueredo assinou ficha de filiação no PMDB.

O PMDB sai na frente em Bonfim e já anunciou seu pré-candidato à Prefeitura, no último sábado. O nome escolhido é o do professor Newton Figueredo Brashe, que se filiou ao Partido no fim de semana.

De acordo com o senador Romero Jucá presidente do PMDB em Roraima, ao longo dos anos o partido tem se fortalecido e está se estruturando em todo o estado. “Aqui em Bonfim a reunião de  filiação foi  proveitosa e estamos animados porque mostra que a cidade  está confiante em ter um novo momento na administração”, afirmou Jucá.

Volta às aulas 
llllllll
ANO LETIVO | São esperados mais de 4 mil alunos no retorno às rulas na rede pública.

O Governo está anunciando para a manhã desta segunda-feira, 7, o retorno ás aulas na rede estadual, em cinco escolas da capital e 15 do interior, referente ao ano letivo de 1026.

Ocorre que há uma incógnita por que o Sinter ameaça boicotar o início das aulas, sob alegação de que o Governo descumpriu o acordo de greve que possibilitou o fim daquela grande paralisação do ano passado, que durou 75 dias.

Essas unidades têm calendário escolar diferenciado em razão das duas greves ocorridas em 2015. A expectativa é que quatro mil alunos retornam à sala de aula a parti de hoje.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts