Servidoras denunciam presidente do Tribunal de Contas de Roraima por assédio moral.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h12
nnnnn
HENRIQUE MACHADO | O presidente do TCE ainda não se manifestou sobre as acusações de assédio.

Tem até Boletim de Ocorrência (BO), registrado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Um caso intrigante que se tornará estrepitoso, envolve o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Henrique Manoel Machado, que é acusado por duas servidores de carreira por prática de assédio moral. A jornalista concursada Janete Gomes e a técnica administrativa Elillian da Rocha recorreram à Comissão de Direitos Humanos da OAB Roraima em busca de auxílio e para forçar que o conselheiro Henrique justifique porque removeu as duas de suas funções de lotação para outras colocações inferiores na Divisão de Documentação e Biblioteca e Almoxarifado.

Janete revela que está aguardando uma posição do conselheiro sobre suas atitudes – segundo ela arbitrárias e intempestivas – e se isso não acontecer em 15 dias, vai representar o conselheiro presidente no Conselho Superior de Administração, acusando-o por desvio de função. Janete registra a preocupação com sua integridade física, afirmando ‘temer o que possa acontecer e declara não ter desafeto, portanto, o único cidadão que demonstrou animosidade contra ela é o atual presidente do TCE-RR’.

Todo esse conflito, conforme Janete revelou ao Blog, não passa de uma retaliação de Henrique Machado ao fato das duas serem contra a criação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCRR) do TCE. Elas levantaram a voz contra a criação de novos 43 cargos comissionados, além de favorecer cargos de confiança do gestor, em prejuízo aos servidores do quadro permanente, e daí passaram a ser perseguidas implacavelmente.

De acordo com Janete, após ter ‘batido de frente’ com o conselheiro em uma reunião, ela soube que ele havia ficado ‘enfurecido’ e começado a procurar motivos para a abertura de Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) contra ela. Dias depois, Janete recebeu um memorando assinado pelo chefe de gabinete de Henrique Machado em que foi informada que, por ordens do presidente, seria transferida para a Divisão de Documentação e Biblioteca. O documento é do dia 30 de novembro. Henrique Machado não se pronunciou ainda sobre o fato.

Será Oleno o escolhido?

lll
OLENO | Na foto com Suely, aparições do deputado em eventos púbicos são frequentes.

Pelas aparições sempre ao lado da governadora Suely em eventos públicos, dentro e fora do Palácio do Governo, o deputado estadual Oleno Matos – PDT – está calçando o caminho para ser o escolhido do grupo governista a enfrentar a prefeita Teresa Surita na eleição municipal de 2016.

O ‘capo’ do Partido Progressista – PP – Neudo Campos, já deixou crispante que o indicado por eles não terá o sobrenome da família Campos. Até ironizou ao descartar o vereador Paulinho Linhares, a quem chamou de ‘sobrinho torto’.

Outro fator importante que deve ser incluído nas conjecturas: Oleno só será candidato se for do agrado do senador Telmário Mota, dono do partido que abriga o deputado estadual.

Esnobando possíveis aliados

lll
DESPREZO | Neudo busca o candidato com perfil para apoiar na eleição de 2016.

Na última sexta-feira, ao filiar um pré-candidato do PP à Prefeitura de Alto Alegre, em seu escritório, Neudo foi límpido e cristalino ao afugentar futuros apoios para a disputa municipal em Boa Vista.

Pois declarou-se absolutamente deselegante ao asseverar que a vereadora Aline Rezende (PRTB) e o deputado federal Abel (Galinha) Mesquita não terão jamais o apoio do seu partido “porque não preenchem os requisitos que queremos da pessoa que irá gerir a Prefeitura de Boa Vista”.

Neudo foi tão desairoso quanto presunçoso, porque se as prováveis candidaturas de Aline e Abel estão sendo notadas e comentadas, é porque existe consistência. Ademais baseado em quais critérios Neudo pode definir o que os candidatos devem exibir como conceito para ser o escolhido de sua predileção?

A resposta de Abel

llll
ESQUENTADO | Abel foi logo dizendo: “eu não subserviente ao Governo de Neudo”.

Chegou aos ouvidos do deputado Abel Mesquita o desprezo dado por Neudo à sua candidatura: “ele pode dizer o que quiser, mas quero deixar bem claro para Neudo que eu nunca fui, não sou e jamais serei subserviente à ele”. E emendou: “eu não preciso de Neudo nem do governo dele para me candidatar à Prefeitura de Boa Vista”.

A única ameaça à postulação de Abel ele próprio fez questão de extirpar: desfiliou-se do PDT, porque por lá certamente a candidatura não vingaria.

Abel está abrigado no Partido da Mulher Brasileira – PMB – mas já tem sob seu domínio o Partido Democratas – DEM – por onde deve consagrar a candidatura em 2016.

Colégio Militar como referência

lllll
MODELO | Colégio Militar fornece referência para aplicação no ensino estadual.

O Governo de Roraima está decidido a implantar um sistema educacional idêntico ao que se pratica atualmente no Colégio Militar, hoje um modelo pedagógico de referência entre escolas públicas e privadas no Estado.

O padrão será seguido inicialmente – a título de experimento – nas escolas Luiz Rittler Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade e Elza Breves de Carvalho, no Conjunto Cidadão, unidades com alto grau de indisciplina e envolvimento dos alunos com uso de drogas. Ambas terão policiais militares e equipe pedagógica, nos moldes do Colégio Militar Estadual.

Quem deve ficar feliz com isso é o deputado Coronel Chagas, o autor na Assembleia Legislativa, do projeto que possibilitou a instalação da unidade escolar em Roraima, ainda no seu primeiro mandato.

Dinheiro na conta

lllll
TERESA | Calendário de pagamento já está em curso para o próximo ano.

A segunda parcela do 13º salário dos servidores da Prefeitura de Boa Vista estará na conta depois de amanhã quarta-feira, dia 16.

A notícia foi postada pela própria prefeita Teresa Surita, em sua conta no Facebook. “Cumprir com o calendário de pagamento dos servidores em dia, pra mim é prioridade e respeito com aqueles que trabalham todos os dias por uma Boa Vista melhor”, disse.

Ela anunciou também que sua equipe já está debruçada sobre o calendário de pagamento de salário de 2016. “Isso ajuda no planejamento financeiro das famílias durante todo ano, para que cada um possa se programar todos os meses”, comentou.

lll
ESQUECIDOS | A praça Interativa Renato Hadad e o Totozão foram esquecidos no governo de Anchieta e encontram-se abandonados.

Completo abandono | Tão admirado pelo velho brigadeiro Ottomar Pinto, o Ginásio Poliesportivo Vicente Feóla, o Totozão, virou moradia de ratos e morcegos. Seus vizinhos – a praça interativa e seus lindos chafarizes que tanto divertiram e refrescaram a criançada principalmente nas noites quentes de Boa Vista, batizada de José Renato Hadad – e o parque de piscinas logo do outro lado, também estão largados. Descuidados justamente no Governo de Zé Anchieta. Quem diria, o roliço não conseguiu nem zelar por bens que tanto fascinaram seu mentor e criador.

Polícia Comunitária

llll
DEFINITIVO | Famílias do Senador Hélio Campos receberam o título no sábado. 

Durante a solenidade de entrega de títulos definitivos aos moradores do bairro Senador Hélio Campos, no sábado, dia 12, a governadora Suely Campos anunciou a implantação da Polícia Comunitária na localidade, devido ao grande índice de violência registrado na área.

“É um problema que temos que enfrentar. Uma preocupação do Governo com relação aos altos índices de violência. Vamos implantar a Polícia Comunitária onde ela terá uma presença consistente em todos os bairros, realizando um trabalho com os moradores, com a população”, disse.

Ainda no Senador Hélio Campos, o Governo entregou 140 títulos definitivos de lotes urbanos para famílias, da região mais populosa da Capital.

Crime federal

lll
JUCÁ | Quem destruir caixas eletrônicos será penalizado com mais tempo de cadeia. 

Os senadores aprovaram o substitutivo do senador Romero Jucá ao Projeto de que prevê o aumento da pena para condenados por explosão de caixa eletrônico. Com o novo texto, a pena passa para o mínimo de três e o máximo de oito anos de prisão.

A proposta também aumenta a pena pela metade a até um terço, quando houver a subtração de arma de fogo, munição ou acessório explosivo. “Na prática, isso passará a ser um crime federal”, afirmou o senador, relator da matéria.

Jucá modificou também o PLC 24/2015 para determinar que a pena poderá variar de seis a 16 anos de prisão se for utilizada arma de fogo de uso exclusivo das Forças Armadas.

Marquinhos, o ministro

lll
NO RIO | Marquinhos participou da inauguração do Centro de Tênis, das Olimpíadas.

O secretário Executivo do Ministério do Esporte, o roraimense Marcos Jorge, esteve no Rio de Janeiro, no final de semana, na condição de ministro, já que o titular encontra-se em viagem ao Exterior.

Marquinhos foi inaugurar o centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpio da Barra, que leva o nome de Maria Esther Bueno, a maior tenista brasileira de todos os tempos.

É lá que acontecerão os jogos de tênis nas olimpíadas do Rio, no próximo ano, onde desfilarão os melhores tenistas da atualidade.  Ministro interino, Marcos Jorge destacou a importância do investimento. “É fundamental para o desenvolvimento do tênis brasileiro. São mais de R$ 175 milhões do governo federal investidos aqui que estão garantindo que o nosso esporte não só tenha mais desenvolvimento, mas que também possamos acolher o mundo inteiro durante os Jogos”, disse.

‘Gatinhos pingados’

lllll
QUASE NINGUÉM | Apenas 60 roraimenses foram protestar contra Dilma. Foto/G1RR

Se depender dos manifestantes de Roraima, a presidente Dilma Rousseff pode dormir sossegada.

Meia dúzia de ‘gatinhos pingados’ foi protestar ontem na Praça do Centro Cívico pelo Impeachment de Dilma. Que vergonha! O ato, que durou menos de 1 hora, foi menor do que os três protestos feitos neste ano contra a presidente e pelo fim da corrupção. Reuniu em torno de 60 pessoas.

Mas o coordenador do movimento ‘Vem pra Rua’, o advogado Alex Ladislau, disse que se trata apenas de um ‘esquenta’ para o próximo protesto.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

 

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts