Shéridan provoca racha no grupo de Anchieta. E Jalser ameaça: “vai ter troco”.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h13

Jalser ameaçou Anchieta por conta de atitudes indesejadas de Shéridan. “Vai ter troco, meu irmão”, disse.

A deputada federal Sheridan (PSDB), reeleita no domingo com 12.129 votos, conseguiu desestabilizar o grupo político do candidato José de Anchieta Júnior, seu ex-marido. A ponto de causa uma reação encolerizada do presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier, um dos fiadores da candidatura de Anchieta. “Vai ter o troco”, disse o deputado em vídeo que viralizou nas redes sociais minutos após o encerramento da apuração dos votos, no domingo.

Os pitis e chiliques de Shéridan, sobretudo com provocações a Romero Jucá (MDB) causaram desarmonia nas equipes de campanha de Anchieta e muita gente deixou de votar nele e no senador por conta das bobagens dela. Tamanha vaidade e falta de comprometimento com os ideais e objetivos do grupo político, cooperaram para o desempenho de Anchieta, que perdeu para Antônio Denarium no primeiro turno, e para a derrota de Jucá, segundo afirmação de Jalser.

Esse comportamento infantil de Shéridan, que fazias as vezes de blogueirinha juvenil e indesejada nas redes sociais, vai ter desdobramentos devastadores na campanha de Anchieta. Ao dirigir-se a seus eleitores, aliados e colaboradores, no domingo à noite após ser confirmada sua reeleição, Jalser foi intransigente com os gracejos de Sheridan.

“Você, Anchieta, é o culpado por tudo. Olhe aqui para min, nas câmeras… nós perdemos um senador eleito por causa de uma deputadazinha chamada Shéridan. (…) olha Anchieta você fez a sua mulherzinha fazer com que o nosso senador perdesse a eleição. Te prepara que vem troco, meu irmão. Te prepara, te prepara!”

E continuou: “esse grupo é um grupo que foi para a rua. Um grupo que fez acontecer. É um grupo vitorioso e unido”. Jalser estava irritado e com o impulso que ganhava da plateia que vibrava a cada frase pronunciada, deixou bem claro que vai rachar o grupo de Anchieta nesse segundo turno.  E a indignação de Jalser é pertinente porque em nenhum momento a deputada Shéridan engajou-se no projeto liderado pelo ex-marido.

Shéridan atiçou eleitores, incitou seus seguidores conta o senador Romero Juca, criou desavença com coligados e ainda acenou para Ângela Portela, desafeta de todos os aliados de Anchieta o que causou ainda mais dano na campanha. Pelo que se conhece de Jalser e seus posicionamentos, Anchieta que se cuide. É melhor vestir-se com colete a prova de bala, porque o tiroteio vai ser intenso.

O novo, de verdade

Haroldo Cathedral foi o deputado federal mais votado com quase 15 mil votos.

O empresário Haroldo Campos (Haroldo Cathedral), eleito o deputado federal mais votado no domingo, com 14.571 votos, é realmente o novo nessas eleições.

Fez uma campanha pregando renovação, mudanças na política, marchando contra os velhos e repetidos vícios que sustentam s campanhas eleitorais em Roraima.

Não fez boca de urna, não aceitou recurso algum do Fundo Eleitoral, nem doações da Executiva Nacional do seu Partido, o PSD, enfim, revelou-se o novo de verdade no processo.

E elegeu-se o mais votado porque soube conquistar mais as pessoas. Outro fator importante na eleição do Haroldo: rejeição quase zero.

Uma nova eleição 

Denarium saiu na dianteira e agora é o favorito diante de Anchieta no segundo turno.

Antônio Denarium e José de Anchieta iniciaram ontem mesmo os arranjos para o segundo turno, uma nova eleição e muito complicada do que na primeira etapa.

A condição de Ancheita complicou-se, porque quando pensava-se que ganharia no 1º turno ou colocaria uma cangalha de votos de dianteira no lombo do rival, eis que se perdeu no meio das estratégias e perdeu para Denarium.

Quanto a Denarium, apesar de ter sido favorecido pela ‘onda bolsonarista’, terá que mudar as atitudes e se firmar mais audacioso e partir para o embate efetivamente.

O marketing de Denarium não o colocou ainda no ringue de lutas. Se ele continuar com aquele ar meloso de vigário velho pregando missa dominical, corre o risco de ser atropelado pelo roliço.

Bolsonaro incentiva Denarium

Denarium e Bolsonaro são do mesmo partido. Presidenciável prometer vir a Boa Vista.

De sua casa na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro gravou ontem um vídeo de apoio ao colega de Partido (PSL), Antônio Denarium.

Ambos estarão disputando o segundo turno das eleições no próximo dia 28, último domingo de outubro. Bolsonaro disputa a presidência com o petista Fernando Hadad. E Denarium vai enfrentar José Anchieta. No vídeo de 54 segundos, Bolsonaro manda a seguinte mensagem:

Olá amigos de Roraima, amigo Denarium. Hoje são (sic) 8 de outubro. Nessa quarta-feira serei submetido a uma avaliação médica. E caso seja liberado irei com o maior prazer a Boa Vista hipotecar apoio à sua campanha. Estamos juntos e tenho certeza que o povo de Roraima saberá reconhecer o seu valor. E teremos um governador afinado com o presidente da República, tenho certeza, será Jair Bolsonaro. Juntos resgataremos Roraima e colocaremos Roraima no seu devido lugar. Boa sorte”, disse.

‘A vida segue seu rumo’, diz Jucá 

Jucá falou com serenidade sobre a derrota: “a via continua”. Foto | Facebook

O senador Romero Jucá se utilizou dos seus perfis nas redes sociais para se manifestar sobre o resultado das eleições de domingo, onde não conseguiu se reeleger.

“Infelizmente, por 434 votos, não consegui voltar ao Senado. Essa é uma decisão soberana da população e eu respeito, apesar de saber que muitos ataques, muitas agressões, muitas mentiras, fizeram com que eu tivesse essa condição de perder votos. Ganhar ou perder faz parte de eleição. A vida continua e até fevereiro eu continuo senador”, disse Jucá.

Jucá ocupou o cargo de senador por Roraima durante 24 anos e foi líder no governo de quatro presidentes da república. “Quero desejar, aos que se elegeram, tanto os deputados federais quanto os senadores, que possam continuar trabalhando pelo estado e resolvendo os problemas da população. A gente vai continuar em contato”, disse aos seguidores.

Os reflexos virão depois

Obras como esta só foram executadas graças aos recursos trazidos pelo senador Romero Jucá.

A rejeição ao senador Romero Jucá (DDB) certamente serão sentidos nos próximos anos. Jucá foi o parlamentar que mais trouxe benefícios para Roraima nesses últimos anos, principalmente para Boa Vista.

A parceria com a prefeita Teresa Surita resultou em tudo isso que vemos e sentimos como melhorias na estrutura urbana da capital.

Sem Jucá em Brasília a situação nos municípios, para onde ele consegue enviar vultosos recursos, ficará mais difícil, com certeza.

Que fracasso, hein Suely

Suely (em campanha) perdeu feio com uma votação decepcionante. Ficou bem longe em terceiro.

A governadora Suely Campos tentou ser verdadeira, reconhecendo a derrota humilhante. Mas não conseguiu, porque que vencida, não reconhece o fracasso.

A ruína de Suely nas urnas é fruto da anomalia que foi seu governo. Parece que a nota da Comunicação para justificar a derrota já estava pronta. Pois nem esperou o TRE anunciar o encerramento da apuração, o texto já estava publicado.

Suely teria sido verdadeira e respeitada se naquele curto texto, tivesse assumido que seu Governo foi um ‘aborto’.

Mas não, foi dizer que “apesar das adversidades, iniciou a recuperação econômica e social do Estado, com responsabilidade”. Por isso foi derrotada, por debochar do povo roraimenses nesses 4 anos.

E o Telmário levou um NÃO!

Telmário distribui melancia na periferia de Boa Vista. Atitude inadequada para um senador.

Telmário Mota talvez não enxergue, porque não leva nada a sério mas o povo roraimense disse um NÃO gigantesco ao senador boquirroto.

Bem diferente da eleição de 2014, Telmário conseguiu migalhar míseros 9.495 votos, perdeu inclusive para Fabio Almeida, o patinho feio (no bom sentido) da eleição para o Governo.

Essa votação medíocre de Telmário tem um significado que vai além de sua capacidade de perceber que sua forma diminuta de agir como senador da República não interessa ao povo roraimense.

Mais mulheres na Assembleia

Mais três mulheres foram eleitas deputadas estaduais na eleição de domingo.

As mulheres vão ocupar mais cadeiras na Assembleia Legislativa de Roraima. Na legislatura atual são apenas três: Aurelina Medeiros e Ângela Águida Portela e Lenir Rodrigues.

Mas para 2019 o poderio feminino estará mais robusto no plenário da ALE: Foram eleitas Ione Pedroso (SD), Catarina Guerra (SD) Betânia Medeiros (PV) e Tayla Peres (PRTB), que é vereadora. Aurelina e Lenir se reelegeram.

Já Na Câmara Federal não houve alteração no número de mulheres. Assim como nas eleições de 2014, foram eleitas duas mulheres. Shéridan (PSDB)) e Joenia Wapichana (Rede).

Uma indígena no Congresso

Joenia Wapichana foi uma das grande surpresas da eleição. A primeira mulher índia deputada federal.

Joenia Batista Wapichana não será a primeira cidadã indígena a ocupar uma cadeira no Congresso Nacional. O Cacique Juruna, da tribo Xavante, foi deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Mas Joenia notabiliza-se por ser a primeira mulher indígena a investir-se de cargo tão importante, em mais de 190 anos de existência da Câmara dos Deputados.

Joenia já havia protagonizado outro feito inédito: Em 2008 foi primeira advogada indígena da história a se pronunciar no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) durante a homologação que definiu os limites contínuos da Reserva Raposa Serra do Sol.

A petizada no Teatro | A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), preparou uma programação especial no Teatro Municipal para o Dia das Crianças, celebrado dia 12 de outubro. Contemplando todas as linguagens artísticas e cumprindo seu papel artístico social, a semana será repleta de atividades, gratuitas e pagas, distribuídas em diferentes horários, a fim de atender o maior número de crianças da cidade, reafirmando o compromisso com a primeira infância e a educação infantil. A programação da semana especial da criança teve início nesta segunda-feira, 8, com o ‘Teatro Escola’, no segmento Artes Visuais. Foi exibido o filme “31 Minutos – O Filme”, para as crianças do Núcleo Casa Mãe Raiar do Sol e Casa Mãe Satélite II. A tarde, o mesmo filme foi exibido para as crianças dos Núcleos Casa Mãe Centenário e Bela Vista. No total, 170 crianças visitaram pela primeira vez o Teatro Municipal.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: