Só dois senadores por Estado

Compartilhe nosso conteúdo!

A coluna de hoje | publicada 00h45

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) reapresentou proposta de emenda à Constituição que reduz de três para dois o número de senadores que representam cada estado e o Distrito Federal no Senado.

O parlamentar argumenta que a medida contribuirá para reduzir o aparato estatal e os gastos públicos, sem afetar a representação igualitária dos estados no Senado, pré-requisito para prover o equilíbrio nas decisões de interesse da Federação.

Á redução de um terço da composição da Casa, além de diminuir as despesas do Congresso, resultará em maior agilidade do trabalho legislativo. A proposta prevê regra transitória para garantir que nenhum senador em exercício tenha seu mandato reduzido.

 

Família unida

Os bonequinhos significam a união de todos no governo estadaual.
Os bonequinhos de mãos dadas na nova logomarca do Governo.

Até na hora de escolher a logomarca do Governo a família Campos se mantém unida. O formato  tem contornos de ajuntamento, com os bonequinhos de mãos dadas em forma de linhagem.

Claro que quem criou o desenho pensou justamente nisso. Família unida, permanece unida.

Logomarca, ou simplesmente logo, é a representação gráfica do nome de uma marca representativa, que serve de identificação de uma empresa ou instituição.

Amadorismo

O Governo que iniciou há um mês e sete dias parece não ter ainda sob sua gerencia um pacote de mídia.

Uma marca não se cria aos bocados, de pouquinho. Tem que ser pensada no todo.

Para isso existem as agências de publicidade com seus designers, marqueteiros ou marquetólgos e publicitários que utilizam a criatividade para dar forma a uma logomarca. Ah, antes dessa, existiu uma outra que não vingou em forma de “NS”.

Pensando bem…

Não vou cobrar pela orientação, mas a Comunicação do Palácio, exceto alguns bons profissionais, age de forma primitiva, inculta, parece surfando no deslumbramento. Portanto, tem que projetar um projeto de identidade visual macro, abrangente. Um portefólio onde contemple de papel timbrado a out-door, placas, peças imprensas, vídeos e tudo que germina em forma de publicidade.

Só enganação

Essa história de Governo do Povo, como está lá na logomarca, é puro embuste.

Fosse assim esse mesmo povo que elegeu dona Suely não estaria agora sofrendo os efeitos de uma medida ruinosa que deixou 60 mil famílias sem o minguado dinheiro do Crédito Social.

Luciano a um passo do DNIT

Luciano com Alfredo Nascimento: roraimense continua prestigiado no PR.
Luciano com Alfredo Nascimento: roraimense continua prestigiado no PR.

O ex-deputado Luciano Castro deve ser anunciado nos próximos dias o novo manda-chuva do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Todos os deputados do seu Partido, o PR, se reuniram em Brasília para encaminhar o nome do roraimense para a Presidência do Órgão.

O DNIT é praticamente um ministério paralelo ao Ministério dos Transportes, controlado em sua totalidade pelo Partido da República.

Remídio fala na tribuna 

Remídio na Câmara ontem a tarde: estréia na Tribuna.
Remídio na Câmara ontem a tarde: estréia na Tribuna.

O deputado federal Remídio Monai (PR) não é mais principiante na Câmara embora tenta tomado posse no domingo, dia 1º.

Ontem à tarde fez sua estreia na Tribuna do Parlamento, naquele horário denominado “Pinga Fogo”, em que cada deputado tem direito a um pronunciamento curto de 3 minutos.

De improviso, Remídio deixou que sua marca será a defesa constitucional. E lutar para arrancar aquela corrente que os índios colocaram na BR-174, no Jundiá, para, segundo ele, tirar Roraima do isolamento terrestre será uma de suas principais bandeiras.

Segundo turno em Boa Vista

Mauro toma posse na presidência do TRE no próximo dia 11.
Mauro toma posse na presidência do TRE no próximo dia 11.

O desembargador Mauro Campelo assume a presidência do Tribunal Regional Eleitoral no próximo dia 11 e terá o privilégio de comandar a primeira eleição com possibilidade de dois turnos para a Prefeitura de Boa Vista.

O colégio de eleitores aptos a votarem da capital ultrapassou os 200 mil. É a condição exigível e legal para que a eleição seja decidida em dois turnos.

Terceiro líder

A prefeita Teresa Surita tem novo líder na Câmara. Sai Mauricélio Fernandos entra Sandro Fofoquinha.

Este é o terceiro vereador a ocupar o posto em dois anos de administração. O primeiro, Mário Cesar, embora do mesmo Partido de Teresa, alegou dificuldade de comunicação com a prefeita para abandonar a liderança.

Morrendo aos poucos

Viaturas da Polícia estão paradas por falta de manutenção.
Viaturas da Polícia estão paradas por falta de manutenção.

O programa Ronda nos Bairros foi o pouco que restou do governo temporário de Chico Rodrigues. Mas está na UTI.

Ocorre que não caiu no agrado da administração atual. Suely não deu a devida importância ao programa que começa a definhar.

Já não é visto com tanta exuberância e os veículos bem equipados inclusive com câmeras de vídeos, estão estacionando aos poucos por falta de manutenção. Uma pena, porque trata-se de coisa boa.

Parece que é intenção forjar seu fracasso, para justificar gastos em outro modelo que tenha a face do governo atual.

Nova fisionomia

A sede do Poder Legislativo recebe reparos, dentro e fora do prédio.
A sede do Poder Legislativo recebe reparos, dentro e fora do prédio.

A Assembleia Legislativa não ganha cara nova apenas com a ascensão do jovem deputado Jalser Renier ao posto de presidente.

O prédio está passando por um upgrade, renovando as salas principais da administração superior, plenário e toda a parte frontal.

Um gramado inteiro foi encravado feito tapete e plantas ornamentais transplantadas agora fazem parte do novo cenário.

Já era esperado

Com a oferta de produtos bons e baratos nos shoppings da cidade, nota-se um vazio em lojas simulares instaladas no centro de Boa Vista.

A grandes redes (C&A, Renner, Lonas Americanas e Riachuelo), lojas âncoras, estão botando para quebrar nas liquidações.  Os descontos chegam a 70% em algumas peças.

Segurança nas piscinas

Projeto do vereador Marcelo define normas de segurança para a utilização de piscinas destinadas à coletividade.

A medida se faz necessária diante da quantidade de parques aquáticos e clubes sociais instalados na capital.

Deu chabu

A Junta Comercial do Estado está envolvida em um caso de justiça.

Os antigos dirigentes, acolhidos por eleição, portando com mandatos em vigência, foram enxotados pela governadora Suely. Mas conseguiram voltar.

A justiça entendeu que o decreto governamental não suplanta uma medida administrativa legal, portanto, os escolhidos de dona Suely não põem os pés na junta tão cedo.

Nada de agregados

A senhora Shéridan Esterfany Oliveira de Anchieta é agora a deputada federal Shéridan.

Ao fazer seu registro parlamentar na Câmara, optou por uma só designação. Nada de Anchieta.

Aos frangalhos

A economia de Roraima definha, dá sinais claros de decadência. Mas o governo ao contrário, estimula a política do contra-cheque.

O Diário Oficial do Estado continua esbanjando nomeações. A farra do bode contemplou 18 páginas da edição do ultimo dia 30, com centenas de nomeações.

E haja teta para amamentar tanto cabrito.

Vidas em perigo

Um imenso buraco se abriu na cabeceira da ponte sobre o Rio Mucajcai, pondo em risco a vida de centenas de pessoas que se utilizam da BR-174 no sentido sul.

A fenda está ali há mais de um ano. E o Governo, por meio do DNIT, se diz impotente para reparar o dano porque não tem como contratar uma empresa.

E porque não faz convênio com o 6º BEC? É nosso glorioso Exército que tá dando uma nova feição ao trecho da BR-430 que liga Boa Vista a Bonfim.

 Monte do altíssimo

Belezas e mistérios: assim é o Monte Roraima.
Belezas e mistérios: assim é o Monte Roraima.

A exuberância e os mistérios do nosso Monte Roraima estão atraindo visitantes daqui e do estrangeiro.

Um dos pontos turísticos mais apreciados da atualidade, a divulgação do Monte na novela Império, da Rede Globo, fez aumentar em 30 vezes a quantidade de pacotes vendidos principalmente dentro do Brasil.

Bem avaliado, o passeio causa fascínio nas pessoas, que mais tarde voltam.

 

www.peronico.com.br

e-mail: peronico.27@gmail.com

WhatsApp: 98122-3345

facebook – Peronnico Expedito

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts