STF tranca nomes de políticos da JavaJato

Compartilhe nosso conteúdo!
CONFIDENCIAL     A coluna de hoje | publicada 00h12

O Supremo Tribunal Federal – STF – simplesmente botou na tranca a lista contendo os nomes dos políticos supostamente envolvidos no escândalo de desvio de dinheiro público, descoberto na operação LavaJato. Peixes graúdos, não podem ter os nomes revelados porque gozam de foro íntimo, daí os nomes estão guardados e amparados no chamado Segredo de Justiça.

E se fossem ‘pés de chinelo’, ladrões de galinha ou pequenos e simples delinquentes que, por necessidade extrema, furtam um potinho de margarina e uma cartela de ovos da prateleira do supermercado? Certamente teriam nomes e retratos estampados na crônica policial.

São 45 políticos de vários partidos alvos dos pedidos de abertura de investigação feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal. Entre as suspeitas sobre esses políticos, há crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.

O grande volume de documentos pode retardar a decisão sobre a divulgação dos nomes das autoridades que serão investigadas. A expectativa é de que a analise seja concluída até o fim de semana e, ogo em seguida, sejam conhecidos oficialmente os nomes e as suspeitas sobre cada um dos políticos.

Quem sabe, sabe!

O procurador federal Franklim Rodrigues da Costa, roraimense de boa cepa, define bem o que é segredo de justiça, para que não fiquem afligidos os que querem ver logo os nomes dos envolvidos na LavaJato.

– Vejam bem, o ladrão comum é um criminoso. Um político ladrão, é um peculatário.

Tá certo, afinal de contas quem rouba o dinheiro público não comete crime comum, mas peculato. Bonito né!

Franklim aqui

O roraimense Franklin Rodrigues vem ministrar palestra na Universidade Estadual.
O roraimense Franklim Rodrigues vem ministrar palestra na Universidade Estadual.

A propósito Franklim desembarca hoje em solo macuxi para cumprir uma agenda pedagógica.

Subprocurador-geral da República, vem falar sobre recursos ao Superior Tribunal de Justiça, algo que interessa muito aos roraimenses.

A conferência terá lugar no auditório Estadual de Roraima – UERR – e é direcionada aos acadêmicos do curso de Direito e advogados.

Contra a corrupção

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil lança hoje um manifesto contra a corrupção política no Brasil.

A manifestação faz parte de uma campanha nacional para pedir, entre outras coisas, a regulamentação da Lei Anticorrupção, que pune empresas, corruptores e a criminalização do caixa 2.

O ato, do qual participa o presidente da OAB local, Jorge Fraxe, ocorrerá na abertura do Colégio de Presidentes de Seccionais, que acontecerá hoje em Florianópolis.

A genealogia do nepotismo

Procurador Paulo Sérgio. "Há feudo familiar no governo estadual".
Procurador Paulo Sérgio. “Há feudo familiar no governo estadual”.

O Ministério Público de Contas de Roraima listou mais de 100 nomeações que se encontram na balança da investigação, promovidas pela governadora Suely Campos.

Os nomes e o parecer emitido ontem, em que o órgão afirma que as nomeações são inconstitucionais, foram encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado – TCE.

Ocorre que por ali as coisas quando contrariam o Palácio Hélio Campos, não marcham, porque o órgão está sob comando político.

‘Feudo familiar’
O procurador Paulo Sérgio Oliveira acha que o que torna a situação do estado ainda mais peculiar é que as nomeações não se concentram somente em parentes diretos da governadora.

No caso da família do secretário estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Josué dos Santos Filho, ele, a esposa, noras e o filho possuem cargos no governo, formando o que o procurador chamou de ‘feudo familiar’.

É possível que alguns parentes, como as filhas da governadora Emília Santos e Danielle Araújo, que hoje ocupam cargos no primeiro escalão, permaneçam no governo, pois, não há vedação direta a isso, segundo Oliveira.

Apelo desnecessário

Não entendi, sinceramente, porque o apelo do deputado Mecias de Jesus, encaminhado ao presidente Jalser Renier, demonstrando sua preocupação com as sabatinas que vão avaliar a qualidade técnica dos postulantes aos cargos de gestão na Administração Indireta, encaminhados pela governadora Suely.

Ele disse que teme uma intervenção da Assembleia, uma espécie de retaliação, como já se pronunciou a respeito, para anteparar ou censurar os indicados.

O deputado sabe de ciência própria que não existe disposições emotivas que justifiquem sua preocupação, porque fica decidido o que for aferido pelas comissões, que são soberanas.

No galope e avante

Deputados debruçados, ontem, na indicação dos nomes para as comissões. Foto: Secom/AL.
Deputados reunidos, ontem, na indicação dos nomes para as comissões. Foto: Secom/AL.

Sobre as sabatinas, o presidente Jalser foi bem pragmático. “Quero ver tudo resolvido ainda este mês”.

Para ele 10 dias serão suficientes para que todas as sabatinas se realizem, com tomada de depoimentos, relatórios e encaminhamento ao plenário para votação.

Outra providência do presidente: que se utilizem todas as estruturas e o pessoal da Casa e que tudo seja filmado e gravado para que não restem dúvidas sobre as decisões.

Crédito social

Emília Campos: os pagamentos do Crédito Social serão retomados em abril.
Emília Campos: os pagamentos do Crédito Social serão retomados em abril.

O governo já reorganizou novos cadastros de quase 20 mil beneficiários do programa Crédito Social.

O recadastramento segue na Capital até o dia 13 de março e até o fim deste mês, em todo o estado. São quase 40 mil inscritos, uma grande parte, segundo o governo, recebendo o benefício de forma indevida.

Quem for mantido no programa, o pagamento retroativo do benefício será feito já no próximo mês.

Ensino público abandonado

evangelista
Evangelista disse que o sistema educacional está sucateado. Foto: Secom/AL.

Em sua estreia na Tribuna da Assembleia, o deputado Evangelista Siqueira demonstrou preocupação com a educação no Estado.

O parlamentar afirmou que desde a última segunda-feira (23), início do ano letivo, ele visita as escolas da rede estadual de ensino.

E constatou precariedade na infraestrutura das escolas, falta de merenda escolar, limpeza, atraso nas aulas de algumas escolas da Capital e interior, falta de transporte escolar e, principalmente, carência de professores.

Restos a pagar

Essa medida interessa à economia local: a governadora Suely decretou o contingenciamento dos recursos programados no cronograma de desembolso para o corrente exercício financeiro a fim de deduzir o montante relacionado em “Restos a Pagar” de 2014.

Só haverá pagamentos se houver excesso de arrecadação. Sem dinheiro o governo não tá fazendo nem reconhecimento de dívidas, praxe comum em administrações anteriores.

Isso significa dizer que o arroxo está mantido e quem tem haver no caixa do governo, vai ter que esperar dormindo. E sonhando.

O luxo e a pobreza

É grande a quantidade de carros, principalmente novos e de luxo, estacionados nos espaços nas imediações dos prédios que abrigam os três poderes – na Praça do Centro Cívico.

Isso significa que enquanto a burguesia ocupa os gabinetes do poder, a plebe rude tem que encarar ônibus velhos e taxi lotação fedido.

Ai o comunista soldado Sampaio disse: “é a crueldade do estado capitalista. A minoria abafa a maioria”.

Nem te ligo

A sala de arrecadação da Prefeitura, ontem, por volta de 9 horas: guichês sem atendentes.
A sala de arrecadação da Prefeitura, ontem, por volta de 9 horas: guichês sem atendentes.

A Prefeitura de Boa Vista simplesmente ignora, desampara mesmo, um dos principais setores da administração.

Trata-se do setor de coletor de receitas, uma agencia da Secretaria da Fazenda Municipal, instalada no prédio da antiga sede.

Espaço inadequado, sem conforto, e funcionários desmotivados. Ontem, por exemplo, vários guichês vazios e uma quantidade enorme de pessoas esperavam para serem atendidas. A prefeita Teresa tem que dar uma melhor atenção aquele departamento e prover o ambiente da comodidade desejada por todos.

Quem ama Boa Vista

O aventureiro Luig Cani esteve aqui e se encarrega de fazer propaganda da cidade em nível nacional.
O aventureiro Luig Cani esteve aqui e se encarrega de fazer propaganda da cidade em nível nacional.

A campanha “Boa Vista, quem conhece se apaixona”, ocorre durante todo o mês de março, porém os internautas que desejam participar da exposição devem publicar as imagens até hoje, 5.

Todas as fotos publicadas poderão ser expostas no varal, basta que a pessoa mande a mesma fotografia postada nas redes sociais para o e-mail jornalismo@boavista.rr.gov.br.

A ação acontece em alusão ao Dia Nacional de Turismo, comemorado no dia 2 deste mês.

O primeiro a homenagear a cidade foi o paraquedista mundialmente conhecido, Luigi Cani, que esteve no extremo norte para viver algumas das aventuras mais impressionantes da carreira. Ele foi o primeiro a sobrevoar de wingsuit o místico Monte Roraima. 

E quem aparece? Neudo…

Interessante e atraente observarmos o significado do que venha a ser o poder. Ontem o PP – partido da governadora – veiculou propaganda gratuita em horário destinado aos programas partidários.

A oratória inicial destaca e evidencia que Suely é a única governadora do país, portanto merece realce.

Mas quem aparece falando é o marido, Neudo Campos. Aliás tem sido usual: Suely diz que governa, mas é Neudo quem manda.

Cadê a sinalização?

As avenidas estão de asfalto novinho, mas sem a sinalização horizontal, o que causa confusão no trânsito.
As avenidas estão de asfalto novinho, mas sem a sinalização horizontal, o que causa confusão no trânsito.

Absolutamente notável o trabalho de recuperação das ruas e avenidas da capital pela Prefeitura.

O asfalto velho e capenga de mais de 30 anos, está sendo substituído por um piso novinho, nas principais vidas da cidade.

Ocorre que, se por um lado o benefício para donos de veículos, por outro a Prefeitura peca por deixa tudo na maior bagunça sem a sinalização horizontal.

peido eternoEstação da merdaLeitores cobraram e fui obrigado a mostrar a estação coletora de esgotos, da Caer, no bairro Caçari. Ela fica instalada bem ali na Ville Roy, nas proximidades de bares, restaurantes, praça de esportes, pista de cooper e de um bairro residencial tradicional. O aroma de merda no vale do peido eterno continua insuportável e tende a piorar quando o inverno chegar.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – whatsapp: 98122-3345 – Facebook: Peronnico Expedito

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts