Suely assina amanhã acordo histórico que transfere terras da União para o Estado de Roraima.

Compartilhe nosso conteúdo!
Coluna da segunda |||| Publicada 00h13
lllll
Suely concretiza amanhã em Brasília o que não ocorreu nas gestões anteriores: transferir as terras da União para o domínio de Roraima.

A governadora Suely Campos assina nesta terça-feira, 10, em Brasília, acordo histórico que garante a materialização da transferência das terras da União para Roraima, efetuada pelo decreto 6754, em 2009. Esse decreto não foi cumprido pelas gestões anteriores, o que resultou na suspensão da regularização fundiária em Roraima e da transferência das terras, por decisão da Justiça Federal em julho de 2012. O Termo de Acordo será assinado às 16, com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério do Meio Ambiente, o ICMbio (Instituto Chico Mendes), o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a Superintendência Nacional de Regularização Fundiária na Amazônia Legal e a Secretaria do Patrimônio Nacional.

“Esse acordo é a garantia de que todas as exigências do decreto foram cumpridas e agora vamos iniciar o maior programa de regularização fundiária que Roraima já viu, para garantir a segurança jurídica que o setor produtivo precisa”, disse a governadora Suely Campos. O presidente do Iteraima, Alysson Macedo, que está em Brasília desde a semana passada para auxiliar na elaboração do Termo de Acordo, explicou que agora, com a comprovação de que todas as exigências do decreto de transferência foram cumpridas, a procuradoria Geral do Estado e do Iteraima vão apresentar as peças técnicas ao Ministério Público Federal e à Justiça Federal, para arquivamento da ação.

Comprovando o cumprimento de todas as condicionantes do decreto, não existe mais motivo para a existência da Ação Civil Pública e vamos poder fazer a regularização fundiária de forma legítima, com a emissão de títulos definitivos válidos”, disse Suely.

Aline em rede nacional
llll
A vereadora Aline Rezende foi o destaque do PRTB no horário do Partido ontem em rede nacional. 

A vereadora Aline Rezende foi destaque ontem no horário nobre da TV Globo (programa do Faustão e Fantástico), em rede nacional, na propaganda gratuita partidária do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), para prestar uma homenagem às mães brasileiras, no seu Dia.

E, lógico, aproveitou o momento de imensa visibilidade para avisar aos moradores de Boa Vista que colocou seu nome a dispopsição do PRTB como pré-candidata à Prefeitura da capital

Aline tem sido lembrada em todas as referências e citações que são feitas em torno dos prováveis candidatos ao Palácio 9 de Julho no pleito municipal deste ano.

Boa Vista: 206.682 eleitores
lll
Mauro espera que o TSE libere a totalização para anunciar o novo colégio eleitoral roraimense.

O desembargador mauro Campello não contém sua ansiedade, mas só saberemos o número exato de eleitores de Roraima, principalmente no colégio boa-vistense, depois que o TSE anunciar oficialmente a totalização e todo o país, estado a estado.

Mas Mauro não se conteve e soltou uma prévia para Boa Vista: 206.682. É mais que o suficiente para garantir o segundo turno na eleição deste ano, caso não haja vencedor no primeiro.

Em todo caso Mauro pode festejar. Não fosse por seu esforço, disposição e empenho pessoal talvez a população não tivesse absorvido a importância de se cadastrar e tirar o título de eleitor.

E tome fuga na PAMC
lllll
Esta foto foi feita no sábado e mostra os presos transferidos em plena manhã de folga na PAMC.

E o Josué Filho ganhou seu presente no Dia das Mães: uma nova fuga aconteceu na madrugada de ontem na Penitenciária do Monte Cristo – a PAMC. E de novo, feito tatús, os malandros deixaram o recinto por meio de um buraco.

A quantidade exata de fugitivos não foi anunciada ainda. Os presidiários conseguiram fugir sem que fossem percebidos. A direção da unidade suspendeu as visitas, em pleno Dia das Mães, para que fosse feita a contagem com o apoio da Polícia Militar.

E por ter acolhido presos perigosos de um centro de detenção de Manaus, a PAMC ganhou o singelo apelido de “Josué Pálace”, obra do colega Marcelo Ribeiro, em tributo a Josué Filho, o secretário de Justiça e Cidadania que assinou a ficha de ‘hospedagem’ dos marginais.

lll
A nova Praça das Águas será entregue pela prefeita Teresa Surita no próximo sábado, às 18 horas.

A nova Praça das águas | A prefeita Teresa Surita acompanhou nesse final de semana os ensaios para a grande apresentação que acontecerá para a celebração de reinauguração da Praça das Águas e do Portal do Milênio. O evento tem data e hora marcadas: sábado, dia 14, às 18 horas.

O Estado engessado
lll
O dinheiro do Governo encurtou e a saída é recorrer ao crédito suplementar.

Há uma inquietação medonha na equipe que comanda as finanças do Estado. Até aonde sei os deputados estaduais não aprovaram o Orçamento do governo integralmente para 2016, no que diz respeito ao remanejamento de recursos.

Para entender isso, resta explicar o seguinte: o governo dispunha de um poder para remanejar o orçamento em 20% no ano passado. Mas no Orçamento deste ano a capacidade foi reduzida a 10% e depois houve alguns ajustes para que o limite voltasse aos níveis de 20% na votação dos vetos.

Ocorre que a lei orçamentária não está totalmente em execução o que obrigou a governadora Suely Campos pedir suplementação em vários projetos encaminhados na semana passada aos deputados. A verdade é que o dinheiro encurtou e se não for aberto o crédito urgentemente, o Estado, engessado, tende a desacelerar.

O homem do presidente 
lll
Jucá (Centro) conversando com Raimundo Lira e Antônio Anastasia na comissão do Impeachmnt.

É assim, conforme está no título acima, que a o senador Romero Jucá (PMDB) vem sendo tratado no dia a dia por jornalistas que cobrem a política no Planalto Central.

É de longe a pessoa mais importante no esquema político de Temer em duas frentes: garantir, no Senado, o Impeachment e montar as diretrizes junto com um monte de outros partidos a formação do futuro governo.

Jucá foi um dos primeiros a celebrar com os colegas Raimundo Lira e Antônio Anastasia, presidente e relator da comissão do impeachment, a vitória de 15 votos a 5, na semana passada.

57 votos pelo Impeachment
lll
O Plenário do Senado vota na quarta, dia 11, se afasta ou não a presidente Dima. Por 180 dias.

A oposição no Senado estima que o impeachment de Dilma terá 57 votos favoráveis à admissibilidade do processo, na próxima quarta-feira (11).

Esse número é bem superior ao mínimo de 41 votos necessários. Aprovado o relatório, a presidente será afastada do cargo para preparar defesa dos crimes que pesam contra ela.

No julgamento do mérito, em até 180 dias, a previsão dos opositores é ainda mais otimista: 60 votos.

Ministros palacianos
lll
José Serra e Eliseu Padilha estão praticamente confirmados como ministros de Michel Temer.

Michel Temer mandará rodar no dia em que assumir a Presidência da República, pode ser já na quinta, 12, já que quer evitar uma posse na sexta-feira 13, uma edição extra do Diário Oficial da União com os nomes dos ministros palacianos e os da área econômica.

Nas outras pastas, quem não entregar os cargos será demitido, mas o vice quer aproveitar o próximo fim de semana para fechar o quebra-cabeça político, e só deve anunciar a equipe completa na próxima semana.

Certos mesmo, até agora, estão Eliseu Padilha (Casa Civil), Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), Henrique Meirelles (Fazenda) e Romero Jucá (Planejamento).

llll
A Caravana Saúde do Povo vai atender moradores do Baixo rio Branco, área remota no sul de Roraima.

Ribeirinhos assistidosRibeirinhos de 16 comunidades do Baixo Rio Branco, no Sul de Roraima, na divisa com o Amazonas, estão recebendo, desde o sábado, 7, diversos atendimentos da Caravana Saúde do Povo. As equipes ficarão na região pelas próximas duas semanas. Em 2015 a caravana Saúde do Povo realizou 3.329 atendimentos, mas a expectativa neste ano é superar este número. Inicialmente, os atendimentos serão realizados na Unidade Mista Rosa Vieira. Ao todo, são 16 dias de expedição, com 11 dias de atendimentos médicos. A meta é superar os mais de 3,3 mil procedimentos realizados na região no ano passado.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts