Suely prometeu CNH de graça na campanha. Era tudo conversa!

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Publicada 00h15

Boa Vista | RR

legenda
NÃO CUMPRIU | Suely prometeu CNH gratuíta na campanha.

A governadora Suely vetou o projeto da habilitação cidadã, aprovado na Assembleia Legislativa. Foi uma promessa que ela fez durante a campanha de forma exaustiva no segundo turno. Talvez os que votaram nela nem se lembrem, mas era claramente a única proposta consistente da campanha de Suely, porque as demais – até hoje nunca cumpridas – não passavam de embustes e conversa fiada. Na época que ela queria ser eleita prometeu muita coisa, uma dessas promessas foi um projeto chamado “Minha 1ª Habilitação”, que permitia que pessoas com baixa renda tirassem sua CNH de graça.

Suely justifica seu não ao projeto argumentando que o Estado não pode renunciar receitas e que o projeto está tomado por vício de iniciativa. Mas que receita? Não se trata de recolhimento de tributo obrigatório. Demonstra é total falta de habilidade política e excesso de frivolidade e presunção. Poderia muito bem ter negociado uma forma de assumir a paternidade da ação, junto com os deputados, remetendo-o ao Poder Legislativo com algumas sutis modificações. Ai todos saiam no lucro, inclusive seus eleitores.

A iniciativa dos deputados Coronel Chagas, Jorge Everton e Marcelo Cabral consistia na dispensa dos pagamentos das aulas práticas e teóricas, assim como dos custos com exames de aptidão física, mental e psicológico e da emissão da CNH, nas categorias A, B e AB. Poderiam ser beneficiadas as pessoas com baixo poder aquisitivo que recebiam até meio salário mínimo por membro da família, como também os egressos do sistema prisional, pessoas com deficiência, desempregados comprovados há mais de um ano e beneficiários do programa Bolsa Família.

Reação em cadeia 1

legenda
INJUSTIÇA | Chagas lamenta a decisão da governadora.

Para o deputado coronel Chagas, vice-presidente da Casa, também autor da iniciativa, o projeto Habilitação Cidadã objetiva fazer justiça social, possibilitando que pessoas que não têm renda suficiente, tenham acesso à Carteira de Habilitação, um documento que é de extrema importância.

Chagas afirmou que todas as razões do veto de Suely serão analisadas juridicamente. E vai buscar, ele próprio, junto aos deputados, o entendimento no sentido de derrubar o veto.

Infelizmente foi vetado e lamentamos essa decisão. Essa era inclusive uma promessa de campanha da governadora. Centenas de pessoas de baixa renda seriam beneficiadas, porque não possuem renda para custear uma CNH que é muito cara”, comentou Chagas.

Reação em cadeia 2

legenda
DECEPÇÃO | Para Everton, Suely está enganando o povo.

Um dos autores do projeto, o deputado Jorge Everton, reagiu assim, curto e grosso: “Mais uma vez, o Governo de Roraima comprova que é contra a população e seu único compromisso é trabalhar em interesse próprio. Eu, Jorge Everton em nome do povo de Roraima mostro minha indignação por Suely Campos não cumprir com suas promessas!”

Everton destaca que é público o caráter autorizativo do projeto aprovado, e o que o Legislativo apenas chancelou a oportunidade de o Governo cumprir uma promessa de campanha.

Se ela estivesse bem intencionada, com o propósito de beneficiar a sociedade e cumprir uma das inúmeras promessas que fez ao povo roraimense, a Governadora teria sancionado”, afirmou o deputado.

Teresa vai se opor 

legenda
VETO DA PREFEITA | Teresa não concorda com a votação na Câmara.

A prefeita Teresa mantém-se no silêncio sobre recente decisão dos vereadores que praticamente engessaram o orçamento de 2016 na Lei de Diretrizes Orçamentárias –  a LDO. 

Mas já confessou a assessores mais próximos e vereadores aliados Teresa, que vai se posicionar: “eu vou vetar a LDO”, avisou. 

Ela espera que os vereadores revejam a posição e devolvam o orçamento previsto à sua posição original. A revelação dessa decisão de Teresa vei ao nosso mundo pelas mãos do coleguinha Marcelo Ribeiro, que escreveu com exclusividade em sua conta no Facebook, depois de conversa que teve com a prefeita.

legenda
EM BRASÍLIA | Na foto oficial com a presidente Dilma, a governadora Suely ficou na última fila.

Os machistas do planalto A governadora Suely Campos quase desapareceu na foto oficial, ontem, em Brasília, por ocasião do encontro com a presidente Dilma no Palácio da Alvorada. Foi colocada na última fila, numa posição remota, bem atrás dos marmanjos que governam o restante dos estados do Brasil. Após a foto oficial com os governadores, a presidente disse: “Não nego as dificuldades, mas o Governo Federal tem todas as condições de enfrentar os desafios”. Assim como na foto, Suely quase nem foi notada nos diálogos: quem falou pela Amazônia Legal, foi o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Adoçando as bases

legenda
EMENDAS | Dilma mandou liberar R$ 1 bilhão para deputados.

Os gabinetes dos deputados federais estão recebendo telefonemas do Ministério das Cidades para avisar que o R$ 1 bilhão de restos a pagar das emendas de 2014 já foi liberado.

A primeira liberação de recursos a parlamentares neste ano é uma tentativa do governo de acalmar deputados e senadores em meio às crises política e econômica, que devem ser acentuadas neste segundo semestre.

Haverá prioridade aos pagamentos de emendas parlamentares para compra de máquinas e equipamentos, mas as verbas para gastos com obras também serão contempladas.

Parada forçada

Sem salários há mais de 60 dias, servidores da União, Comércio e Serviços – empresa terceirizada que faz limpeza no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazaré – paralisaram s atividades na manhã de ontem.

E prometem que só retomam o serviço quando o pagamento for regularizado.

Os trabalhadores já procuraram a empresa para esclarecer o motivo dos atrasos, mas não foram informados sobre previsão de pagamento.

A vez dos terceirizados

legenda
TERCEIRIZADOS | Paulo Paim comanda a audiência hoje na ALE.

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal e entidades sindicais realizam hoje na Assembleia Legislativa de Roraima, a partir das 10 horas, uma audiência pública sobre o Projeto de Lei nº30, de 2015, que prevê a terceirização de inúmeras atividades profissionais no país.

O senador Paulo Paim (PT-RS) é quem conduz as audiências, já realizadas em dez estados por iniciativa do Fórum em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização, por solicitação da CDH Senado. 

O presidente da Central Única dos Trabalhadores em Roraima (CUT-RR), Gilberto Rosas, afirmou que o evento terá a participação dos movimentos sindicais e sociais, além de centrais sindicais e a sociedade organizada.

Novo centro de saúde

legenda
UNIDADE BÁSICA | Centro de saúde foi totalmente reformado.

Fechado desde fevereiro deste ano para readequações, o Centro de Saúde Lupércio Lima, localizado no bairro Pintolândia, voltou a funcionar e atender a população com uma estrutura melhor nesta quinta-feira, 30. A prefeitura Teresa Surita foi acompanhar de perto o resultado.

Durante o período que os serviços eram realizados na unidade, os profissionais e pacientes foram remanejados ao Centro de Saúde Sayonara Maria Dantas, no bairro Senador Hélio Campos. A Unidade Básica de Saúde atende em média seis mil pessoas por mês. Quando a atual gestão assumiu foi constatado que a unidade não tinha nenhuma condição física para funcionar

Hoje vemos uma unidade de saúde toda climatizada, pintada, com instalação elétrica adequada. Sabemos que a saúde é um problema no país inteiro, mas que em Boa Vista estamos caminhando para oferecer às pessoas um atendimento melhor”, disse a prefeita.

Lá vem mais greve 

legenda
PARALISAÇÃO | Professores ameaçam cruzar os braços novamente.

O governo de Roraima pode enfrentar nova greve dos professores estaduais. Reunidos ontem cerca de 2 mil educadores anunciaram indicativo de paralisação, por conta de promessas não cumpridas pela governadora Suely.

A categoria criticou o acordo do Governo do Estado com os professores estaduais e anunciou indicativo de greve. Ficou definido para a próxima terça-feira, 4, uma nova assembleia para decisão da paralisação.

Os professores não estão satisfeitos com a dupla jornada de trabalho e o enquadramento dos trabalhadores na Lei 892/2013, que contempla o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

legenda
MELHORIAS | Operários da Patrulha da Chuva tapam buracos e realizam limpeza nos bairros de Boa Vista.

Patrulha da chuva | As equipes de limpeza da Patrulha da Chuva estiveram ontem promovendo limpeza e tapando buraco no asfalto e nivelamento de trechos em situação crítica, em três bairros de Boa Vista: Cidade Satélite, Cinturão Verde e Distrito Industrial. Na ocasião, foram feitos trabalhos de limpeza das ruas, tapa buracos e nivelamento de trechos em situação crítica. A Patrulha da Chuva é uma ação que envolve as secretarias municipais de Obras e Urbanismo, Gestão Ambiental, Segurança Urbana e Trânsito, e Gestão Social. O objetivo é o de minimizar o impacto do inverno na cidade, evitando que a população passe por transtornos causados pela chuva.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts