Suely rejeita projeto de principais aliados na Assembleia. Mecias reage: ‘vou trabalhar para derrubar o veto’.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna da Sexta????? Publicada 00h11
lllll
Mecias e Gabriel são autores da proposta vetada pela governadora. “Eu vou trabalhar para derrubar o veto”, disse Mecias.

O governo vetou totalmente o projeto de lei 076/2015, aprovado na Assembleia Legislativa de Roraima que permite a renegociação e o parcelamento de dívidas resultantes de operações de créditos contratadas junto ao extinto Banco do Estado de Roraima – Baner. Até ai nada de extraordinário. Ocorre que a governadora Suely Campos disse não aos seus principais aliados na Assembleia, Mecias de Jesus e Gabriel Picanço (ambos do PRB), autores da proposta. A justificativa é de que o projeto descumpre o “princípio da segurança jurídica” e apontou outra lei (Lei nº 630/2017) que, supostamente, “possui o mesmo teor do projeto de lei vetado”.

A proposta permite desconto de 50% do valor total da dívida e pagamento em quatro parcelas iguais. Conforme o texto do projeto, os débitos devem ser atualizados monetariamente na data da renegociação. A iniciativa beneficiaria inclusive aquelas pessoas que possuem dívidas em fase de cobrança judicial, que poderiam recorrer aos termos da lei para renegociar o montante.

Sabedor da atitude governamental, o deputado Mecias de Jesus e demonstrou todo o seu inconformismo. “Lamento profundamente que o Governo do Estado tenha vetado um projeto de lei que só traria benefícios para o Estado e para os produtores rurais. Acredito que a assessoria da governadora não comunicou a ela das vantagens que esse projeto traria para a produção agrícola, para os empresários locais. Acredito que, se tivessem explicado para ela (governadora), corretamente, tenho certeza absoluta que ela não teria feito veto nesses projetos de lei, vários deles, de grande importância para nosso Estado”, disse, indignado. inconformado Mecias disse que vai trabalhar e articular para derrubar o veto da governadora. “Esse projeto não é da Assembleia Governo. É projeto é um projeto em favor da produção agrícola, dos trabalhadores e das trabalhadoras desse Estado”.

Jucá na Capa
lll
Jucá na capa do Correio Braziliense de ontem: artífice do PMDB.

Artífice do PMDB no desembarque do Partido do barco de Dilma Roussef, o senador Romero Jucá ganhou generoso espaço no jornal Correio Braziliense, aliás a manchete principal de Capa do mais prestigiado jornal da capital do país, na edição de ontem.

Líder dos governos Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma, o senador que, ao lado vice-presidente Michel Temer, foi um dos principais articuladores do desembarque da legenda, diz que a gestão petista está caindo de podre.

Mas jucá evitou ao máximo falar de um eventual governo Temer, mas, nas entrelinhas, deixou evidente que os principais atores políticos do partido já começam a configurar a composição política de um novo mandato.

 Perguntinhas 
lll
O senador falou de todos os assuntos que ocupam todo o noticiário da grande imprensa.

Na extensa entrevista de página inteira, o senador foi inquirido na reportagem sobre tudo: política, bastidores, Lava Jato, Dilma, Lula, Economia e conjuntura atual: Abaixo algumas assuntos em destaque:

Mas o senhor, por exemplo, o senhor aparece em três momentos da Lava-Jato, na lista do Janot, onde o Paulo Roberto fala que o senhor é um dos beneficiados…

Ele não diz que eu sou um dos beneficiados, ele diz que fui lá pedir um apoio…”

O senhor é citado na Delação do Delcídio…

Dizendo o quê? Que ele me considera um cara preparado, que eu conheço bem o sistema financeiro e que o grupo do PMDB indicou bem. Eu não indiquei ninguém, eu sou oposição ao governo. Agora se o delírio do Delcídio vai paralisar o país é vocês quem vão escolher”.

Qual a sua opinião em relação ao impeachment da presidente, o senhor é a favor?

Hoje, eu sou a favor do impedimento”.

Por quê?

Porque hoje ela perdeu todas as condições de governabilidade e de conduzir o país. A credibilidade, o risco financeiro, o risco social, as pedaladas fiscais, juntando tudo isso…”

Ville Roy ganha ciclovia
lll
A moderna ciclovia da Ville será entregue hoje ao boa-vistense pela prefeita Teresa Surita.

A prefeita Teresa Surita já está convidando, ao seu estilo no Facebook, para a inauguração da moderna ciclovia que foi construída na Avenida Ville Roy – uma das vias de trânsito mais importantes da cidade.

Vai do início da Avenida, em frente ao Garden Shopping, estendendo-se até o cruzamento com a avenida Santos Dumont. A ciclovia vai oferecer segurança para trabalhadores e esportistas que usam a bicicleta como meio de transporte.  A inauguração acontece no bairro Caçari, às 18h30.

Nós estamos sinalizando as ruas, fazendo as ciclovias e ciclofaixas e dando condições para que as pessoas possam usar a bicicleta sem a preocupação de acidentes”, ressaltou Teresa.

PRB pelo Impeachment
jjjjj
Jhonatan continua sendo cortejado para se realinhar ao grupo governista.

Palavra do presidente do PRB, Marcos Pereira: — O PRB não volta atrás em sua decisão. Apóia o impeachment e ponto final.

O governo chegou a conversar com alguns deputados — cinco em uma bancada de 22 — na linha já assumida de conseguir votos no varejo.  Alguns estão tentados. Mas, ao menos por enquanto, não disseram “sim” aos encantos do Planalto.

O roraimense Jhonatan de Jesus tem sido cobiçado e cortejado a todo instante. Mas parece decidido a seguir a decisão o Partido, que se afastou do Governo.

Com seus botões
lll
Lenir teve o projeto vetado. O próprio Governo vai distribuir os tais botões.

Ninguém entendeu o veto do Governo ao projeto da deputada Lenir Rodrigues para distribuição do dispositivo de segurança conhecido como “botão do pânico” a mulheres vítimas de violência doméstica em Roraima. Alegou inconstitucionalidade.

Mas ontem foi desvendada a razão: é que o Governo está adquirindo 1.500 kits de monitoramento eletrônico para serem distribuídos entre as mulheres que sorem ameaças de violência. Ou seja, terá seus próprios botões em um investimento de aproximadamente R$ 1,114 milhão.

Na verdade nem precisaria ter sido tão deselegante com a iniciativa da deputada. Afinal de contas o projeto é de autoria parlamentar, mas toda a execução ficaria a cargo do Governo.

Jovens engajados
llll
O deputado Coronel Chagas com a Juventude do PRTB: conscientização sobre o voto jovem.

Cada vez mais engajado na campanha “200 mil +1” do TRE, o Partido Republicano Trabalhista Brasileiro (PRTB) fez nova manifestação a favor do voto jovem, ontem de manhã.

Integrantes do Partido fizeram uma concentração em frente ao prédio da Assembleia Legislativa, com cartazes e faixas incentivando àqueles que vão fazer 16 anos e que ainda não tiraram o título de eleitor.

O presidente do PRTB deputado Coronel Chagas prestigiou o ato e reafirmou o compromisso do Partido com a mobilização da Justiça Eleitoral. É importante que o jovem de Boa Vista assuma uma postura mais comprometia com a política. Participe mais”, disse.

Sem apetite
lll
Os deputados só voltam ao plenário na Sessão do próximo dia 12.

A inapetência dos deputados estaduais é total. Não houve praticamente nada de expressivo na semana. E ontem por falta de quórum qualificado nada foi votado.

E a pauta está trancada porque há um punhado de vetos governamentais que precisam ser levados ao julgo do Plenário.

Ademais as atividades de plenário ficarão em espécie de ‘recesso branco’ na próxima semana porque haverá reparos necessários na parte elétrica e a troca do transformador.

Gatos pingados… e pardos!

lll
Poucos roraimenses forma à manifestação pró-Dilma, ontem em Boa Vista.

Se depender do apoio popular de Roraima, Dilma tá ferrada. Meia dúzia manifestantes pró-Dilma se reuniram na praça do Centro Cívico, em Boa Vista, ontem contra o que eles chamam de ‘golpe’.

Conforme os organizadores, o ato teve a participação de 700 pessoas. A Polícia Militar estimou 150 pessoas no local.

Ou seja, um apoio pífio em sem significância nenhuma. E os ecos de Roraima certamente não ecoarão no Planalto Central.

pontedosmacuxis
Esta foto mostra o Rio Branco quase seco. Foi feita ontem a tarde pelo fotógrafo Ednaldo Morais (Roraima em Tempo).

Sinais de chuva | O período chuvoso começa a dá sinais. Pelo barulho das trovoadas e os clarões dos relâmpagos, ontem à noite, parece que vamos ter água, muita água. E as primeiras chuvas que caíram ontem além de refrescar o ambiente tórrido do lavrado, apaga os incêndios e enche-nos de esperanças na questão energética. É que as chuvas daqui também alcançam a Venezuela, que precisa de água para abarrotar o reservatório de Guri e evitar que tenhamos transtornos maiores. O lago da hidrelétrica está a poucos metros de levar o sistema de produção de energia do país vizinho a um colapso.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts