Tá, tá, tá acontecendo! Acontecendo o quê? Governo de Suely gasta milhões com publicidade mas não paga suas contas em dia.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h10

O anuncio diz que Suely fez a BR-210. Não é verdade, a obra foi executada pelo Governo Federal.

O novo bordão da publicidade institucional do Governo de Suely não combina com a realidade em que vive o Estado, principalmente entre servidores públicos e fornecedores que não recebem seus salários e pagamentos em dia, respectivamente. Ademais não investe em prioridades como educação, saúde, segurança, infraestrutura e geração de emprego e renda.

‘Tá, tá, tá, acontecendo’!, diz o filme. Acontecendo o quê? A nova cantiga dos comerciais é mote de uma campanha falaciosa denotando absoluta irresponsabilidade da comunicação e do marketing com a verdade, porque desdenha do povo roraimense, sobretudo dos que acompanham a gestão fracassada de Suely e que sabem de ciência própria que se trata de propaganda enganosa.

Em relação ao comercial que rodou na TV Roraima (afiliada da Rede Globo), onde o Governo de Suely gasta tubos de dinheiro mensalmente, mostra uma plástica perfeita, elementos gráficos bem acabados, mas não revela-se verdadeiro diante do fato. Faz uma promoção elevada de um governo decadente, desprezando a inteligência do roraimense, como se aqui as pessoas tivessem suas ventanas furadas para cima.

Diz o filme que foi Suely quem asfaltou a BR-20 no sul o Estado, uma obra executada pelo Governo Federal através do DNIT com pequena contrapartida do Governo local. Definitivamente a nova BR-210 não foi Suely quem fez.

Diz ainda que o programa bem morar do servidor vai construir moradia para o funcionalismo público, quando todos sabem que trata-se de um financiamento privado, ou seja, cada servidor terá que adquirir o recurso junto à Caixa, senão, nada de casa própria.

Enfim, propaganda puramente enganosa, pior, financiada com o meu, o seu, o nosso dinheirinho. Uma publicidade é considerada enganosa quando induz o consumidor ao erro. Ou seja, quando traz uma informação falsa capaz de dar uma ideia diferente da realidade do que foi divulgado.

É o caso dos institucionais do Governo, que vêm com forte cachimbada de pretensão do pessoal do marketing e da comunicação, achando que somos todos imbecis. A marca do governo diz tudo: ‘a vontade faz acontecer’. Isso mesmo, só a vontade, porque não acontece nada.

O ‘perdido’ do PP em Suely

Suely está probidade de fazer o pré-lançamento da candidatura pelo presidente do PP Ciro Nogueira.

O ‘perdido’ de Ciro Nogueira – presidente do PP – em Suely, proibindo que ela possa se lançar pré-candidata à reeleição pelo Progressistas, como pretendia, no dia 26 de março, acendeu a luz amarela no Palácio do Governo.

O senador piauiense jogou um balde de água fria na intenção da governadora Suely, que já estava montando um comício para anunciar que concorrerá a um novo mandato.

O comunicado proibindo a realização de qualquer pré-convenção, reuniões de natureza similar ou qualquer acordo visando a escolha antecipada de candidatos ou compromissos de coligações até o dia 7 de abril, sob pena de nulidade, foi publicado duas semanas depois que Ciro, ao lado de Suely, anunciando, em vídeo, a pré-candidatura dela.

Posso até estar enganado, mas parece que está havendo uma mudança de postura de Ciro Nogueira no apoio anteriormente manifesto à pretensão de reeleição da governadora Suely Campos.

Parece ser mais um convite indireto para que Suely aproveite a janela partidária e busque outra sigla para se abrigar. O prazo que permite a troca de partido sem prejuízo de perda de mandato acaba no dia 7 de abril.

O ‘Dia D’ contra o sarampo

A vacinação que começa hoje, tentará imunizar 400 mil pessoas em todo o Estado até o dia 10 de abril.

A campanha de vacinação contra o sarampo que começa neste sábado, 10, e vai até o dia 10 de abril é uma grande mobilização, que faz parte de uma série de medidas adotadas pela prefeitura de Boa Vista para o controle da propagação do sarampo no município e conta com a parceria do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde.

A campanha terá a faixa etária ampliada, em razão do alerta da doença na capital e para isso fazem parte do público-alvo, crianças a partir de seis meses de idade e adultos até 49 anos.

As crianças com menos de um ano que receberem a vacina antecipada, devem seguir o esquema vacinal preconizado normalmente com uma dose aos 12 meses e aos 15 meses.

Todas as pessoas até os 29 anos de idade, deverão ter duas doses da vacina tríplice viral em seu cartão de vacina caso não tenham o registro serão vacinadas com a primeira dose e aprazado uma segunda dose para 30 dias. Pessoas de 30 a 49 aos de idade que não tenham sido vacinadas na idade correta devem receber apenas uma dose da vacina tríplice viral.

Ministro não teme epidemia

Crianças venezuelanas e todos os migrantes são alvo principal da campanha de vacinação.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse ontem que apesar dos 30 casos suspeitos de sarampo em Roraima, seis em investigação e uma morte confirmada, a doença está sob controle no país desde 2016, e não há risco de que a doença, que já está erradicada no país, volte a se espalhar.

Ele reforçou que o Ministério da Saúde determinou a vacinação de 400 mil pessoas para bloquear a possibilidade do sarampo retornar. “Há dois anos declaramos a eliminação do sarampo no Brasil e agora estamos com esses casos importados da Venezuela.

A situação não é preocupante porque está sob controle e as medidas estão tomadas. Todos os casos identificados são importados da Venezuela e não há nenhum autóctone do Brasil”.

Investimentos no trânsito | Um dos principais investimentos promovidos pela atual gestão municipal é destinado ao setor de trânsito, cujo foco principal é diminuir os índices de acidentes e proporcionar mais vidas salvas nas ruas e avenidas. Pelas recentes estatísticas analisadas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) é possível identificar o quanto Boa Vista tem avançado nesta área e o quanto a consciência da população tem melhorado em relação ao respeito à legislação. Para se ter uma ideia, foi analisado o mês de dezembro de 2017, onde foi constatada a redução de 11% no número de acidentes com feridos na capital, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, de acordo com o Relatório Anual da Seguradora Líder, consórcio que administra o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), houve uma diminuição de 30% no registro de indenizações pagas em 2017, em comparação a 2016. Para aumentar a conscientização quanto aos limites de velocidade, a prefeitura instalou radares educativos nas avenidas Ville Roy, próximo ao Mirandinha; Venezuela, próximo à Universidade Federal de Roraima; Ruy Baraúna, no bairro União; João Alencar, próximo ao Pátio Roraima Shopping, na avenida Brasil, em frente à sede da Polícia Federal, na avenida Estrela D’Alva, na Manoel Filipe com a Horácio Mardel de Magalhães e na Ponte dos Macuxi, próximo a barreira policial.

Radares disciplinam e educam

Os radares instalados nas ruas de Boa Vista disciplinam no trânsito e educam os condutores.

A Prefeitura instalou seis radares de controle de velocidade, que estão localizados nas avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes – próximo ao Parque Anauá; Ville Roy – próximo à Igreja da Consolata; Mário Homem de Melo – próximo à Codesaima; Ataíde Teive, próximo à Roraisat; Glaycon de Paiva – próximo ao Teatro Municipal e Ville Roy, próximo à Praça do Mirandinha.

Também foram implantados seis radares que identificam avanço de sinal nas avenidas Ville Roy com Santos Dumont; Praça do Centro Cívico, em frente à Igreja Catedral Cristo Redentor; avenida Terêncio Lima com Capitão Ene Garcez; Avenida Mário Homem de Melo com Avenida Venezuela, Bairro Mecejana; Avenida General Ataíde Teive com Avenida Venezuela, bairro Liberdade; Rua Izídio Galdino da Silva com Nazaré Filgueiras, Bairro Dr. Sílvio Botelho.

O secretário de municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros, rebateu críticas feitas principalmente por autoridades, que consideram os investimentos no trânsito como “indústria da multa”. Para Barros, o discurso feito para desqualificar o uso de radares e outros equipamentos de segurança representam desconhecimento e má-fé por parte de tais pessoas.

É inadmissível o posicionamento de autoridades, principalmente parlamentares, por pura intenção eleitoreira e, a nosso ver, com total irresponsabilidade, questionando a eficiência dos equipamentos. Muitos estão distorcendo os fatos por conta de sua ideologia político-partidária. E com isso, buscando uma condição que traz prejuízo a pessoas inocentes, famílias que perdem seus entes queridos, ou que são enviadas para os leitos de hospitais, vítimas de acidentes que poderiam ser evitados as leis de trânsito fossem devidamente observadas”, disse barros.

‘Fakes-News’ se espalham feito fogo

As ‘fakes-news’ estão tomando um volume tão acentuado que preocupa setores da Justiça. 

Notícias falsas se espalham mais e mais rápido no Twitter do que as verdadeiras, um desequilíbrio impulsionado mais pelas pessoas que por contas “bot” automatizadas, disseram pesquisadores nesta quinta-feira.

Um estudo realizado por pesquisadores do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT) apontou que as notícias falsas eram 70 por cento mais prováveis de serem compartilhadas pelas pessoas do que as verdadeiras. Os pesquisadores levaram em conta cerca de 126 mil notícias compartilhadas por aproximadamente 3 milhões de pessoas no Twitter entre 2006 e 2017.

O levantamento, publicado na revista Science, foi um dos esforços mais abrangentes até agora para avaliar a dinâmica de como as notícias falsas circulam nas mídias sociais. As histórias examinadas no estudo foram revisadas por seis organizações independentes de verificação de fatos, incluindo o Snopes e o Politifact, para avaliar sua veracidade.

O Twitter e outras empresas de redes sociais, como o Facebook, foram examinados por autoridades dos EUA e reguladores internacionais por fazerem muito pouco para evitar a propagação de conteúdo falso. Autoridades dos EUA acusaram a Rússia de usar as mídias sociais para tentar semear a discórdia nos Estados Unidos e interferir nas eleições presidenciais de 2016. Fonte | AE.

Os 28 anos da Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Boa Vista está estruturada e bem equipada na atua gestão da Prefeitura.

Há 28 anos, a Guarda Civil Municipal tem servido os boa-vistenses com coragem e determinação. Inicialmente, a instituição apenas oferecia suporte às polícias e zelava pela segurança do patrimônio e dos logradouros públicos.

Hoje, a GCM dispõe de prestígio em todo o país, ostentando o posto de uma das mais bem equipadas e mais preparadas forças de segurança pública do Estado de Roraima.

Em termos de equipamento, a Guarda Civil também dispõe de 27 viaturas, 18 motocicletas, 01 microônibus de monitoramento e 25 bicicletas (para a Ciclo Patrulha), 160 coletes à prova de balas, 41 rádios digitais.  Para o superintendente da GCM, inspetor Murilo Santos, hoje a instituição orgulha os boa-vistenses devido ao bom trabalho que tem desenvolvido na área de segurança pública.

Em janeiro deste ano, a prefeitura entregou 300 pistolas calibre 380. Todo esse armamento deve ser utilizado pelos guardas civis aprovados em 2017 no Curso de Capacitação Técnica para Manuseio de Armas de Fogo de Repetição e Semiautomática.Recentemente, a GCM recebeu dez espingardas calibre 12, modelo Pump Cbc Tactical.

Hoje o efetivo é de 366 homens e mulheres, mas vai subir para 393 com a nomeação de mais 27 aprovados no concurso público de 2012. Segundo Murilo, com um efetivo maior, o campo de atuação da GCM deve aumentar, com maior eficiência no atendimento das demandas vindas da população.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta