Telmário é motivo de piada e gozação no plenário Senado durante a posse

A coluna de hoje | Publicada 00h20 (De Brasília)

Telmário não conseguiu fazer a pronuncia correta dos nomes: piada.

Telmário Mota, agora no PRÓS, como sempre, segue envergonhando Roraima. Foi designado ontem para proferir a chamada dos senadores para a posse e pasmem errou o nome de 5 dos 54 parlamentares que estavam sendo empossados ao chama-los em plenário para o juramento: virou piada entre colegas.

Sob risos dos presentes, inclusive que estava nas galerias, Telmário não conseguiu pronunciar corretamente os nomes dos senadores Oriovisto Guimarães (Pode), Fabiano Catarato (Rede), Capitão Styvenson (Rede) e chamou Rodrigo Cunha (PSDB) de “Rodrigos”.

Mas para quem profere “prenário”, ‘púbrico’ e outros tantos dialetos do seu reles vocabulário errado, isso parece natural para o senador roraimense. E nem conseguiu pronunciar o nome completo do senador Luiz Carlos HEINZE.

Do alto da Mesa, de onde chamava os colegas para o juramento do “assim o prometo”, Mota também quase encerrou a sessão antes mesmo de chamar os senadores de seu próprio Estado, Roraima.

Lamentável, né? O ocorrido, claro, logo ocupou os blogs políticos e a grande imprensa brasiliense que tratou o caso com deboche, porém com naturalidade em se tratando de Telmário Mota.

Haroldo transita bem no PSD

Haroldo Cathedral (com Denarium) tomou posse ontem.

O deputado federal Haroldo Cathedral (PSD) apesar de ser cristão novo na Casa, está transitando muito bem entre os caciques da política nacional.

Muito bem afinado com colegas de Partido, Haroldo pegou de caga a vice-liderança da agremiação, um feito expressivo para quem está chegando agora.

Depois da posse Haroldo certificou que seu mandato terá um olhar todo especial para a educação, mas que vai se esforçar também para atender todas as demandas de Roraima.

Para melhorar sua para aquilo que está disposto a realizar, vai pleitear assento como titular das comissões de Educação e Relações Exteriores.

Nepotismo: MP enquadra Denarium

Denarium recebeu recomendação para demitir parentes.

Para que não se repita o ocorrido na desastrosa gestão de Suely Campos, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público do Estado de Roraima expediram notificação recomendatória ao Governo do Estado para que se abstenha de contratar servidores de forma irregular, bem como exonere ocupantes de cargos que incorram na prática de nepotismo.

Consta na notificação, que contrações devem obedecer a critérios legais, conforme dispõe o artigo 37 da Constituição Federal, que institui prévia aprovação em concurso público para investidura em cargo ou emprego público, ressalvando exclusivamente os cargos providos em comissão e as contratações por necessidade temporária de excepcional interesse público.

Os órgãos recomendaram, ainda, que o governo passe a adotar sistema eletrônico de ponto por identificação biométrica ou tecnologia similar, com finalidade de controle de frequência, pontualidade e assiduidade dos servidores e empregados públicos, vinculados à administração direta e indireta, ressalvados casos excepcionais que demandem outro mecanismo de controle.

A situação é  caótica

Eduardo: preocupado com a questão energética de Roraima.

Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) demonstrou toda sua preocupação com a questão energética de Roraima.

Em seu perfil no Twitter o filho do presidente Jair Bolsonaro disse, preocupado, que Roraima enfrenta situação de caos energético.

“O caos se aproxima! Sem a importação de energia da usina de Guri na Venezuela, Roraima fica sem luz. No passado Maduro já ameaçou cortá-la. O sistema elétrico de Roraima não é interligado ao restante do país porque as linhas de transmissão não podem passar sobre reservas indígenas”, postou.

Rodrigo Maia é eleito

Rodrigo Maia foi eleito ontem com 334 votos.

Pela terceira vez consecutiva, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) vai ocupar a Presidência da Câmara dos Deputados. Ele foi eleito em 1º turno para o biênio 2019-2020, com 334 votos.

Rodrigo Maia derrotou outros seis candidatos que concorreram como avulsos: Fábio Ramalho (MDB-MG), que teve 66 votos; Marcelo Freixo (Psol-RJ), com 50 votos; JHC (PSB-AL), com 30 votos; Marcel Van Hattem (Novo-RS), com 23 votos; Ricardo Barros (PP-PR), com 4 votos; e General Peternelli (PSL-SP), com 2 votos.

Rodrigo Maia assumiu a cadeira emocionado. Em lágrimas, agradeceu os votos dos deputados e aos competidores na disputa à Presidência da Câmara.

“Nós teremos muitos desafios. A Câmara precisa de modernização na relação com a sociedade, nos nossos instrumentos de trabalho, para que a gente possa ficar mais perto dos cidadãos. Precisamos modernizar as nossas leis, simplificá-las, e fazer as reformas de maneira pactuada”, disse.

No Senado sessão adiada

No Senado a eleição para escolha da mesa ficou para hoje.

Senado suspendeu na noite de ontem (1º) a sessão que definiria o novo presidente da Casa. A nova sessão foi marcada para a manhã deste sábado (2).

A suspensão da sessão foi proposta pelo senador Cid Gomes (PDT-CE) para tentar pôr fim à divergência em torno de quem deveria conduzir a reunião.

Houve tumulto durante toda a sessão sobre a condução dos trabalhos pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Presidente em exercício da sessão, Alcolumbre colocou a proposta em votação simbólica, e a maioria dos parlamentares concordou em deixar para sábado a eleição para presidência da Casa.

Mais segurança com semáforos | O sistema de semáforo instalado no cruzamento das avenidas Universo e Dom Aparecido José Dias, no bairro Cidade Satélite já está em pleno funcionamento. A iniciativa da Prefeitura de Boa Vista, que visa melhorar o tráfego na cidade, representam investimentos que modernizam o trânsito e ajudam a diminuir o número de acidentes na capital. Todo o trabalho de mapeamento é feito pela Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), com base nas demandas, tanto dos moradores e condutores, como na estatística de acidentes de trânsito. A moradora, Débora Celine, tem um ponto comercial bem próximo ao cruzamento, e segundo ela, os riscos de acidente no local era elevado. Agora com a implantação do semáforo, ela acredita que a violência no trânsito vai diminuir.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: