‘Telmário Mota coleciona BOs por agressões e ameaças’, aponta Revista Veja.

*** A Coluna de Hoje /// Publicada 00h13 *** 

O histórico violento de Telmário ganhou espaço na Revista Veja, a mais importante publicação do país.

A coluna Radar, a seção política mais acessada da Revista Veja, editada pelo jornalista Maurício Lima, expõe de novo as qualidades profanadas do senador Telmário Mota (PTB). Ele diz que Telmário é mesmo um brigão. Em cinco anos, a excelência colecionou nada menos do que sete Boletins de Ocorrências (BOs) por ameaças e agressão. Há quatro anos, um jornalista chamado Paulo Freitas diz ter sido agredido por um homem com uma chave de fenda a mando da excelência. A história é a seguinte: o profissional estaria cobrando Mota por alguns valores devidos por um serviço prestado. O capanga, então, chamou Freitas para uma conversa.

Por volta da meia-noite, após beberem e terem, aparentemente, resolvido a questão, Freitas reclamou ter levado uma “estocada” nas costas. Achou que fosse uma faca. Ao ter o objeto retirado de suas costas pelo capanga, viu que se tratava da ferramenta. Menos mal. O agressor então declarou à polícia ter feito isso a mando de Mota.

Em 2014, um homem chamado Ronildo Ferreira Martins disse ter sido agredido pelo senador. De acordo com o registro policial, Mota chegou acompanhado de seguranças para ter uma “conversa particular” com a vítima acusando-o de estar panfletando mensagens difamatórias contra ele. Ao ouvir a negativa, Mota teria desferido um soco em seu rosto.

No ano seguinte, outro registro do destempero do político. Um homem chamado Luis Costa diz ter sido ameaçado por Mota após reclamar com sua esposa de uma postagem do senador em um grupo de WhatsApp que tinham em comum. “Para de mandar mensagem para minha mulher, que eu vou te pegar na rua e te dar uma surra”, teria dito à vítima.

Ainda em 2015, a mais grave das agressões. A estudante Maria Aparecida Nery de Melo afirmou ter sido espancada até desmaiar por Mota. Ela disse às autoridades que, com ciúmes pelo modo como ela se despediu de um tio, o valentão a agrediu com socos.

E para fechar o ano de violências cometidas por Telmário, na semana passada ele foi denunciado na Polícia Civil e será denunciado também no Ministério Público Federal por ter ameaçado de morte o empresário Josias Licata, que é presidente da Associação dos Ex-policiais e Delegados do ex-território federal de Roraima. O fato ocorreu em frente ao estabelecimento comercial de Josias e foi gravado pelas câmaras de segurança. Fonte | Revista Veja

Um olhar diferente sobre o Linhão de Tucuruí

Moroni faz questionamentos sobre o posicionamento do MPF.

Uma manifestação absolutamente racional, isenta de qualquer apego ideológico, a luz do bom direito, tem que ser compilada e inserida nos debates sobre o complexo e controvertido processo de concessão do Linhão de Tucurui.

Essa manifestação foi posta em sua conta no Facebook pelo promotor de justiça roraimense Ulisses Falando Júnior, do Ministério Público de Roraima, onde faz uma análise situacional da barreira jurídica que paralisou a obra e faz alguns questionamentos sobre a posição do Ministério Público Federal.

“Mas, e os prejudicados pela ausência da conclusão do linhão, quem os protege?”, pergunta Moroni contradizendo o MPF. E prossegue: “O Ministério Público da curadoria do consumidor, meio ambiente e cidadania não deveria se manifestar nestes autos?

Na avaliação de Moroni deveria haver mais de um Ministério Público nos autos, visto haver direitos coletivos em conflito, ao menos no entendimento de quem propôs a ação.

Pelo visto apenas o Ministério Público curador dos eventuais direitos indígenas que entende prejudicados se manifestou nos autos. O Estado de Roraima e o Estado do Amazonas, diretamente interessados, foram citados para intervirem no processo? E, como e em qual prazo será feita esta consulta aos indígenas residentes na TI Waimiri-Atroari?”, questiona o promotor.

PEC 199 será promulgada amanhã às 11hs

O senador Eunício agendou para amanhã, às 11 horas, a promulgação da PEC 199 (Emenda 98).

O Senado publicou ontem a agenda de atividades para os próximos dias. E está bem destacada a Sessão destinada à promulgação da PEC 199, às 11 horas de amanhã, dia 6.

A PEC será promulgada como Emenda Constitucional nº 98, de 2017, que “Altera o art. 31 da Emenda Constitucional nº 19, de 4 de junho de 1998, para prever a inclusão, em quadro em extinção da administração pública federal, de servidor público, de integrante da carreira de policial, civil ou militar, e de pessoa que haja mantido relação ou vínculo funcional, empregatício, estatutário ou de trabalho com a administração pública dos ex-Territórios ou dos Estados do Amapá ou de Roraima, inclusive suas prefeituras, na fase de instalação dessas unidades federadas, e dá outras providências”.

Ontem, da China, o senador Romero Jucá – autor da PEC 199 – comemorou o anuncio da promulgação no Senado. “Agora farei a articulação com o presidente Eunício Oliveira para que ele promulgue a proposta, reduzindo o tempo de espera da regulamentação. Meu compromisso é fazer com que essa tramitação aconteça no menor tempo previsto, garantindo o direito ao enquadramento e a conquista desse sonho a quem ajudou na construção do nosso Estado”, disse Jucá.

O recuo de Suely não suaviza a ‘barra’

Suely enviou mensagem à Assembleia pedindo que o projeto fosse retirado de tramitação.

A pressão pipocou de todos os lados, nas redes sociais, na imprensa e na Assembleia Legislativa para contestar a iniciativa do Governo que queria cortar 35% dos valores referentes a quem te cargo comissionado no Estado.

Mas o mérito vai também para o deputado Jorge Everton (PMDB) o único a se manifestar publicamente, em pronunciamento, contra a maldosa iniciativa do Governo de Suely.

A retirada da tramitação da matéria não suaviza a ‘barra’ de Suely perante o servidor público. E a situação tende a piorar neste mês de dezembro, por conta de salários atrasados. A conferir.

Remídio será submetido a cirurgia

Remídio comunicou no Facebook que será submetido a uma cirurgia na próxima quinta-feira, 7.

Em comunicado oficial publicado em sua página no Facebook, o deputado federal Remídio Monai (PR) revela que será submetido, no dia 07 de dezembro (quinta-feira), a um procedimento cirúrgico para retirada de nódulo sólido na Tireoide, Bethesda IV, com suspeita para malignidade.

O parlamentar esclarece que a data prevista foi escolhida para não comprometer a agenda de atividades da Câmara dos Deputados. Ele vai cumprir a recomendação médica de afastamento, no período de 40 dias, durante o recesso parlamentar.

Remídio ressalta ainda que após a recuperação retornará ao trabalho com total motivação e dedicação para avançar com as questões de interesse do Estado de Roraima.

Jucá fala da viagem à China

Jucá (centro) participou de vários encontros na China juntamento com outras lideranças políticas mundiais.

O senador Romero Jucá, presidente nacional do PMDB, postou em sua conta no Twitter, desde a China, que se sente muito honrado por ser um dos presidentes de partidos convidado à participar do Encontro de Lideranças Políticas no país asiátio.c

Ele disse a reunião constitui um momento de muito aprendizado e diálogo, com vivência de experiências que o ajudarão a pensar em políticas públicas mais eficazes para poder entender as necessidades da população brasileira.

Saio do evento, propondo ações práticas para o #PMDB, fazendo com que o nosso partido, mantenha esse contato e diálogo com partidos do mundo inteiro. Acredito muito na cooperação mundial, como um caminho para redução das desigualdades e para o desenvolvimento do nosso país”, disse o senador.

STF mantém Henrique afastado do TCE

Henrique queria retornar ao posto de Conselheiro, mas o pedido foi negado.

O conselheiro Henrique Machado, ex-presidente do Tribunal de Contas de Roraima, continua afastado do cargo e das funções, por determinação do Supremo Tribunal de Roraima (STF). A decisão foi do ministro Ricardo Lewandowski.

Henrique havia impetrado impetrou um ‘habeas corpus’ requerendo seu retorno ao cargo, porém, não obteve êxito. Ele está afastado das funções desde 2016. Ele responde a ação penal pela acusação de peculato e envolvimento no ‘Escândalo dos Gafanhotos’ no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na decisão publicada no último dia (27), Lewandowski afirma não ter visto, numa análise preliminar, flagrante ilegalidade ou abuso de poder na decisão do STJ que indeferiu pedido de revogação do afastamento lá apresentado pelo conselheiro.

Boa Vista Energia passou a tesoura

A distribuidora está cortando a energia de quem tem contra em atraso.

Certamente aumentou a voltagem do servidor público estadual contra a governadora Suely Campos. Por conta do atraso no pagamento de salários do mês de novembro – provavelmente será depositado no final de semana – muita gente não pagou as contas de luz atrasadas.

Resultado: ontem a Eletrobrás Distribuição Roraima  passou a tesoura no fornecimento dos devedores sem aviso prévio, o que constitui uma ilegalidade. Os cortes geral protestos e revolta no consumidor.

Mas o fato é que a crise financeira no Governo de Suely será causadora de muitos momentos desgostosos para o servidor nesse final de ano.

Carmem Lúcia cobra TJs sobre salários

A ministra Carmem Lúcia quer um demonstrativo mensal de salários pagos nos tribunais de justiça.

A ministra Cármen Lúcia perdeu a paciência com os presidentes dos Tribunais de Justiça, que se reuniram com ele até a noite de ontem em Brasília. A presidente do CNJ e do STF exigiu que eles enviassem tabelas com todos os vencimentos dos magistrados.

Em reunião, no CNJ, Carmem Lúcia cobrou:

— Eu entreguei a todos uma planilha no dia 20 de outubro. Até hoje, dia 4 de dezembro, não recebi as informações de novembro e dezembro. Espero que em 48 horas se cumpra essa determinação do CNJ para que eu não tenha que acioná-los oficialmente — disse Cármen.

ALE e Estácio firmam convênio

Jalser e diretor da Estádio, Márcio Gondin, acertaram ontem os detalhes da parceria técnica.

O presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (SD), recebeu no início da noite de ontem o certificado de registro de convênio do Centro Universitário Estácio da Amazônia. Com o acordo, os servidores do Poder Legislativo terão um desconto de 40% no valor das mensalidades dos cursos da instituição de ensino superior, já a partir do ano que vem.

“Este mês de dezembro tem sido de alegria para o Poder Legislativo. Esse convênio firmado com essa instituição de ensino superior vai permitir que nossos servidores e seus dependentes estudem, se qualifiquem e se preparem para o mercado de trabalho”, comentou Jalser.

Ele lembrou que os servidores tem que fazer o vestibular e passar para ser beneficiado com o desconto. “Eles podem optar por qualquer curso da Estácio. Para nós é uma alegria muito grande. E muito mais que essa felicidade é ganhar esse presente e poder dar para os servidores da Assembleia”, afirmou o presidente da Casa Legislativa.

Márcio Gondim destacou que a instituição de ensino se sente honrada pela parceria firmada com a Assembleia Legislativa. “Nós sabemos do trabalho que o presidente Jalser tem feito pela Educação do Estado”. Ele disse que o percentual de 40% é para todos os cursos, sejam de graduação ou pós-graduação.

Vacinação atingiu meta | A campanha municipal de vacinação antirrábica foi realizada este ano de forma diferenciada, com a finalidade de imunizar o maior número possível de animais, principalmente aqueles que não foram alcançados em edições anteriores. Boa Vista ultrapassou a meta estabelecida de 80% da população de cães e gatos. A campanha foi finalizada neste sábado, 2, com o Dia D em vários pontos estratégicos da capital. A equipe da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses imunizou em dois sábados seguidos, 8.407 animais entre cães e gatos. A meta anual era de 25.600. A prefeitura disponibilizou 17 postos fixos e três volantes espalhados em diversos bairros da cidade, entre escolas, praças e unidades básicas de saúde. A vacinação continua mesmo com o encerramento da Campanha e permanecerá à disposição de quem não conseguiu por algum motivo comparecer aos locais de vacina. Boa Vista possui uma população estimada de 32.000 cães e gatos e conta com uma Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses – UVCZ que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Avenida Centenário, 469, Centenário.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta