Telmário será o relator do processo contra Delcídio no Conselho de Ética. Agirá com isenção? Duvido…

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Boa Vista, RR | Publicada 00h12

llll
LAVA JATO | Delcídio do Amaral foi preso acusado de tentar obstruir as investigações sobre os roubos na Petrobrás.

É o mesmo que entregar a guarda do galinheiro para a Raposa. É isso que aconteceu ontem em Brasília com a escolha de Telmário Mota (PDT) para relatar o processo que apura quebra de decoro parlamentar por parte de Delcídio do Amaral (PT-MS) no Conselho de Ética do Senado. Mota foi escolhido por sorteio e é interessante lembrar que o senador roraimense foi um dos 13 senadores que votaram contra a prisão de no plenário do Senado. E a pergunta que se estrondeou nos corredores do Congresso foi: Terá Telmário isenção absoluta para conduzir seu relatório com imparcialidade? Duvido…

Após ser escolhido Telmário terá um prazo de cinco dias úteis, a partir desta quinta (3), para apresentar um parecer favorável ou não à continuação do caso. O novo relatório deverá ser apresentado na sessão do conselho da próxima quarta-feira (9). Delcídio foi preso em novembro do ano passado acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. O senador foi gravado oferecendo dinheiro e um plano de fuga para que Nestor Cerveró não o citasse durante depoimento de delação premiada.

De acordo com entendimento preliminar do Conselho de Ética, apenas três senadores poderiam relatar a representação: Sérgio Petecão (PSD-AC), Romero Jucá (PMDB), membros do bloco da Maioria, e Douglas Cintra (PTB-PE), do bloco União e Força. Mas, durante a reunião que antecedeu a sessão do colegiado, os membros desfizeram o entendimento inicial e determinaram que apenas os partidos, e não os blocos, de representante, representado e apoiador estavam impedidos de relatar o caso.

Contrário à prisão 
ll
CONTRÁRIO | Telmário votou contra a prisão de Delcídio, decidida pelo Senado.

Telmário foi contrário à prisão do senador decretada pelo STF em novembro do ano passado. Telmário Mota disse que considerou a prisão ilegal.

A maioria do plenário do Senado, contudo, deu aval à prisão, por 59 votos favoráveis, 13 contrários – entre eles o voto de Telmário – e uma abstenção. Ele afirmou, porém, que o voto contrário à prisão não vai ter influência no relatório.

Não vai influenciar. Eu entendi que a prisão de Delcídio não foi dentro da legalidade porque ele nem investigado estava sendo, entendi que ele não poderia ser preso por aquilo ali. Agora é outra situação, vamos julgar a questão dele enquanto senador com relação ao decoro. Vou ser relator com maior naturalidade, dentro da legalidade”, disse Telmário.

Jalser assume o Solidariedade
lll
SOLIDARIEDADE | Jalser festeja com Jucá e Paulinho após assinar ficha de filiação.

Como foi anunciado aqui na coluna, semana passada, o presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier, ingressou mesmo no Partido Solidariedade. A ficha de filiação foi assinada ontem em Brasília na presença do presidente nacional do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força, ato prestigiado pelo senador Romero Jucá (PMDB).

Jalser deixou o PSDC aproveitando a chamada “janela partidária” que permitiu que políticos mandato possam trocar de partido sem a ameaça de perder o mandato por infidelidade. Jalser também será o presidente regional da Sigla, antes comandada pelo ex-deputado Federal Urzeni Rocha.

O Solidariedade é nossa marca a partir de agora. Vamos agarrar essa oportunidade dada pelo Paulinho da Força, com a indicação do senador Romero Jucá, e mostrar nossa visão política. Estamos convidando todos os nossos correligionários e amigos a também assinar ficha de filiação no Solidariedade”, disse Jalser.

PT empaca a PEC 03 
lll
JUCÁ | ‘A Emenda voltará a ser discutida na semana que vem e vamos aprová-la’.

Estava tudo prontinho para que a PEC 03 – que permite o enquadramento de ex-servidores do ex-Território de Roraima na Folha da União – fosse votada na comissão de Constituição de Justiça, ontem. Ai veio a desdita: a senadora petista paranaense Gleisi Hoffmann inventou de pedir vista. E a votação ficou para a próxima semana.

Mas o senador Romero Jucá, autor da proposta, garantiu ontem que a atitude de Gleisi apenas adiou a votação. Mas ele está certo de que a PEC será aprovada sem problemas.

Vamos continuar trabalhando para que a proposta seja aprovada o mais rápido possível. É preciso fazer justiça. Os ex-servidores têm o direito líquido e certo de enquadramento. E vou fazer de tudo para que isso aconteça”, disse Jucá.

Finalmente, a posse…
lllllll
ALMIRO | Presidente do TJ dará posse hoje de manhã a mais três desembargadores.

O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Almiro Padilha, anunciou ontem – finalmente – que estará empossando hoje, às 9 horas, em Sessão do Pleno, os três novos desembargadores: Cristóvão Súter, Mozarildo Cavalcante e Jefferson Fernandes.

As promoções dos juízes são fruto da eleição que aconteceu em outubro do ano passado, quando foram escolhidos por merecimento e antiguidade. Mas a posse foi abortada em função de uma demanda judicial, resultado de uma queixa formulada pelo juiz Erick Linhares, julgada favorável aos novos desembargadores, anteontem, no Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

A composição só não estará completa porque um dos desembargadores, Alcir Gursen de Miranda, continua afastado do cargo por determinação do próprio Conselho Nacional de Justiça, desde setembro de 2013

Nira sai do PV. E atirando…
llll
METRALHADORA | Nira avisa que vai expor as razões de sua saída do Partido Verde.

A vereadora Nira Mota não é mais militante do Partido Verde (PV). Pediu desfiliação por não concordar com os métodos ‘intransigentes e autoritários’, segundo ela, do presidente regional, Hudson Leite. Beneficiada pela janela partidária ela não corre risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

Ela revelou ontem que foi obrigada o protocolar o ofício de desligamento na Justiça Eleitoral, porque estava sendo forçada a assinar declaração de renúncia da condição de suplente de deputada estadual.

E o ‘tiroteio’ virá na próxima semana em forma de ‘metralhadora giratória’ onde ela promete despontar as razões de sua saída, no Plenário da Câmara. “Vou abrir o verbo. Vocês saberão o quanto fede o ambiente no Partido Verde”, disse.

Moeda de troca
JEFERSON | Sem expressão política, vive na sombra do Telmário, seu tutor.
JEFERSON | Sem expressão política, vive na sombra do Telmário, seu tutor.

A indicação do roliço Jeferson Alves como pré-candidato a prefeito de Voa Vista mira uma possível manobra escusa do comandante do PDT, Telmário Mota.

O senador não esconde de ninguém – e até se manifestou sobre o assunto – que a candidatura de Jefferson pode sofrer alterações.

“A candidatura do Jefferson Alves é para valer e não para criar condições de negociação com outras siglas. Só há uma possibilidade de o Jefferson fazer negociação, é se a senadora Ângela Portela (PT) decidir ser candidata. Ela é nossa parceira”, disse.

Meia entrada para todos
CINEMINHA | Funcionária da PMBV exibe cartão que dá acesso ao Cinemark.
CINEMINHA | Funcionária da PMBV exibe cartão que dá acesso ao Cinemark.

A Prefeitura de Boa Vista e o Governo do Estado decidiram fazer um afago, uma espécie de ‘calentura’ aos seus servidores.

Firmaram com o Roraima Garden Shopping para descontos de 50% na bilheteria do Cinemark. O benefício, que não onera os cofres públicos, claro, está disponível para todos os servidores públicos da administração direta e indireta, mediante apresentação do Cartão do Servidor.

Na Prefeitura a Escola Municipal de Administração (Emap) é quem vai gerenciar o convênio. Pelo lado do Governo, a parceria foi estabelecida através da Escola de Governo.

Em defesa de Pacaraima
llllll
MARCO AURÉLIO | Senadores defendem a permanência de não índios na área.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Melo, recebeu ontem a visita dos senadores Telmário Mota (PDT) e Ângela Portela. Na audiência a discussão de um tema delicado que diz respeito a um pedido para a desintrusão dos moradores de Pacaraima, feito ela Funai.

A Fundação dos índios argumenta que a cidade está fincada sobre a Terra Indígena São Marcos. Mas Telmário e Ângela acham que não há necessidade para a consumação de ato tão extremo e defendem a permanência dos não índios na área. O ministro é o relator da ação.

Ângela e Telmário levaram a tira-colo o primeiro prefeito eleito do Município, Hepérion Oliveira, que deu testemunho para assegurar que índios e não índios vivem de forma pacífica na região serrana.

lllll
OBRAS | Governo quer interligar 93% das residências ao sistema de redes até 2018: Boa Vista já tem 58%.

Saneamento básico | As obras de saneamento básico em Boa Vista seguem em ritmo acelerado. Após a conclusão das três primeiras etapas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura dá continuidade aos serviços nos bairros que compõem a quarta e quinta etapas do projeto. Até o ano de 2018 o Governo quer interligar 93% das residências ao sistema de redes, uma das maiores coberturas do país. Conforme dados da Caer, Boa Vista já tem 58% de cobertura de rede de esgoto, chegando a 36 mil imóveis interligados ao

Projetos sociais em festa
llll
CENTRO DE REFERÊNCIA | A prefeita Teresa comandou a inauguração do CRAS.

O dia ontem foi de festa para os integrantes dos projetos sociais, as famílias acompanhadas e os servidores do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Centenário. A quarta marcou a reinauguração da unidade que passou por uma reforma completa e ampliação.

Na solenidade a refeita Teresa Surita (PMD) disse que a grande novidade nos Cras, é que a Prefeitura estará fazendo a extensão dos atendimentos do Família Que Acolhe.

Essa é uma novidade que realmente vai fazer uma grande diferença no atendimento das famílias e, principalmente, no acompanhamento da primeira infância”, destacou a prefeita.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts