Teresa reclama da falta de civilidade de alguns moradores de Boa Vista, que depredam bens públicos e jogam lixo nas ruas.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h12
ll
Vários abrigos de ônibus, recém inaugurados pela Prefeitura, já foram destruídos pelos vândalos.

Uma manifestação da prefeita Teresa Surita (PMDB) no Facebook causa certa indignação e revolta. Ela expõe toda sua consternação ao testemunhar o que a deseducação é capaz de fazer. “Muitas pessoas confessam amar Boa Vista, mas, na prática, o que vemos não é bem isso. Vários pontos da nossa cidade estão sendo depredados, lixo no chão, abrigos de ônibus quebrados, entulho e galhada na frente das casas”, postou a prefeita.

O pior é que o vandalismo não é praticado por ignorantes apenas, mas por irresponsáveis, incivis, pessoas insensatas e estouvadas que não experimentam o valor que o bem público tem para a sua vida e da coletividade. Essas ações preocupam pois destrói aquilo que é mantido com o dinheiro do povo. E a Teresa tem explorado esse sentimento de revolta, fazendo questionamentos sobre ‘onde está a capacidade do cidadão de entender, compilar e preservar aquilo que foi construído com tanto esforço, para servir ao todo’.

Depredar uma praça, quebrar um abrigo de ônibus, destruir os jardins, roubar luminárias, jogar lixo nas ruas, certamente não são atitudes de gente civilizada. Isso é crime. Um comportamento reprovável que não combina com a aura de jovialidade que se vive em Boa Vista atualmente. Essa conduta destrutiva que não respeita as coisas dos outros e que se costuma expressar através da violência, não vale. A população tem que se manifestar através de repúdios.

Nós trabalhamos muito para manter a cidade organizada e isso tudo tem um custo. Cada vez que alguém destrói, ou suja as ruas, os nossos gastos dobram! Se você ama Boa Vista, cuide dela e faça com que os outros cuidem também. Amar é muito mais que uma palavra, é uma ação”, disse a prefeita Teresa Surita, indignada.

Abandonando o ninho
ll
A deputada Shéridan deve pedir desfiliação do PSDB roraimense nos próximos dias.

A deputada Shéridan está ensaiando sua saída do PSDB. Ela confidenciou a pessoas mais próximas – e a noticia já foi comentada pelos corredores da Câmara dos Deputados – que no ninho tucano não fica mais.

São razões pessoais e políticas que levaram Shéridan tomar a decisão que será em breve anunciada e oficializada. Só não anunciou ainda qual será sua nova morada partidária.

Todos sabem, o PSDB em Roraima é presidido em Roraima pelo ex-governador José de Anchieta Júnior (Zé Anchieta), seu ex-marido.

A sessão ainda não acabou
ll
G-10 quer anular a sessão que reconduziu a Mesa Diretora da Câmara para mais dois anos.

Lembram daquela Sessão na Câmara de Vereadores do último dia 2 que deu ao atual presidente Mauricélio Fernandes (PMDB) mais dois anos de mandato? Pois bem, ainda está rolando.

Esta semana vereadores do G-10, grupo de apoio à refeita Teresa Surita e liderado por Zélio Mota (PSD), ingressou na Justiça requerendo a invalidação daqueles atos, aumentando a tormenta do presidente da Casa.

“Tudo o que aconteceu naquela sessão será anulado, assim esperamos que a Justiça aja. Foi uma sessão atropelada, não respeitando o Regimento Interno da Casa”, disse Zélio.

Jucá: produto de mídia
lll
A rotina de Romero Jucá em Brasília: sempre ‘caçado’ por jornalistas e dando entrevista a todo instante.

O senador Romero Jucá deveria cobrar royalties da grande imprensa pelo uso excessivo de sua imagem e declarações.

Basta o homem abrir a boca, proclamar alguma coisa qualquer, e pá!, vira o tema principal do noticiário de Brasília, com farta exposição em tvs, rádios, blogs, colunas políticas, manchetes de todos os jornais e, claro, nos comentários maldosos dos jornalistas mais proeminentes do país.

Óbvio que o senador roraimense não vive caçando notoriedade. E acredito não querer também apropriar-se do manifesto cáustico de Nicolau Maquiavel [em O Príncipe] que dizia: ‘Falem Mal Mas Falem de Mim’. O problema é que o homem é polêmico mesmo. E a imprensa sabe disso, só não quer reconhecer.

Só falta Jucá liberar um sonoro e estrondoso espirro nos corredores do Congresso e a esternutação aparecer na manchete do dia seguinte nos jornais em letras garrafais: “SAÚDE!”. É só o que falta…

Acumulando derrotas
ll
A senadora Ângela Portela votou contra a escolha de Alexandre de Morais para o STF.

A senadora Ângela Portela (PT) segue acumulando derrotas, nas votações em Plenário.

Ela foi a única roraimense a dizer não à escolha de Alexandre de Morais para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Romero Jucá (PMDB) e Thiéres Pinto (PTB) apontaram sim.

E no final Alexandre – que já foi nomeado ontem pelo presidente Michel Temer – recebeu 55 votos a favor e 13 contra.

Jésus é desembargador
ll
Jésus assinando o termo de posse para ocupar a cadeira de desembargador do TJ.

Jésus Rodrigues do Nascimento deixou a condição de juiz e tornou-se o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça de Roraima. A posse aconteceu no Pleno do TJ, ontem de manhã.

O magistrado foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Roraima na Sessão do Tribunal Pleno do dia 15 de fevereiro e passa ocupar a vaga de Alcir Gursen, que foi aposentado pelo CNJ.

Jésus Rodrigues foi o único magistrado inscrito, e preenche os requisitos para a referida promoção, tendo em vista ser o juiz mais antigo, não possuir processos retidos além dos prazos legais, nem responder a processo administrativo, além de não haver histórico de penalidades aplicadas ao magistrado.

A dívida de Telmário 
ll
Licenciado Telmário costuma distribuir melancia nos bairros mais pobres de Boa Vista.

Em abril, precisamente no dia 15, acaba a ‘lua de mel’ entre Telmário Mota e seu 1º suplente Thieres Pinto de Mesquita Filho. É que nessa data acaba a licença do senador e finda o acordo entre ambos.

Telmário reassume a função após 120 dias afastado do gabinete, mas até este preciso momento ninguém sabe efetivamente que diabos o senador do povo veio fazer em Roraima nesses dias de folga.

A justificativa dada por Telmário foi a mais “amarela” possível. Ele disse, na ocasião, que se licenciava das atividades parlamentares por 120 dias para trabalhar em sua base eleitoral em Roraima. Mas as únicas coisas que faz é atazanar a vida do inimigo Romero Jucá e distribuir melancia nos bairros pobres de Boa Vista.

Identidade única
ll
O modelo da nova identidade que será expedida para os brasileiros nos próximos meses.

A Câmara dos Deputados aprovou ontem um projeto de lei que cria o Documento de Identificação Nacional (DIN), que reúne todos os dados dos brasileiros em um só documento de tecnologia de chip. Agora, projeto será enviado ao Senado e, se aprovado, deverá passar pela sanção do presidente Michel Temer.

A nova identidade dispensará a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou nele mencionados e será emitido pela Justiça Eleitoral, ou por delegação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a outros órgãos, podendo substituir o título de eleitor.

O documento será impresso pela Casa da Moeda e o CPF será usado como base para a identificação do cidadão. O documento será emitido com base na Identificação Civil Nacional (ICN), criada pelo projeto com o objetivo de juntar informações de identificação do cidadão. A ICN usará a base de dados biométricos da Justiça Eleitoral, a base de dados do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) e da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC – Nacional).

R$ 20 milhões para o turismo
ll
Secretários da Amazônia reunidos ontem em Brasília onde definiram o planejamento para a divulgação do turismo na região.

Em resposta ao pedido realizado há cerca de um mês, pelo Fórum das Secretarias de Comunicação da Amazônia Legal, em conjunto com as Secretarias de Turismo dos Estados, o Ministério do Turismo (MTur) confirmou que será realizada uma ampla campanha de promoção do turismo para a região, com investimento da ordem de R$ 20 milhões para a ação de divulgação no mercado nacional e internacional.

Toda a campanha será desenvolvida nos mesmos moldes do que foi realizado recentemente pelo Ministério com a campanha “Verão do Nordeste”. A confirmação ocorreu ontem em Brasília durante audiência no Ministério do Turismo, com a presença dos secretários de Turismo e de Comunicação da Amazônia.

Para o secretário de Comunicação Social de Roraima, Gustavo Abreu, a campanha vai destacar as potencialidades dos nove estados da Amazônia Legal, com intuito de atrair turistas e aquecer a economia. “Temos diversos produtos turísticos que podem ser explorados. A Amazônia finalmente será descoberta pelos brasileiros e estrangeiros”, ressaltou.

Mais uma do Júlio 
Júlio tá é rindo da cara do povo. E agora quer proibir o uso de celular nas galerias.
Júlio tá é rindo da cara do povo. E agora quer proibir o uso de celular nas galerias.

Agora que não quer mais ser chamado de Júlio Cesar, o vereador Júlio Medeiros segue protagonizando feitos na Câmara de Boa Vista.

Incomodado com a presença das pessoas vão à Câmara durante as sessões ordinárias, munidas de celulares e fazem imagens dos debates na Casa, o valentão Júlio Medeiros quer proibir o uso dessa tecnologia nas sessões.

A ideia um tanto rustica do vereador é estabelecer uma credencial para identificar quem pode ou não fazer imagens dos trabalhos na Câmara. Era só o que faltava, hein Júlio!

A reforma agora vai?

Algumas escolas estaduais foram reformadas em 2015. Mas a maioria continua abandonada principalmente no interior.
Algumas escolas estaduais foram reformadas em 2015. Mas a maioria continua abandonada.

Encontrei no Diário Oficial do Estado (DOE), datado do último dia 17, um punhado de avisos de licitação, na modalidade de Registro de Preços, cujo objetivo é a contratação de empresas para realizar reformas nas escolas do Estado.

Os serviços pretendidos pela Secretaria de Educação são manutenção predial – preventiva e corretiva – nas áreas internas e externas das unidades da rede de ensino.

Todos sabem o Governo até que começou uma grande reforma nas escolas, no início de 2015, mas o projeto não foi levado adiante. Agora a governadora Suely Campos promete que o trabalho será concluído.

ll
A Central do Carnaval, montada pela Prefeitura de Boa Vista, já está funcionando na praça Fábio Paracat.

Central do Carnaval | A Central do Carnaval, instalada na Praça Fábio Marques Paracat, vai funcionar com uma extensa programação musical até o dia 28, última noite de folia. Para esquentar os foliões, alguns artistas e bandas locais foram convidados para animar o público com grandes sucessos, músicas que prometem “bombar” no carnaval de rua deste ano em Boa Vista. O espaço está estruturado para os shows e para que os blocos comercializem os abadás e tirem dúvidas dos foliões durante esse período. A ideia é promover um esquenta do carnaval 2017 e atrair foliões para impulsionar as vendas. A Central funciona das 18h30 às 22h, os shows começam às 20h.

Estrutura montada
l
A estrutura para o carnaval de rua da Prefeitura começou a ser instada onde no centro da cidade.

A Prefeitura de Boa Vista iniciou a montagem da estrutura do carnaval 2017 na Praça Fábio Marques Paracat. No local, as barracas da praça de alimentação já estão em fase de finalização.

Os foliões vão contar com15 barracas onde serão comercializados os mais variados pratos da culinária regional, além de 95 espaços com ambulantes distribuídos por toda avenida Cap. Ene Garcez.

A festa se inicia amanhã, sexta-feira, 24, e termina na terça-feira, 28 e estará repleta de atrações. a Ene Garcez, que estará interditada na sexta-feira, 24, a partir das 18h. Blocos credenciados e blocos convidados prometem animar os foliões durante as cinco noites de festa.

 

 

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts