TRE julga hoje ação que pode cassar o mandato da deputada estadual Yonni Pedroso por compra de voto.

Compartilhe nosso conteúdo!

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reúne hoje, através de teleconferência (sessão virtual), os seus representantes para julgar a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que pode cassar o mandato da deputada estadual Yonni Pedroso por compra de votos na eleição de 2018. O relator do caso é o juiz Alexandre Magno Magalhães Vieira.

Segundo a denúncia o dinheiro usado no crime do qual Yonni Pedroso é acusada – a captação ilícita de sufrágios ou a popular compra de votos – pode ter saído do desvio de recursos do transporte escolar, segundo o Ministério Púbico Federal.

Yonni foi presa pela Polícia Federal, na Operação Zaragata, em dezembro de 2018, sob acusação de participar de um esquema vergonhoso de desvio de dinheiro público que fez escorrer pelo ralo algo em torno de R$ 50 milhões, segundo a PF. Por isso ela pode perder o mandato.

Exatamente por ter sido presa pela PF sob acusação de corrupção, Yonni Pedroso não pôde tomar posse como deputada na Assembleia Legislativa, no dia 1º de janeiro de 2019 junto com os demais deputados. 

A parlamentar, que a essa altura já cumpria prisão domiciliar, só foi empossada no dia 14 e janeiro e assumiu sua cadeira de deputada no Legislativo estadual. Ela chegou a passar três dias na Cadeia Feminina, antes de ser beneficiada com o regime de prisão domiciliar.

Se Yonni for cassada e perder o mandato de vez – claro que depois do julgamento de hoje ainda cabe recursos – quem assumira a vaga será o primeiro suplente da coligação, o ex-deputado George Melo.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts