Uma delação com a qualidade Friboi…

Compartilhe nosso conteúdo!
*** A Coluna de Hoje |||| Publicada 00h20 *** 
Michel Temer não consegue mais colocar seu governo no rumo nem agarrado a todos os santos. O naufrágio é inevitável.

Mas tinha que ser justamente uma delação com a qualidade Friboi para sacudir de vez os pilares da República, já dilacerada pelos efeitos da Lava Jato? Nem as boas notícias anunciadas na véspera do estouro da bomba como o fim da recessão anunciado pelo Banco Central, a queda da inflação, ou até mesmo a informação de que o País voltou a gerar empregos formais foram capazes de impedir, sequer amortizar, a hecatombe que ameaça destruir o Governo Temer pela delação do empresário Joesley Batista, dono da poderosa JBS.

O Governo tornou-se moribundo e agonizante e mesmo com a afirmativa de que não vai renunciar – afirmação, aliás, repetida com vigor por Temer – não tira seu governo do naufrágio iminente. Independente da permanência de Temer, por enquanto, o cenário que se construiu no País, após a delação do dono da JBS, joga a Nação na premente necessidade de discutir sucessão presidencial.

A Constituição não prevê a realização de eleições diretas nessas circunstâncias, mas a verdade é que a nação não pode esperar e continuar sangrando até o pleito de outubro do próximo ano. Quando se imagina que o País já desceu aos porões do inferno, com toda bandalheira que a Lava Jato tem revelado, eis que surpresas acontecem.

E parece haver ainda muito mais para descer. Que vergonha. Temer, claramente, está sem as credenciais para permanecer na Presidência, eis a verdade. O País precisa, e urgente, cuidar de sucessão presidencial. A permanecer na Presidência, como afirmou ontem, Temer só vai arrastar o povo brasileiro para mais sofrimento e agonia. Se conseguir provar ou sua inocência como almeja, será certamente eternizado e olhe lá se não abiscoitar uma canonização.

‘Não renunciarei, não renunciarei’, diz Temer
Temer gravou pronunciamento ontem em que repetiu com vigo que não renunciará ao mandato.

Em pronunciamento oficial, ontem à tarde, o presidente Michel temera firmou que não vai renunciar ao cargo em razão do teor da delação premiada de executivos da JBS, homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Não renunciarei. Repito. Não renunciarei. Exijo investigação plena e muito rápida para o esclarecimento do povo brasileiro”, disse Temer, procurando demonstrar firmeza e segurança num momento em que crescem as especulações de que ele vai entregar o posto.

Em seu discurso de cerca de 20 minutos, o presidente admitiu que teve um encontro com o empresário da JBS no Palácio do Jaburu, mas negou que tivesse tratado com ele sobre pagamentos para calar Cunha. “A revelação de conversa gravada clandestinamente trouxe de volta o fantasma de crise política de proporção ainda não dimensionada”, completou. O presidente também ressaltou que as revelações da delação interrompem a retomada do crescimento econômico do país e que sua biografia é ilibada.

Por uma razão singelíssima, não temo nenhuma delação. Não preciso de cargo público nem de foro especial. Nada tenho a esconder. Não tenho nada a esconder. Sempre honrei meu nome. A investigação pedida pelo STF será território onde surgirão todas as informações e no Supremo demonstrarei não ter nenhum envolvimento com esses fatos”, afirmou Temer.

‘É preciso ter responsabilidade’, diz Jucá
Jucá disse que é preciso ter responsabilidade com o país a apurar as denuncias antes de qualquer julgamento.

O líder do governo no Senado, assim como os ministros do chamado núcleo duro do Planalto, gravou um vídeo para defender o presidente Michel Temer.

A fala de Jucá tenta rebater as acusações de que Temer teria dado aval para compra do silêncio do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, conforme acusou o executivo da JBS, Joesley Batista, em sua delação premiada.

Segundo Juca, o governo tem “a responsabilidade de mudar o Brasil”. “E temos que agir com muito cuidado para que o Brasil não pare, para que a gente não volte atrás em tudo que estamos avançando”, afirma.

Mais uma vez o Brasil vive um momento em que é preciso ter muita responsabilidade e tranquilidade. Essas acusações que surgiram na imprensa precisam ser investigadas a fundo, por isso exigimos que imediatamente seja tornada pública, não só a delação, mas também as gravações que dizem existir contra o presidente Michel Temer”, diz Jucá.

De Roraima para a cadeia
Ângelo Goulart estava infiltrado em operações da PGR Jato para passar informações a Joesley.

O procurador da República Ângelo Goulart Vilella, que já foi procurador da república em Roraima, foi preso ontem de manhã em operação originada na delação premiada da JBS. Ele atuava no Tribunal Superior Eleitoral e ara membro da força-tarefa da Lava Jato.

A suspeita é que o procurador servia aos interesses de Joesley Batista, fornecendo informações privilegiadas de tudo que acontecia no âmbito da operação Lava-jato. Os delatores mostraram à PGR, por exemplo, documentos sigilosos repassados por Villela.

Em conversas com Joesley, Ângelo Goulart, que gabava-se de ter pleno acesso às informações da Greenfield e da Lava-Jato, conforme consta dos depoimentos. As investigações mostraram que o procurador foi cooptado por uma figura que transita com desenvoltura entre magistrados da Capital Federal. Trata-se do advogado brasiliense Willer Tomaz.

Delator de mil e uma habilidades, Joesley não apenas gravou, mas neste caso também exibiu seus dotes como fotógrafo. Foi o que fez com Villela. O dono da JBS o clicou num jantar na casa de Willer, no dia 3 de maio. Neste encontro, segundo Joesley, Ângelo repassou informações para ele.

Rumo Certo e OAB. Tudo a ver 
Teresa assinou convênio com o presidente da OAB, Rodolpho Morais, para beneficiar menores do Rumo Certo.

A Prefeita Teresa Surita (PMDB) assinou ontem um convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima, que beneficiará diretamente os jovens do Programa Rumo Certo, da Secretaria de Gestão Social. O programa atende 112 jovens, entre 15 e 18 anos, e os insere no mercado de trabalho em áreas administrativas de órgãos públicos e instituições parceiras da prefeitura.

Esta parceria com a OAB-RR, é mais um de outros convênios já firmados com o Sebrae/RR, Tribunal de Justiça de Roraima, Tribunal de Contas do Estado, IEL e secretarias municipais. De acordo com Simone Queiroz, secretaria de Gestão Social, seis jovens já estão capacitados e prontos para ingressar na OAB.

Rodolpho Morais, presidente da OAB-RR, ressaltou que a parceria com o programa Rumo Certo faz parte das ações da Seccional e será benéfica para ambos. “O convênio vai trazer inúmeros benefícios para a OAB, mas será muito mais importante para os adolescentes beneficiados, que terão a oportunidade de vivenciar a rotina diária de trabalho antes do tempo e, lá na frente, estarão bem preparados com as experiências que terão conosco”, ressaltou.

TAC para melhorar comida
O TAC foi assinado ontem no Ministério Público para garantir comida de qualidade nas unidades de saúde.

Para garantir que a alimentação fornecida às unidades de saúde do Estado pela empresa Passos Ravedutti tenha a qualidade necessária e digna de ser servida aos pacientes e servidores dentro do horário, foi assinado ontem um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), no Espaço da Cidadania, do Ministério Público do Estado de Roraima.

O presidente da Assembleia Legislativa Jalser Renier, a promotora de Saúde do MP, Jeanne Sampaio, o procurador do Ministério Público de Contas, Paulo Sérgio Oliveira e o secretário estadual de Saúde, Cesar Penna, assinaram o documento. Quase ao final do encontro, chegou o representante da empresa, Ruan Ravedutti, que deve assinar nesta sexta-feira, 20, o referido TAC, se concordar com as cláusulas previstas no termo.

Essa é a segunda reunião que acontece entre as instituições de controle, depois de uma diligência realizada no início dessa semana no Hospital Materno Nossa Senhora de Nazaré, onde constatou-se a má qualidade do alimento servido ali. O presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier, afirmou que esse TAC está sendo extensivo a todas as unidades hospitalares administradas pelo Governo de Roraima.

Não se trata somete da maternidade, onde fizemos uma diligência e constatamos essa falha apontada por meio de denúncias. Uma alimentação de qualidade e servida no horário correto deve ser feita também no HGR [Hospital Geral de Roraima] e nas demais unidades”, disse Jalser.

RR tinha fraudadores do seguro
Policial Federal exibe o mandado com o teor do inquérito que apura fraudes no seguro desemprego.

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério do Trabalho, deflagrou na manhã de ontem aqui em Roraima e em mais outros seis estados a ‘Operação Stellio’, a fim de desarticular organização criminosa especializada em fraudes contra o programa de seguro desemprego e o FGTS que atuava em diversos estados.

Os criminosos inseriam requerimentos fraudulentos em SINES por agentes credenciados, e em escritórios montados pela organização, mediante a utilização das senhas desses agentes cooptados pelos criminosos.

A investigação aponta um prejuízo efetivo na ordem de R$ 320 milhões, conforme dados de requerimentos fraudados entre janeiro de 2014 e junho de 2015.

Cerca de 250 policiais federais cumprem 136 mandados judiciais nos estados de Tocantins, Goiás, Pará, Maranhão, Roraima, Paraná e Santa Catarina, sendo 56 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de condução coercitiva, nove prisões preventivas e 61 prisões temporárias.

PAMC será reformada. Aleluia!
Situação caótica em uma das alas da Penitenciária que passará por reforma nos próximos 120 dias.

A Secretaria de Comunicação Social do Governo convida a imprensa a participar de coletiva que marca o início das obras de reforma da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, nesta sexta-feira, a partir das 9 horas, nas dependências da PAMC. A obra está orçada em R$ 3.504,369,79, e será executada com recursos do tesouro estadual, com prazo de conclusão previsto para 120 dias.

Essa obra inicia a execução do Plano Integrado de Segurança da PAMC, elaborado pela Secretaria de Justiça e Cidadania, em conjunto com a Polícia Militar de Roraima e a Força Nacional de Segurança, para estabelecer a ordem e a segurança no presídio, que abriga atualmente aproximadamente 1.100 reeducandos.

Inaugurada em 1989, a PAMC nunca passou por uma reforma significativa para melhorar e atualizar a estrutura da Unidade, garantindo mais humanidade para os apenados.

Novos valores de custas cartorárias
O corregedor Mauro Campello determinou elaboração de provimento para dar publicidade a nova tabela.

A Corregedoria Geral de Justiça de Roraima (CGJ), publicou ontem no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), o Provimento nº 03/2017 que apresenta as tabelas de custas cartorárias. A CGJ aguardava a publicação da Decisão Liminar na ADI Nº 0600037-69.2017.8.23.000, que ocorreu no DJE de quarta (17).

Com isso, o corregedor geral de justiça, desembargador Mauro Campello, determinou a elaboração do Provimento para dar publicidade à nova tabela, concebida pelo setor extrajudicial da CGJ. Os valores da Lei nº 752/2009 foram revigorados com atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPCA-IBGE), tendo sido apurada correção de 57,37056%.

Os novos valores já estão sendo aplicados pelos cartórios extrajudiciais e afetam os serviços de registro civil, notas, protestos, títulos e documentos de pessoas físicas e jurídicas, imóveis e demais serviços praticados pelas serventias.

Segundo o corregedor, a nova tabela de emolumentos pode ser consultada no DJE que circula nesta data, no link: http://diario.tjrr.jus.br/dpj/dpj-20170518.pdf.

Boa Vista Linda de Se Ver e Viver | Com o tema ‘Boa Vista Linda de Se Ver e Viver’, a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), realiza mais uma edição da Mostra Fotográfica 9 de Julho (foto acima). As inscrições, gratuitas, tiveram início no dia 8 de maio e seguem até o dia 21 de junho. O objetivo é evidenciar as principais características de Boa Vista, seja da área urbana ou rural. As imagens deverão retratar aspectos que se destacam no traço de cada monumento da cidade, na mistura que configura seu povo, no traçado de suas ruas, em seus canteiros, na dança, na música, nas artes, através de sua cultura, contando a história de seus 127 anos de existência. A ideia é incentivar a produção fotográfica e revelar novos talentos da categoria dentro do Estado de Roraima. A entrega das premiações da Mostra Fotográfica 9 de Julho é parte da programação de comemoração aos 127 anos da criação do Município de Boa Vista.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.
Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts