Vai ser dada a largada: todos contra Teresa.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de hoje | Publicada 00h13
llll
A prefeita exercendo um ofício raro entre mandatários: fiscalizando pessoalmente as obras de sua administração.

Com o fim das convenções partidárias, hoje (5), prevê-se que a ordem dos candidatos esteja definida para a eleição na capital, salvo algum outro acerto de última hora até o registro dos nomes no TRE. Embora ainda não se viva um clima intenso de campanha, como de outros tempos, a escolha de candidatos eleva obrigatoriamente a pulsação em torno da disputa pela Prefeitura de Boa Vista. A polarização, antes alinhada a um candidato forte do Governo e outro de uma outra corrente partidária ou de alianças consolidadas, certamente não será vista na eleição deste ano. Haverá sim um fenômeno transversal em que todos os demais candidatos tentarão demolir a reeleição da atual prefeita Teresa Surita (PMDB) que concorre a um quinto mandado de chefe do executivo municipal.

Será uma espécie de movimento coletivo, uma batalha paralela de ‘todos contra Teresa’ com claro apelo de que essa união extemporânea em que os adversários da prefeita buscarão em seus nichos eleitorais a força para garantir lugar em um eventual segundo turno, onde as esperanças de vitória seriam renovadas. Alguns candidatos certamente estarão nesse teatro como simples figurantes, alguns até escravizados pela ansiedade de ganhar notoriedade política ou auferir algum ganho financeiro.

O certo é que os adversários de Teresa enfrentarão uma candidata boa de voto e bem avaliada administrativamente, amparada em campanhas eleitorais bem sucedida que a transformaram em um fenômeno eleitoral nas últimas décadas em Roraima. A diferença na correlação de forças também fica clara com a dificuldade do Governo em encontrar um candidato viável e com capacidade de enfrentar a prefeita em condições de igualdade. Diante do que parece ser um “Golias eleitoral’, os adversários de Teresa investirão no discurso otimista de que é possível derrota-la. A maioria, claro, conduzindo a síndrome do ‘nada a perder’.

Na última eleição em que Teresa sagrou-se vitoriosa, em 2012, ela obteve 57.066 votos (39,26% do eleitorado). O deputado estadual Mecias de Jesus ficou em segundo com 42.171 (29,02%), seguido de Telmário Mota com 30.606 (21,06%) e Robert Dagon com 15.498 (10,66). Naquela eleição foram apurados 152.551 votos, sendo 145.41 votos válidos, 2.183 brancos, 5.027 brancos e 30.622 abstenções.

Os adversários
lll
Prováveis candidatos que disputarão o comando do Palácio 9 de Julho.

Pela legislação eleitoral atual, hoje (5) é o último dia para a realização das convenções para escolha de candidatos a prefeito e vereadores.

Até o momento Boa Vista só tem seis nomes relacionados na disputa do Palácio 9 de Julho, dos 10prováveis: Jeferson Alves (PDT), Luís Oca (PSOL), Roberto Ramos (PT), Alex Ladislau (PRP), Kalil Coelho (PV) e Mozarildo Cavalcante (PTB). Os deputados federais Shéridan (PSDB) e Abel Galinha definem hoje se serão ou candidatoa à sucessão municipal

Os registros de candidaturas têm que ser consolidados até o dia 15. Porque no dia seguinte a campanha ganha as ruas.

Balde congelado
llll
Neudo aguarda julgamento de pedido de liberdade provisória no STF.

Fica complicada a situação do ex-governador Neudo Campos que aguarda uma decisão do STF sobre seu pedido de liberdade provisória.

No ‘puxa-encolhe’ da Suprema Corte, o ministro Edson Fachin, mandou prender de novo o prefeito de Marizópolis (PB), José Vieira da Silva, que ganhara liberdade por uma decisão do presidente do STF Ricardo Lewandowski.

Fachin alegou o óbvio: a jurisprudência do Supremo deve ser respeitada – em fevereiro, por 7 a 4, o plenário do STF determinou que o início da pena após a condenação em segunda instância não ofende o princípio constitucional da presunção da inocência.

Isso afeta diretamente as pretensões de Neudo que entre as interpretações dos iluminados da Corte, fica cada vez mais distante de uma possibilidade de liberdade.

Aline tentará novo mandato
lll
A vereadora Aline pôs fim as especulações e decidiu disputar um novo mandato na Câmara.

O senador Mozarildo Cavalcante até que tentou ontem em uma conversa longa com o deputado estadual Coronel Chagas (presidente do PRTB), mas a vereadora Aline Rezende está determinada a disputar um novo mandato na Câmara de Boa Vista.

Candidato já sacramentado pelo grupo governista, Mozarildo foi tentar seduzir Aline para ser sua vice. Certo de que não vai deixar o certo pelo duvidoso, Chagas disse não.

E o PRTB consagra a candidatura de Aline e de mais outros candidatos do Partido à Câmara, além de formalizar suas coligações proporcionais e majoritária em sua convenção que acontece hoje a partir das 14 horas, no plenarinho da Assembleia Legislativa. 

Ambiente pacificado
lll
O deputado Mecias de Jesus  integra a base política de apoio á governadora Suely Campos.

Embora as ‘candinhas’ continuem a cantarolar as velhas mexericas, a cantiga que nina a boataria, o ambiente no Palácio Hélio Campos em relação ao deputado Mecias de Jesus (PRB) é de harmonia.

“Não tem nada de rompimento. Está tudo tranquilo. Harmônico. Pode escrever ai”, disse ontem o deputado Brito Bezerra, líder do Governo.

Para Brito o colega Mecias está sento vítima da conspiração que tenta inimizá-lo com a governadora Suely. Tudo isso faz parte do jogo político, embora muitas vezes sujo.

No time dos perdedores
lll
Telmário faz parte do time de senadores derrotados na Comissão do Impeachment de Dilma.

O blog faz questão de repetir os nomes dos cinco perdedores na comissão especial do impeachment no Senado: Gleisi Hoffmann, Kátia Abreu, Lindbergh, Telmário Mota e Vanessa Grazziotin. O placar foi de 14 a 5.

Telmário, aliás, apareceu ontem a brandir pela manutenção de Dilma. Estava escondido desde que foi acusado de torturar a amante em um escândalo que ocupou as páginas da grande imprensa e ainda pipoca nas redes sociais.

Mas Telmário disse, ao encaminhar o voto contrário ao relatório pela cassação da presidente afastada Dilma Rousseff, estar claro que ela não cometeu crime algum e, por isso, os pró-impeachment divagam sobre a necessidade de cassá-la, apelando para a crise econômica. Na opinião do parlamentar, o maior erro de Dilma foi conceder poder aos partidos que compunham sua base, e que hoje estão em sua maioria com o presidente interino Michel Temer, do PMDB.

Caiu mais um
lll
Chiquinho Brasília não é mais o chefe da Controladoria-Geral do Governo de Roraima.

Depois de demitir Cícero Batista, da presidência da Codesaima, a governadora Suely Campos (PP) mudou também o comando da Controladoria-Geral do Estado.

O contador Francisco Fernandes Oliveira (Chiquinho Brasília) foi demitido em seu lugar assumiu Ricardo de Queiroz Lopes.

Os decretos de exoneração e nomeação estão publicados no diário oficial do dia 1º deste mês.

O ‘Pokémon GO’ chegou
llll
O monstrinho japonês chega para invadir as praças e as mentes dos boa-vistenses.

A febre Pokémon GO, enfim, chegou a Boa Vista. As famosas criaturas que dão nome ao desenho estarão espalhadas por vários pontos da cidade graças à realidade virtual, vão aparecer na tela do celular como se estivessem nas ruas. 

Assim, os jogadores serão obrigados a sair de casa para poder capturá-las. O aplicativo será distribuído nas lojas de smartphones.

E a prefeita Teresa Surita, claro, fez questão de festejar a chegada do monstrinho à nossa capital e não perdeu tempo, saiu para capturar o seu. Afinal de contas foi ela que instalou internet grátis (Wi-Fi) em todas as praças da cidade.

Sem apetite
lll
Plenário da Assembleia Legislativa vazio, na manhã de ontem: sem ordem do dia e sem sessão.

Na correria para fechar as convenções de seus respectivos partidos – as convenções se encerram hoje – a maioria dos deputados estaduais não compareceu ontem à última sessão ordinária da semana.

Na sessão ‘meia-boca’, o painel eletrônico assinalava a presença de apenas nove deputados ainda que nem todos eles estivessem no plenário.

Como não tinha ordem do dia, não houve grande expediente e ninguém abriu a boca para dizer algo.

lll
Alunos do Projeto Crescer confeccionam lembranças para serem distribuídas nas blitz educativas.

Lembrando dos pais | O dia dos pais será comemorado no próximo dia 14, e os alunos da oficina de Educação para o Trânsito e Sinalização, do Projeto Crescer, já estão a todo vapor com a confecção das lembranças que serão distribuídas para os pais motoristas durante uma blitz educativa realizada pela Superintendência Municipal de Trânsito, na sexta-feira, 12. A ação do projeto será realizada na praça do terminal de ônibus José Campanha Wanderley, no Centro de Boa Vista. Os kits contêm uma sacolinha de lixo para o carro e uma capinha de celular, tudo produzido artesanalmente. A produção começou na segunda-feira e deve ser concluída na semana que vem. De acordo com o gerente da oficina de Educação para o Trânsito e Sinalização, Gleison Gomes, o objetivo é confeccionar mais de mil sacolinhas. Todos os alunos da oficina estão envolvidos na produção dos kits, desde o corte até a pintura do material que será distribuído. São cerca de 60 integrantes que, por meio dessas ações, contribuem para melhorar o trânsito de Boa Vista.

Roraima terá que esperar

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, avisou o Planalto que, se forçar a barra e colocar para votar, antes das eleições municipais, o projeto de renegociação da dívida dos Estados, limitando os gastos com funcionalismo, os deputados vão preferir faltar, mesmo que a ausência seja descontada dos seus vencimentos.

O projeto pode paralisar a Câmara no período que antecede a eleição de outubro.

A notícia certamente não é boa para Roraima. Atolado em dívidas o Governo vê nessa iniciativa a salvação da lavoura. E das finanças.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts