Venezuelanos começam a deixar Roraima e são abrigados em São Paulo e Cuiabá.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h10

Refugiados venezuelanos embarcam em avião da FAB com destino a São Paulo e Cuiabá. Foto | Antônio Cruz/Agência Brasil.

O processo de interiorização de imigrantes venezuelanos que estão em Roraima para outros estados começou (5). Serão levados 267 imigrantes para São Paulo e Cuiabá por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), em uma iniciativa do governo federal e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na capital paulista desembarcam ontem 116 imigrantes. Hoje 69 venezuelanos serão acolhidos na cidade de Cuiabá e outros 83, em São Paulo. O processo de interiorização foi uma estratégia adotada para proporcionar melhores condições aos imigrantes venezuelanos que querem viver e trabalhar no Brasil.

O primeiro voo da Operação Acolhida deixou o aeroporto de Boa Vista antes das 10h (horário de Brasília) com chegada prevista à Base Aérea de Guarulhos às 13h. Três ônibus levarão 83 imigrantes para um abrigo administrado pela prefeitura de São Paulo; 29 irão para um abrigo administrado pela sociedade civil e outros quatro a um local de acolhimento do estado de São Paulo.

O segundo voo deixará Boa Vista na sexta-feira, também às 8h (horário local) e chegará à base aérea de Cuiabá às 11h. Ônibus transportarão 69 pessoas a um abrigo administrado por uma organização da sociedade civil.

O mesmo voo sai de Cuiabá às 12h30 e chega à base área de Guarulhos às 15h30. Desse grupo, 77 vão para abrigos da prefeitura de São Paulo e cinco vão para local de acolhimento administrado pelo estado de São Paulo. Fonte | Agência Brasil.

A busca por uma vida melhor

Venezuelanos se preparam para deixar Boa Vista com destino a São Paulo. Foto | Antônio Cruz/Agência Brasil.

Os imigrantes que aderiram de forma voluntária ao chamado processo de interiorização aceitaram deixar Roraima para buscar oportunidades em outras localidades. Antes do deslocamento, todos foram devidamente imunizados em relação a doenças como sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, difteria, tétano e coqueluche.

Os venezuelanos passaram por regularização migratória junto à Polícia Federal – por meio de solicitação de refúgio ou de residência temporária. Também foi verificada a adequação do perfil dos abrigados à localidade de destino.

A interiorização não terá custo para os venezuelanos. As viagens serão custeadas com os R$ 190 milhões liberados ao Ministério da Defesa por meio da medida provisória 823/2018, que trata da assistência emergencial e acolhimento humanitário das pessoas que deixaram a Venezuela. Fonte | Agência Brasil

Cascavel quer o PSB 

Cascavel sairá candidato a deputado federal no grupo de Antônio Denariun.

O ex-deputado Airton Cascavel voou a São Paulo com o intuito de apoderar-se do PSB, partido atualmente presidido em Roraima pelo ‘mestre’ Iradilson Sampaio.

O Partido acabou de perder uma filiada proeminente, a deputada Maria Helena Veronese que se filiou ao MDB do senador Romero Jucá.

A princípio Cascavel disputará uma vaga na Câmara Federal pelo PSL, o partido de Antônio Denariun, mas tem até manhã para fixar uma residência partidária.

Ele tentou o mesmo em relação ao PPS, mas a executiva nacional decidiu entregar o partido à deputada estadual Lenir Rodrigues.

Te cuida ‘mestre’. Abre o olho!

Remídio deve deixar o PR

Remídio renunciou a presidência do PR em Roraima e deve anunciar até amanhã seu novo destino.

O deputado federal Remídio Monai, que foi eleito pelo Partido da República (PR) e presidiu o Partido em Roraima até o início deste ano, deve anunciar hoje ou amanhã que vai deixar a sigla também.

O provável destino de Remídio é o PSB, partido ambicionado pelo ex-deputado Airton Cascavel, presidido por Iradilson Sampaio.

As causas da saída de Remídio do PR são desconhecidas. Mas ele tem até amanhão para anunciar a troca, popr será nesta data que fecha a janela átidária paa filiações partidárias.

Roraima livre da aftosa

Roraima eliminou a febre aftosa e está livre para exportar carne para o restante do mundo.

Em evento realizado ontem (5) o presidente Michel Temer comemorou a certificado internacional do Brasil de zona livre de febre aftosa com vacinação.

Em maio, na França, as ações brasileiras para eliminar a doença do rebanho brasileiro serão solenemente reconhecidas na Sessão Geral da Assembleia Mundial da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O Brasil receberá o certificado internacional de zona livre de febre aftosa com vacinação, abrangendo os estados do Amapá, Roraima, partes do Amazonas e Pará.

Com isso, o processo de implantação de zonas livres de febre aftosa alcança toda a extensão territorial brasileira e o país torna-se oficialmente Livre da Febre Aftosa.

 Novos cursos de Medicina são suspensos

A UERR instituiu seu curso de medicina este ano e até já fez vestibular para a primeira turma.

A criação de novos cursos de medicina no país está suspensa por cinco anos, de acordo com portaria assinada ontem (5) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.

A medida vale para instituições públicas federais, estaduais e municipais e privadas. A ampliação de vagas em cursos de medicina já existentes em instituições federais também fica suspensa pelo mesmo período.

Resta saber se a medida afeta a Universidade Estadual de Roraima (UERR) que anunciou a instalação do Curso de Medicina em sua grade de ensino a partir deste ano. Já foi feito inclusive o vestibular para a primeira turma com 30 vagas.

De acordo com Mendonça Filho, a medida se justifica pela necessidade de fazer uma avaliação e adequação da formação médica no Brasil. Segundo ele, foi grande o número de cursos abertos no país nos últimos anos e agora é preciso zelar pela qualidade.

A escola Proinfância novinha do Paraviana foi inaugurada ontem pela prefeita Teresa Surita.

Mais uma creche novinha | Uma nova escola Proinfância foi inaugurada pela prefeita Teresa Surita ontem, 5, no bairro Paraviana. A unidade é a primeira nesse padrão construída na zona Leste de Boa Vista e terá capacidade para atender 300 crianças nas modalidades creche (2 e 3 anos) e educação infantil (4 e 5 anos). A unidade foi a sétima Proinfância inaugurada pela Prefeitura de Boa Vista nos últimos seis anos. Segundo a prefeita Teresa Surita, a entrega de mais uma creche é resultado de um trabalho diário de valorização da educação para primeira infância – fase que vai da gestação até os seis anos de vida da criança. “Estamos entregando creches com espaços lúdicos pensados para estimular a inteligência da criança na primeira fase da vida, além de professores capacitados para prepará-las de forma integral, formando uma geração mais equilibrada e com mais oportunidades”, destacou.  A Proinfância possui uma estrutura moderna e padronizada com oito salas de aula, uma sala multiuso, salas de repouso, solário, playground, além de outros ambientes. Assim como outras creches municipais, a Proinfância conta com espaços lúdicos com o objetivo de oferecer um lugar acolhedor e preparado para o início do processo educacional da criança de forma interativa e divertida. As aulas na nova Proinfância de Boa Vista devem iniciar na próxima semana.

Comidinha chinfrim  

Almoço servido no HGR: um pedaço de bife com arroz e farinha.

A governadora Suely Campos poderia explicar para a população o que está acontecendo com a alimentação das pessoas que estão internadas nas unidades de saúde do Estado.

Acompanhantes e servidores estão ficando sem comida ou comendo muito tarde porque quase todos os dias as marmitas chegam tarde demais nas unidades.

Ela deveria esclarecer que isso está acontecendo porque ela não pagou a empresa terceirizada que faz a comida e porque ela está querendo dar todo o serviço de presente para um ex-deputado que hoje atua no ramo.

Além do mais o que vem sendo servido – um pedaço de bife, com arroz e farofa – não é alimentação digna nem o recomendada para quem se recupera de alguma enfermidade . Com | Roraima em Tempo


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: