Venezuelanos invadem Pacaraima: prefeito ameaça decretar Estado de Calamidade.

Compartilhe nosso conteúdo!
A Coluna de Hoje | Publicada 00h13m
Venezuelanos invadem as ruas de Pacaraima causando sérios problemas sociais e estruturais. Foto | Facebook.

Certamente a cidade mais afetada com toda essa migração venezuelana desordenada, Pacaraima não tem mais como abrigar tanta gente e desvencilhar-se da balburdia social criada com a invasão dos vizinhos que chegam na fronteira aso montes, pelo menos 1.200 todos os dias, segundo relatos da Polícia federal.

Por isso, e prevendo que a situação vai piorar enquanto a fronteira não for fechada, o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, estuda a possibilidade de decretar estado de calamidade pública em decorrência do estrangulamento já ocasionado em todos os principais serviços do município, comprometido pela quantidade de gente que se aloja nas ruas, praças, calçadas e imóveis públicos do município.

No posto de saúde municipal, que atendia uma média de 80 pessoas ao dia, o número subiu para quase 300 pessoas, com a chegada de famílias inteiras de venezuelanos que procuram o atendimento em Pacaraima porque o país vizinho não oferece mais atendimento à sua população.

A grande demanda tem prejudicado os moradores de Pacaraima. Muitos deles procuram em vão atendimento médico e ficam horas em filas à espera de uma vaga para uma consulta. A presença dos venezuelanos está gerando problemas sociais seríssimos, afetando a tranquilidade dos moradores e contribui para o aumento da violência urbana.

A grande demanda fez surgir outra preocupação: as doenças contagiosas. A direção do posto de saúde conta que são cada vez mais frequentes os casos de hanseníase, tuberculose e outras doenças respiratórias atendidas na cidade. Casos de diarreias, diabetes e outras doenças também são comuns nos atendimentos diários.

“Não temos outra saída a não ser apelar para a situação emergencial de decretar o Estado de calamidade pública. O município não dispõe de recursos para suprir a necessidade de tantas pessoas que procuram a saúde e a educação. Estamos no limite e precisamos de socorro. É preciso que o Governo Federal saia da omissão e nos ajude urgente”, criticou Juliano.

MDB pode ter candidatura própria, avalia Jucá

Presidente do MDB, Romero Jucá disse que o Partido está avaliando se terá candidatura própria.

O líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (MDB), afirmou ontem, que o MDB está discutindo alianças e se terá candidatura própria ou não. Também disse acreditar que a tendência é que a rejeição ao governo do presidente Michel Temer caia.

Segundo Jucá, a sucessão presidencial está sendo discutida no âmbito da aliança e dentro do MDB. “Há uma vertente [no MDB] que defende candidatura própria. Vamos discutir bastante isso porque há um legado a ser defendido e economia esta melhorando a cada dia”, destacou, após participar de cerimônia de assinatura de contratos de áreas leiloadas do pré-sal, no Palácio do Planalto.

Jucá disse ainda que o discurso do governo de recuperação da economia está cada vez mais fortalecido. “Temos condição de efetivamente, até prazo de definição de candidatura, ter um quadro melhor para o governo”, disse.

Segundo Jucá, em pouco tempo, o governo Temer já tem feitos em todas as áreas para mostrar. “O governo tem resultado para mostrar, e entre mostrar e ser percebido [pela população] há um delay [demora]”, afirmou.

Um perfeito idiota. A ‘bola fora’ de Faradilson

Faradilson causou constrangimento em pleno Salão Nobre, ao declarar apoio a Paulo Quartiero.

Faradilson Mesquitsa é feito camaleão do lavrado, vice em processo permanente de metamorfose. Mas desta vez ele se superou. Suas idiotices realmente nos fazem rir e ele foi genial ao discursar no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, na última terça-feira.

Estava galante, na maior adulação à Suely Campos, atraindo risos e obtendo aplausos de Emília Campos – a filha de Suely que manda na Setrabes – quando, de repente, “Fará” deslizou, escorregou em suas conhecidas asneiras.

Estava finalizando o discurso, feito ‘galo garnizé’ com aquela fala fina, quando disparou, na cara de Suely: “eu e a Famer – que é a entidade fantasma de quem diz ser dono – temos um candidato ao Senado: Paulo Cesar Justo Quartiero”.

Pronto, o tempo fechou, Emília emudeceu, fechou a cara amuada e Suely, incrédula, virou-se em protesto… Que furada, em “Fará”!. O vídeo está rodando na internet, para quem quiser ver.

Todos sabem, os candidatos de Suely ao Senado são Ângela Portela e Mecias de Jesus.

‘Não tem saída’, diz Geoge Melo sobre Suely

Para George Melo, o povo de Roraima não merece o Governo que tem. “Acabou para Suely”, diz.

‘Todo povo tem o governo que merece. O povo de Roraima não merece o governo de Suely Campos’, disse ontem o deputado George Melo, que defende claramente o Impeachment da governadora.

Segundo George a situação política é grave e ninguém suporta mais “esse governo que acabou com o Estado, está tirando o sonho das pessoas e ultimamente instalou o clima de terror entre as pessoas”.

George, contudo, não sabe o que vai acontecer nos próximos dias, quando o presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier, voltar de viagem.

“Eu afirmo com todas as letras: não tem saída para o Estado senão a cassação do mandato de Suely. Temos que estancar essa desgraçada que se abateu sobre Roraima” disse.

A Nota parcial da OAB RR

Viaturas da Policia que foram usadas durante a invasão ao prédio da vice-governadoria.

A OAB local ter sido menos parcial na questão de invasão do prédio da vice-governadora, na última sexta-feira, 26.

Preferiu imiscuir-se da questão emitindo uma nota patética onde fica clara que não tem interesse na situação mesmo que tenha sido procurada por advogados que tiveram suas prerrogativas violadas.

Ela própria (a OAB) revela que não acompanhou a ação de vistoria realizada no prédio onde funciona a vice-governadora. Mesmo que acionada pelo Luiz Waldemar Albrecht.

O passionalíssimo da Ordem local certamente não combina com sua missão constitucional, que é a defesa da moralidade pública, das liberdades democráticas e cuidar das prerrogativas profissionais, imprescindíveis para que o advogado possa bem desempenhar sua função jurídica.

A liberdade e a independência estão entre as condições fundamentais para que o advogado exerça bem sua função. E os advogados que buscaram amparo da Ordem Local nesse caso da invasão, não tiveram a devida guarida no exercício da função.

Mal estar no MPE

Pedro Duque protocolou representação criminal no MPE contra Suely, Giuliana e Ricardo Pedrosa.

A invasão ao prédio da vice-governadora por forças policiais, sob o comando da secretária Giuliana Castro, vai gerando novos fatos no tabuleiro da política local.

O advogado Pedro Duque – que patrocina a defesa de Paulo Quarteirão – foi à sede do Ministério Público Estadual, anteontem, protocolar representação criminal contra Suely Campos, Giuliana Castro e Ricardo Pedrosa, secretário adjunto, por abuso de autoridade e invasão de domicílio.

Eis que veio a surpresa: Giuliana, protagonista de toda essa bazófia, encontrava-se na sede do MPE aguardando alguém. Quem, quem? Justamente Suely Campos, a governadora do Estado.

O clima acidulou, azedou. E Giuliana, segundo comentou o advogado, transmutou-se, empalideceu, igual osga.

Índio Wapichna disputará o Governo

Paulo Tadeu faz o anuncio da pré-candidatura de Misaque Antone ao Governo. Foto | Divulgação

Um fato histórico na política local: um índio da etnia Wapichana vai disputar o Governo de Roraima, nas eleições de outubro. É o professor indígena Misaque Antone, cuja pr-ecandidatura foi anunciada ontem pelo Partido Comunista Brasileiro – PCB. O Partido também terá a líder indígena Teuma Taurepang disputará uma das vagas ao Senado.

Segundo o Secretário Político do PCB em Roraima, jornalista e professor Paulo Thadeu Franco das Neves, o próximo passo é dar continuidade a construção de programa popular e fortalecer a consolidação de uma frente que reúna os demais partidos de esquerda, como PSTU e PSOL.

“O partido está formalizado desde 2015 em Roraima. O diálogo com esses movimentos sociais possibilitou a formação desta alternativa popular nas eleições deste ano. Estamos construindo um programa de lutas em conjunto com essas forças que vai além desse processo eleitoral”, disse.

TCE informa que vaga é da ALE

TCE declarou a vacância do cargo de conselheiro e indica que a vaga será ocupada por indicação da ALE.

O presidente do Tribunal de Contas (TCE), conselheiro Manoel Dantas, oficializou a vacância do cargo que era ocupado por Essen Pinheiro, morto há duas semanas.

Dantas informa que o cargo ora declarado vago foi ocupado por Conselheiro indicado pela Assembleia Legislativa, por meio do Decreto Legislativo nº 12/98, tornando, assim, que a dita vaga é “cativa” do Poder Legislativo.

Devendo, portanto, ser preenchida por nova indicação da Assembleia, que elegerá por eleição direta e secreta, depois do recesso, o novo conselheiro para o TCE.

É bom lembra que a escolha se dará por escolha na ALE, mas qualquer cidadão pode participar do processo, desde que preencha os requisitos já definidos no edital que define as regras da eleição em plenário.

Documento único

O novo documento de identidade civil nacional será lançada na segunda-feira em Brasília.

Será lançada na segunda-feira, no Planalto, a Identificação Civil Nacional, projetada para ser um documento único e facilitar a vida do cidadão.

Serão reunidas informações do título de eleitor, CPF e carteira de identidade, além da biometria. Carteira de motorista e passaporte ficarão de fora porque são passíveis de apreensão.

Em uma primeira etapa, como teste, poderão requisitar o documento único servidores do TSE e do Ministério do Planejamento. A previsão é abrir para o restante da população a partir de 1º de julho.

Obrigatório, provavelmente, só depois de 2020. É quando espera-se que o TSE conclua o registro biométrico de todos os brasileiros. Um Comitê Gestor criado para acompanhar a implementação da nova documentação definirá o cronograma. Laudo Jardim | O Globo.

Atenção na volta às aulas | As aulas na rede municipal de ensino se iniciaram na segunda-feira, 29. E com isso, o fluxo de veículos aumenta consideravelmente, o que requer aos condutores de veículos maior prudência (foto acima). Por conta disso, a Superintendência Municipal de Trânsito está levando mais esclarecimentos aos pais de alunos a respeito dos cuidados necessários na hora de conduzir seus filhos. A primeira escola atendida foi a Ana Sandra Nascimento Queiroz, no bairro Cidade Satélite. A ação educativa é conduzida pela Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito que durante as primeiras abordagens já se deparou com uma série de infrações cometidas por pais de alunos. A principal delas é a prática de se levar mais de um passageiro na garupa de motocicletas, sendo que em muitos casos, crianças eram flagradas sem capacete. Os técnicos também orientam quanto ao uso das cadeirinhas, nos carros, proposta a crianças até sete anos. Além disso, o uso de cinto de segurança, estacionamento em local adequado e não estacionar em cima da faixa de pedestres são outras das principais recomendações dadas aos motoristas. Mesmo sendo ações educativas, os casos extremos de infração podem ser autuados pelos agentes de trânsito.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts