Vereadores deformam orçamento de 2021, colocam mais verba para seus gabinetes e atrapalham a gestão de Arthur Henrique.

 Vereadores deformam orçamento de 2021, colocam mais verba para seus gabinetes e atrapalham a gestão de Arthur Henrique.

Genilson Costa é o presidente da Câmara de Boa Vista, responsável pela deformação no orçamento da Prefeitura para 2021.

Compartilhe este artigo

Da forma como os vereadores de Boa Vista estão picotando o orçamento da Prefeitura de Boa Vista para este ano, muita coisa deixará de existir por falta de dinheiro.

A intenção da maioria dos vereadores, comanda por Genilson Costa – aliado de Jalser Renier, inimigo declarado da ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita – com viés puramente político é atrapalhar a gestão do prefeito Arthur Henrique (MDB) que acaba de iniciar.

Há manobras no grupo de Genilson para mutilar o orçamento proposto pela gestão anterior e que deveria ter sido aprovado ainda em 2019. Os remanejamentos que estão sendo propostos pelo relator Dr. Ilderson Pereira (PTB), inviabilizam muitas ações já programadas pela prefeitura para o atual exercício.

Por exemplo, o Teatro Municipal não terá manutenção, não haverá ações culturais como Natal da Paz e parceria com artistas locais, nas praças ou qualquer outro evento.

Acaba com o Instituto Boa Vista de Música, acaba com a parceria com esporte amador, acaba com o bolsa atleta e exclui completamente a academia aberta e prejudica as atividades das escolinhas da Vila Olímpica e dificulta os convênios federais.

Acaba com manutenção das praças e espaços públicos, termina manutenção dos banheiros públicos e acaba com manutenção dos canteiros da cidade.

Mas cuidaram de engordar seus próprios ganhos repassando R$ 10 milhões para o aumento da verba de gabinete de cada vereador.

O que aconteceu é que os vereadores da legislatura anterior nas últimas 5 sessões do ano de 2020, orquestraram um esvaziamento da Câmara Municipal, diminuindo o quórum com o objetivo de deixar a apreciação e votação da LOA para a nova legislatura, ressaltando que os prazos para emendas e demais modificações encerrou-se no final de outubro.

O atual presidente da Câmara foi reeleito, portanto tendo conhecimento da importância da LOA e desde o dia 30 de outubro do ano passado, quando voltou ao cargo de vereador já poderia se debruçar sobre a questão. Não existe motivo legal para a não votação da LOA.

Alterar ou reprovar a LOA agora, sem embasamento legal ou sem erros apontados, no prazo que poderia ter sido feito (final de outubro de 2020) é um erro e pode prejudicar os 450 mil moradores de boa vista.

Sem a LOA a prefeitura fica impossibilitada de executar gastos na saúde, educação, infraestrutura, lazer. Servidores terceirizados e serviços essenciais também ficam prejudicados Quando a prefeitura deixa de investir em obras, toda a cadeia do setor de construção civil é prejudicada e deixa de gerar emprego e renda. Quando a prefeitura deixa de pagar as terceirizadas, toda cadeia de consumo pode ser impactada (Serviços, indústria e comércio).

Para a ex-prefeita Teresa Surita, os vereadores estão politizando algo que é puramente técnico. “Isso é uma irresponsabilidade”, disse Teresa.

Não se faz  faz política com ódio, pensando em prejudicar uma cidade. Política se faz com amor no coração, servindo, para que as pessoas possam ter uma vida digna e oportunidades iguais. Aqueles que fazem política com ódio no coração não chegam a lugar nenhum. Anotem o que estou falando!”, escreveu Teresa em seu Twitter.

Segundo Teresa, Boa Vista é a 3ª capital do Brasil com melhor equilíbrio fiscal. “Se o orçamento fosse errado estaríamos nesta situação? Triste ver politicagem querendo atrapalhar um bom trabalho. Força @arthurboavista. Você vai conseguir, porque pensa em 1º lugar na população. Arthur, estou contigo!”, disse a ex-prefeita.

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: