Vídeo em que Denarium afirma não querer ser governador, continua ecoando nas redes sociais.

A Coluna de Hoje | Publicada 00:05

Denarium foi gavado por desconhecido e falou o que não devia.

Continua ressoando em grupos de WhatsApp e em páginas do Facebook um vídeo, gravado não se sabe por quem, onde o governador Antonio Denarium desliza toda sua ingenuidade a respeito do cargo que ocupa.

Denarium aparece meio que turbulento ao ser cobrado por ajuda, diz que não está interessado em seu governador de novo, pois não é político.

E emenda: “eu tô lá por que entrei nessa confusão danada que arrumei na vida, entendeu? Mas só tá me dando confusão isso ai”.

Alguém de celular escondido gravou conversa com Denárium em que ele deixa escapar, com naturalidade, que está carregando um fardo muito pesado.

Dá para ver na fisionomia de Denárium que ele parece cansado e envelhecido. E pela entonação da alocução do governador, percebe-se que lhe falta aspiração pelo poder.

Xingu não cumpriu o que prometeu. Continua 1º vice.

Foi só brincadeirinha – O deputado Jânio Xingu (PSB) não cumpriu com o juramento: e segue 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa.

Na sessão do dia 14 deste mês o parlamentar xingou o procurador da ALE, Álvaro Diego Oliveira Reis de “canalha”, se indispôs com o amigo e presidente Jalser Renier e prometeu que na segunda-feira (18) renunciaria ao cargo na Mesa.

Xingu exigia a demissão imediata de Diego. Como não houve, além de cala-se diante do fato constrangedor, Xingu continua abancado no glamoroso gabinete da 1ª Vice.

Édio é o relator da Comissão que analisa a MP 901.

Transferência de terras | Instalada para analisar a Medida Provisória 901/2919, que facilita a transferência de terras da União a Roraima e ao Amapá, a comissão mista do Congresso Nacional fará audiência pública amanhã (28), na Assembleia Legislativa de Roraima.

Sob o comando do deputado Édio Lopes (PL), designado relator, a sessão começará às 14h30, com uma mesa redonda para debater a proposta.

“Esse é um tema de extrema importância para o desenvolvimento do nosso estado. Roraima era considerado 100% virtual, tudo era da União e quase tudo continua sendo do Governo Federal. Precisamos resolver essa questão para que Roraima tenha o que restou da sua base territorial, já que mais de 70% dela ou é terra indígena ou reserva ambiental ou área de ocupação das Forças Armadas. Então podemos acabar perdendo a oportunidade de pacificar essa questão”, disse Édio.

Jucá reclama da morosidade no enquadramento. Foto | Roraima em tempo

Jucá critica demora | O ex-senador Romero Jucá (MDB) criticou a demora no processo de enquadramento de servidores na Folha da União.

Autor da Emenda Constitucional 98, que garantiu direito aos trabalhadores do ex-território e que beneficia milhares de famílias roraimenses com um emprego seguro no Governo Federal, Jucá afirma que está faltando pulso político da bancada roraimense no Congresso.

“É uma brincadeira de mau gosto. Um absurdo. Lastimável. O atual governo e a bancada federal disseram, durante a campanha, que o enquadramento era político, que iam resolver. Neste ano, só chamaram 862 processos e não enquadraram ninguém”, disse.

No ano passado, o Congresso aprovou a Medida Provisória 817, que tratava das regras do enquadramento. A medida se tornou a Lei nº 13.681 e concluiu os trabalhos legislativos que reconhece o vínculo pré-existente dos servidores. De 2017 e 2018, mais de 2,1 mil processos foram analisados e 208 servidores enquadrados.

Recursos serão investidos em viaturas e infraestrutura.

Sancionado o Fundo de Segurança | Já está em vigor a lei que criou o Fundo Estadual de Segurança Pública. Ela foi sancionada pelo governador Antonio Denarium na última segunda-feira, 25, o que possibilita transferência de recursos da União para o Estado. 

A criação do Fundo é uma exigência do Ministério da Justiça para que os Estados recebesses para investimentos de segurança e infraestrutura. Inicialmente serão repassados R$ 10 milhões para Roraima.

Com a lei foi instituído um conselho para administrar os recursos do Fundo. O grupo é presidido pelo secretário da Segurança Pública, Olivan Júnior, composto ainda pelos comandantes-gerais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e o delegado-geral da Polícia Civil.

O Fundo Nacional deve distribuir neste ano cerca de R$ 247 milhões para todos os estados.

Mecias: Roraima não será prejudicado com a medida.

Extinção de municípios | O senador Mecias de Jesus (Republicanos) disse que, apesar de nenhum município de Roraima correr risco de extinção (fusão com outro município), o tema requer atenção em termos de Brasil, uma vez que mais de 1.000 municípios correm o risco de serem incorporados a outros.

É o que propõe a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), enviada pelo presidente Jair Bolsonaro para análise do Congresso. A menor população de um município roraimense é de 7.986, em são Luiz do Anauá.

Pelos critérios propostos, todos os municípios que tiverem até 5 mil habitantes e não tiverem arrecadação própria de 10% de sua receita serão incorporados a municípios maiores.

O senador se declara municipalista e entende que o tema vai gerar um grande debate no Congresso e como nenhum senador ficará imune ele disse que já é possível fazer algumas projeções sobre o que poderá vir a ser debatido.

Propaganda do Governo – no Facebook – anuncia o pagamento.

Salário na conta, hoje | Se sofre por falta de uma ideologia política ou se não adquiriu ainda uma identidade própria, o governo de Antonio Denarium, pelo menos em uma coisa, está se diferenciando dos anteriores: o equilíbrio das finanças.

Hoje, 27, por exemplo, está sendo pago o salário do servido do mês de novembro. Algo que não aconteceu, pagamento dentro do mês, nos quatro anos da gestão desgraçada de Suely Campos.

O duodécimo dos poderes também está sendo repassado rigorosamente em dia, ao contrário de outras gestões onde tudo era fatiado e até judicializado.

Com as contas balanceadas, outros pagamentos que não eram realizados regularmente, agora estão sendo feitos sem embargos. Pontos positivos para Denarium.

Formatura da PM no dia do 44º aniversário. Foto | Secom/RR

Polícia Militar: 44 anos | A Polícia Militar de Roraima completou ontem 44 anos de existência.

Para celebrar a data, foi realizada uma cerimônia de formatura geral em frente ao Palácio Senador Hélio Campos.

O governador Antonio Denarium parabenizou a PMRR pelo aniversário. Denarium afirmou que o trabalho realizado durante esses 44 anos fez com que a instituição seja uma das mais respeitadas do País.

“Estamos formando novos policiais da Força Tática e comemorando 44 anos de criação da Polícia Militar de Roraima. Parabéns aos policias que arriscam suas vidas para garantir a segurança da população”, enfatizou.

A Prefeitura já inaugurou a iluminação do Natal. Fotos | Secom/PM

Luzes de Natal | O clima natalino contagiou adultos e crianças que prestigiaram o acendimento das luzes de natal, no Complexo Ayrton Senna. A prefeita Teresa Surita foi quem deu o pontapé inicial às comemorações que marcam oficialmente as festas de fim de ano na capital. Este ano, como em outros, a prefeitura vai espalhar a decoração natalina por vários bairros, praças, rotatórias, avenidas e prédios públicos. Ao todo serão 590 mil lâmpadas de LED, mais de 700 árvores enfeitadas. Teresa destacou que a ideia é valorizar o espírito de natal e proporcionar às famílias e principalmente às crianças a oportunidade de vivenciarem esse período de uma forma especial, com toda magia e espiritualidade dos festejos natalinos. “Esta é a época mais esperada em Boa Vista, pois a cidade se transforma mais uma vez para o Natal. Este ano nosso foco é a Primeira Infância. Por isso, decoramos as árvores, aproveitando a beleza da Amazônia que temos aqui. Colocamos personagens infantis, como a Frozen, Olaf, borboletas, flores”, disse Teresa Surita. A iluminação terá dois cenários: Um na rotatória da Praça da Pirâmide, com onze enfeites de natal, sendo dez em formato de borboleta e uma bola de natal com cinco metros de diâmetros.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: