Violência pode explodir em Pacaraima: Ministério Pública recomenda reforço policial.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h05

A migração continua causando problemas na cidade de Pacaraima.

Preocupado com o recrudescimento da violência em Pacaraima (fronteira com a Venezuela), por conta da migração, o Ministério Público do Estado notificou o secretário de Segurança Pública do Estado para que reforce o efetivo de policiais militares, bem como providencie viaturas, equipamentos e armamentos com o objetivo de garantir policiamento ostensivo mais eficaz à população do município.

O MP recomendou, ainda, a aquisição de uma viatura para o transporte de presos em flagrante delito, bem como internet e materiais de expediente que atendam às necessidades da Delegacia de Polícia Civil localizado no município.

Conforme a notificação, a Polícia Civil em Pacaraima enfrenta dificuldades para realizar suas funções decorrentes da ausência de condições mínimas de trabalho, como a falta de papel, material de expediente, internet, local adequado para permanência de presos e de uma viatura para deslocamento de custodiados às audiências em Boa Vista.

A ausência de policiais militares em quantidade suficiente é outro problema apontado na recomendação do MP. Segundo o promotor de Justiça Substituto de Pacaraima, Lincoln Zaniolo, a deficiência no efetivo facilita a ação de criminosos e põe em risco a segurança e a vida dos moradores do município.

Consta na recomendação, que em outubro do ano passado o MPRR requereu por meio de ofício enviado ao Comando Geral da Polícia Militar reforço policial para o município. A Promotoria de Justiça também promoveu em novembro e dezembro de 2018 diversas reuniões com representantes de órgãos federais e estaduais para tratar da segurança pública e do trânsito na cidade de Pacaraima. Fonte | MPE

A cabeça por um fio

Odilon pode ter o mandato cassado pela Justiça Eleitoral.

A cabeça do deputado estadual Antônio Eduardo Filho, conhecido no meio político como Odilon, está por um fio.

A Procuradoria Regional Eleitoral em Roraima pediu a cassação do diploma eleitoral de Odilon por irregularidades na prestação de contas do período que foi prefeito de Caracarai, entre 2004 e 2012.

A decisão da Procuradoria foi publicada anteontem, (7), no Diário da Justiça Eletrônico. Há provas de fraude na documentação que viabilizou a candidatura de Odilon. Por isso estaria inelegível pela lei da Ficha Limpa.

Odilon obteve 4.523 votos nas eleições de 2018, sendo o 12º deputado da Casa Legislativa mais votado.

A deputada sem mandato

Ionne continua impedida de tomar posse. E Wallace continua foragido.

A empresária Ionne Pedroso, eleita deputada estadual em 2018, continua longe do mandato, embora todos os deputados já tenham tomado posse no último dia 1º.

Ela está presa acusada de integrar um grupo que desviou dinheiro do transporte escolar, junto com o marido José Walace Barbosa da Silva, que está foragido desde o último dia 14 de dezembro.

Ionne tem que assumir o mandato até o dia 1º de fevereiro. Caso não consiga toma posse, o presidente da ALE pode decretar vacância do cargo e convoca o suplente.

Mulher no comando

A capitã Carla Borges já serviu na Base Aérea de Boa Vista. Foto | Divulgação

O Airbus A-319, utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro, é pilotado há dois anos pela capitã aviador da Força Aérea Brasileira (FAB) Carla Borges.

Na sua conta no Twitter, Bolsonaro destacou a informação de que a militar foi a primeira mulher a integrar o Esquadrão Escorpião (1º/3º GAV), sediado aqui em Boa Vista, que emprega o A-29 Super Tucano na defesa das fronteiras.

A capitão está no posto desde dezembro de 2016 e foi escolhida pelo conselho operacional da Força Aérea Brasileira (FAB), composto por três chefes de esquadrões. Segundo a FAB, Carla Borges foi a primeira mulher a chegar à primeira linha da aviação de caça.

Em 2011 realizou o voo solo no A-1, avião de caça usado em missões de ataque ao solo.

Apreensão no Governo 

Denarium encontra dificuldades para pagar salário em dia.

No dia da posse dos secretários (última sexta-feira, 4) o governador Antônio Denarium (PSL) prometeu que paga nesse dia 10 (amanhã) os salários integrais do servidor, repassará os recursos devidos ao Iper e os valores dos consignados, algo esquecido na gestão anterior.

O engasgo é grande por conta da inexistência de dinheiro, mas o governador disse que está juntando casa centavo para não atrasar pagamentos.

Denarium tem deixado bem claro a dificuldade para honrar os gastos com pessoal que inchou nos últimos anos e não condiz com a realidade orçamentária do Estado.

O salário de dezembro está garantido. Mas para os próximos meses, muitas medidas de corte deverão ser tomadas e o próprio governador ainda não sabe que milagre terá de realizar.

Fora do pacto migratório

Venezuelanos continuam chegando a Roraima (por Pacaraima) todos os dias.

Em telegrama emitido ontem, o Ministério das Relações Exteriores pediu a diplomatas brasileiros que comuniquem à ONU que o país saiu do Pacto Global para a Migração, informa a BBC Brasil.

O governo de Michel Temer havia aderido ao pacto em dezembro. Nas últimas semanas, tanto Jair Bolsonaro como Ernesto Araújo já haviam anunciado que o país deixaria o acordo.

A saída do Brasil do pacto, no entanto, não muda em nada o atendimento aos imigrantes venezuelanos que continuam chegando a Roraima, pela fronteira em Pacaraima, todos os dias.

Noda diretoria no Sebrae

A nova diretoria do Sebrae/RR (2019-2023) foi empossada ontem.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) empossou ontem (8) a sua nova diretoria, além do presidente e membros do Conselho Deliberativo Estadual.

Foram eleitos para o quadriênio (2019–2022), o empresário Jadir Corrêa, para a presidência do Conselho Deliberativo Estadual, Luciana Surita, reeleita como diretora superintendente, Dorete Padilha, para a Diretoria Técnica e Almir Sá, que permanecerá na Diretoria Administrativa Financeira.

Reeleita para mais 4 anos, Luciana destacou que a Instituição trabalha sobre três pilares, que são o conhecimento, o empreendedorismo e a parceria. “A partir desses pilares elaboramos um planejamento estratégico, com foco não apenas nos pequenos empreendedores, mas que atenda aos interesses de toda a sociedade”, ressaltou.

Boa Vista terá Zona Azul | A prefeita Teresa Surita lançará nesta quarta-feira, 9, o Sistema Digital de Operação da Zona Azul, que será implantado na área Central de Boa Vista no próximo dia 15 de janeiro. O Sistema chegou para organizar e democratizar o fluxo de estacionamento de veículos no Centro da cidade. A solenidade de lançamento ocorrerá no auditório do Palácio 9 de Julho.

Posse para 340 cuidadores

A Prefeitura empossa hoje mais de 340 cuidadoras escolares.

A Prefeitura de Boa Vista fará nesta quarta-feira, 9, a cerimônia de posse a mais de 340 cuidadores escolares aprovados no Concurso Público de 2018, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O evento será no foyer do Teatro Municipal, a partir das 15 horas.

Os empossados já entregaram a documentação e estão aptos para assumir suas funções para o ano letivo de 2019.

O concurso ofertou mil vagas, sendo 370 para o cargo de cuidador escolar, 80 para professor de educação física e 550 para professor licenciado em pedagogia.

Mais semáforos. Mais segurança

A prefeita Teresa visitou o semáforo na Terêncio Lima com prof. Diomedes.

Desde 2013 a Prefeitura de Boa Vista vem readequando o trânsito da cidade. A implantação dos novos semáforos, por exemplo, faz parte do projeto da atual gestão que já contemplou 39 cruzamentos desde então, totalizando 64. Antes disso, a capital tinha apenas 25 pontos com a sinalização. Esses investimentos modernizaram o trânsito e ajudaram a diminuir, de 2016 a 2018, 30% do número de acidentes.

Os novos semáforos são modernos e possuem sistema de led, proporcionando maior durabilidade e menor consumo de energia. Eles têm no-break e funcionam por até três horas, mesmo se faltar energia.

O cruzamento das avenidas Terêncio Lima e a professor Diomedes Souto Maior, no bairro São Vicente recebeu um novo ponto semáfórico no final de dezembro. A prefeita Teresa Surita fez uma visita ao local na segunda-feira, 7, o qual era considerado prioridade, diante da quantidade de acidentes que ocorreram no cruzamento no decorrer dos anos.

A previsão é que mais nove cruzamentos recebam a sinalização este ano. Todo o trabalho de mapeamento é feito pela Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), com base nas demandas, tanto dos moradores e condutores, como na estatística de acidentes de trânsito.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: