TJRR entre os mais transparentes do Brasil no ranking do CNJ.

Compartilhe nosso conteúdo!

O  Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) alcançou uma importante posição no Ranking da Transparência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), alcançando a média de 97,60% em um universo de  27 Cortes de Justiça do Brasil. É o melhor desempenho verificado nas 5 edições do ranking, refletindo uma importante conquista ao judiciário roraimense. 

A secretária da Secretaria de Gestão Estratégica  do TJRR , Veruska Lobo, comentou que os resultados divulgados pelo CNJ destacam a preocupação do Poder Judiciário de Roraima em fornecer as informações de maneira correta, objetiva e mais estratégica para a população. 

É importante destacar a auditoria da transparência que foi realizada pelo NAI [Núcleo de Auditoria Interna], em que foram avaliados todos os itens, um a um, para que a gente pudesse ter a certeza de que as informações estivessem sendo colocadas à disposição da sociedade de maneira efetiva”. 

O Ranking da Transparência do Poder Judiciário foi instituído pela Resolução CNJ  260/2018, que alterou a Resolução 215/2015 também do Conselho Nacional de Justiça, e tem como finalidade conseguir, com dados objetivos, avaliar o grau de informação que os tribunais e conselhos disponibilizam aos cidadãos e cidadãs. O sistema de avaliação do  CNJ busca, principalmente, avaliar o grau de informação que os tribunais e conselhos disponibilizam aos cidadãos e cidadãs.

Critérios – Para a montagem do Ranking, são analisados nove temas compostos por 84 perguntas, como por exemplo, se os órgãos publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts