Além de seguir a direção do sol, os girassóis da AGROBV também estão acompanhando as câmeras dos visitantes. Milhares de pessoas aproveitaram os três dias de evento, de sexta-feira a domingo, para registrar o momento inesquecível: o mar amarelo das flores é uma atração a parte na Maior Feira da Agricultura de Roraima. Inclusive virou ponto turístico nesta época do ano em Boa Vista.
Entre a diversidade de culturas agrícolas do Campo Experimental, lá estão os girassóis se destacando em meio ao verde do espaço. Momento em que os visitantes podem apreciar uma das flores mais belas do mundo em um espaço de quatro hectares. Diferente das edições anteriores, este ano o campo apresenta uma única espécie de baixo porte, a Altis 99.
“A cultivar oferece uma experiência fotográfica memorável aos visitantes. Mas esse não é o único benefício da planta, ela também é usada para produção de óleo e alimentação de aves, que são os principais modelos de comercialização da cultura”, contou Fábio Guths, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI).
MOMENTO EM FAMÍLIA – Uma das famílias que marcou presença na feira, foi a Linhares. “Nós sempre vimos as pessoas postando fotos nas redes sociais e ficamos curiosos para conhecer e postar também. O campo é lindo demais”, afirmou José Linhares.
Campo Amarelo: Espaço romântico na AGROBV 2023
As fotografias são a ferramenta perfeita para eternizar os momentos. E os casais estão aproveitando esse lindo cenário para demonstrarem todo o amor que sentem uns pelos outros. Além disso, as famílias aproveitam para estreitar os laços afetivos nesse ambiente natural e colorido.
VEIO PARA FICAR – O casal Kayo Nunes e Samantha Beck são naturais de Rondônia, mas se encantaram com a lindeza de Boa Vista e resolveram ficar por aqui mesmo. E, com certeza, uma das belezas que conquistou os dois, foi o campo de girassóis. Eles visitaram a AGROBV pela primeira vez esse ano e afirmaram que já planejam voltar no próximo.
“O campo virou um ponto turístico e estávamos ansiosos para conhecer. Infelizmente, não conseguimos vir ano passado, mas esse ano fizemos questão de marcar presença”, disse Kayo.
QUEM CEDO MADRUGA – A Danieli Lima estava tão animada para conhecer os girassóis que, às 5h30 da manhã, já estava de pé e chamando o maridão, Eder Lima, para começarem os preparativos. “Eu falei para ele não marcar nada, pois nossa agenda já estava fechada para a AGROBV!”, contou Danieli animada.
Campo de estudos: Alunos de escolas municipais vão visitar o CDT
A Prefeitura de Boa Vista preparou um cronograma de visitações para os alunos da rede municipal de ensino. O Centro de Difusão Tecnológica (CDT) vai se transformar em um campo de estudos, onde a garotada vai aprender tudo sobre os nove talhões do Campo Experimental. E claro, a criançada não vai perder um flash no tradicional campo de girassóis.
As visitas vão ocorrer do dia 31 de julho a 4 de agosto, pela manhã e tarde. Cada escola vai selecionar uma turma e a prefeitura vai disponibilizar ônibus para o trajeto das crianças em segurança. Durante toda semana, o campo também estará aberto para visitação do público em geral, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.
“Além das crianças, toda a população vai poder visitar o CDT e conhecer o trabalho que é feito por nós, basta solicitar uma autorização com a SMAAI! Não é apenas bonito, mas também benéfico para a agricultura familiar de Boa Vista”, relatou Guilherme Adjuto, secretário municipal de agricultura e assuntos indígenas.
Campo Experimental – São nove talhões com diversos tipos de cultivares, plantadas em 22 hectares, dentre elas: milho, soja, hortifrútis e claro, os girassóis. Uma amostra de que a terra é produtiva e propícia a uma variedade agrícola, até mesmo de espécies pouco utilizadas no solo roraimense.